Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos, estou com um pequeno projeto utilizando ATTiny85. Tudo funcionando bem ao utilizar, por exemplo, bateria 18650 3.7~4.1v, ou ainda a fonte de bancada. Porém, quero utilizar uma bateria 9v utilizando no projeto um regulador de tensão L78L33, e ai que está o problema... Testando a saída, a minha tensão está exata em 3.3v (bancada ou bateria), porém o projeto parece não receber a corrente necessária para seu funcionamento, que em SleepPowerDown necessita menos de 0.01mah e quando ativo as funções tem picos de até 16mAh. Tentei com vários reguladores novos, inclusive com o LM317t 3.3, sem sucesso. Li em algumas matérias que em correntes abaixo de 1ma esses reguladores tem problemas, como posso resolver essa questão? Forte abraço a toda comunidade. Obs. sou aprendiz, entusiasta em eletrônica e programação.

Postado
55 minutos atrás, RPSant disse:

Li em algumas matérias que em correntes abaixo de 1ma esses reguladores tem problemas, como posso resolver essa questão?

Nunca ouvi falar disso. 

O que sei é que esses reguladores precisam de capacitores de poliester ou cerâmica na entrada e saída, para eliminar os picos de tensão que atrapalham o funcionamento de circuitos delicados como os microcontroladores. 

Não sei se entendi bem o seu problema, mas se tem 3,3V do regulador alimentando o micro, está tudo certo. 

• Curtir 1
Postado

Não tenho certeza de que trabalham em correntes tão baixas mas há, no mercado, dois tipos de step down (abaixador de tensão) no mercado. Uns são fixos, já vem programados para as tensões mais comuns, (3,3v 5v 9v 12v etc.) e tem também os reguláveis. Se você procurar no Google por "step down regulável" ou "setup down 3,3v" vai encontrar vários anúncios.

Também dá para montar um circuitinho usando diodo zener e até o chamado zener regulável, na realidade um chip chamado TL431.

Postado
59 minutos atrás, Renato.88 disse:

Nunca ouvi falar disso. 

O que sei é que esses reguladores precisam de capacitores de poliester ou cerâmica na entrada e saída, para eliminar os picos de tensão que atrapalham o funcionamento de circuitos delicados como os microcontroladores. 

Não sei se entendi bem o seu problema, mas se tem 3,3V do regulador alimentando o micro, está tudo certo. 

Renato, obrigado pelo retorno. De fato ao adicionar um capacitor de 100nf na entrada e um de 33nf na saída o sistema funcionou. Porém tenho agora, quando attiny está em powerdown, uma corrente de 2ma. Muito consumo para o uso de bateria. Acredito que é o cálculo incorreto para os capacitores. 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Não tenho certeza de que trabalham em correntes tão baixas mas há, no mercado, dois tipos de step down (abaixador de tensão) no mercado. Uns são fixos, já vem programados para as tensões mais comuns, (3,3v 5v 9v 12v etc.) e tem também os reguláveis. Se você procurar no Google por "step down regulável" ou "setup down 3,3v" vai encontrar vários anúncios.

Também dá para montar um circuitinho usando diodo zener e até o chamado zener regulável, na realidade um chip chamado TL431.

Obrigado, Lazzari, tentei com stepdown chinês, que acho que utiliza o ams1117, porém ainda o consumo fica alto perto dos 0.7mah. 

Postado

@RPSant

Olha, esse tipo de regulador independente de qual seja não é o melhor tipo pra se trabalhar com circuitos à bateria, ainda mais da "quadradinha" de 9V. 

Eles consomem energia mesmo sem carga, portanto são mais interessantes em circuitos que trabalham na tomada mesmo. 

Ou então em coisas onde a bateria é grande e possui uma corrente alta. 

Pro seu caso são mais interessantes os reguladores do tipo chaveado, tipo os CIs LM2576 por exemplo. 

Ou então, trabalhar com as baterias de 3,7V pois como a tensão é próxima facilita as coisas, e além disso a corrente delas é muito maior e aí demora mais pra descarregar. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Renato.88 disse:

consomem energia mesmo sem carga

De fato a corrente quiescente do regulador linear consomem bem. Mas vem cá.. você (caro autor) está falado da ordem de unidades de mA. Isso é pouco até mesmo pra bateria 9V. Fale exatamente o que está ocorrendo...

16 horas atrás, RPSant disse:

quando attiny está em powerdown, uma corrente de 2ma

isso daí não deve estar indo pro attiny mas sim consumido pela corrente quiescente do regulador.

16 horas atrás, RPSant disse:

cálculo incorreto para os capacitores.

Capacitor não influencia no consumo, ok?

14 horas atrás, Renato.88 disse:

os reguladores do tipo chaveado, tipo os CIs LM2576 por exemplo. 

Dependendo do regulador chaveado, sua corrente quiescente (que ele consome consigo próprio) pode não ser tão baixa assim.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...