Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já sabemos que não devemos usar os estabilizadores, mas agora lascou não podemos nem usar mais os Nobreaks...

Pelos menos é o que estão alegando agora nos computadores novos...

Até concordo que existem nobreaks de baixa qualidade, que até tenham um estabilizador meia boca dentro...

Mas colocar todos os nobreaks no mesmo balaio, acho que já é demais...

Vide foto anexa de um computador comprado "zero", que me chamaram para colocar o S.O.

Que pensam?

nao usar nb.jpg

Postado

Olá,
No meu antigo trabalho tinhamos nobreaks de 600VA e até mais potentes, quando eu pegava um pc que tinha uma fonte de boa qualidada PFC ativo etc, eu ligava no nobreaks e nunca tive nenhum problema, eu acho alguém terá algum problema por exemplo se tiver um pc muito forte e que se ele consumir muito talvez se for um no-break de entrada não irá dar conta de alimentar, porém tem nobreaks de varias potencias e é somente fazer as contas baseadas no consumo que seu pc irá ter para calcular qual nobreaks irá precisar.

• Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Isso parece falta de conhecimento de quem colocou esse aviso no gabinete ou então um meio de evitar que acabem utilizando um equipando de fato ruim.

Modelos offline (também conhecidos como short-breaks ou standby), possuem estabilizador integrado, que prejudica o circuito PFC ativo da fonte e diminui a vida útil de capacitores. Além de serem na maioria de onda quadrada ou pseudo-senoidal, que também prejudicam o circuito PFC ativo e são incompatíveis com cargas indutivas (transformadores, motores etc.). Apesar de existirem nobreaks offline de onda senoidal pura, estes ainda possuem estabilizador integrado. Por fim, mesmo que consiga encontrar um no-break offline, senoidal puro e sem estabilizador, o próprio acionamento do inversor provoca um pequeno corte de tensão, o que pode ser tão nocivo quanto estabilizador se as quedas de energia forem muito frequentes.

Nobreaks adequados para serem usados em equipamentos eletrônicos são os modelos online (também conhecidos como "dupla conversão"), os quais emitem onda senoidal pura e sempre estável. Infelizmente nobreaks online são bem caros.

Vale lembrar que um no-break é feito apenas para manter o computador ligado em caso de queda de energia, e não para proteger o computador contra surtos de tensão (embora muitos possuam proteção contra surtos integrada.) Caso esteja procurando por proteção contra surtos, um bom filtro de linha com dispositivo de proteção contra surtos (DPS) será suficiente, em conjunto com DPS no quadro de disjuntores e no padrão de entrada.

Seguem mais alguns artigos e tópicos sobre o assunto:

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

• Curtir 4
  • Obrigado 2
  • Amei 1
Postado

Exatamente isso pessoal, valeu pelas dicas.

No caso acho que a etiqueta deveria dizer algo tipo:

"Se for utilizar no-break em seu equipamento, utilize um com determinadas características... etc. etc. etc."

Pois imagine que eu tenha um destes nobreaks caros dupla conversão e não poder ligar o equipamento de medo de perder a garantia...

Para efeito de registro, o PC da cliente veio com uma fonte bem mixuruca:

"Fonte 200W, TGT-TG205"

Acho que não deve ter todas estas características citadas.

Postado

@guilherme_dr Sabe recomendar uma marca/modelo custo/benefício desses nobreaks online de dupla conversão?

Eu dei uma pesquisada no ML e saiu tantas variedades de modelos com diversos recursos que eu fiquei perdido.

O preço da grande maioria começa nos R$ 1.000.

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Computador novo com adesivo orientando não utilizar no-break
  • Moderador
Postado

@Blumer Celta, boa noite!

A maioria dos usuários não sabe a diferença entre um bom no-break e um modelo ruim. Os de boa qualidade custam muito caro. O aviso é válido ainda que mal escrito, pois não é razoável assumir que um usuário final vá investir metade, ou o mesmo valor que o computador inteiro em um no-break de qualidade.

@guilherme_dr, adicionando, minha professora que trabalhou em automação industrial comentou que os equipamentos Clamper são bem meia-boca, não sei se isso permanece atual, porém visto que lembro de gente comentando sobre downgrade na qualidade dos filtros de linha removendo indutores e reduzindo outros componentes, é crível, mas acho que acaba sendo reservado à aplicação industrial. Há fabricantes melhores para aplicações industriais, mas ela não mencionou qual. Eu creio que a WEG vá ser melhor visto que trabalham com geração de energia e máquinas eletromecânicas que geram surtos absurdos na rede. Eles também vendem DPS classe II para rede residencial. Para a tomada do computador, eu diria que um Clamper LCF já seja suficiente.

1 hora atrás, Lord_Dracon disse:

Sabe recomendar uma marca/modelo custo/benefício desses nobreaks online de dupla conversão?

TS-Shara é o mais simples que presta segundo um amigo que trabalhou fazendo manutenção em nobreaks. Acima deles tem NHS. Um TS-Shara online de dupla conversão básico de 1000VA custa na faixa dos R$ 2.000,00 no modelo Senno. NHS quando fui procurar era o dobro do preço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...