Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo certo?

Tenho um computador, o qual uso mais para trabalhos simples, que não exigem muito da máquina.
No entanto, quero usar o PC para algumas tarefas extras, e que puxariam um pouco da placa de vídeo, principalmente.

* Atualmente, tenho 32gb de ram no PC, um processador i5-9400F e uma placa de vídeo GTX 1650 4gb. Resolução 1920x1080

Pretendo trocar minha placa de vídeo por uma RTX 4060 8gb (ou similar), mas estou em dúvida se iria me render algum gargalo com meu processador atual.
Fiz algumas simulações em alguns sites que dizem se esta combinação renderia gargalo. Obtive um resultado de 29.7% de possível gargalo, mas me disseram que estes sites não são muito precisos.

No fim, fiquei na dúvida sobre.. caso alguém puder me dar uma resposta, seria muito grato.

Postado

Salve Maninho🙂.

image.thumb.png.8b4d1d91c25b11faebb657553cffa921.png

Olha na prática valores pequenos de gargalos até 45% É uma coisa de detalhe mínimo quase você não vai reparar. Mas sim possui gargalo Só que o foco vai ser principalmente em jogos muito pesados, edição de vídeo ou em modelagem 3D. Minha sugestão é fazer o upgrade da GPU e monitorar o desempenho. Se o gargalo for muito limitante, planeje um upgrade de CPU no futuro.
 Espero te ajudar!👋

• Confuso 1
Postado

Sempre vai ter gargalo com esse processador, pra ser bem honesto... mas assim, dá pra usar muito bem esse computador com essa 4060, basta aumentar as configurações gráficas dos jogos que você vai jogar, as que estressam mais a placa de vídeo, dessa forma o gargalo deve ser imperceptível.

• KairanD alterou o título para GeForce RTX 4060 seria boa opção para PC com Core i5-9400F ou haverá gargalo?
Postado

Ignore essas calculadoras de gargalo.

Gargalo não é algo que se pode medir dessa forma, pois depende de vários fatores para ocorrer. (resolução, preset gráfico, tipo de jogo...)

Não da pra levar em consideração os resultados desse site pois ele apenas mostra um resultado arbitrário sem considerar os fatores possíveis para ocorrer o gargalo.

O gargalo vai depender dos jogos que você for jogar.

Em jogos competitivos ou mundo aberto (CS2, Valorant, Cyberpunk, Spider Man) pode ser que seu CPU limite a GPU e consequentemente o desempenho do jogo, pois são jogos que utilizam bastante de processador,

Em jogos que o foco é a qualidade gráfica (God of War, Alan Wake, TLOU por exemplo) a carga é muito maior na Placa de Vídeo, então você pode ter um bom desempenho mesmo com um CPU mais antigo.

Um possível gargalo não é motivo pra deixar de fazer um upgrade, pois mesmo que o desempenho seja limitado pela CPU, você vai pelo menos conseguir jogar com uma qualidade gráfica melhor. E nada impede no futuro de você fazer um upgrade no processador caso você julgue necessario.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Nicolas C Noite

A resposta é sim, porém não vai ser algo que vai te impedir de jogar.

O cenário ideal (pelo menos para mim) é você conseguir usar a placa de vídeo o mais próximo de 100% e o processador o mais baixo possível.

Sem querer ser chato ou grosseiro com ninguém, mais tem uns cara que fica mais preocupado no FPS do jogo ao invés de se divertir com o jogo.

E além do mais o msi afterburner ele derruba um pouco o desempenho do jogo, é pouco mais derruba.

O afterburner é bom usar quando você está tendo algum problema e você quer saber quem está afetando o desempenho dentro do jogo.

Quer fazer um teste, rode um benchmarks como por exemplo 3D Mark com o msi afterburner aberto e depois com ele fechado.

Se você rodar um jogo a 90FPS ou a 120FPS você nem vai perceber se msi afterburner.

E pode continuar na compra da RTX 4060 sem medo de ser feliz.

Antes de fazer um upgrade mais pesado no meu PC, só motive a mesma placa de vídeo eu fiz um teste no 3D Mark e repare que o resultado da GPU é praticamente o mesmo.

Resultado com o i5 13600K

image.png

Resultado com o xeon x3450 rodando com overclock a 3.8Ghz

image.png

Por incrível que pareça na época que usava esse xeon X3450, tudo que coloquei para jogar, rodou muito liso jogo pesados como Cyberpunk 2077 e Forza horizon 4 e 5.

E quando for rodar algum jogo, coloque tudo no máximo para jogar o peso na placa de vídeo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!