Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fans caseiro


Rafael Coelho

Posts recomendados

Postado Originalmente por Rafael Coelho@05 de junho de 2005, 22:08

O circuito é analógico, portanto o controle é contínuo... Você ajusta qualquer tensão entre 0V e 12V.

Não sei se dá exatamente 50% na metade do curso, mas a questão é você ajustar até o ruído ficar dentro do aceitável com maior fluxo de ar possível.

A chave basta então botar em série com a alimentação (linha de 12V que vem da fonte). Mas não tem muita necessidade não...

Valeu! Mas como foi esse eu liga/desliga? Ele fica fora do micro?

SIm ele fica fora do micro, olha as imagens

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=258420

abraço

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

Olha só eu tô construindo esse controlador mas eu resolvi adaptar uns leds bicolor que ue tinha qui em casa, então tentei fazer uma chavinha que quando o circuito estiver ligado acende o led como Verde e quando todo o circuito estiver desligado acende como vermelho. Só que eu não consegui neste programa representar o Led bicolor, então coloquei dois, mas e mais ou menos o mesmo funcionamento.

Olha só ai em baixo a figura do meu circuito:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img298.echo.cx/img298/6082/controladordefanligado6cl.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Eu coloquei no lugar da ventoinha uma lampada de 12 Volts pra simbolizar e tentei adaptar os leds. Onde esta escrito [space] e a chave liga/desliga e o resto dá pra ver direitinho.

Será que assim fica legal ou alguem tem alguma sugestão pra simplificar o circuito, opinem por favor ! ! !

T+ Galera.

:ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A especificação do transistor que eu usei (tip31) é para 1 ampère, então ele teoricamente aguenta 12W por canal.

O problema é que, se você socar um fan de 10W, provavelmente o transistor vai esquentar bastante, então tem que providenciar um dissipador para o mesmo.

Mas para controlar um fan de 10W, eu colocaria um transistor maior, tipo o tip41 ou mesmo o 2n3055.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aí rafael eu me enteressei pelo seu projeto e acho qeu vou fazer aqui também, mas ai vai uam dúvida:

Eu quero fazer isso mas sem perder os controles de rotaçao do cooler pra eu poder monitorar a quanto tá entende? tem comof aze isso? tipo eu pensei em tirar a energia do conector 3 pin da placa-mãe que dai tem 3 fios 2 de tensão e um que eu acho não tenho certeza qeu mede o rpm, tipo não sei se da certo mas se você não entendeu ai vai uma foto...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://users.cjb.net/ganodabilola/controladordefan.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

SE não TIVE ABRINDO CLICA aí EM MOSTRAR IMAGEM QUE ABRI ;) EU não SEI POSTA IMAGEM AINDA :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, comprei as peças hoje, e talvez a partir de amanhã eu comece a trabalhar em meu controlador. Mas estava pensando. Se eu quiser evitar a parada total dos ventiladores, tipo, garantindo sempre pelo menos 5V que é o estado silencioso de minhas fans de gabinete Zalman... Como eu poderia fazer isso: Controlar a tensão apenas de 5V para cima até os 12V? (Seria mais ou menos o que ocorre com o controlador de meu Aero7+)...

PS: Eu não pretendo mexer no cooler agora. Este tipo de peça, quanto mais quieto puder ficar no lugar, melhor... Então não desmontarei o cooler para ver o que há dentro dele!

Antes que alguém pergunte: Mas para que você quer um controlador de fans se já tem fans que operam em modo normal ou silencioso no gabinete? É porque o controle de velocidade da Zalman ZMOP1 (que tenho no gabinete) é interno e por fios... Aí eu pretendo ter um controle externo, mas de preferência sem a possibilidade de parar as ventoínhas.

Alguém poderia ajudar?

Esse tópico tá show! :palmas: Só assim mesmo para eu me meter com eletrônica, viu!

Ah! E quanto a isso:

Eu quero fazer isso mas sem perder os controles de rotaçao do cooler pra eu poder monitorar a quanto tá entende? tem comof aze isso? tipo eu pensei em tirar a energia do conector 3 pin da placa-mãe que dai tem 3 fios 2 de tensão e um que eu acho não tenho certeza qeu mede o rpm, tipo não sei se da certo mas se você não entendeu ai vai uma foto...

O Aero7+ por exemplo, tem um conector de placa mãe que só possui o fio do rpm. O cooler mesmo é ligado direto na fonte. Então, jeito de fazer isso que você quer tem. Mas eu não sei se variando a tensão na alimentação do cooler vai dar pau na leitura do rpm e quem sabe até travar a máquina numa bobeira dessas. O cooler não tem que ser próprio para isso não? Tipo, o controle de rpm tem alimentação separada do motor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tá, comprei as peças hoje, e talvez a partir de amanhã eu comece a trabalhar em meu controlador. Mas estava pensando. Se eu quiser evitar a parada total dos ventiladores, tipo, garantindo sempre pelo menos 5V que é o estado silencioso de minhas fans de gabinete Zalman... Como eu poderia fazer isso: Controlar a tensão apenas de 5V para cima até os 12V? (Seria mais ou menos o que ocorre com o controlador de meu Aero7+)...

Para fazer um controle que varie de 5V a 12V, e não de zero a 12V, basta adicionar um resistor entre a ponta "de baixo" do potenciômetro e o GND. Se esse resistor for de valor igual ao potenciômetro, o mínimo será de aproximadamente 6V, se quiser a tensão menor, use um resistor menor.

Basicamente, calcule pela regra de três:

Vmin............r

---------- = ----------

12V...........r + R

onde r=resistor a ser colocado, e R=resistência do potenciômetro.

Assim, para 5V, r=714Ohms, para R de 1Kohm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí, eu tô quase terminando o meu controlador... Meio que aos trancos e barrancos, eu acabei fazendo uma coisa bonitinha. Só ainda não funciona muito bem por enquanto. He He He! O problema é o técnico em informática 100% leigo... :P

Depois de ligar um transistor errado e fritar um potenciômetro por causa disso, eu acho que comecei a pegar o jeito e o bichino funcionou. Mas eu tô com um potenciômetro maluco, que ao chegar na regulagem mais fraca, ele reacelera a fan. Não sei se o problema é alguma ligação errada que fiz... Mas o resto do circuito é igual, e não dá galho... Acho que dei uma sorte danada e consegui um componente defeituoso! :muro:

Normal, ná! Assim que eu aprender um pouco mais de eletrônica (ou seja, nunca! :ZZZ: ), eu vejo o que é que tá dando errado... Por hora eu vou substituir o potenciômetro que pegou fogo e o que aparentemente não funciona direito, para ver se tudo fica ok, como no controle do meio.

Valeu, Rafael Coelho! Seu esquema funciona e ficou legal com a dica para não desligar os fans. :-BEER

Aqui um link para o meu fan control. Vejam se ficou bonito...

Meu controlador...

esse tópico foi show! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Velho primeiramente parabens pelo projeto!! Mais é o seguinte EU NÃO TENHO UMA BORA NOÇÃO DE CONTROLADORES DE FANS CASEIROS tem como você fazer um passo a passo? E também quero saber , "quem é soldado em quem" e purai vai... já tomei um curso de Eletricidade e eletrônica Veicular mais faz bastante tempo !!!aguardo resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola sou bem novo por aqui eim rafael poderia postar o esquema desse seu regulador eu tentei fazer direto no potenciometro tipo so o fio positivo em seria nele não deu então se você puder postar o esquema bem detalhado eu ficaria muito grato

Abraços Waleuuu T++ :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!