Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico de discuções e opiniões sobre OPN da Intel


Edu_Gnipper

Posts recomendados

"ya bacano alguem me sabe responder a uma koisa qual e o melhor programa ou fixeiro pa xacar musikas etc........ "

cara, aqui é sobre processadores intel, não sobre programas de compartilhamento e download de musica... :tantan:

o que você quer é isso:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/24-programas/

internet > software. não se esqueça! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So uma observação:

Quanto a perda numérica da AMD quanto a INTEL:

A intel usa clocks muito altos e em parte isso é bom, é velocidade.

Mas não podemos esquecer que os CPU's da AMD tem clocks mais baixos e mesmo assim tem um desempenho semelhante e dependendo da aplicação (como jogos) melhor. Isso já é devido a arquitetura e a otimização das instrucões do CPU. Os pentium 4 tem (aproximadamente) 20 estagios, os Athlon usavam aproximadamente 12 e tinham o mesmo desempenho.

Na teoria quanto mais estagios melhor mas se houver um erro de calculo por parte do processador ele vai ter uma lentidão.

O fato do alto número de estagios tambem causou o alto clock pois um Pentium 3 era mais rápido que um Pentium 4 de mesmo clock por causa deste numero a mais de estagios. Quanto mais estágios mais lentidão, solução: altos clocks (altas temperaturas).

A propria intel viu que isto não é tão vantajoso assim (prova disso o Pentium M) e agora vai mudar totalmente sua arquitetura.

Procurem comparativos de Pentium M x Pentium 4: Grande diferença de clock mas semelhante desempenho.

Gosto de AMD e INTEL, duas empresas muito competentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcio Figueiredo@31 de maio de 2005, 10:40

Cara tenho uma dúvida que fico com duvida em onde postar, me desculpem moderadores mas j´apostei a mesma pergunta no tópico sobre HT, mas é mais em cima de FSB mesmo

Estou querendo saber mais sobre FSB, pensei em abrir um tópico, mas as duvidas envolviam processadores e placa-mãe.

IMPORTANTE:

Lí no Globo que a placa-mãe precisa ter o FSB (front side bus) compatível com o processador pois se este tiver o FSB maior que o da placa-mãe, vai rodar no FSB da própria placa, perdendo assim, o processador, algum desempenho.

Bom tudo o que sei sobre FSB é isso, pesquisando captei que (posso estar errado) é a freqüência com que dados são transferidos pelo barramento da placa-mãe e que esse numero é relevante a capacidade de processamento externo do processador como nos casos dos P4 HT que aparecem aí com 800 MHz.

tenho um P4 2.26GHz e no setup ele indica 133Mhz na frequency ratio (esse nome em especial eu não lembro, desculpem, são tantos). Esse 133MHz é onde caso eu botasse para 100MHz o processador trabalharia em 1.7GHz.

***

Então esse 133MHz é o FSB do meu sistema?????

***

Há P4 HT com 800MHz, mas isso é por causa dos "dois" processadores no núcleo, cada um com 400MHz??

***

E quanto as memórias serem DDR400 ou DDR500 fazem alguma diferença nesse processo de FSB?

Obrigado

Quanto o FSB, o sistema (processador e memoria) vão trabalhar sempre com o mais baixo.

Se você tiver um cpu com 800MHz no FSB mas estiver usando duas memorias DDR333 o sistema não vai trabalhar realmente nos 800 e sim um pouco abaixo, que seria 533 e as memorias ficariam a 320MHz. Se o barramento do chipset não suportar os 800MHz tambem vai trabalhar abaixo.

Para usar o melhor desempenho possivel é nescessario pensar no conjunto Processador/memoria. 800MHz será usado com duas DDR400 em Dual Chanel.

No seu caso o que você alterou foi a freqüência da CPU (133x multiplicador) e não o barramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
Postado Originalmente por c0V3Ro@16 de novembro de 2005, 15:21

q eu saiba centrino é plataforma, núcleos são banias e dothan e futuramente yonah.

Centrino é um núcleo usado no Pentium M,quanto aos que falam:"Celeron Centrino" estão enganados...

Ah..Esta lista dos Pentiuns M está desatualizada?Não acredito que ainda estamos nos Pentiuns M tops de linha de 2000mhz e 1730 mhz :blink:

-> 1730 MHz, FSB 533 MHz (133 MHz quadpumped), multiplicador 13.0x, cache 32KB L1 & 2MB L2, 1.484 Vcore

-> Modelo 755: 2000 MHz, FSB 400 MHz (100 MHz quadpumped), cache 32KB & 2MB L2

PS:Considerei o modelo 770(170 mhz) apesar do clock baixo por causa do melhor barramento do P-M :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal uso um P4 2.8GHZ Northwood 512 l2 cache 800mhz bus eu particulamente adoro ele já usei um athlon xp 2000+ palomino um fogão um forno o processador tudo depende de como o processador foi montado falam mal do prescoot sei la como escreve um amigo meu tem um 3.2GHZ presscot com 2mb de cache a temperatura em idlle é 38 39 full 48 com gabinete fubeca leadership com fonte generica tudo depende da montagem além do mais o cooler dele é box :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por supersonix@27 de dezembro de 2005, 01:24

:huh: Esatria o Enéias considerando os "KuOPS" do L1 Code ao dizer que o Pentium 4 tem 158KB de cache L1?

O L1 da Intel é diferente do L1 AMD, ao invés de ter um L1 de dados e outro de instruções, tem um cache L1 de dados que varia de 8 KB, 16 KB... E tem cache L1 de execução de 12.288 Microinstruções ( que segundo um dos engenheiros que projetou o Pentium 4, cada microinstrução dessa tem aproximadamente 100 bits ). Como chegamos ao valor de 158 KB do Cache L1? E os 166 KB atuais?

100 bits / 8 = 12,5 bytes

12,5 bytes * 12.288 ( microinstruções ) = 153.600 bytes

153.600 bytes / 1024 = 150 KB + 8 KB ( dados ) = 158 KB ( efetivos ).

150 KB ( microinstruções ) + 16 KB ( dados ) = 166 KB ( efetivos ).

Abraços.

Postado Originalmente por SpellForce@26 de dezembro de 2005, 11:51

Centrino é um núcleo usado no Pentium M,quanto aos que falam:"Celeron Centrino" estão enganados...

http://forum.clubedohardware.com.br/index....dpost&p=1519890

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Enéias, não sei o tamanho de cada uop, mas certamente não são 100bits (100 bits por um pacote de 3 é um chute razoavel), e não da para fazer a equivalencia entre o cache L1 do PIV e dos demais processadores pelos kb, uma instrução

mov eax, ebx

vira 1 uop depois de codificada, já

add [ebx+ecx*4+876], eax

vira 6 uops, por isso é complicado fazer essa equivalência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, 'tomara' que AMD fique com o AM2 por um bom tempo...

Mas vocês não lembram da dança dos soquetes Intel?

423 RAMBUS (Willamette e Willamette-128 se não me engano) -> 423 (Willamette e Willamette-128) -> 478 (Alguns Willamette, Northwood-128 e os Northwood, também se não me engano XD)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Diego Bittencourt@28 de dezembro de 2005, 02:23

É, 'tomara' que AMD fique com o AM2 por um bom tempo...

Mas vocês não lembram da dança dos soquetes Intel?

423 RAMBUS (Willamette e Willamette-128 se não me engano) -> 423 (Willamette e Willamette-128) -> 478 (Alguns Willamette, Northwood-128 e os Northwood, também se não me engano XD)

ah não se esqueça do 775 :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Para pentium II vejam a tabela abaixo, acabei de criá-la em 2005:

Clock

233MHz

266MHz

300MHz

333MHz

350MHz

400MHz

450MHz

FSB

66

66

66

66

100

100

100

Socket

Slot 1 S.E.C.C

Slot 1 S.E.C.C

Slot 1 S.E.C.C

Slot 1 S.E.C.C

Slot 1 S.E.C.C S.E.C.C.2

Slot 1 S.E.C.C S.E.C.C.2

Slot 1 S.E.C.C S.E.C.C.2

Multiplicador de Clock

3,5

4

4,5

5

3,5

4

4,5

RAM Máxima

64GB

Transistores mícron

7,5 milhões - 0,35

tensão

2.8V

Cache

512KB

Lançamento

mai/97

mai/97

mai/97

jan/98

abr/98

abr/98

ago/98

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Não. Além do Celeron D, os processadores que usam o LGA775 são: Pentium 4 HT, Pentium 4 Extreme Edition, Pentium D, Pentium Extreme Edition, Core 2 Duo e Core 2 Extreme.

Sera que se escrevesse mos uma carta (le se email) a intel, nos seria fornecido essas informaçoes "extras"?

Acho que tentarei , hmm... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...