Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera vcs que entende de eletronica, poderia me dizer como é possível montar um transmissor de tv caseiro quais componente devo usar para fazer uma transmissão tipo uns 100 200 metros ou mais 

• Amei 1
  • BCP alterou o título para Fazer um transmissor de audio e Vídeo
Postado

@geovane 123   esse não sei , e também observei que nas especificações dele não tem o sinal NTSC  pois as TVs no brasil só aceitam esse formato de sinal NTSC . e a distancia pode ser que seja essa mesma , mas apenas em local aberto sem nenhum obstáculo como paredes .ou telas metálicas ,

Postado
3 horas atrás, devair1010 disse:

@geovane 123   esse não sei , e também observei que nas especificações dele não tem o sinal NTSC  pois as TVs no brasil só aceitam esse formato de sinal NTSC . e a distancia pode ser que seja essa mesma , mas apenas em local aberto sem nenhum obstáculo como paredes .ou telas metálicas ,

Um transmissor de TV não muda o sinal de cor que está sendo transmitido. 

Aqui no Brasil, nas transmissões analógicas a cores se usava uma variante do sistema europeu, o PAL-M. 

As TVs mais antigas só aceitavam esse sistema, as últimas a serem fabricadas, tem como mudar pra NTSC (padrão americano). 

Os vídeos k7, DVDs e também os receptores conversor de TV digital aceitam os dois sistemas. 

Salvo alguns vídeos k7 mais antigos eram só uma sistema, assim como os primeiros DVDs também. 

2 horas atrás, geovane 123 disse:

@devair1010 tô tentando encontrar outra aqui mais não consegui, eu poderia tentar montar um que dê no máximo uns 200m o mal é os componentes pra usar 

Estou imaginando que irá montar um sistema análogico, aí os componentes são simples. Peças de rádio velho servem. 

Um sistema desses digital é difícil até para comprar pronto, pois o sistema ISDB-T é complicado. 

• Curtir 1
Postado

Até tenho um esquema que copiei de um transmissor comprado, mas tem uma bobina nele que é ruim de achar. Inclusive, parei de usar porque essa bobina está ruim. 

Uma outra ideia, é fazer um amplificador de RF e acoplar em um modulador de RF. 

O modulador seria a parte mais difícil de fazer, mas você acha fácil em sucatas de aparelhos de parabólica (ultimamente estão descartando eles, pois o sinal está virando digital). 

Vídeo k7 também tem, mas eles já estão raros hoje em dia. 

• Curtir 1
Postado

@geovane 123   isso mesmo , as torres de tv são colocadas nos pontos mais alto lá em cima das montanhas ,  e alcançam grandes áreas bem distantes até na antena da tv , e se estiver do lado de fora o sinal será bem melhor .

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, geovane 123 disse:

@Renato.88 eu tenho aqui 3 modulador de RF , devo fazer o que colocar um amplificador nele ?? Com amplificador o sinal chega bem longe ??

Sim. Mas não é o amplificador comum de áudio para alto-falantes e afins. 

A intenção é comprar o amplificador adequado e o alcance depende da potência dele. A chance de funcionar assim é maior. 

Acho que dá certo até com aqueles amplificadores de antena que vende em casa de material de construção. 

1 hora atrás, geovane 123 disse:

@devair1010 sinal tem que ser em local aberto, mais e se eu colocar uma antena no transmissor lá fora no alto tem a possibilidade de chegar o sinal nas casas das pessoas ??

Sim, chega. Mas ninguém mais usa esse tipo de TV. Só em alguns lugares do interior, mas é raro.

1 hora atrás, geovane 123 disse:

@devair1010 Tavo com ideia de comprar esse mesmo pronto, mas tô com medo dele não jogar sinal longe e ser uma propaganda enganosa, e também tem esse negócio ntsc

Se tiver o tal amplificador, aí não perde a plaquinha. 

E o sistema NTSC ou não depende dos seus aparelhos. 

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Uma coisa que pode ser barata (não testei), pode ser usar um destes sistemas prontos (conforme foto anexa)

Uma vez desmontei um sistema destes, e dentro da câmera tem uma plaquinha solda (acho que é o transmissor) e nesta plaquinha tem uma anteninha.

No receptor dentro tem um daqueles varicaps de TVs.

Na época os mais simples alcançavam 150 metros, mas tinha versões de 1km.

Digo na época pois com as câmeras modernas eles caíram um pouco em desuso, e está difícil achar para venda pelo menos no ML.

A ideia seria usar a plaquinha transmissora presente dentro da câmera para fazer seu transmissor, se não me engano o sinal de entrada dela era sinal de vídeo composto comum.

Lembrando que não testei usar o transmissorzinho sem a câmera... mas lembro que se tiver uma TV próxima, ela também captava o sinal (fraco), sem ter o receptor instalado

image.png.90ffb376880ee5c73bdfeea64ab739b9.png

• Curtir 1
Postado

@geovane 123 Na TV, precisa deste aparelhinho da foto RECEIVER, e nele tem um potenciômetro de ajuste.

Mas algumas TVs sem este aparelho pegavam uma imagem bem fraca...

Ou seja, sem este receptor não vai dar boa.

Na TV o RECEIVER entra pela conector de vídeo (RCA).

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!