Ir ao conteúdo

Usar Memória virtual em SSD pode reduzir a vida útil dele?

Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Postado

Config do PC:

Processador: Pentium E5400 2.70Ghz

placa-mãe: Gigabyte G41M-ES2L

Memória: Kingston 4Gb (2x2Gb) 800Mhz DDR2

SSD: Crucial BX500 240Gb

SO: Windows 10 Pro.

Placa de vídeo: -----

Fonte: C3-Tech 500w 💣

recentemente eu coloquei um SSD Crucial BX500 240Gb nessa maquina, como ela é bem antiga, resolvi adicionar Memória virtual, faz pouco mais de 5-6 meses que esta em uso praticamente todos os dias 8-12 horas por dia ligado, sempre mantive o Firmware do SSD atualizado usando o programa da Crucial (Crucial Storage Executive), recentemente eu notei que a vida útil do SSD caiu "consideravelmente", durante esse tempo de uso caíram 4% de saúde, algo que eu pensei que aconteceria dentro de 1 ano ou mais, minha suspeita caiu em cima da Memória Virtual pois ja vi alguns dizerem que ela pode diminuir a vida útil do SSD, isso seria verdade? 

image.png.5e92c6a1d08b1f087b6d9b0c8a8f8466.png

Postado
8 horas atrás, Tiberio disse:

A vida útil do SSD está diminuindo rapidamente devido essa fonte genérica.

acredito que não, pois eu ja testei com um equipamento apropriado, e também com um multímetro e as tensões 5v são bem estáveis permanecendo na casa dos 5.0v e 5.1v, o problema da fonte são as tensões 12v que oscilam um pouco em cargas maiores. então nesse caso o problema não tem nada a ver com a fonte. estive pesquisando mais sobre o assunto, e acredito que o problema seja a Memória virtual, e também em grande parte o sistema de hibernação, irei desabilitar e ver como procede.

Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

Testou o ripple dessa fonte?

na 12v ficou com 80-90 mV, na 5v ficou com 45-50mV, que não seria prejudicial, sendo que isso acima de 350w e a maquina consome menos de 70w.

Postado

Quando a memória virtual está configurada para usar o SSD, e seu sistema frequentemente precisa utilizá-la (ou seja, você está com pouca RAM para suas tarefas), isso resulta em gravações constantes e intensas. Cada vez que o sistema move dados para o arquivo de paginação no SSD, ele está utilizando um ciclo de gravação das células de memória.

Ou seja, o uso intenso da memória virtual acelera esse desgaste.

• Curtir 2
Postado

12 horas atrás, Mascote01 disse:

na 12v ficou com 80-90 mV, na 5v ficou com 45-50mV, que não seria prejudicial,

O ideal seria abaixo de 35mV na linha de 5v, está aí o problema.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, FoxBlack disse:

Quando a memória virtual está configurada para usar o SSD, e seu sistema frequentemente precisa utilizá-la (ou seja, você está com pouca RAM para suas tarefas), isso resulta em gravações constantes e intensas. Cada vez que o sistema move dados para o arquivo de paginação no SSD, ele está utilizando um ciclo de gravação das células de memória.

Ou seja, o uso intenso da memória virtual acelera esse desgaste

foi o que eu imaginei, agradeço o comentario.

5 horas atrás, Tiberio disse:

O ideal seria abaixo de 35mV na linha de 5v, está aí o problema

50mV na linha 5v ainda é aceitável. fontes com 35mV na linha 5v são de altíssimo desempenho, com selo TecLab e Cybernethics, com custo muito elevado, algo que é desnecessário para este setup que já esta mais que "no fim da vida", o problema mesmo era a memória virtual, a qual eu já desabilitei e não percebi nenhum impacto no desempenho, acredito que o problema já esteja resolvido, vou ficar monitorando

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Mascote01 @FoxBlack O uso da memória virtual (no caso do Windows ela é o pagefile.sys, e no Linux é uma partição dedicada chamada "swap") é necessário para o uso de tarefas internas do Sistema Operacional (como no caso da coleta dos despejos de memória em caso de erros no Windows) e várias tarefas internas. Independente do computador ter 1GB ou 128GB de RAM, tanto o Windows quanto o Linux precisam da memória virtual para funcionar corretamente.

Em 16/06/2025 às 08:50, FoxBlack disse:

Quando a memória virtual está configurada para usar o SSD, e seu sistema frequentemente precisa utilizá-la (ou seja, você está com pouca RAM para suas tarefas)

Houve um equivoco na sua explicação. O sistema operacional irá utilizar a memória virtual independente de ser um HD, SSD ou até mesmo um microSD. Toda e qualquer tarefa envolvendo escrita de dados na unidade de armazenamento irá fazer com que ela se desgaste (seja a instalação de um programa, a criação de um arquivo pessoal, a criação de arquivos temporários dos navegadores etc)., isso não acontece somente quando se está usando SSD.

O detalhe é que a memória virtual, além de ser utilizada para tarefas internas do sistema, ela também é utilizada quando uma aplicação precisa de memória RAM a mais e o computador não tem essa quantia para fornecer, então o computador automaticamente irá usar a memória virtual como RAM independentemente de ser um HD ou SSD. Ou seja, nos casos onde o uso de memória virtual é muito intenso, isso indica que o usuário está usando aplicações que demandam muita memória, e o computador não possui a quantidade suficiente para fornecer a aplicação, portanto, a memória virtual será usada.

Em 15/06/2025 às 09:52, Mascote01 disse:

minha suspeita caiu em cima da Memória Virtual pois ja vi alguns dizerem que ela pode diminuir a vida útil do SSD, isso seria verdade? 

Como dito anteriormente, o uso da memória RAM é necessário em todo e qualquer sistema operacional independente de quanta RAM você tenha. E sim, o uso dela fará com que o SSD se desgaste assim como qualquer outra tarefa que envolva escrita de dados. Até mesmo a atualização automática de programas causa desgaste pelo simples fato de envolver escrita de dados no SSD.

faz pouco mais de 5-6 meses que esta em uso praticamente todos os dias 8-12 horas por dia ligado

durante esse tempo de uso caíram 4% de saúde, algo que eu pensei que aconteceria dentro de 1 ano ou mais

A % de saúde do SSD medida pelo CrystalDiskInfo faz referência ao TBW, que é a quantidade de dados que você já escreveu na unidade e o quanto já foi desgastado com relação ao valor informado pelo fabricante. Isso não tem nada a ver com o tempo de uso. Mas sim, tem a ver com a quantidade de dados que você já escreveu na unidade seja com downloads de jogos, arquivos, musicas, programas, atualizações automáticas do S.O. e/ou programas, TODA E QUALQUER atividade que envolva escrita de dados no SSD irá causar desgaste na unidade. Isso não é exclusividade da memória virtual, e é um erro achar que ela deve ser desativada por conta disso.

image.png.5e92c6a1d08b1f087b6d9b0c8a8f8466.png

Novamente: O valor informado pela % do status de saúde faz referência ao TBW (Total Bytes Written), que significa quantos dados o fabricante garante que podem ser escritas na unidade antes de ela perder a garantia (não significa que ela irá pifar, apenas que a garantia do fabricante irá acabar).

O crucial BX500 de 240GB tem um TBW de 80TB:

image.png

https://br.crucial.com/SSD/bx500/ct240bx500ssd1

Isso significa que, dos 80TB de escrita de dados que o seu SSD suporta, em 6 meses, ele já escreveu 4% deste valor (80 * 0,04 = 3,2TB), ou seja, nesses 6 meses (novamente: incluindo TUDO o que envolve escrita de dados: de downloads de arquivos, jogos, programas, musicas, a instalação do S.O., atualizações automáticas e a criação automática de arquivos de cache) você já gastou 3,2TB do seu SSD.

Significa basicamente que você gastará, em média, 6,4TB do SSD por ano, significando também que o SSD levará aproximadamente 12 ANOS para que você desgaste 100% dele apenas com escrita de dados.

Resumindo: Não se preocupe com a memória virtual e nem com o desgaste do seu SSD pois os valores que você mesmo informou indicam que ele está normal.

Usando de exemplo um SSD meu, da mesma marca e modelo que o seu, e eu o comprei em 02/12/2021:

image.png

image.png

Faz cerca de 3 anos e  6 meses que eu adquiri este SSD, e eu já gastei 28% da saúde dele. Isso quer dizer que eu escrevo em média 7,7TB de dados por ano nesta unidade, e se seguir este ritmo, eu levarei aproximadamente 10 anos para gastar 100% do TBW, que é quase o mesmo tempo de desgaste do seu SSD.

• Curtir 3
Postado
3 minutos atrás, GabrielLV disse:

@Mascote01 @FoxBlack O uso da memória virtual (no caso do Windows ela é o pagefile.sys, e no Linux é uma partição dedicada chamada "swap") é necessário para o uso de tarefas internas do Sistema Operacional (como no caso da coleta dos despejos de memória em caso de erros no Windows) e várias tarefas internas. Independente do computador ter 1GB ou 128GB de RAM, tanto o Windows quanto o Linux precisam da memória virtual para funcionar corretamente.

Houve um equivoco na sua explicação. O sistema operacional irá utilizar a memória virtual independente de ser um HD, SSD ou até mesmo um microSD. Toda e qualquer tarefa envolvendo escrita de dados na unidade de armazenamento irá fazer com que ela se desgaste (seja a instalação de um programa, a criação de um arquivo pessoal, a criação de arquivos temporários dos navegadores etc)., isso não acontece somente quando se está usando SSD.

O detalhe é que a memória virtual, além de ser utilizada para tarefas internas do sistema, ela também é utilizada quando uma aplicação precisa de memória RAM a mais e o computador não tem essa quantia para fornecer, então o computador automaticamente irá usar a memória virtual como RAM independentemente de ser um HD ou SSD. Ou seja, nos casos onde o uso de memória virtual é muito intenso, isso indica que o usuário está usando aplicações que demandam muita memória, e o computador não possui a quantidade suficiente para fornecer a aplicação, portanto, a memória virtual será usada.

Como dito anteriormente, o uso da memória RAM é necessário em todo e qualquer sistema operacional independente de quanta RAM você tenha. E sim, o uso dela fará com que o SSD se desgaste assim como qualquer outra tarefa que envolva escrita de dados. Até mesmo a atualização automática de programas causa desgaste pelo simples fato de envolver escrita de dados no SSD.

Se 

A % de saúde do SSD medida pelo CrystalDiskInfo faz referência ao TBW, que é a quantidade de dados que você já escreveu na unidade e o quanto já foi desgastado com relação ao valor informado pelo fabricante. Isso não tem nada a ver com o tempo de uso, tem a ver com a quantidade de dados que você já escreveu na unidade seja com downloads de jogos, arquivos, musicas, programas, atualizações automáticas do S.O. e/ou programas, TODA E QUALQUER atividade que envolva escrita de dados no SSD irá causar desgaste na unidade. Isso não é exclusividade da memória virtual, e é um erro achar que ela deve ser desativada por conta disso.

Novamente: O valor informado pela % do status de saúde faz referência ao TBW (Total Bytes Written), que significa quantos dados o fabricante garante que podem ser escritas na unidade antes de ela perder a garantia (não significa que ela irá pifar, apenas que a garantia do fabricante irá acabar).

O crucial BX500 de 240GB tem um TBW de 80TB:

image.png

https://br.crucial.com/SSD/bx500/ct240bx500ssd1

Isso significa que, dos 80TB de escrita de dados que o seu SSD suporta, em 6 meses, ele já escreveu 6% desse valor (80 * 0,04 = 3,2TB), ou seja, nesses 6 meses (novamente: incluindo TUDO o que envolve escrita de dados: de downloads de arquivos, jogos, programas, musicas, a instalação do S.O., atualizações automáticas e a criação automática de arquivos de cache) você já gastou 3,2TB do seu SSD.

Significa basicamente que você gastará, em média, 6,4TB do SSD por ano, significando também que o SSD levará aproximadamente 12 ANOS para que você desgaste 100% do seu SSD apenas com escrita de dados.

Resumindo: Não se preocupe com a memória virtual e nem com o desgaste do seu SSD pois os valores que você mesmo informou indicam que ele está normal.

Usando de exemplo um SSD meu, da mesma marca e modelo que o seu, e eu o comprei em 02/12/2021:

image.png

image.png

Faz cerca de 3 anos e  6 meses que eu adquiri este SSD, e eu já gastei 28% da saúde dele. Isso quer dizer que eu escrevo em média 7,7TB de dados por ano nesta unidade, e se seguir este ritmo, eu levarei aproximadamente 10 anos para gastar 100% do TBW, que é quase o mesmo tempo de desgaste do seu SSD.

muito bem explicado, agradeço imensamente!  entendo que deve estar tudo certo com o SSD, quando eu tentei desabilitar a Memória virtual, eu queria desabilitar completamente, mas o sistema não deixou e exigiu 1402Mb de Memória virtual, e eu deixei assim, pra ser sincero, não notei NENHUMA perda de desempenho no computador e acho que vou deixar dessa maneira pois eu havia configurado Memória virtual anteriormente apenas por curiosidade mesmo, adicionei como fui recomendado em alguns outros fóruns e alguns vídeos, coloquei o dobro do que tenho de RAM, então adicionei 8192MB, por enquanto vou deixar do jeito que esta com os 1402Mb sugeridos pelo Windows, o computador esta sendo usado somente para atividades básicas mesmo, nada muito exigente, agradeço novamente por dedicar o seu tempo!

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, GabrielLV disse:

e no Linux é uma partição dedicada chamada "swap"

Pequena adição: é possível usar arquivos de swap no Linux também dentro dos sistemas de arquivos tradicionais. Só não é comum as distribuições usarem -- o Ubuntu ao menos usa de uns tempos para cá. Meu Arch Linux:

$ swapon
NAME  TYPE SIZE USED PRIO
/swap file   8G   0B   -2

(sendo / o sistema de arquivos Btrfs onde está a instalação)

Para um contexto de como é importante ter swap no Linux, aqui tem um bom texto:

https://chrisdown.name/2018/01/02/in-defence-of-swap.html

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!