Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Site bom para comprar componentes eletrônicos.


Posts recomendados

@

 

Também achei bem interessante essa história do CAN.

 

Mas você já jogou um balde de água fria com relação ao controle do veículo por esse protocolo.

 

Me lembrei do início desse ano onde vi uma reportagem sobre o assunto:

 

http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/02/07/com-us-20-pesquisadores-criam-dispositivo-que-controla-carros-remotamente.htm

 

http://www.forbes.com/sites/andygreenberg/2014/02/05/this-iphone-sized-device-can-hack-a-car-researchers-plan-to-demonstrate/

 

http://www.forbes.com/sites/williampentland/2014/05/20/car-hacking-goes-viral-in-london/

 

Esse tipo de projeto me interessa também. 

 

Um projeto que tenho em mente seria algo que já existe mas não nos carros populares: Controle automático do farol alto. Quem dirige à noite sabe como é chato ter que ligar e desligar o farol alto toda vez que vem um carro na outra mão.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Um projeto que tenho em mente seria algo que já existe mas não nos carros populares: Controle automático do farol alto. Quem dirige à noite sabe como é chato ter que ligar e desligar o farol alto toda vez que vem um carro na outra mão.

 

Falou

 

 

Se for para colocar apenas no seu carro, é um projeto interessante. Nem nos USA conseguiram aprovar essa função, pois em caso de um acidente pode ser alegado que foi por causa do circuito que desligou o farol no momento errado.... e quem pagará o pato é o fabricante do veículo....

 

Mas acho que dá para fazer algo do tipo, usando sensores de luminosidade , que permitiria concluir que é noite ou que está em um túnel, e a partir daí considerar a luminosidade vinda da região frontal, do centro para a esquerda de quem está dirigindo. E seria muito util assegurar que a luminosidade que estamos recebendo vem de DOIS pontos ( dois faróis ) , para tomar uma decisão com mais segurança. Meio complicadinho isso né .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem nos USA conseguiram aprovar essa função, pois em caso de um acidente pode ser alegado que foi por causa do circuito que desligou o farol no momento errado.... e quem pagará o pato é o fabricante do veículo....

 

Realmente, não tinha pensado dessa forma. Bem perigoso mesmo.

 

Vi nos sites, se não me engano, da bosh, da toyota e outra fabricantes que eles tem algumas soluções nessa área. Achei bem interessante.

 

 

E seria muito util assegurar que a luminosidade que estamos recebendo vem de DOIS pontos ( dois faróis ) , para tomar uma decisão com mais segurança.

 

Não necessariamente. Pofdemos ter uma moto vindo na direção contrária e que no caso, possui 1 farol somente.

 

Imaginei no caso também de entrar em locais com iluminação pública e nesse caso, o farol alto seri dispensável.

 

Pensei em seguir esse linha de sensores de luminosidade mesmo. Só não dei continuidade no projeto, por achar que é legal, mas nem tão difícil de fazer assim. Aí perde a graça. :D

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@,

 

Off-Topic :

 

Sobre CAN :

 

Comprei um Citroen Aircross novo, e esta voce vai gostar :

 

O sensor de estacionamento são dois sensores de distância que são ligados direto na rede CAN do carro, e é decodificado DENTRO do CD-Player ..... é uma versão especial da Pioneer feito para a Citroen !

 

Dentro dele está o processamento dos dados de marcha à rè, sistema de aviso de distância mínima que usa o próprio circuito de áudio do CD-Player, mesmo desligado, para fazer os beeps indicando a distância em um volume moderado.... Se estiver escutando música, quando engato a ré ele abaixa o nível do áudio, para fazer os beeps.

 

Curioso isso, se eu trocar o CD-Player, adeus sensor de estacionamento.

 

Como já vou trocar, vou colocar um desses novos sensores de estacionamento, que usam 8 sensores, sendo 4 à frente e 4 atrás. Mas ....

 

Reparou que o Crossair tem o estepe fixo na parte traseira ? Isso faz a distância real ser bem menor que a medida !

 

O sensor de ré ignora esse fato, e quando ele pensa que estou a 40 cm de uma parede, na verdade estou a 10 cm .....

 

Fui pesquisar e descobri que esses sensores que utilizam um display para indicação fazem todo o processamento na placa principal, e enviam SERIALMENTE as informações de TODOS os sensores para o display, e o display apenas decodifica e mostra os números nas posições de cada sensor no display.

 

Vou montar uma plaquinha que vai ficar ENTRE a placa principal e o sensor, e vou decodificar os dados de cada sensor, identificar os dois sensores que me interessam, que são os que indicam o meio da traseira do veículo, pegar a distância, abater a distância do sistema do estepe, e refazer o trem de dados serial para o display, que assim vai mostrar a distância A PARTIR DO ESTEPE, e não a partir do para-choque traseiro.

 

Ví que voce escreveu que não acredita que as informações sobre vidro do carro circulam na CAN, mas acho que se ainda não estão circulando, logo vão estar nessa rede, e fazer interface com ela vai se tornar muito interessante em pouco tempo ! Se até o sensor de distância passa nela....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Ví que voce escreveu que não acredita que as informações sobre vidro do carro circulam na CAN, mas acho que se ainda não estão circulando, logo vão estar nessa rede, e fazer interface com ela vai se tornar muito interessante em pouco tempo ! Se até o sensor de distância passa nela....

 

Com toda certeza não acredito, em modelos mais recentes, não existe apenas uma rede CAN, mas várias, sendo pelo menos duas delas dedicadas a sistemas críticos como ABS e Powertrain...Lembro me quando vi CAN na faculdade me expuseram um cálculo interessantissimo sobre carga de barrramentos nessa rede e o quanto isso pode atrasar uma mensagem de maior prioridade no BUS (na norma CAN mensagens com o ID menor são mais prioritárias, por hardware). Obviamente em carros mais modernos como a tua Aircross existe uma rede CAN de baixa velocidade dedicado a multimidia e sensores menos críticos. De uma procurada e vais encontrar pelo menos mais umas 3. Em modelos mais povão existe uma rede também dedicada atráfego de dados menos urgentes, só que são baseados na interface LIN :)

PS.: Eu tenho bastante medo de mexer em rede CAN de carro francês, dada as experiências que fiz no meu antigo 206 hahahaha.

Abs.

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

 

Vixi .... bom, então vou abandonar tudo no CAN, e fazer na mão mesmo com aquele sensor de 8 pontos que te falei....

 

Pelo menos consigo aproveitar todo o comando de som no volante, com uma interface CAN-WIRE , mas é 400 paus só prá poder usar esses comandos .... já ví que vai sair carinho trocar o som ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém conhece um site que venda pontas para ferros de solda Hakko originais? A ponta que veio no meu 936 clone está totalmente estragada.

 

CAN é bem interessante, interessante que seu uso faz parecer que é mais barato implementar CAN do que colocar muitos fios para fazer a mesma coisa, já que CAN precisa de apenas 4 fios (alimentação, comum, CAN-L e CAN-H).

Eu tenho um kit da TI com um microcontrolador com CAN (mas sem o CI de interface) e um computador embarcado com CAN (já com o CI de interface). Nunca tive coragem (preguiça, na verdade) de ligar um deles no carro... difícil fazer algo que provavelmente não vai ter resultado (já que eu não consigo pensar em o que eu deveria fazer com o CAN).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve @aphawk e @ !

 

Desculpem a ausência, mas to me mudando de casa e tá um caos !

 

Dei uma lida no que rolou aqui depois do post do CAN. Legal que tenha aguçado as idéias por ai !

 

Para dar continuidade no debate, ai vão minhas considerações

 

Nos carros depois de 2008, praticamente tudo passa pelo CAN, mesmo vidros, buzina e tudo mais (Testado e aprovado). Algumas marcas são mais atrasadas, mas hoje em dia acredito que 99,9999999% dos carros estão adaptados para isso. 

Inclusive o novo protocolo já está sendo implementado em larga escala (J1939) ou JBUS no linguajar povão, que consegue enriquecer ainda mais a quantidade e qualidade dos dados.

 

ABS, AirBags, Powertrain, etc.... também passam pelo CAN, eles não são CONTROLADOS pelo CAN, mas a informação de status está lá.

Desculpe te contrariar @, até porque entendi que somos "manos de facu", mas existe somente 1 CAN, e aí sim, concordo com você, existe uma hierarquia forçada por hardware dando a prioridade do que deve ser tratado naquele ciclo "x" do processamento.

 

Até hoje, o espinho debaixo da unha pra mim são os Ford, eles tem uma criatividade monstra pra criar as tramas de dados.

 

Alguns carros como BMW, Ferrari, Bentley, e outros da elite possuem um bus codificado, nesse caso, 2 opções, decodificar na unha ou comprar o código, que não é tão baratinho assim.

 

Tirando esses, o resto é muito simples trabalhar, essa interface Arduino ajuda muito, no caso de se trabalhar com Arduino. Caso vá querer somente fazer a leitura das tramas, você pode usar somente um conversor OBDII para USB e baixar algum programa na net que lê as tramas enviadas.

 

Para interpretar, é verdade que cada carro possui sua ID e sequencia de trama, mas usando alguns programinhas simples, da pra montar um banco de dados sem muita dificuldade.

 

Nenhum segredo no CAN... é uma comunicação serial igual todas as outras.

 

@, muito show o link dos UAV's, eu to montando um...talvez um dia ele voe..hheheh

 

E é uma pena existir essa politicagem, essa molecada poderia se interessar e começar a brincar com isso ao invés de ficarem fumando maconha na rua... mas pra isso precisa existir um fomento...

 

Quem sabe um dia !?

 

Grande abraço a todos !


Completando !!!

 

Escrever no CAN é tão simples qto ler, a diferença é que existem ID's protegidas.

Portanto controlar algumas funções do veículo pelo CAN é 100% possível (testado e aprovado), inclusive subir os vidros  :P

 

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Xisconfro,


 

 

Nos carros depois de 2008, praticamente tudo passa pelo CAN, mesmo vidros, buzina e tudo mais (Testado e aprovado). Algumas marcas são mais atrasadas, mas hoje em dia acredito que 99,9999999% dos carros estão adaptados para isso. 

Inclusive o novo protocolo já está sendo implementado em larga escala (J1939) ou JBUS no linguajar povão, que consegue enriquecer ainda mais a quantidade e qualidade dos dados.

 

Não acreditaria em 99,99% mas em cerca de 80% dos veículos estejam preparados para tal, vale lembrar que as montadoras (em geral as locais) estão com uma mania muito feia de esconder o CANBus não o deixando disponivel no conector OBD-II na cabine do motorista. Sobre o J1939 ele não tem nada de muito novo, já é utilizado em veículos de linha pesada e maquinário agrícola a anos, inclusive esse ultimo esta migrando para um novo protocolo em cima do CAN chamado de ISOBUS.

 

 

ABS, AirBags, Powertrain, etc.... também passam pelo CAN, eles não são CONTROLADOS pelo CAN, mas a informação de status está lá.

Desculpe te contrariar @Felipe_Eletronic, até porque entendi que somos "manos de facu", mas existe somente 1 CAN, e aí sim, concordo com você, existe uma hierarquia forçada por hardware dando a prioridade do que deve ser tratado naquele ciclo "x" do processamento.

Pode contrariar, é pra isso que estamos aqui :) . Porém sobre o fato de ter 1 CAN-BUs, isso vale para veículos mais baratos, a medida que a complexidade cresce o busload do CAN começa a ficar muito grande provocando jitter em mensagens críticas, daí a necessidade de se ter 2 ou mais redes no veículo com um gateway para que elas se falem, é comum também que essa rede de informações críticas seja implementada em FLexRay e não CAN, informações de status concordo contigo, elas poderão aparecer sempre nas redes de baixa velocidade, em carros com sistema de direção elétrica (high - end da vida) o controle dela é feito por duas redes CAN e uma redundancia mecânica em caso de falha do sistema. A arbitração de mensagens por hardware nao possui nenhum segredo, basta estudar o drive de saida CAN-H e CAN-L junto com a posse da maquina de estados do protocolo e verás que o can possui dois bits, recessivo e dominante, o legal do CAN é o fato dele escrever no bus e ler o que escreveu para saber se pode prosseguir, no caso um bit dominante sempre que escrito no bus sobrescrever bit recessivo, assim a arbitração funciona dessa forma, se escreveu dominante, provavelmente irá ler dominante assim continua pois todo e qualquer recessivo sera sobrescrito (se isso nao ocorrer indica erro no bus), se escrever recessivo o controlador obrigatoriamente tera de ler recessivo, se ler um dominante, significa que alguem de maior prioridade esta acessando o BUS e ele fica suspenso ate que o bus esteja novamente livre, facinho não?

 

 

 

Alguns carros como BMW, Ferrari, Bentley, e outros da elite possuem um bus codificado, nesse caso, 2 opções, decodificar na unha ou comprar o código, que não é tão baratinho assim.

O Bus CAN da FIat é codificado até no UNO, alguns dados vem em formato RAW é so descpobrir o fator de conversao, agora outros vem em cima de um protocolo e mais um dicionario conhecido como .dcb que pode como voce disse sser comprado na montadora.

 

 

 

Tirando esses, o resto é muito simples trabalhar, essa interface Arduino ajuda muito, no caso de se trabalhar com Arduino. Caso vá querer somente fazer a leitura das tramas, você pode usar somente um conversor OBDII para USB e baixar algum programa na net que lê as tramas enviadas.

Nos Arduinos acho que da pra fazer bastante coisa, sendo mais legarl de explorar do que usando um conversor OBD-II e usar a norma para decodificar os códigos de mensagem.

 

 

 

Para interpretar, é verdade que cada carro possui sua ID e sequencia de trama, mas usando alguns programinhas simples, da pra montar um banco de dados sem muita dificuldade.

Eu tenho uma ferramenta da Intrepid Control Systems, baratinha e vem com um software bem legal de monitoramento, alem disso eles te fornecem as APIs para voce desenvolver um programa usando C ou LabView por exemplo para executar algum script de ações no bus do carro.

 

 

 

Nenhum segredo no CAN... é uma comunicação serial igual todas as outras.

Aqui eu já discordo, tanto a norma 2.0A e 2.0B devem ser sempre bem estudadas, de forma a saber o que tem em cada frame, cálculo de bus load também é outra coisa que deve ser estudada, pois existem veículos que usam o CAN para tráfego de dados multimídia, ou seja qualquer equipamento que entrar que seja mal dimensionado, pode prejudicar o desempenho da linha, outra coisa importante a saber é forma de tratamento de erros, casos em que ele fica em alerta e quando entra em bus-off (isso são todas funções do hardware). Concordo que com a explosão do Arduinho e seus frameworks botar alguma coisa para falar e espiar o CAN ficou muito fácil, mas mais emocionante é poder controlar integralmente todos os tipos de frames e saber o que ue tem exatamente dentro dele.

 

 

@Felipe_Eletronic, muito show o link dos UAV's, eu to montando um...talvez um dia ele voe..hheheh

O meu ja voa, fiz o controle de motores e consegui estabilizar o voo, agora estou revendo alguns conceitos como filtros Kalmann para fazer um controle de posição, além de rever algumas coisas de algebra 3D para a parte de filmagens to vendo que logo logo terei que estudar um pouco sobre OpenGL.

 

Escrever no CAN é tão simples qto ler, a diferença é que existem ID's protegidas.

Portanto controlar algumas funções do veículo pelo CAN é 100% possível (testado e aprovado), inclusive subir os vidros

 

Se os vidros nao estiverem uma rede LIN é possivel sim, hahaahha!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

digikey, mouser, ebuy - com cartão internacional

 

obs se não achar na mouser ou digikey pode considerar como obsoleto, verifique ainda o datasheet, se marcar obsoleto é o mesmo problema, então não crie novos projetos com os componentes que tem no mercado local, sob risco de não poder dar assistencia no futuro próximo!!!

 

farnell, solda fria, tato.ind, - boleto

 

flysom - deposito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Preciso comprar um transistor de potrncia, o 2SC3280 e seu par PNP...

Na farnell que é mais confiavel de ser produto original não tem.

mas achei aqui:

http://www.milcomp.com.br/produtos.asp?procura=2sc3280

Custando R$2,33

Como um transistor de 160V, 12A, 120W pode custar só isso?

Será que é original?

E aqui custando ainda mais barato, R$1,46

http://www.compomil.com.br/produtos.asp

como pode?

no digikey nao achei, mas achei o 2SC5200, mas la diz que e um item obsoleto!

Estou com muita dificuldade na compra de componentes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!