Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal! O meu pc ontem eu fiz uma formatação nele, reinstalei o Windows 11 e fiz tudo direitinho, instalei os drivers da GPU da NVIDIA, instalei o DRIVER CHIPSET da CPU da AMD e até fiz algumas otimizações, desabilitei programas em segundo plano, desabilitei serviços inúteis como SysMain por exemplo, mexi no Regedit dando prioridade máxima a GPU e coloquei os jogos tudo no minimo, atualmente estou SOMENTE com o Fortnite no PC, e mesmo dando total prioridade ao jogo ele não roda acima de 100 FPS, ele trava toda hora e parece que nada resolve meus problemas, problema eu já tenho muito na vida agora mais esse é complicado. meu pc tem uma configuração razoável, mas que provavelmente rodaria um jogo tão leve assim no modo CRIATIVO a mais de 100 FPS PELO MENOS!!

RTX 3060 12gb

Ryzen 5 5500

A520 Revenger

2X8 RAM Kingston Fury Beast DDR4 3200MHZ

Fonte Nexus Gamer 700 ou 650W não me lembro bem

Windows 11 Pro Original

Gabinete Gamer Hayom GB1749

SSD Sata Kingston 480GB

O pc nunca teve problemas com temperatura, refrigeração e problemas de hardware, sempre foi normal e até hoje é, mas não é a primeira vez que vejo problemas de FPS nos jogos!!!!!!!!!!!!!

Eu preciso de uma resposta rápida pois eu quero jogar pra relaxar e me divertir um pouco mas o PC parece que to jogando numa torradeira, ai complica pra mim...

E olha, no battle royale o jogo parece que roda melhor do que nos jogos de mapa grande no CRIATIVO, eu não sei o que tá acontecendo, eu acho que tem muitos players numa área só, ai o PC não aguenta, mas eu queria MUITO de CORAÇÃO que aguentasse, mas tá complicado, acho que vou vender o PC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado

Te confesso que mesmo sabendo que o windows usa muita coisa desnecessária, não sou dos maiores apoiadores em desativar serviços e mexer no regedit, ainda mais com uma máquina boa igual a sua, acho que essas coisas são pra pc´s muito simples.

Eu tentaria passar a iso do windows novamente, instalar os drivers da placa-mãe, gpu e etc, e por fim testar os jogos com o windows rodando normalmente.

Tenta também baixar o afterburner pra entender o que pode estar acontecendo (ou a falta de algo) pra ficar melhor, vai nos avisando aqui 🙂

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, TutaMaster14 disse:

Boa tarde pessoal! O meu pc ontem eu fiz uma formatação nele, reinstalei o Windows 11 e fiz tudo direitinho, instalei os drivers da GPU da NVIDIA, instalei o DRIVER CHIPSET da CPU da AMD e até fiz algumas otimizações, desabilitei programas em segundo plano, desabilitei serviços inúteis como SysMain por exemplo, mexi no Regedit dando prioridade máxima a GPU e coloquei os jogos tudo no minimo, atualmente estou SOMENTE com o Fortnite no PC, e mesmo dando total prioridade ao jogo ele não roda acima de 100 FPS, ele trava toda hora e parece que nada resolve meus problemas, problema eu já tenho muito na vida agora mais esse é complicado. meu pc tem uma configuração razoável, mas que provavelmente rodaria um jogo tão leve assim no modo CRIATIVO a mais de 100 FPS PELO MENOS!!

RTX 3060 12gb

Ryzen 5 5500

A520 Revenger

Windows 11 Pro Original

Gabinete Gamer Hayom GB1749

SSD Sata Kingston 480GB

O pc nunca teve problemas com temperatura, refrigeração e problemas de hardware, sempre foi normal e até hoje é, mas não é a primeira vez que vejo problemas de FPS nos jogos!!!!!!!!!!!!!

Eu preciso de uma resposta rápida pois eu quero jogar pra relaxar e me divertir um pouco mas o PC parece que to jogando numa torradeira, ai complica pra mim...

E olha, no battle royale o jogo parece que roda melhor do que nos jogos de mapa grande no CRIATIVO, eu não sei o que tá acontecendo, eu acho que tem muitos players numa área só, ai o PC não aguenta, mas eu queria MUITO de CORAÇÃO que aguentasse, mas tá complicado, acho que vou vender o PC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tarde

Remova a lateral desse gabinete (estufa 🙈🤦🏿‍♂️) e veja se o problema persiste.

gabinete-gamer-duex-mid-tower-vidro-temp

Esse gabinete apesar de ter visual "Gamer" ele não é indicado para se usar com placa de vídeo por conta da sua baixa eficiência na ventilação.

Esse vidro da frente atrapalha o fluxo do ar dentro dele.

Postado

Mas gente o problema não é temperatura, o problema deve ser outra coisa, não tem como vcs me darem uma ideia do que pode ser?!!

@J. Flavio Melo Mas eu nem mexi direito no Windows, eu desativei somente o que era INÚTIL, juro pra o ce 

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, TutaMaster14 disse:

Mas gente o problema não é temperatura, o problema deve ser outra coisa, não tem como vcs me darem uma ideia do que pode ser?!!

Instale o msi afterburner e veja o que está com uso muito elevado.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, TutaMaster14 disse:

desabilitei serviços inúteis como SysMain por exemplo,

Primeiramente que o SysMain não tem nada de "inútil". Ele serve para ajudar no carregamento de programas, e é bastante útil mesmo em computadores com SSD, e ele estando ou não desativado não irá implicar em nada no FPS dos seus jogos, apenas no tempo de abertura dos programas.

Dado o que você mencionou, você fez diversas configurações no regedit seguindo procedimentos encontrados na internet. Como você não especificou o que exatamente você fez, não dá para ter certeza se o problema que você está enfrentando está ocorrendo devido a problemas de hardware, ou por conta das modificações que você mesmo fez.

A primeira coisa a se fazer é deixar o Windows trabalhar da forma que ele foi projetado para trabalhar, e não sair mexendo em configurações aleatoriamente.

1 hora atrás, TutaMaster14 disse:

mexi no Regedit dando prioridade máxima a GPU e coloquei os jogos tudo no minimo, atualmente estou SOMENTE com o Fortnite no PC, e mesmo dando total prioridade ao jogo ele não roda acima de 100 FPS,

Como exatamente você fez para "dar total prioridade ao jogo"? Quais configurações exatamente você fez?

Vale lembrar, também, que em alguns casos, reduzir as configurações do jogos para o mínimo causará o efeito contrário: deixará o jogo mais lento. Isso porque ele estará usando mais a CPU do que a placa de vídeo para realizar o seu processamento, causando então problemas de desempenho.

Caso as recomendações dos usuários acima não funcionem, nos diga EXATAMENTE tudo o que você fez no Windows que considera "inútil", pois não são incomuns os casos onde vários problemas ocorrem no Windows, nos programas e até mesmo nos jogos por conta de configurações que o próprio usuário faz ao achar que isso aumentará o desempenho do jogo.

• Moderador
Postado
agora, TutaMaster14 disse:

@GabrielLV Cara, o jogo tá rodando a 100 FPS, sendo que eu vejo todos vocês rodando a 300 fps o jogo, eu vou se suicidar *****, gastei 5700 no PC + o monitor e os periféricos

Se acalme amigo. Estamos aqui para te ajudar. Responda as nossas dúvidas para que a gente consiga te ajudar a encontrar o culpado pelo problema.

• GabrielLV alterou o título para FPS baixo e travamento em PC com Ryzen 5 5500, RTX 3060 12GB e 16GB de RAM
Postado

Eu desativei os aplicativos em segundo plano

Eu desativei o SysMain, o Windows Search,  Spooler de Impressão, Serviço de Geolocalização, Serviço de Politica de Diagnóstico e Serviço de Plataforma de dispositivos conectados

Eu também desativei os efeitos visuais do Windows para obter máximo desempenho.

Eu mexi na GPU Priority no REGEDIT

Instalei os Drivers da CPU e da GPU mais atualizados e corretamente pelos seus devidos aplicativos.

Eu limpei os arquivos temporários 

Eu desativei um montão de coisa como Cortana e OneDrive por exemplo

Eu também coloquei o jogo em prioridade máxima e desativei tudo de qualidade no jogo

Eu desativei algumas coisas da configuração do Windows

Eu usei um programa que se chama Debloater do Windows 11 que desativa várias coisas, eu também aproveitei para abrir a frontal do gabinete e limpar por dentro e nada adianta

Eu nem mexi na BIOS do PC para evitar problemas

Eu só mexi também no CMD com alguns comandos 

E também FORMATEI o Windows como eu disse, eu deixei SOMENTE o Fortnite no PC, e parece que antes quando tava com 5 JOGOS tava melhor,

e eu tinha feito as mesmas coisas anteriormente, isso é muito estranho!!!

Eu acho que foi um VÍRUS que eu instalei no meu PC que deve ter deixado sequelas no PC igual o Covid 19, porque eu tentei formatar o pc e ele continua com FPS baixo

Eu peguei 20 vírus no meu PC e consegui remover todos, mas decidi formatar para limpar tudo, e ainda continua assim

• Moderador
Postado

Apenas deixe o Windows trabalhar da forma que ele foi feito para trabalhar.

13 minutos atrás, TutaMaster14 disse:

Desfaça essa configuração. NÃO MEXA no regedit a menos que você tenha certeza absoluta do que está fazendo. Posso te garantir que todas as configurações que você fez seguindo tutorias na internet são completamente desnecessárias e não irão te proporcionar ganho nenhum, fora que algumas irão causar o efeito contrário: deixar o seu PC mais lento.

13 minutos atrás, TutaMaster14 disse:

Eu também coloquei o jogo em prioridade máxima e desativei tudo de qualidade no jogo

Onde exatamente você foi para "deixar em prioridade máxima"? Nada disso é necessário amigo. Desfaça essa configuração também.

---

2 horas atrás, TutaMaster14 disse:

Você ativou o XMP/DOCP no BIOS da placa-mãe para fazer com que as memórias rodem a 3200MHz? Se não fez isso, é bem provável que elas estejam rodando numa frequência mais baixa (entre 2133MHz e 2400MHz).

---

Siga a orientação do colega @Edvaldo J. Frederico e tente jogar sem a lateral do gabinete. Problemas de aquecimento não necessariamente irão causar desligamentos, portanto, é um teste que pode ser feito.

Instale, também, o MSI Afterburner como dito anteriormente para monitorar o uso do hardware no geral.

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde

Remova a lateral desse gabinete (estufa 🙈🤦🏿‍♂️) e veja se o problema persiste.

Esse gabinete apesar de ter visual "Gamer" ele não é indicado para se usar com placa de vídeo por conta da sua baixa eficiência na ventilação.

Esse vidro da frente atrapalha o fluxo do ar dentro dele.

Convoco a ajuda dos universitários para analisar essa questão de hardware x jogos mais a fundo.

@Banunin @Rio McCloud @KairanD @Mikhail Kosevich Volkov

• Curtir 2
Postado

@GabrielLV então amigo, eu mexi nessa chave no REGEDIT HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Multimedia\SystemProfile\Tasks\Games em GPU Priority coloquei 8 e Priority 6 e em baixo tava Medium eu coloquei High, para dar preferência para a GPU, mas parece que foi ao contrário, kkkk, ai ai viu

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, TutaMaster14 disse:

Eu desativei os aplicativos em segundo plano

Eu desativei o SysMain, o Windows Search,  Spooler de Impressão, Serviço de Geolocalização, Serviço de Politica de Diagnóstico e Serviço de Plataforma de dispositivos conectados

Eu também desativei os efeitos visuais do Windows para obter máximo desempenho.

Instalei os Drivers da CPU e da GPU mais atualizados e corretamente pelos seus devidos aplicativos.

Eu limpei os arquivos temporários 

Eu desativei um montão de coisa como Cortana e OneDrive por exemplo

Eu desativei algumas coisas da configuração do Windows

Eu usei um programa que se chama Debloater do Windows 11 que desativa várias coisas, eu também aproveitei para abrir a frontal do gabinete e limpar por dentro e nada adianta

Eu nem mexi na BIOS do PC para evitar problemas

Eu só mexi também no CMD com alguns comandos 

E também FORMATEI o Windows como eu disse, eu deixei SOMENTE o Fortnite no PC, e parece que antes quando tava com 5 JOGOS tava melhor,

e eu tinha feito as mesmas coisas anteriormente, isso é muito estranho!!!

Eu acho que foi um VÍRUS que eu instalei no meu PC que deve ter deixado sequelas no PC igual o Covid 19, porque eu tentei formatar o pc e ele continua com FPS baixo

Eu peguei 20 vírus no meu PC e consegui remover todos, mas decidi formatar para limpar tudo, e ainda continua assim

Vamos novamente do inicio.

Você instalou o msi afterburner como te pedi?

É com base nesse programa que vamos tentar resolver esse problema.

O que você está fazendo é atirar para tudo que é lado para tentar resolver o problema, sem saber para onde você precisa acertar.

Não sei qual modelo da placa de vídeo, não sei qual o processador, quantidade de memória RAM, do exemplo abaixo mais, porém é isso é o cenário perfeito. 

"Placa de vídeo a quase 100% e espero que esteja o mais consistente possível, temperatura nota 10.

Uso de memória da placa de vídeo abaixo do que você possui sem estar muito no limite, está ótimo.

Uso de CPU está excelente e com um clock do processador alto, só faltou a temperatura do processador.

Uso de memória RAM, assim como a memória da placa de vídeo tem que está abaixo do que você tem sem estar muito no limite."

msi-afterburner-osd-v0-xj0bnv91olmc1.png

E não adianta ficar fazendo alterações do registro do windows, desabilitando aplicativos em segundo plano.

Você montou um computador, instalou o windows, instalou todos os driver, baixou seus jogo, e não precisa fazer mais nada, é só se divertir.

Agora você está falando que nunca teve problema de temperatura, mais tudo que um dia apresentou algum problema, antes do problema funcionava normal.

Exemplo: Você compra um carro zero km sem nem um problema e um dia ou outro vai apresentar algum defeito, é natural isso.

Vamos recapitular o que você tem que fazer, baixe o msi afterburner e configure ele para mostrar:

• Uso da placa de vídeo.
  • Temperatura da placa de vídeo.
  • Uso de VRAM (memória de vídeo).
  • Uso de processador.
  • Temperatura do processador.
  • Clock do processador.
  • Uso de memória RAM.
  • FPS.

Quando estiver dentro do jogo e assim que começar o problema tira um pint screen e cole aqui no fórum, que vamos ver qual é o item problemático.

Se não souber configurar o MSI afterburner é só ver o vídeo.

Coloque o @1lokos na conversa porque o cara é ninja nesse assunto.

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Apenas deixe o Windows trabalhar da forma que ele foi feito para trabalhar.

Desfaça essa configuração. NÃO MEXA no regedit a menos que você tenha certeza absoluta do que está fazendo. Posso te garantir que todas as configurações que você fez seguindo tutorias na internet são completamente desnecessárias e não irão te proporcionar ganho nenhum, fora que algumas irão causar o efeito contrário: deixar o seu PC mais lento.

Onde exatamente você foi para "deixar em prioridade máxima"? Nada disso é necessário amigo. Desfaça essa configuração também.

---

Você ativou o XMP/DOCP no BIOS da placa-mãe para fazer com que as memórias rodem a 3200MHz? Se não fez isso, é bem provável que elas estejam rodando numa frequência mais baixa (entre 2133MHz e 2400MHz).

---

Siga a orientação do colega @Edvaldo J. Frederico e tente jogar sem a lateral do gabinete. Problemas de aquecimento não necessariamente irão causar desligamentos, portanto, é um teste que pode ser feito.

Instale, também, o MSI Afterburner como dito anteriormente para monitorar o uso do hardware no geral.

Convoco a ajuda dos universitários para analisar essa questão de hardware x jogos mais a fundo.

@Banunin @Rio McCloud @KairanD @Mikhail Kosevich Volkov

Postado

Temperatura da GPU fica entre 53 e 55 graus no máximo com média de 32% de uso 

Usando 1GB da memória de vídeo 

CPU a média de 66 graus e 48% de uso com uma velocidade de 4150MHZ

Usando 8100MB de ram

E a média de FPS fica sempre entre 105 a 140 FPS no Máximo

Com alguns travamentos que atrapalham muito, também sinto a fluidez caindo demais

Parece que antes eu jogava num monitor de 240Hz e agora to jogando num de 60HZ

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, TutaMaster14 disse:

Temperatura da GPU fica entre 53 e 55 graus no máximo com média de 32% de uso 

Usando 1GB da memória de vídeo 

CPU a média de 66 graus e 48% de uso com uma velocidade de 4150MHZ

Usando 8100MB de ram

E a média de FPS fica sempre entre 105 a 140 FPS no Máximo

Com alguns travamentos que atrapalham muito, também sinto a fluidez caindo demais

Parece que antes eu jogava num monitor de 240Hz e agora to jogando num de 60HZ

Está muito baixo uso da placa de vídeo e de processador está meio elevado.

Baixe o programa 3d Mark e rode o teste "Time Spy" e veja se o teste gráfico se vai entregar na média de 8000 pontos.

Depois baixe o superposition e rode o preset 1080P Extreme e veja se vai entregar 5000 pontos, eu também possuo essa placa de vídeo igual a sua.

image.png

image.png

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, TutaMaster14 disse:

Fiz o teste de benchmark no Superposition e a pontuação foi de 5109 com fps de 40 média

Bom dia

Baixe o Cinebench R23 e faça o teste de stress do CPU por 10 minutos e monitore com hwmonitor e veja se o clock do processador se manter constantemente a 4.2Ghz e veja se a temperatura fica abaixo dos 90ºC.

https://www.guru3d.com/download/download-maxon-cinebench-r23/

https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

Cara eu ainda vou continuar batendo na mesma tecla que isso é problem de temperatura, pra tirar a prova é tão simples só remover a lateral do gabinete e se tiver um ventilado pode colocar ventilando para dentro do gabinete.

cinebench.jpg

@GabrielLV  @1lokos mais alguma ideia do que possa ser o problema do colega?

Postado

Eu tentei fazer o que o colega que tentou me ajudar disse, ativar o XMP na BIOS pois a memória suporta até 3200mhz mas está somente em 2400MT/S ai eu tentei mudar para 3200mhz, mas o PC não deu vídeo e tive que tirar e colocar de novo a bateria da placa-mãe para resetar a ********** que eu tinha feito

Fiz o teste, e a temperatura após 10 minutos chegou em 91 graus sim, mas isso foi o máximo que teve de temperatura, e em questão do clock ele se manteve bem constante em 3.9 a 4.0GHZ, em média 3940mhz.

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, TutaMaster14 disse:

Eu tentei fazer o que o colega que tentou me ajudar disse, ativar o XMP na BIOS pois a memória suporta até 3200mhz mas está somente em 2400MT/S ai eu tentei mudar para 3200mhz, mas o PC não deu vídeo e tive que tirar e colocar de novo a bateria da placa-mãe para resetar a ********** que eu tinha feito

Fiz o teste, e a temperatura após 10 minutos chegou em 91 graus sim, mas isso foi o máximo que teve de temperatura, e em questão do clock ele se manteve bem constante em 3.9 a 4.0GHZ, em média 3940mhz.

Foi o que pensei, o cooler do seu processador não está dando conta do recado.

Você está tende um leve CPU Throttling, isso acontece quando o processado chega um determinada temperatura então ele começa a reduzir o clock para tentar reduzir a temperatura.

Você só fez stress no processador agora quando você está dentro do jogo, a placa de vídeo joga ar quente na cara do cooler do processador.

Compre um AG400 que é para dar conta do recado nesse modelo de processador

cooler-para-processador-deepcool-gammaxx

• Obrigado 1
Postado

Como aumentar a frequência da minha memória RAM de 2400MT/S para 3200MHZ, eu tenho uma a520 da Revenger, um Ryzen 5 5500, 2x8GB Ram DDR4 Kingston Fury Beast 3200MHZ e uma RTX 3060 12gb com um SSD de 480GB Kingston e uma fonte NEXUS GAMER 700 ou 650W não lembro muito bem.

E um Windows 11 PRO Original

Eu tentei ativar na BIOS do PC de 2400mt/s para 3200mhz mas o PC não deu vídeo e tive que abrir ele e retirar a bateria da placa-mãe e colocar de novo, e sem querer acabei quebrando a trava da GPU e tive que deixar ela somente com os parafusos segurando, sem a trava, ai eu fiquei magoado e vim perguntar para vocês, se você tiver lendo isso, me ajude por favor!! 

Vale a pena ativar esse XMP? quantos FPS aumenta? Pode ser isso que tá causando FPS baixo?

• Membro VIP
Postado
19 minutos atrás, TutaMaster14 disse:

Se eu abrir o painel lateral ajuda? E em questão do XMP, vale a pena ativar??

Sim, ajuda você deixar a lateral do gabinete aberta.

Em algum jogo ou outro existe sim um pequeno ganho de desempenho ao habilitar o XMP.

O ganho é mais expressivo se você usar vídeo integrado.

• Membro VIP
Postado

@TutaMaster14 Por padrão, as memórias só funcionam na frequência máxima via XMP ou por overclock manual. Se você quer usar a memória no seu desempenho total, deverá ativar o XMP (ou DOCP em algumas placas).

23 minutos atrás, TutaMaster14 disse:

quantos FPS aumenta? Pode ser isso que tá causando FPS baixo?

Isso varia muito de jogo pra jogo. Em alguns jogos, a diferença é imperceptível, em outros, pode chegar a 20 ou 30FPS. O FPS baixo pode ter várias causas. Só testando pra saber. 

• Curtir 1
Postado
Em 09/06/2025 às 15:21, TutaMaster14 disse:

Comece comprando uma fonte de verdade.

Não há garantia nenhuma de que essa fonte da "Nexus Gamer" esteja entregando os 700W

Exemplo:

Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, Com Cabo, Preto - 306-7ZP2B22-CE0

Lista de marcas confiáveis de fonte de alimentação

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!