Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fans caseiro


Rafael Coelho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Galera, estava eu querendo um controlador de fans...

Aí pensei: porque gastar com um quando se pode fazê-lo?

Então botei mãos à obra.

Vejam o resultado:

http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/casemod/control.htm

Ficou perfeito, controla 3 fans, o acabamento ficou ótimo...

Cara fan é controlado por 1 potenciômetro de 1KOhm, com o cursor ligado diretamente na base de um transistor TIP31, e o emissor do transistor ligado alimentando o ventilador. Circuitinho simples...

Opinem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@26 de maio de 2005, 11:30

Galera, estava eu querendo um controlador de fans...

Aí pensei: porque gastar com um quando se pode fazê-lo?

Então botei mãos à obra.

Vejam o resultado:

http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/casemod/control.htm

Ficou perfeito, controla 3 fans, o acabamento ficou ótimo...

Cara fan é controlado por 1 potenciômetro de 1KOhm, com o cursor ligado diretamente na base de um transistor TIP31, e o emissor do transistor ligado alimentando o ventilador. Circuitinho simples...

Opinem!

Poxa ficou ideal show mesmo, como se faz isso? você pode passar o esquema para mim fazer um pra mim.

Parabéns ficou muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@26 de maio de 2005, 11:30

Galera, estava eu querendo um controlador de fans...

Aí pensei: porque gastar com um quando se pode fazê-lo?

Então botei mãos à obra.

Vejam o resultado:

http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/casemod/control.htm

Ficou perfeito, controla 3 fans, o acabamento ficou ótimo...

Cara fan é controlado por 1 potenciômetro de 1KOhm, com o cursor ligado diretamente na base de um transistor TIP31, e o emissor do transistor ligado alimentando o ventilador. Circuitinho simples...

Opinem!

Esqueci de perguntar uma coisinha, Onde você comprou os terminais para ligar nas fans?

Como você ligou na placa mãe? sem gatilhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok, já atualizei a página com o esquema.

Os conectores para fan eu tinha aqui... A alimentação é feita por um molex, puxando os 12V direto da fonte. Não existe conexão com a placa-mãe, exceto por um dos conectores de 3 pinos que tem uma saída para ligar no sensor de rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como eu compro esses transistors ? qual a especificação dele?

No esquema a ligação do transistor ao potênciomentro e feita na perna do meio do potênciometro?

A especificação do transistor eu escrevi no primeiro post e no esquema também. TIP31, você não viu?

A ligação do potenciômetro é conforme o diagrama esquemático...

Mas se você não tem prática em eletrônica, montagens e solda, sugiro procurar alguém com um pouco de experiência para ajudá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ficou muito bom Rafael...

Perfeito acabamento.. Só acho que pra dar um "tchan" final só falta ou trocar aquele DVDRW por um preto ou pintá-lo...

Mas o controlador sem comentários... Muito bom mesmo.

Por sinal, estou sentindo falta da sua participação na Galeria de Casemods...

Posta lá meu chapa...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu, Rosted. Também fiquei muito satisfeito com esse controlador, o funcionamento dele ficou nota 10.

Não estou a fim de pintar a frente do drive, mas com certeza trocar ele por um preto é uma das minhas vontades... Mas está difícil.

Meu case na galeria estava dependendo de algumas coisinhas, como chegar meu cooler novo e eu terminar esse controlador. Agora já terminei o que queria fazer, falta só achar tempo para tirar as fotos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@26 de maio de 2005, 11:30

Galera, estava eu querendo um controlador de fans...

Aí pensei: porque gastar com um quando se pode fazê-lo?

Então botei mãos à obra.

Vejam o resultado:

http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/casemod/control.htm

Ficou perfeito, controla 3 fans, o acabamento ficou ótimo...

Cara fan é controlado por 1 potenciômetro de 1KOhm, com o cursor ligado diretamente na base de um transistor TIP31, e o emissor do transistor ligado alimentando o ventilador. Circuitinho simples...

Opinem!

No caso o TIP31 poderia ser substituido por um Regulador de Tensão LM317?

Fico show o controlador parabéns...!!! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@30 de maio de 2005, 08:36

Leds de que forma? Permanentemente acesos ou que mudem o brilho de acordo com a rotação?

De qualquer forma, eletricamente não é complicado, o problema é só do montar eles no painel de forma que fique legal.

Essa ideia dos leds e legal ja comprei os materiais pra construir esse controlador.

Será possivel colocar um led bicolor pra cada ventoinha controlada?

Por exemplo, quando estivesse girando em baixa rotação ele acendesse vermelho e quando estivesse no máximo ele acendesse amarelo, eu tenho alguns desses leds aqui em casa. Será quedá?

Se você puder dar um ajuda nesse caso Rafael Coelho, seria muito bom.

T+

Anderson. :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Babei, aí!

Vou fazer um pra mim também!!!

Mas eu não entendo basicamente nada de eletrônica, e tenho um Cooler Master Aero 7 que vem com controle próprio... O caso é que ele não usa transistores nem nada mais, só o potenciômetro.

É ignorância, mas para que servem os demais componentes além do potenciômetro nesse esquema?

Só para saber, por pura curiosidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@26 de maio de 2005, 11:30

Galera, estava eu querendo um controlador de fans...

Aí pensei: porque gastar com um quando se pode fazê-lo?

Então botei mãos à obra.

Vejam o resultado:

http://www.cefetrs.tche.br/~coelho/casemod/control.htm

Ficou perfeito, controla 3 fans, o acabamento ficou ótimo...

Cara fan é controlado por 1 potenciômetro de 1KOhm, com o cursor ligado diretamente na base de um transistor TIP31, e o emissor do transistor ligado alimentando o ventilador. Circuitinho simples...

Opinem!

Rafael, perfeito!

Criei, a mais de 30 dias, um topico no GDH (onde sou mais frequente) procurando um esquema destes, simples e eficiente.

Não curto LEDs, luzes etc... Por isso não gosto dos "de marca", além do preço absurdo que chegam aqui no Brasil.

Mas como não tive muitas respostas, e meu conhecimento em eletrôncia é quase que nulo, acabei desistindo...

Tenho um gabinete Maxxtro Capricorn II, e instalei 5 fan Akasa de 80mm e 02 Zalman de 92mm, todos 12v. O brabo é o barulho de todos na rotação máxima, principlamente de noite, quando nem seria necessário todos on.

Queria montar um controlador (numa baia de 5 1/2, por exemplo), que além de um switch On-Off tenha um dimmer (exatamente como você fez), para regular a rotação dos fan também, sendo a variação de 0 ~ 12v, de 1 em 1v, isso é possível?

No seu esquema posso adaptar esses switchs? Poderia rascinhar um para mim?

Agradeço qualquer ajuda!

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Babei, aí!

Vou fazer um pra mim também!!!

Mas eu não entendo basicamente nada de eletrônica, e tenho um Cooler Master Aero 7 que vem com controle próprio... O caso é que ele não usa transistores nem nada mais, só o potenciômetro.

É ignorância, mas para que servem os demais componentes além do potenciômetro nesse esquema?

Só para saber, por pura curiosidade!

A ventoinha do aero 7+ usa um circuito transistorizado sim, mas ele fica dentro da mesma.

Os demais componentes (o transistor, na verdade) servem para controlar a tensão entregue ao ventilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Rafael, perfeito!

Criei, a mais de 30 dias, um topico no GDH (onde sou mais frequente) procurando um esquema destes, simples e eficiente.

Não curto LEDs, luzes etc... Por isso não gosto dos "de marca", além do preço absurdo que chegam aqui no Brasil.

Mas como não tive muitas respostas, e meu conhecimento em eletrôncia é quase que nulo, acabei desistindo...

Tenho um gabinete Maxxtro Capricorn II, e instalei 5 fan Akasa de 80mm e 02 Zalman de 92mm, todos 12v. O brabo é o barulho de todos na rotação máxima, principlamente de noite, quando nem seria necessário todos on.

Queria montar um controlador (numa baia de 5 1/2, por exemplo), que além de um switch On-Off tenha um dimmer (exatamente como você fez), para regular a rotação dos fan também, sendo a variação de 0 ~ 12v, de 1 em 1v, isso é possível?

No seu esquema posso adaptar esses switchs? Poderia rascinhar um para mim?

Agradeço qualquer ajuda!

Valeu!!

Circuito para controlar exatamente de 1 em 1 V até dá para fazer, mas vai ficar extremamente caro e complexo.

Já uma chave é barbada, basta botar em série, mas não tem necessidade, pois com o meu circuito, basta girar o potenciômetro todo para a esquerda e o fan desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@05 de junho de 2005, 20:52

Circuito para controlar exatamente de 1 em 1 V até dá para fazer, mas vai ficar extremamente caro e complexo.

Já uma chave é barbada, basta botar em série, mas não tem necessidade, pois com o meu circuito, basta girar o potenciômetro todo para a esquerda e o fan desliga.

De quantos em quantos volts, esse esquema gerencia a rotação (+ ou -), é possível saber isso?

Mas, por exemplo, se girar até o meio estaria em 50%, e assim por diante?

Sim, sei que o knoob faz às vezes da chave on/off, a ideia da chave era só para não deixar energizado, mesmo se estivesse todo para esquerda, ou seja, off.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
De quantos em quantos volts, esse esquema gerencia a rotação (+ ou -), é possível saber isso?

Mas, por exemplo, se girar até o meio estaria em 50%, e assim por diante?

Sim, sei que o knoob faz às vezes da chave on/off, a ideia da chave era só para não deixar energizado, mesmo se estivesse todo para esquerda, ou seja, off.

Obrigado!!

O circuito é analógico, portanto o controle é contínuo... Você ajusta qualquer tensão entre 0V e 12V.

Não sei se dá exatamente 50% na metade do curso, mas a questão é você ajustar até o ruído ficar dentro do aceitável com maior fluxo de ar possível.

A chave basta então botar em série com a alimentação (linha de 12V que vem da fonte). Mas não tem muita necessidade não...

Muito legal esse seu controlador de fan..

Fiz um liga e desliga fan, numa caixinha separada...

Abraço

Leandro

Valeu! Mas como foi esse eu liga/desliga? Ele fica fora do micro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rafael Coelho@05 de junho de 2005, 22:08

Já uma chave é barbada, basta botar em série, mas não tem necessidade, pois com o meu circuito, basta girar o potenciômetro todo para a esquerda e o fan desliga.

Mas desse jeito ele vai ficar desligado bloqueado pela resistência do potênciometro, não é? então vai continuar consumindo energia, certo?

Obrigado pela paciência.

T+

Anderson :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adntorres@06 de junho de 2005, 01:44

Mas desse jeito ele vai ficar desligado bloqueado pela resistência do potênciometro, não é? então vai continuar consumindo energia, certo?

Exato, é isso que quis dizer, Mas pelo fato do consumo de energia e tb de aquecer.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!