Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! Sei que não contribuo muito com o fórum (só faço perguntas, mas é porque não entendo muito mesmo rs), mas alguém poderia me ajudar a escolher uma placa de vídeo?
Atualmente utilizo vários programas para animação e edição de vídeo, tais como Adobe Animate, Premiere, Capcut e etc... Mas estou notando que a minha placa de vídeo atual não está acompanhando o processamento, causando falhas, as vezes até dá um crash em quanto processa, ela bem antiga que comprei de um amigo. Então gostaria de saber qual placa de vídeo comprar para essa finalidade, seguem informações:

Orçamento: Entre 2k a 3k 
PC atual: 
Processador: Ryzen 7 5800X

placa-mãe: TUF Gaming x570-Plus_BR

Placa de vídeo: AMD Radeon R9 Serires

32GB de RAM

Agradeço se puderem me orientar.
Abraços!

• Curtir 1
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de placa de vídeo para processamento de animação até R$ 3.000,00
  • Coordenador
Postado

Por mais que eu tenha preferência por placas da AMD, o tipo de trabalho que você realiza geralmente se beneficia de hardware da Nvidia.

Verifique se os programas que você usa dependem necessariamente da tecnologia CUDA. Se for o caso, terá melhor compatibilidade e desempenho com Nvidia.

• Curtir 3
Postado

@KairanD Entendi! Pelo que pesquisei o Adobe Animate não utiliza essa tecnologia CUDA, mas outros programas que possivelmente eu venha utilizar, sim. No caso da Nvidia, qual placa você recomendaria até uns 2k ou um pouco mais? &nbsp
E se eu começar a fazer animações em 4k,  poderia mudar minha escolha? 

• Coordenador
Postado

Infelizmente, as placas que a Nvidia lançou nessa faixa de preço não estão muito interessantes e contam com apenas 8GB de VRAM... Atualmente a opção seria a RTX 5060.

Para trabalhar com animações em 4K, acredito que o ideal seria ter pelo menos 12GB de VRAM (ideal mesmo seria 16GB, eu acho. Seria melhor verificar com gente que trabalha com os mesmos programas, porque não tenho conhecimento específico para avaliar isso). Talvez seja interessante aguardar mais um pouco (se for possível), aumentando o orçamento para pegar pelo menos uma RTX 5070. No seu caso é uma ferramenta de trabalho, e não um item de hobby (ou seja, pode ser visto como um investimento, e não um gasto).

Neste vídeo, por exemplo, o autor comenta que, no Premiere Pro e no After Effects, uma poderosíssima RX 6900 XT não conseguiu ser muito mais rápida que uma "humilde" RTX 3060 de laptop:

Infelizmente, nesse tipo de aplicação a Nvidia ainda tem um certo monopólio. Outro exemplo de programa seria o Blender: as placas da Nvidia abrem um abismo de distância em relação às da AMD nele.

Isso não quer dizer que placas da AMD não sejam usáveis para esse tipo de aplicação, mas, se o foco é esse, pegar uma placa da Nvidia que seria de segmento inferior muitas vezes resulta em bem mais desempenho que uma AMD. E digo isso como proprietário e entusiasta de hardware AMD...

No dia 5 a Radeon RX 9060 XT (com opções de 8GB e 16GB) será lançada e teremos benchmarks. A AMD andou tendo grandes avanços nesse tipo de aplicação profissional (e com o concorrente do CUDA, que nomearam ROCm) com essa última geração. Talvez valha a pena esperar e ver os testes. Contudo, é bem capaz que a Nvidia ainda continue se destacando.

• Curtir 1
Postado

@KairanD muito obrigado pelos detalhes! Vou me aprofundar um pouco mais…

minha máquina por enquanto atende minhas necessidades, mas como a olaca de Vídeo é antiga, tenho receio de dar pau e ficar na mão (de fato vem dando alguns problemas já)…. Então meu dilema vai ser, pagar menos de 2k em uma para manter o que já faço hoje, ou já pagar mais caro e me preparar para o futuro… rs 

a AMD Radeon VII da aliexpress que o camarada acima recomendou parece potente pelo que li, porém se eu entendi correto foi usada para mineração?… não sei, mas tem o risco de ser taxado ainda né… e compra-la oficialmente no Brazil fica muito fora do meu orçamento. De qualquer forma obrigado pelas dicas, vou analisar. 

• Coordenador
Postado

Eu jamais recomendaria uma GPU AMD antiga proveniente de mineração, ainda mais para trabalhar com animação e edição de vídeo...

Postado

@Guto Kenjiradeon vii são placas usadas, sim,

mas para sua aplicação não vai fritar, tenho em consideração um upgrade de fonte que passei e pelo menos 3 fans 120mm no seu gabinete, 

não vais achar melhor custo x beneficio no mercado mundial hoje, 

e os preço que passei inclui a taxa do amor já, não se preocupe.

abraço

ou fica esperando o coelho botar ovo da páscoa e juntando 4 mil reais..rs

• Coordenador
Postado
4 horas atrás, franciscaum disse:

mas para sua aplicação não vai fritar, tenho em consideração um upgrade de fonte que passei e pelo menos 3 fans 120mm no seu gabinete [...]

De que forma há a garantia de que "não vai fritar"? Em que condições a placa de vídeo foi usada antes de estar sendo vendida?

Não importa se ele terá uma boa fonte ou um gabinete bem ventilado. Isso é importante, sim, mas não anula a utilização prévia da placa de vídeo, que, no caso dessas placas oriundas de mineração (que são geralmente consideradas sucata na China), tende a ser um ponto bem controverso. É por isso que é comum vermos placas oriundas do AliExpress com defeito por aqui.

não vais achar melhor custo x beneficio no mercado mundial hoje [...]

Para que aplicação? Pois o colega @Guto Kenji descreveu a utilização dele:

Em 31/05/2025 às 12:37, Guto Kenji disse:

Atualmente utilizo vários programas para animação e edição de vídeo, tais como Adobe Animate, Premiere, Capcut e etc [...].

E, em seguida, você indicou uma placa de vídeo antiga, de arquitetura ineficiente, que está com os dias contados em termos de suporte de drivers, que mal consegue concorrer com uma RTX 2070. Como diz Matt Bach, da Puget Systems, em review especializado (de 2019, época em que a Radeon VII ainda era vendida nova):

Citação

In Premiere Pro CC 2019, we saw significantly higher performance with NVIDIA GeForce cards over AMD Radeon. At a similar price-point around the Radeon VII, our testing showed an 8-35% performance gain with NVIDIA over AMD, or a 12-63% performance gain if your budget allows for a higher-end GPU like the RTX 2080 Ti.

Outside of straight performance, the Radeon VII does have 16GB of VRAM which can be useful in some situations. However, for Premiere Pro it is unusual to need more than 8-10GB of VRAM even for 8K workflows. Having more VRAM than you need doesn't give you any better performance, so unless you are using a plug-in or other application that actually needs 16GB of VRAM, the Radeon VII is simply a worse choice for Premiere Pro than an NVIDIA GeForce RTX 2070 or 2080.

No melhor cenário (DaVinci Resolve) e propositalmente usando muita VRAM, a placa que você indicou conseguiria atingir o desempenho de uma RTX 2080 Ti (que tinha 11GB e mesmo assim está abaixo das placas de entrada da Nvidia hoje em dia em desempenho):

Citação

Keep in mind that article is only looking at Premiere Pro – if your workflow includes multiple software packages, it is a good idea to get a feel for how these cards compare in those other applications as well. For example, in DaVinci Resolve the Radeon VII is terrific. Not only does it perform on par with the RTX 2080 Ti, the 16GB of VRAM is incredibly useful if you do a significant amount of noise reduction. On the other hand, AMD tends to trail behind NVIDIA in other Adobe apps like After Effects and Photoshop.

Fonte: https://www.pugetsystems.com/labs/articles/Premiere-Pro-CC-2019-AMD-Radeon-VII-vs-NVIDIA-GeForce-RTX-1395/#AMDRadeonVegavsNVIDIAGeForceRTXforPremiereProCC2019

Para o tipo de utilização do colega, mesmo placas de entrada atuais da Nvidia já seriam facilmente indicações melhores que uma Radeon VII, ainda mais se a Radeon for proveniente de mineração.

Até mesmo para jogos (não é o foco dessa Radeon VII, que nem tem saídas de vídeo, mas há outras versões) ela seria uma má opção de compra por esse valor, pois há placas novas nessa faixa de preço ou próxima que rendem mais (além de terem acesso a novas tecnologias e muito mais tempo de suporte a drivers). Se considerar o mercado de usados, é mais fácil ainda de encontrar opções mais potentes. E, no cenário de IA, nem haveria o que comentar, já que a Radeon VII sequer tem unidades dedicadas a IA e teria desempenho pífio nas tarefas que raramente conseguisse realizar.

[...] ou fica esperando o coelho botar ovo da páscoa e juntando 4 mil reais..rs

O coelho da Páscoa já trouxe um presente: uma indicação mais apropriada. 🙂

Se ele não tem a grana agora, pode optar pela RTX 5060 de uma vez. Para as animações 4K que ele vai fazer, os 8GB de VRAM já são suficientes, como os próprios reviews mostram, e a placa será brutalmente mais rápida que uma Radeon VII nas aplicações profissionais, especialmente aquelas que ele citou. Seria legal pegar uma placa com mais VRAM, mas a RTX 5060, mesmo custando mais, faz muito mais sentido para o tipo de uso dele, além de ser uma compra segura.

A maioria das empresas que produzem esses programas (como a Adobe) investiram bastante na tecnologia CUDA, enquanto deixaram o OpenCL (que a Radeon VII usa, pois não é compatível com a atual tecnologia ROCm da AMD) em segundo plano ou mesmo deixaram de suportá-lo completamente. Considerando os avanços dos últimos anos no CUDA e o aproveitamento do hardware dedicado de IA e RT nas GPUs novas, a diferença tende a ser ainda bem maior que aquela do review apresentado. A RTX 5060 esmagaria a Radeon VII.

A RX 9060 XT foi lançada e começará a aparecer no mercado, com avanços relevantes para aplicações profissionais. Contudo, nem todos os programas são compatíveis com o ROCm (concorrente do CUDA do lado da AMD). Eu só recomendaria considerar como opção após ver reviews específicos para o tipo de aplicação do colega.

Considerando o que sabemos até agora, a Nvidia ainda está indiscutivelmente acima da AMD em termos de aplicações profissionais. E digo isso como alguém que adora GPUs AMD...

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

A RTX 5060 está dentro do orçamento dele:

Em 31/05/2025 às 12:37, Guto Kenji disse:

Orçamento: Entre 2k a 3k

• Curtir 2
Postado

@franciscaum @KairanD Muito obrigado pela troca saudável, me deu uma boa visão.
Apesar de ter comprado a minha placa vídeo e segunda mão e ter me atendido muito bem até hoje, confesso que tenho receio de pegar usada. 
Estou considerando adquirir a fonte RM750x da Corsair conforme recomendado pelo @franciscaum.
Confesso que não esperava ter que pagar quase 1k na fonte... mas acho que não tenho saída. 

Quanto a placa de vídeo estou vendo se pego:

RTX 5060 ou
RTX 3060ti
Ambas estão com preços parecidos.
Pesquisando entendi que as "ti" são superiores em cada série, mas vi também que a 3060ti e 5060 ficam bem próximas em termo de desempenho, sendo que a 5060 é bem mais atual.
Meu entendimento está correto?
Entre as 2, optariam pela RTX 5060?

Outra dúvida que tenho é, a marca de uma mesma placa faz diferença? 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Além de ser mais atual, a RTX 5060 é mais rápida que a RTX 3060 Ti. Não há nem o que discutir, vá na RTX 5060 (apesar de que o preço dela pode cair em breve, pois ainda está em pré-venda e vai apanhar da RX 9060 XT para quem pretende apenas jogar no PC).

A Corsair RM750X é uma das melhores fontes do mercado na faixa de potência dela, mas é muito superdimensionada para o seu setup. Além disso, ela jamais valeria R$ 1.000,00. Na minha eu paguei R$ 700,00 e é isso que ela vale.

A questão da sua fonte VS não é falta de potência, mas o fato de ser um modelo bem de entrada e que já deve ter alguns anos de uso nas costas... Teoricamente a VS600 suportaria, mas como você está fazendo um investimento alto, vem a ideia de trocar a fonte por garantia... Seu computador dificilmente chegará sequer a 300W de consumo (a RTX 5060 tem spikes na faixa de apenas 170W, é super econômica). Mesmo uma fonte de 500W de boa qualidade já estaria com folga aí.

Se quiser trocar a fonte, é fácil encontrar um modelo que ainda fique no seu orçamento (ou perto), junto com a placa de vídeo. A questão é o quanto você vai querer investir. Se quiser uma fonte excelente que está valendo a pena, pode pegar a MSI MAG A650GL, que tem 10 anos de garantia e está custando R$ 540,00 em promoção: https://www.terabyteshop.com.br/produto/31695/fonte-msi-mag-a650gl-650w-80-plus-gold-pfc-ativo-black

Quanto à marca da placa de vídeo, o fator realmente diferencial é a garantia: https://www.julianocaju.com.br/garantia-de-placas-de-Vídeo/. Qualidade de construção, resfriamento e etc. você tem que olhar por modelo, e não por marca.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!