Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tenho uma R5 430 no meu pc e ultimamente ela tem esquentado muito. O pc começou a desligar sozinho, e quando fui verificar a temperatura, estava pegando os 100 °C, e detalhe, apenas vendo vídeos. Jogando chega aos 106 °C.

Já troquei a pasta térmica, mexi nas configurações pelo AMD Radeon Software, instalei o MSI Afterburner, mas nada disso adiantou. Alguém poderia me dar uma luz?

Postado
5 horas atrás, Lucas_Almeida345 disse:

Olá amigos, tenho uma R5 430 no meu pc e ultimamente ela tem esquentado muito. O pc começou a desligar sozinho, e quando fui verificar a temperatura, estava pegando os 100 °C, e detalhe, apenas vendo vídeos. Jogando chega aos 106 °C.

Já troquei a pasta térmica, mexi nas configurações pelo AMD Radeon Software, instalei o MSI Afterburner, mas nada disso adiantou. Alguém poderia me dar uma luz?

1º - Qual a marca e modelo do seu gabinete?

2º - Quantas fans o mesmo possui pra refrigeração e em qual posição elas estão instaladas?

3º - Acesse o link a seguir, baixe o aplicativo CPU-Z

https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

4º - Após baixar, execute o aplicativo, tire um print da tela conforme exemplo abaixo e poste aqui no tópico.

image.png.121b34b35459d8c672520860fe87a530.png

Postado
7 horas atrás, mattaus disse:

Verificou se a fan está girando?

Sim

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

2º - Quantas fans o mesmo possui pra refrigeração e em qual posição elas estão instaladas?

4º - Após baixar, execute o aplicativo, tire um print da tela conforme exemplo abaixo e poste aqui no tópico.

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

image.png.121b34b35459d8c672520860fe87a530.png

Meu computador é da Dell, modelo Optiplex 3050. Este modelo tem apenas as fans do CPU e GPU, como é um computador feito pela Dell, não há possibilidades de customização no tocante a fans. 

Captura de tela 2025-05-11 202744.png

• Jasiel alterou o título para Radeon R5 430 esquentando muito
Postado
2 horas atrás, Lucas_Almeida345 disse:

Meu computador é da Dell, modelo Optiplex 3050.

Optiplex existem vários tipos de gabinetes diferentes. Consegue postar uma foto ou mesma pegar uma imagem dele na internet e postar aqui?

Postado
34 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Optiplex existem vários tipos de gabinetes diferentes. Consegue postar uma foto ou mesma pegar uma imagem dele na internet e postar aqui?

Captura de tela 2025-05-11 230233.png

Captura de tela 2025-05-11 230206.png

Postado

@Lucas_Almeida345 Normalmente esses modelos tem fans na parte frontal para refrigerar o gabinete. Já trabalhei com outros modelos de Optplex e todos tinha, pode ser que tenham retirado ou podem não estar funcionando.

A recomendação é, abrir o gabinete e verificar a existência de fans na parte frontal, caso não haja nenhuma, recomendo fortemente que providencie, até lá deixe a tampa lateral do gabinete aberta para facilitar a refrigeração, pois esse modelo é bem compacto, sem fluxo de ar ele vira literalmente uma estufa.

Uma observação extra:

Se não em engano esses modelos de fonte puxam o ar de dentro do gabinete e sopram para parte de trás para refrigerar seus próprios componentes, sem ar frio entrando, ela vai puxar o ar quente do gabinete, o que pode sobreaquecer algum componente, levando inclusive a queima da fonte, e vai por mim, você não vai querer que sua fonte queime, esses modelos OME da Dell custam o mesmo de uma máquina nova, já tive que trocar nas empresas que trabalhei, o prejuízo é enorme.

Captura de tela 2025-05-11 202744.png

Tente reduzir um pouco a tensão do processador, deixando em 1.2v e verifique se ficou estável.

Citação

Postado

Entendido. Só uma dúvida, você me recomendou fazer undervolting no meu processador, mas o componente que está esquentando é a placa de vídeo, esse procedimento também interfere na GPU? E sobre o fan frontal, realmente não tem, mas também acho que nunca teve, esse problema com temperatura foi repentino.

Postado
Em 12/05/2025 às 20:11, Lucas_Almeida345 disse:

Entendido. Só uma dúvida, você me recomendou fazer undervolting no meu processador, mas o componente que está esquentando é a placa de vídeo, esse procedimento também interfere na GPU?

Não, o procedimento é apenas para o processador, pra ajudar nas temperaturas.

Em 12/05/2025 às 20:11, Lucas_Almeida345 disse:

E sobre o fan frontal, realmente não tem, mas também acho que nunca teve, esse problema com temperatura foi repentino.

Muitos fatores envolvem a refrigeração como temperatura ambiente, região onde mora, tempo desde a última manutenção etc, porém nada disso dispensa o sistema de refrigeração ativa do gabinete. Você pode até não ter problemas, mas estará degradando desnecessariamente os componentes por trabalharem no limite térmico.

No caso da GPU especificamente, levando em conta ser um modelo já bem antigo, muito provavelmente a pasta térmica está ressecada, dificultando a troca de calor entre o chip gráfico e o dissipador da placa. Seria necessário desmontar a placa, realizar a limpeza e troca da pasta.

No caso do gabinete recomendo que providencie ao menos uma fan para realizar a ventilação do gabinete, afim de manter a segurança, a estabilidade e conservar a vida útil do seu hardware.

IMPORTANTE: Se não tiver conhecimento ou confiança suficiente pra realizar o processo, recomendo que leve o pc a uma assistência técnica, eles podem além de trocar a pasta da placa de vídeo, adicionar uma ou mais fans no gabinete.

Postado

Obrigado pelas dicas amigo, vou instalar um fan no gabinete. Mas dando uma observada melhor, notei que na verdade o fan da GPU está com algum defeito. Ao invés dele girar continuamente, ele gira e para, como se estivesse sem força talvez. Eu tento modificar a velocidade pelo software da AMD, as vezes ele volta ao normal e a temperatura estabiliza, mas depois de um tempo ele volta a girar e parar. Além disso, toda vez que reinicio o computador, as configurações da placa que eu altero não se mantém, então toda vez que ligo o pc tenho que ir no software e colocar a velocidade do fan a 100%. Acho que ou é problema de driver ou problema no hardware da placa.

• guilherme_dr alterou o título para Radeon R5 430 chegando a 106ºC

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!