Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fans caseiro


Rafael Coelho

Posts recomendados

galera consegui eu num estava me ligando direito nas ligaçoes ali

mas funcionum perfeito OBS ( não consegui potenciometro de 1K aqui na minha cidade ai coloquei o de 10K previsorio mas funcionou bem )

Valeu por passar seu esquema ai pra galera t +++++++ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Uma vez eu construí um controlador assim, só queria fazer algumas observações:

A tensão máxima passada pros fans nunca vai alcansar os 12V porque os transistores causam uma queda de tensão, vai ficar por volta dos 11,6 mas isso nem importa tanto.

Usem 1 conjunto trasistor/potênciometro para cada fan porque se vocês ligarem mais de um fan em um único transistor a velocidade dos dois não vai ser sempre a mesma e um vai para antes do outro.

O projeto ficou bem legal, muito bonito e organizado parabéns!

A, e quem tinha falado em botar uma chave liga/desliga, eu acho que ficava até melhor usar potenciômetros com interruptor, que nem esse que existem em alguns rádios pequenos, em que você desliga quando baixa todo o volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só para constar, tentei fazer com a sua ligação dos componentes, e só consegui queimar três transistores, pois a ligação estava assinalada errada no teu esquema.

Segue imagem com o esquema correto. Pode ser qualquer transistor regulador, se perguntar nas lojas especializadas, dirão que tem vários tipos, e o potênciometro tem de ser de 10k.

attachmentid=1170]

post-41097-1388489818664_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Famen@26 de outubro de 2005, 02:24

Só para constar, tentei fazer com a sua ligação dos componentes, e só consegui queimar três transistores, pois a ligação estava assinalada errada no teu esquema.

Segue imagem com o esquema correto. Pode ser qualquer transistor regulador, se perguntar nas lojas especializadas, dirão que tem vários tipos, e o potênciometro tem de ser de 10k.

attachmentid=1170]

O esquema do Rafael está corretissimo é aquilo mesmo você fez de outra forma, eu fiz o do Rafael e funciona perfeitamente, esse que você fez Faemem é com regulador de tensão e não transistor, são diferentes regulador de tensão regula a tensão para uma tensão pré estabelecida o regulador 7805 regula para 5V o 7809 para 9V e o transistor trabalha como chaveador de acordo com a passagem da corrente o transistor libera mais ou menos corrente.

Regulador e transistor são iguais mais funcionam totalmente diferente.

Quando ao potenciometro aquele do esquema do Rafael serve mais como não tinha eu coloquei um de 5K e está funcionando perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse esquema do famen talvez até funcione, mas vai ser muito limitada a funcionalidade, pois não vai conseguir baixar a tensão entregue a menos de 6V, nem chegar nos quase 12V que você conseguiria com o transistor.

Regulador e transistor são iguais mais funcionam totalmente diferente.

Só para não criar mais confusão: reguladores e transistores são muito semelhantes na aparência, mas são coisas completamente diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como não entendo bulhufas de eletrônica, vejo que estava errado, e como bom ser humano que sou, peço desculpas. Mas no transistor a ligação não é na perna 1 entrando corrente e na perna 3 saindo para a ventoinha? É que fiz o esquema identico ao teu e não funcionou! E se está certo e eu me equivoquei, esse esquema varia a velocidade de acordo com o giro do potenciometro, indiferente a tensão passada?

Desculpe a estupidez! :( É que sou novo, e ainda posso aprender!

E realmente, com regulador de tensão, só tenho duas velocidades!

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Caros amigos,

Eu estava querendo fazer isto mesmo...

Fui à eletrônica... ( não tinha tomado conhecimento deste tópico... ), depois de muito me frustrar ( Como céus, um técnico de eletrónica, que é dono de uma loja, trabalhou como técnico a não sei quantos anos... não sabe fazer uma simples ventoinha com controle de velocidade?!? ), indo de loja em loja atrás das sempre repetidas... " Pera, aí! Eu sei que sabe!... A terceira loja a esquerda... Falar com o Kim..." (...)

Ninguém soube me informar como fazer... muitos diziam saber fazer só em 220V ou 110V, por que era os PROJETOS que eles posuiam...

Eu que não sei nada... fiquei bobo de ver. Achei que isso fosse o básico do básico! Só não é mais simples do que uma lanterna...

Até que um destemido cavaleiro me vem com um potenciômetro e uma fan 12V!

E só!

E o conjunto funciona!

Partindo daí, vem minhas dúvidas infantis:

01º Se uma ventoinha e um potenciômetro já fazem o lance funcionar... para que serve esse TRANSISTOR TIP31?! Qual a verdadeira função dele?! ( Lembrando... que eu não sei nada de nada... disso! mas ficaria muito feliz com uma explicação!)

02º Ouvi dizer que existem potenciômetros LINEARES e LOGARÍTMOS. Logarítimos são para volume ( som, tudo relacionado com música... ) e os Lineares para todos os outros serviços de eletrônica. Isso é verdade?! E como descobrir se meu potenciômetro é linear ou logarítmo?

03º Quem me indica um bom site de iniciação nesse mundo da eletrônica?!

(Obs.: Eu liguei a ventoinha nos fios Preto e Vermelho da fonte [mesma cor dos cabos da fan!], mas notei que a velocidade dela é maior nos fios Preto e Amarelo... Por isso, concluí, que o Amarelo é 12V e o Vermelho é 5V, certo?!)

Muito obrigado e felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Rafael Coelho@26 de maio de 2005, 14:24

Ok, já atualizei a página com o esquema.

Os conectores para fan eu tinha aqui... A alimentação é feita por um molex, puxando os 12V direto da fonte. Não existe conexão com a placa-mãe, exceto por um dos conectores de 3 pinos que tem uma saída para ligar no sensor de rotação.

Achei muito legal, vou tentar fazer um pra mim. Sobre os 3 pinos, só um dos fans é conectado à placa mãe pelo 3o. fio, justamente para verificar a rotação, correto? Os outros dois não têm esse 3o. fio ligado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@26 de outubro de 2005, 09:05

Famen, você fez uma baita confusão, isso aí no seu desenho não é um transistor, e sim um integrado regulador de tensão.

O meu esquema está correto.

Tá, mas se o componente aquele fosse o que você indica, as ligações estariam corretas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vejam o meu... :P Não fiz uma "gaveta" como o do Rafael, prendi os potenciômetros e a ponte de terminais em chapas de plástico. Depois vou procurar uns botões mais bonitos, menores. Mas no resto ficou bom, funciona direitinho. Agradecimentos ao Rafael Coelho, que disponibilizou o esquema... :D

post-23373-13884905252828_thumb.jpg

post-23373-13884905253233_thumb.jpg

post-23373-13884905254499_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal.... tenho uma duvida com relação a esse controlador.... eu vou ligar um conector da fonte no controlador e o circuito já liga todos os fans q estiverem ligados ou são independentes? outra coisa.... posso fazer com 4 ou mais poteciometros ou esse projeto suporta somente 3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rmartignoni@18 de fevereiro de 2006, 02:16

pessoal.... tenho uma duvida com relação a esse controlador.... eu vou ligar um conector da fonte no controlador e o circuito já liga todos os fans q estiverem ligados ou são independentes? outra coisa.... posso fazer com 4 ou mais poteciometros ou esse projeto suporta somente 3?

1 - Sim, liga todos...

2 - Pode quantos quiser...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma alma caridosa poderia me ajudar??!?!!

Estou tentando fazer um controlador de coolers desses mas até agora só consegui queimar dois potenciometros!!!

Comprei:

Potenciometro 1K

Transistor Tip31

Estou pegando energia de um conector de 4 pinos.

O cabo AMARELO é o cabo (+)?

O cabo PRETO do lado do amarelo é o cabo (-)?

Ligo ele certinho e o cooler funciona no maximo, quando tento diminuir a tensão ele não muda ou muda muito pouco e quando o potenciometro esta quase chegando no fim ele queima( fica vermelho dentro, sai fumaça e cheira queimado). O que pode estar dando errado??

Estou seguindo o esquema:

post-55455-13884905923464_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por EduColla@24 de fevereiro de 2006, 16:27

Alguma alma caridosa poderia me ajudar??!?!!

Estou tentando fazer um controlador de coolers desses mas até agora só consegui queimar dois potenciometros!!!

Comprei:

Potenciometro 1K

Transistor Tip31

Estou pegando energia de um conector de 4 pinos.

O cabo AMARELO é o cabo (+)?

O cabo PRETO do lado do amarelo é o cabo (-)?

Ligo ele certinho e o cooler funciona no maximo, quando tento diminuir a tensão ele não muda ou muda muito pouco e quando o potenciometro esta quase chegando no fim ele queima( fica vermelho dentro, sai fumaça e cheira queimado). O que pode estar dando errado??

Estou seguindo o esquema:

Cara, teu esquema tá errado! Os 12 V (amarelo) você liga no terminal esquerdo do potenciômetro (olhando ele pelo lado do botão) e no pino do meio do tip31; o GND (preto) você liga no terminal direito do potenciômetro e no fan; o esquerdo do tip31 vai pro do meio do potenciômetro, e o direito do tip31 vai pro fan. Depois tento colocar um desenho...

[]'s

Tá, consegui fazer um desenho tosco, bem rápido. Mas acho que dá pra entender...

post-23373-13884905956965_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... depois de queimar alguns POTs acabou dando certo. Usei um esquema que encontrei em outro forum e vou posta-lo aqui.

Não usei solda e sim um Termoplastico e cola que acabou até dando um acabamento legal.

Não deu pra colocar certinho no gabinete porque tem a tampa, então o controlador acabou ficando um pouco mais fundo que o normal. Os cabos ficaram num regaço total... mais pra frente eu faço um todo bunitinho.

valeu pela ajuda Chevas...

Até

post-55455-13884905963154_thumb.jpg

post-55455-13884905963371_thumb.jpg

post-55455-13884905963716_thumb.jpg

post-55455-13884905963923_thumb.jpg

post-55455-1388490596413_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada, EduColla. Se reparar bem, o esquema que você achou é igual ao meu desenho... Ficou maneiro esse termoplástico, ficou bem acabado e sem problema de encostar um contato no outro...ainda bem que as soldas não aparecem, porque as minhas ficaram muito feias...mas pelo menos funciona direitinho. PS: Já tenho um esboço de uma placa de circuito impresso pra esse controlador. Eliminaria essa fiarada toda. Quando tiver tempo tento fazer pra ver se fica bom.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chevas@26 de fevereiro de 2006, 08:58

De nada, EduColla. Se reparar bem, o esquema que você achou é igual ao meu desenho... Ficou maneiro esse termoplástico, ficou bem acabado e sem problema de encostar um contato no outro...ainda bem que as soldas não aparecem, porque as minhas ficaram muito feias...mas pelo menos funciona direitinho. PS: Já tenho um esboço de uma placa de circuito impresso pra esse controlador. Eliminaria essa fiarada toda. Quando tiver tempo tento fazer pra ver se fica bom.

[]'s

Opa, beleza?

COmo ficou esse seu esquema?

Posta ai!!!

Eu fiz um com uma placa universal, quero comparar com o seu e ver qual ficou mais otimizado.

ABraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu esquema não elimina totalmente os fios, mesmo porque eles são necessários para ligar a placa aos potenciômetros, aos fans e à fonte. Eles estão representados pelo traços mais finos. Segue então o esboço, mas ele deve ainda ser dimensionado para os componentes e prever também furos para fixação, além de diminuir o máximo possível no tamanho, coisas que ainda não tive tempo de fazer...

post-23373-13884906098762_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!