Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fans caseiro


Rafael Coelho

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

:palmas: :palmas: :palmas: :bandeira: Quero agradecer a todos fizeram ou melhoraram o controlador de fan... Eu fiz um novo modelo de projeto e espque gostem... Gastei R$ 18,00 para fazer um controlador para três fan... Assim que eu tiver as fotos estarei disponibilizando... Valeu pessoal. :-BEER :palmas: :palmas: :palmas:

post-55402-13884911332622_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pô galera, muito bom este projetos.

Uma dúvida: existe diferença de performance em utilizar potenciômetro de 10K ou 47K. Porque tenho os dois em casa, só que dois de cada e queria fazer um controlador com 4 potenciômetros.

Valeu.

Cara, tens que falar com o autor do projeto original (Rafael Coelho) mas acho que já fizeram com o de 10K...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara esse tópico tá muito bom.....

Eu só queria saber, se esses coolers não consomem muita energia, tirando assim, potência do restante do Pc.

Tô montando o meu athlon 64 agora e me preocupei com esse fato.

Será que não é frescura demais colocar um monte de coolers?

Eu só queria uma opinião sobre isso!

Parabens por esse tópico!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esse Tip31 aguenta 3A, certo?

Se eu não quiser um controle independente, eu posso botar um transistor só para todos os meus fans? (3x80mm e 2x120)

Eu não sei se é assim que se faz, mas eu somei a potencia de todos e o total dá menos que 3A.

Ele não iria esquentar demais?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

e aí galera!

também akbei de montar o esquema com o pot de 10k e o tip31C, mas ocorreu um problema, pelo menos acho q é. Cerca de 1/4 de volta no potenciometro é necessario para ela ligar e desligar ou vice-versa, o q eu quero dizer é: se o pot. está na posicao de rotaçao maxima do fan e giro um pouquinho (1/4) ele já desliga, entenderam ?

será q é problema do pot de 10k que tem q ser de 1k mesmo?

me ajudem

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

###### eu fiz um esquema desse aqui em casa para controlar 5 fans + uma saidinha on/off para os leds XD dentro de um drive antigo de cd... só que para não ficar aquela bagunça de fios na saida comprei uma caixinha e coloquei uns borns (aquela saida que tem em alguns sons na qual voce pluga os cabos desencapados) nela aí saiu um cabo de rede do baybus para a caixinha com os borns ficou bem pratico =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O meu esquema não elimina totalmente os fios, mesmo porque eles são necessários para ligar a placa aos potenciômetros, aos fans e à fonte. Eles estão representados pelo traços mais finos. Segue então o esboço, mas ele deve ainda ser dimensionado para os componentes e prever também furos para fixação, além de diminuir o máximo possível no tamanho, coisas que ainda não tive tempo de fazer...

chevas....

n sei... desculpe se estiver errado.... mas olhando as figuras abaixo ai.... não está certa essa minha correçao???

porque o primeiro pininho do potenciometro 2 e 3 não está alimentado pelo +, assim como o primeiro...

não deveriam estar???

obrigado...

post-102728-13884930477865_thumb.jpg

post-102728-13884930478125_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

bom primeiro quero para beniza-lo pelo tutorial, eu acho que deveria ser estimulodo mais esse tipo de topico é muito bom mesmo, e lendo os poste, resolvi colocar uma chave liga desliga para cada fan e um led para indicar seu funcionamento, fiz uma placa de circuito impreso para controlar quatro fan's, eu fiz no pait mas não consegui postar, não sei ainda pois sou novo aqui no clube, mas de mais a mais meus parabens ficol muito bom

:palmas:

antes de tudo quero parabeniza-lo pelo tutorial, peso que fauta estimulos para esses trabalhos, prescisava de uma certa forma ser mais estimumulado, então lendo os postes fiz algumas auterações espero que não se importe,

1° adicionei uma chave liga desliga para cada fan

2° adicionei um led para cada fan no controle, de modo a indicar o lig/desl

3° fiz uma placa de circuito impreso

4° o fiz para quatro fan's ao invéz de três.

espero que gostem, ainda não testei portanto deem uma boa olhada para ver ser não acham nenhum erro antes de tentarem monta-lo,

bom primeiro quero para beniza-lo pelo tutorial, eu acho que deveria ser estimulodo mais esse tipo de topico é muito bom mesmo, e lendo os poste, resolvi colocar uma chave liga desliga para cada fan e um led para indicar seu funcionamento, fiz uma placa de circuito impreso para controlar quatro fan's, eu fiz no pait mas não consegui postar, não sei ainda pois sou novo aqui no clube, mas de mais a mais meus parabens ficol muito bom

:palmas:

antes de tudo quero parabeniza-lo pelo tutorial, peso que fauta estimulos para esses trabalhos, prescisava de uma certa forma ser mais estimumulado, então lendo os postes fiz algumas auterações espero que não se importe,

1° adicionei uma chave liga desliga para cada fan

2° adicionei um led para cada fan no controle, de modo a indicar o lig/desl

3° fiz uma placa de circuito impreso

4° o fiz para quatro fan's ao invéz de três.

espero que gostem, ainda não testei portanto deem uma boa olhada para ver ser não acham nenhum erro antes de tentarem monta-lo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

:palmas: aí galera consegui fazer o projeto acima postado pelo amigo, e realmente para qm não entende de eletrônica (como eu) fica difícil saber "qual fio ligar aonde, no que, ... ". Pelas fotos q o cara postou consegui fazer um rascunho e montar o esquema. Ah, e incrementei com um LED q fica mais fraco ou forte de acordo com o potencia. então, passei a limpo e produzi a imagem abaixo para a galera menos entedida poder montar o projeto, ficou show e já estou trabalhando para fazer o meu bem feitinho na baia de disquete. Fui.

post-134222-13884939228181_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!