Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferro de solta


fingers_rock

Posts recomendados

Tenho um ferro de solda da marca FAME no qual consigo fazer reparos em alguns produtos eletrônicos como afinadores de instrumentos, rádios, etc... porém eu fui trocar uns capacitores de uma placa FastFame 8vtaa+ e este soldador não conseguiu derreter a solda que prendia estes capacitores. Qual o soldador recomendado para fazer este tipo de solda nas placas mãe ?

parece que a solda é um pouco mais dura.... não sei ao certo

aguardo respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa solda de placa-mãe e FO.DA de sair !!! eu uso um ferro de 50W mas coloco solda no bico e ponho nos terminais e vou pondo mais ate ela se dissolver e se misturarem e assim eso por o sugador , lembrando que não pode demorar muito nisso hein tem q ser bem rápido pra não keimar a trilha da placa q e bem fininha!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As placas mães usam um liga de solda sem chumbo com ponto de fusão maior que esta que usamos. Outro detalhe é que seu ferro perde calor para os diversos layers da placa mãe, por isso a dificuldade. O ideal é usar uma estação de solda, ou para nós mortais um ferro de soldacomo o medx disse. Eu tenho um da merca Hikari muito bom.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Eu uso um ferro de 30W (Fame!) e realmente nunca encontrei problemas sério para derreter a solda. Às vezes precisa uma insistência maior. Ás vezes aparece uma solda mais casca grossa.

PS: Evitem falar Watagem e corrente, isso não existe, o certo é Potência e Corrente. Já vi um pessoal cometendo esses erros

:joia:

tensão tb é ruim, prefiram tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra reparos em placas mãe e outros circuitos SMD é melhor um soprador termeco mesmo ou uma estação de solda como disse o amigo ali em cima !! esse negocio de ficar forçando a solda pode estragar esses delicados componentes bem como a propria placa ! e se uma trilha dessas soltar ja viu a zica que é pra arrumar ! sem falar que sempre fica um serviço horrivel recupera-las !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é a solda ou o Fluxo de solda, e sim o tipo de peça que está soldada dependendo do calibre dos terminais ou trilhas que se encontra soldado a dissipação de calor é maior, naquele local, o ideal é usar um ferro de de no máximo 40 wats agora se for difícil tente um ferro com mais potencia mas só naquele componente que se tem dificuldade de derreter o fluxo......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega:

Sou técnico eletrônico e trabalho há bastante tempo com solda e soldadores e posso talvez te ajudar:

1- Coloque um pouco de estanho nos terminais do componente a ser dessoldado, isto ajuda a aumentar a temperatura em cima do terminal, tendo em vista que às vezes pode haver um pouco de oxidação.

2. Para dessoldar componentes "smd" existe no mercado uma malha de cobre (utilize a fina) que ajuda a retirar o excesso de solda facilitando o trabalho e evitando assim um superaquecimento da placa com possivel ruptura das trilhas da placa.

3. Cuidado ao utilizar o sugador comum, pois, se houver temperatura excessiva ele pode sugar a trilha juntamente.

4. Procure utilizar um ferro de solda entre 30 e 40W.

Bom trabalho

Fernandez13

Editado por conter erros de linguagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fernandez13@17 de abril de 2005, 18:12

Colega:

Sou técnico eletrônico e trabalho há bastante tempo com solda e soldadores e posso talvez te ajudar:

1- Coloque um pouco de estanho nos terminais do componente a ser dessoldado, isto ajuda a aumentar a temperatura em cima do terminal, tendo em vista que às vezes pode haver um pouco de oxidação.

2. Para dessoldar componentes "smd" existe no mercado uma malha de cobre (utilize a fina) que ajuda a retirar o excesso de solda facilitando o trabalho e evitando assim um superaquecimento da placa com possivel ruptura das trilhas da placa.

3. Cuidado ao utilizar o sugador comum, pois, se houver temperatura excessiva ele pode sugar a trilha juntamente.

4. Procure utilizar um ferro de solda entre 30 e 40W.

Bom trabalho

Fernandez13

Editado por conter erros de linguagem

Colega concordo com você mas este procedimento é pra dessoldagem de SMD

Para local de componentes com muitas dissipações se você colocar mais solda você vai fazer no local uma escadinha de solda e vai ficar pior ainda, no local tem que mudar o soldador usar um com mais potencia...........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse é um assunto sem fim ! pois cada um prefere uma maneira de trabalhar! coisa que so se adquire com a pratica ! ate agora todos os posts estão certos ! mas você vai ter que tentar ate adquirir "pratica" ai você vai se dar bem com um ou outro metodo ! mas você precisa saber todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ISO9K@21 de abril de 2005, 11:25

Usar um maçarico em placa mãe só faltava essa kkkkkkkkkkkk..... :D

eu nunca usei em placa-mãe, to falanu q ele é bom pra soldas pesadas (tipo a do motor d partida do meu carro),

outra coisa o fogo não pega na solda o q pega é a ponta d ferro q ele tem.

vou procura uma imagem, c eu achar, eu posto

até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fingers_rock,

também gostaria de saber como se recupera trilhas, um amigo me ensinou +- , daí tentei, estanhando um micro fio, só q fiz uma M daquelas...rs. Existem outros métodos? Quem souber nos ensine porque eu não posso ver uma trilha danificada q dá uma vontade louca de recuperá-la...rs, como?

Abraços :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!