Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não se esqueça do estabilizador


colega28

Posts recomendados

:D Olá, estou mais uma vez postando hoje, pois vim mostrar e espero que seja útil para você. Eu instalei um fan no estabilizadro para que o calor seja diminuido. Teoria: o estabilizador que tenho tem saída máxima de 300 W, o meu gabinete tem uma fonte de 500 W e está quase toda essa potência em uso. o que ocorre é que o estabilizador tente a esquentar pra dar carga suficiente proa fonte, então com refrigeração ele tende a alimentar com o necessário para a fonte, pois se começar a esquentar mesmo com um ventilador, então devo me preocupar. Espero estar certo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://fotos.terra.com.br/foto.cgi/VGJnxg386-B32IvTNKa3VX3DUEOC2OtuvCGHWMMZaekLp/cabeamento007.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Marcel Passos@06 de julho de 2005, 02:11

Isso foi uma das coisas mais sem sentido que já vi...

esse ventilador aí com certeza não ajuda em nada... não existe por onde o ar passar....

:ahh:

Totalmente de acordo!

E, SE PASSAR, vai MESMO só PASSAR e sair do outro lado, sem refrigerar nada...

Muito tosco cara.. pelo menos ABRE a carcaça pra colocar lá dentro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, funciona, pois vou lhes contar uma história: Um dia precisei tirar umidade de uma placa mãe que tinha, então utilizei um secador de cabelo em 110 ligado no estabilizador, o que ocorre é que o meu secador tinha uma potencia bem maior do que o estabilizador suportava, aí depois de usar por uns minutos notei que meu estabilizador fedeu literalmente, pendei ter queimado, pois olhei dentro dele e inacreditavelmente toda a resina que reveste os enrolamentos do transformador queimou e se perdeu como fumaça devido ao calor excessivo. o que fiz, ao invés de comprar outro, foi instalar essa ventoinha do lado dele, pois cada vez que ligava o pc ele não durava 10 minutos sem feder a queimado, então após instalar esse "cooler" ele parou de esquentar, sem precisar abrir mais furos, somente pela passagem do ar dentro dele já se resfria, e digo ainda que se eu desligar o cooler, o transformador do estabilizador vai se derreter, pois já não tem mais a resina que proteje os fios de cobre, a sorte é que a capa dos fios dos enrolamentos não se derreteram, somente o óleo ou resina que fica envolta dos filamentos que se perdeu. Acho que entenderam né. Só sei que funciona, pois depois de ligar uma fonte de 500 W ele deveria ter queimado após o fato ocorrido, mas está firme e forte, e sei que se eu desligar o ventilador ele vai queimar. Sei que sou um tanto quanto leigo no assunto de transformadores, mas sei que por lógica a minha ideia funcionou. Já que partindo do princípio de que se o calor acumular no transformador ele tende a esquentar cada vez mais, e se tiver algo que jogue o calor então este estará com a temperatura equilibrada, pelo menos o ventilador ajuda a não dar o problema relatado anteriormente acima. Abraços, espero ter explicado o meu intuito, se estou totalamente errado, então me passem as teorias e provas.

Só sei que não sei, e quem sabe, não fala, não diz... (RAul Seixas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só sei de uma coisa, não vale a pena colocar em risco todo o seu sistema tentando usar um estabilizador que já deu problemas, principalmente como esse que citou acima.

A coisa lá dentro deve estar funcionando no limite, já pensou se ocorre algum curto e você perde não só o estabilizador mas todo o seu sistema de uma vez?

Outra coisa, como você mesmo disse que é "meio" leigo, tenho certeza que sua fonte deve ser uma daquelas genéricas que informam ser de 500W mas na verdade não oferecem nem 250W, ou seja, seu estabilizador não estava sendo forçado por causa dela, ou quem sabe até estava, porque vai ver ele deve ser um dos Made in Paraguai que diz suportar 300 mas não se aguenta nem com 200W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até eu fiquei nessa dúvida, mas depois que peguei um multimetro e medi as tensões e amperagens, o calculo de potencia no gabinete com tudo que pude por de hardware lçigado na mesma fonte foi de perto de 390 W, a fonte não se encontrava quente nem o estabilizador, acredito que essa fonte deva pelo menos render uns 400 a 450 W, se for, já ta bom. quanto ao estabilizador, o que fiz foi diminuir o valor do fusivel para perto do que o computador consome de corrente, ai me dá mais segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Creio ter sido um dos primeiros a investir no sentido de instalar um fan, só que, no meu caso, foi no nobreak! Coloquei o fan instalado no interior do equipamento. E quanto aos comentários(no caso do colega) de que não adianta nada, discordo totalmente! Qualquer circulação de ar que seja maior do que a ventilação ambiente, poderá auxiliar no resfriamento do equipamento! Pode não resolver seus problemas de pouca potência, mas consegue mantê-lo em melhores condições de suportar o tranco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah... tambem ja tive vontade de fazer isso, despois de uma sobrecarga no meu estabilizador, ele comecou a "feder" aquela resina é verniz para proteger o enrolamento do transoformador, mesma ele "perdendo" o verniz, o fio é esmaltado, ou seja tem uma camada de protecao. Queria colocar uma fan no meu tambem, mas o espaço interno é muito pequeno e por fora, não achei um jeito legal de colocar ele, mas é uma boa ideia e por "menor" que seja o fluxo de ar, da uma aliviada nele. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, creio que alguém captou minha ideia, não estou errado, pelo menos se houver ventilação, já é um ponto positivo. O no break como nosso amigo citou ali em cima é uma ideia legal, pois ele esquenta mesmo, e ventilação nunca foi demais, mesmo que não resfrie, pelo menos enxota o calor que está ambientando, dando chance de esquentar mais ainda, o que resulta pela lei da física numa maior gama de potencia. Pois o calor retem a força de trabalho. Nada a ver com o tópico, mas vale lembrar que uma locomotiva movida a vapor, memo levando dezenas de vagões em sua traseira, faz este trabalho todo com apenas 7 % da potência total dos pistões. 93 % do trabalho gerado pela caldeira e pelos pistões são perdidos em forma de calor. Se tivesse como ventilar todo o sistema, teria a oportunidade de ter uma gama maior de trabalho, aproveitaria mais potência sem se perder em calor. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa! Peraiiii! :D

No caso da locomotiva o treco muda de figura! O problema nesse caso seria reter o calor e aplicá-lo no lugar certo, já que quem move os pistões é o vapor, que é gerado pela alta temperatura na caldeira! Ventilar o sistema, apenas pioraria as coisas! Piuiii, piuiii, piuiiii....

Que dia é hoje? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

se for fazer algo , faca algo que preste!

faca um furo de 120mm na parte superior jogando o ar para fora e um lateral de 80mm jogando o ar pra dentro e coloque um grill.o único problema é a alimentacao dos coolers , mas pode ser feito usando um transformador 110v*12v que pode ser instalado dentro mesmo do gabinete do estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!