Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

COOLER EM HD VALE A PENA?


Posts recomendados

desculpa entrar no topico sem ajudar na resposta, mas é que eu também tenho a MESMA duvida

deixo ate meu gabinente aberto por causa disso

eu tenho 2 hds e meu gabinente tem 4 baias, ou seja: é BEM VENTILADO

mas ainda assim me sinto inseguro porque NUNCA desligo o meu PC

agora vou comprar OUTRO HD ainda e acho que vou ter que comprar um cooler, dizem que custa uns 20 reais :bored:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Bom, no meu Gabinete, eu utilizo coolers para refrigerar os HD's, só que desses mesmo para HD, utilizo os que montei no meu Case, que ficam na frente dos HD's, assim, o ar passa entre eles, puxando o ar frio de fora para dentro, nesse caso, ajudou a resfriar a temperatura sim, mas quanto aqueles específicos para HD, que são adicionados na parte inferior dele, não posso comentar muito, pois ainda não utilizei, uns falam que ajuda muito, outros não, penso eu que não vai depender apenas deles, pois esses coolers vão pegar o ar de dentro do gabinete, e se o ar lá dentro, estiver quente, possivelmente eles vão jogar ar quente nos Hd's, o que podem deixá-los de temperatura mais elevada ainda.... vai depender do caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem eu também uso... Mas os meus cooler são acionados por um painel de controle que eu fiz e alimentados por uma fonte externa...

Eu só ligo o cooler do hd quando estou jogando e particularmente, não senti diferença...

Acho que serve mais para os hds SCSI... pois rodam a 10000 rpm...

valeu

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olhe, é meio palpite, é meio dúvida.

Eu uso coolers de HD para refrigerar os dois que eu tenho, contudo, há também um cooler frontal no gabinete, que provavelmente é quem orienta melhor o fluxo de ar, só não tenho meio certeza de até onde isso faz diferença, se quem está sendo eficaz é o frontal os os dos HDs. O Smart tem realizado leituras positivas atualmente.

Só complementando, acho que é importante observar a disposição dos cabos dos HDs, para garantir que haja um fluxo de ar adequado. Eu, por exemplo, inverti a posição dos HDs e coloquei os conectores para a frente do gabinete, de maneira que os cabos passem pelo "lado oculto" do gabinete. Já ventila melhor.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pc uma época, no verão, começou a travar na tela de abertura do Windows. Eu resetava e cada vez ele ia menos e travava. Fiquei indignado com a situação e, ao abrir a maquina, descubri que meu HD estava mais quente que chapa de fritat ovo.

Resolvi dar um jeito à la 'Miguelão'. Passei na Digimer e comprei 2 dessas belezinhas: <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.digimer.com.br/images/gd/2755.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>.

Cheguei em casa, coloquei pasta térmica em cima do HD (não me linchem, funcionou!!) e coloquei o primeiro Fan em contato com a pasta essa. Arrumei ele direitinho com arames e no sentido fora-dentro, puxando ar.

Embaixo do HD, fixei o outro fan no outro sentido, empurrando o AR.

Bom, todo case tem aquele vão na frente certo? Minha ideia era de que o fan debaixo (quanto mais abaixo, mais frio o ar está) empurrasse o ar pra esse vão, que subiria e seria puxado pelo fan de cima, passando acima do HD, e criando assim um fluxo de ar.

Acho que exagerei, e sei que é isso que vão me dizer, mas eu não gastei 80 conto em cooler especial para HD e resolvi meu problema. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho um cooler desses, mas eu vi em algum site(não lembro qual) que esses coolers podem ser até prejudiciais para o HD.

O artigo que li dizia que os HDs são montados de forma que haja a menor vibração possível, e se voce colocar um cooler desses, que normalmente vai ser parafusado no próprio HD, pode aumentar a vibração do HD comprometendo a vida util do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que não há unanimidade.

De qualquer maneira, penso que os coolers de HD são úteis, devendo ser monitorados constantemente, para ver se não estão vibrando, se as ventoinhas estão funcionando, se não há poeira nem umidade.

Caso, portanto, a ser ainda observado.

A propósito, GMergel: tais coolers de HD (há os da AKASA) não passam de vinte e cinco a trinta reais...

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que não há unanimidade.

De qualquer maneira, penso que os coolers de HD são úteis, devendo ser monitorados constantemente, para ver se não estão vibrando, se as ventoinhas estão funcionando, se não há poeira nem umidade.

Caso, portanto, a ser ainda observado.

A propósito, GMergel: tais coolers de HD (há os da AKASA) não passam de vinte e cinco a trinta reais...

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler pra HD só é util pra aqueles hds, que sobrem de super aquecimento, como alguns maxtor, que viram verdadeiros ferros de passar roupa...

O artigo que li dizia que os HDs são montados de forma que haja a menor vibração possível, e se voce colocar um cooler desses, que normalmente vai ser parafusado no próprio HD, pode aumentar a vibração do HD comprometendo a vida util do mesmo.

Realmente o hd é sensivel a pancadas, mas creio que os cooler de hd não sejam tão prejudicial assim. porque eles geralmente funcionam a rpm menores, que os coolers para processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho q não não adianta muito... ja usei e não gostei..... meu pc é muito ventilado.... ou seja muito ar entrando e muito saindo... ele pega muita sujeira e joga direto no hoje.... em um mes de uso fica uma camada la...alem q depois de um tempo ele pode vibrar....

só vale a pena pa quem tenho hd q esquenta d+

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOM QUANTO MAIS BAIXA A TEMPERATURA EM QUAQUER QUE SEJA O COMPONENTE DO COMPUTADOR MELHOR MAS GENTE VOU DEIXAR CLARO UMA COISA PRA vocês PASTA TERMICA SÓ É UTIL QUANDO É USADO UM DISSIPADOR SOZINHO OU EM O DISSIPADOR EM CONJUNTO COM UM COOLER , SE FOSSE ASSIM EU EMPLASTAVA MEU PC DE PASTA DE FORA A FORA .

:chicote:

EU SÓ TÔ FALANDO ISSO POR QUE FOI CITADO AQUI NO TÓPICO E TAMBÉM MUITA GENTE ENCHE O COMPUTADOR DE PASTA ACHANDO QUE VAI RESFRIAR MAIS, EUJÁ VI UNS CARAS QUE ENCHERAM ATÉ MEMORIA RAM DE PASTA TERMICA. RZS RZS RZS RZS :priv:

FALOU GALERA :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pasta térmica só serve para aumentar o contato do processador com dissipador. Ela não resfria nada não. :wacko:

Agora sobre o cooler de HD, eu tenho um Seagate de 40Gb 7200RPM, e ele fica por volta de 35º com o gabinete aberto.

Como é a terceira vez que o cooler do HD quebra, e fora que faz um ruido desproporcional a sua potência, resolvi descartá-lo.

O que pretendo fazer, é comprar uma chapa metálica do tamanho do HD, e fazer um buraco pra colocar uma fan de 80mm 2000 RPM assoprando pro HD. Creio que essa seja a solução mais barata, eficiente, silenciosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por And.Felipe@25 de julho de 2005, 14:02

tenho a mesma dúvida, mas será que um dissipador como esse é besteira?

http://www.waz.com.br/cooler/zalman_dissip...p?codprod=87170

é muito mais caro que o cooler, mas será que ajuda a baixar a temp. ou é besteira?

Eu acho que esse cooler é uma tremenda besteira. Ainda mais por R$ 115,00, isso é um asauto a mão armada, Deus me livre.

T+

Anderson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adntorres@25 de julho de 2005, 21:27

Eu acho que esse cooler é uma tremenda besteira. Ainda mais por R$ 115,00, isso é um asauto a mão armada, Deus me livre.

T+

Anderson.

Se fopr nesse preco ai eu concordo num vale a pena mesmo não ! A não ser que seja um caso super extremo e se isso ai funciona!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por maddog_br@01 de março de 2005, 13:59

uso esses cooler recentemente e a temp do meu HD baixou 8º com eles. Eu não deixo  de usa-los mais

Eu digo a mesma coisa, aqui no meu hd maxtor que esquenta bastante baixou a mesma coisa, e eu tambem evito não utilizar o cooler pra hd, porque num momento que usa bastante o hd, como desfragmetanção, aumenta a perfomance e a vida util a longo prazo. Se o seu hd for do tipo que não esquenta muito, talvez só faça um barulho a mais no gabinete, mas no meu caso é quase essencial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, cooler no hd é muito importante, para MEU hd, por que aqui em Cuiaba faz 35° de dia e 30º de noite, o hd esuqenta pra burro, de não se aguentar ficar com o dedo + de 10 segundos ( sem exageros). dai comprei um cooler pra hd de 20 verdinhas, e o hd fica geladinho, muito bom...recomendo muito, mas para essa turma do sudeste e sul que não conhece + de 29º, não faz diferença mesmo. principalmente com muito fluxo de ar. e, muito pelo contrario de que muitos pensam, o cooler DEVE ficar em baixo, na placa controladora, pois quem mais sofre com temperatura é ela, e não o disco em sí, apesar deste esquentar bem mais e, quando o ar bate na placa, o hd vai se resfriando por completo, desde a placa até a parte superior. evitem perder seus hd`s por alta temperatura, o disco em si pode estar morno, mas quem "derrete" primeiro é a placa. :chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!