Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Como aplicar um DNS intermediário?

Minha internet chega via fibra no equipamento da empresa operadora.

Mas cada dado que quero mudar tem que passar por eles (exemplo a senha de wifi),

cada vez que quero mudar tenho que entrar em contato via chat etc (não gosto de ficar batendo papo com estes robôs de zap).

então gostaria de uma forma mais fácil de mudar os DNS (quero testar os do agnerDNS), mas sem ter que ficar "pedindo penico" pra operadora.

Qual a melhor maneira de fazer isso (já que não me fornecem a senha dos equipamentos deles).

Devo colocar um segundo roteador já na saída do equipamento deles (e ligar os outros PCs neste segundo)?

há outra forma mais barata e simples (do que ficar configurando o DNS em cada PC)?

Se eu colocar um DNS no equipamento, o configurado na placa de rede do PC tem prioridade?

Obrigado pelas dicas.

Postado

Se for possível colocar o roteador da operadora em modo bridge, poderá utilizar o teu próprio roteador e fazer todas as configurações diretamente nele.

Caso não seja possível, pode desativar o DHCP no roteador da operadora, e manter algum outro equipamento na mesma rede para essa função.

• Obrigado 1
Postado

O problema é que não fornecem as credenciais para login nos equipamentos da operadora, aí se eu não gostar de como ficar os DNS novos tenho que ficar pedindo pra trocar.

Postado

Não existe um DNS intermediário

Em 19/05/2025 às 15:50, Blumer Celta disse:

Devo colocar um segundo roteador já na saída do equipamento deles (e ligar os outros PCs neste segundo)?

há outra forma mais barata e simples (do que ficar configurando o DNS em cada PC)?

Se eu colocar um DNS no equipamento, o configurado na placa de rede do PC tem prioridade?

Se configurar endereços de servidores DNS na configuração de cada placa de rede eles terão prioridade para o tráfego por aquela placa de rede. Não faria sentido ser diferente.

DNS nada tem a ver com roteador. Não precisa de outro "roteador". O fato é que os endereços dos servidores de DNS são normalmente fornecidos pelo servidor DHCP. Assim pode simplesmente habilitar um outro servidor DHCP em sua rede. Isso é só um programa, e pode conseguir servidores DHCP grátis para Windows e Linux e rodar em qualquer máquina. 

Normalmente esses programas vem embutidos em roteadores domésticos, e pode por exemplo pegar um roteador qualquer e ligar via porta LAN em sua rede, com nada na WAN e tudo desabilitado exceto o servidor DHCP, e pedir ao seu provedor para desabilitar o DHCP no rotador deles.

Pode usar mesmo um roteador antigo, nem precisa ser gigabit, porque a carga de processamento de um servidor DHCP é mínima e ele só vai dar um endereço de tempos em tempos para os equipamentos na rede. E a interação entre ele e os dispositivos é muito rápida, para apenas umas 4 mensagens por ciclo. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!