Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a temperatura ideal de um Pentium 4 3.0?


tuba_cwb

Posts recomendados

o problema que o meu processador tá funcionando com a temperatura muito alta (em média a 55°) e quando eu entro em algum jogo ele já começa a subir um monte a temperatura (pra uns 65 a 70°)... queria saber se é normal ou se eu tenho que colocar um cooler mais forte (estou usando o da intel mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opá Colegas .

Eu creio que não tenha uma Temperatura Ideal em que o seu Pentium 4 3.0GHz HT tenha que trabalhar pelo fato de que tudo isso vai depender de um Conjunto ( Cooler , Pasta Térmica , Ventilação Interna , etc ) .

Pelo que deu a Entender a Temperatura de seu Processador em Idle é 55ºC e em Full é ( 65ºC e 70ºC ) .

O Bom Colega é nunca deixar você deixar a Temperatura de seu Processador passar dessa Faixa ( 55ºC , 60ºC ) disso para cima . Se for Possivel tente sempre manter a Temperatura de seu Processador abaixo dos 50ºC ( Mesmo se Tratando de um Pentium 4 com o Núcleo Prescott ) .

A Pasta Térmica foi Passada Corretamente ?? O Colega Possui Fans Espalhados pelo Gabinete para ajudar na Ventilação Interna ?? Os Fios da Fonte e os Flats Cables estão bem Organizados ??

Abraços .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom,,, a pasta termica já veio junto com o cooler BOX da intel!!!

Meu gabinete possui 3 coolers fazendo a refrigeraçao, e matem uma temperatura interna. em média, de 25°!!!

imagino que a unica solução seria organizar melhor os cabos dentro do pc pra ver se ajuda em alguma coisa!!!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza irmão.

também estou com o mesmo problema, só q aqui em casa a maquina esta trabalhando aberta com um ventilador, só assim pra manter a temp. entre os 50°c ~ 70°c, com relação a pasta termica coloca aonde no P4 em cima dá chapinha metalica ou no orificio q tem no canto??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por franzoniiuri@27 de setembro de 2005, 21:16

ola beleza não se preocupe seu processador esta trabalhando na tempeatura correta

os p4 hts tabalha com uma temperatura de 70graus

os atlhon com esse tipo de processamento pode chegar a os 90 graus

Opá Amigo .

Desde Quando 70ºC é uma Temperatura Ideal para que um Processador Trabalhe ?

Já vi Pentiuns 4 com o Núcleo Prescott trabalhando em aplicações pesadas ( Full ) com uma Temperatura abaixo dos 53ºC .

Com certeza existem várias formas de se Melhorar a Temperatura do Pentium 4 3.0Ghz HT Prescott do Colega tuba_cwb .

Veja Algumas .

1º Compre outro Cooler ( Pegue um Zalman CNPS-7700-C u ou um Cooler Master Hyper 48 )

2º Passe Outra Pasta Térmica ( Compre uma Arctic Silver 5 )

3º Organize os Fios da Fonte e os Flats Cables ( Se for possível faça uns Round Cables Caseiros com os seus Flats Cables ) .

Com certeza fazendo essas Modificações o Colega conseguira reduzir bastante a Temperatura de seu Processador .

Espero ter ajudado .

Abraços .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por juliocesargc@27 de setembro de 2005, 23:09

Opá Amigo .

Desde Quando 70ºC é uma Temperatura Ideal  para que um Processador Trabalhe ?

Já vi Pentiuns 4 com o Núcleo Prescott trabalhando em aplicações pesadas ( Full ) com uma Temperatura abaixo dos 53ºC .

Com certeza existem várias formas de se Melhorar a Temperatura do Pentium 4 3.0Ghz HT Prescott do Colega tuba_cwb .

Veja Algumas .

1º Compre outro Cooler ( Pegue um Zalman CNPS-7700-C u ou um Cooler Master Hyper 48 )

2º Passe Outra Pasta Térmica ( Compre uma Arctic Silver 5 )

3º Organize os Fios da Fonte e os Flats Cables ( Se for possível faça uns Round Cables Caseiros com os seus Flats Cables ) .

Com certeza fazendo essas Modificações o Colega conseguira reduzir bastante a Temperatura de seu Processador .

Espero ter ajudado .

Abraços .

O q eu devo fazer para baixar a temp do P4 3.0ht os cabos estão organizados, a fonte eu troquei hoje, botei uma fonte da GAMER 700w reais, e não mudou nada continua quente. O q eu faço??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Foxz7@27 de setembro de 2005, 23:52

O q eu devo fazer para baixar a temp do P4 3.0ht os cabos estão organizados, a fonte eu troquei hoje, botei uma fonte da GAMER 700w reais, e não mudou nada continua quente. O q eu faço??

Opá Colega .

Primeiramente , em quanto está a Temperatura de seu Processador ?

2º Você possui Fans espalhados pelo gabinete para ajudar na Ventilação Interna ?

3º Qual o Cooler que você está utilizando ?

4º Qual a Pasta Térmica que você está utilizando ?

5º Ela foi passada Corretamente ?

Aguardo Respostas .

Abraços .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um 2.8 HT nothwood so que eu botei um cooler vcom com base em cobre pra P4 3.6 HT pasta termica tirei a antiga é tal temperatura dele em IDLE é 39 graus é no full geralmente 50 51 no maximo 54 55 ta rodando tudo legal aque

A temperatura do seu esta muito boa! para os Prescott a temperatura geramente é muito maior

Mas ce você ainda quer diminuir ainda mai a temperatura tenta colocar um Fan maior atras do pc e um Exaustor!!!

Abraços!!!! :-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu tenho uma placa mãe da Gigabyte modelo GA-8VM533.

O dia está tórrido aqui e de acordo com o programa Everest a temperatura da placa mãe está em 111º C e não muda nem altera ne para mais e nem para menos. O cooler do processador está roncando legal e a temp do mesmo um Celeron D 2400 (133x18) oscila bastante entre 30 - 70 graus num sobe e desce maluco. O que me dizem disso? Está normal ou anormal?

Aproveitando o ensejo, é possível dar um over clock no Celeron até quanto sem pôr nada em risco no sistema?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom essa pelo jeito essa novela ainda vai continuar por muito tempo, eu tambem já passei por isso e resolvi o meu problema tomando algumas pequenas atitudes. Mesmo usando uma fonte genérica, minha placa de video pode não ser muito potente e usando algumas aplicações bem pesadas com edição de video meu processador varia de 43°C (idlle) e 65°C (full) com cooler box.

-> Fiz uma organização dos fios internos do computador;

-> Coloquei um duto de ar;

-> NUNCA use pasta térmica junto com o thermal pad (um adesivo que tem a mesma função da pasta térmica) que vem colado no cooler box do processador, use um ou outro.

-> Verifique se em cima do seu processador não tem aquele adesivo de garantia. Pode paracer banal, mais muitas vezes as lojas compram de outras lojas e essas colocam a garantia bem em cima do processador e essas que compram para não perder a garantia colocam o processador do jeito que esta.

-> Lapidei o cooler box. Bom antes tinha um artigo de como fazer isso na sessão de cooler mais acabei não achando, vou da uma procurada melhor depois eu coloco aqui. Isso nada mais é do que deixar a base do cooler, aquela parte que encosta com o processador, lisa atraves de um processo com lixas.

Pode ser que alguns de vocês não queiram abrir o computador por talvez ainda estar na garantia, se esse for o seu caso leve à loja que você comprou o computador e peça pra eles checaram, porque usando o computador a temperaturas tão elevadas podem não somente comprometer a vida util de processador como de outros componentes internos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vejo que a maioria que tem problemas com temperatura do p4 usam placa mãe asus p4s800.

Eu usava essa placa com um p4 3.0ht e a temperatura ficava em +-50 °c e chegava a 70 °c fazendo compactação de video, apesar de ter no meu gabinete 3 fan's mais 2 na fonte. Atualisando a BIOS dessa placa a coisa fica pior ainda.

Troquei a placa mãe por uma asus p4p800 SE e com ela usando o mesmo gabinete o processador trabalha a 38 °c e a temperatura não passade 55 °c fazendo compactação de video ou jogando o Doom 3 que força muito o processador.

Se puderem evitem usar a asus p4s800 para processadores p4 e não atualizem a BIOS.

Sunas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema aqui. Tenho um P4 3.4Ghz HT Prescot s775 juntamente com uma placa-mãe Intel s775 D915GEV DDR2. Instalei um monitor (Hwinfo - àrea de Download do Clube do Hardware) e andei verificando a temperatura da CPU:

- em repouso: 62º

- em full load: 76º

O cooler é o original da Intel. Estava pensnado em comprar esse Cooler Zalman CNPS7700-###, que parece ser muito bom (e muito caro tbem - R$ 229,90).

Antes de tomar esta medida, estou pensnado em comprar uma pasta térmica e trocar a que foi colocada no meu processador.

Qual marca vocês me recomendariam (Arctic Silver 5, Pasta Térmica Ceramique, Pasta térmica com prata Akasa, Pasta Térmica CoolerMaster HTK-002, Pasta Térmica CoolerMaster PTK-002, ...)?

Aproveitando a oportunidade, será que há diferenças de uma para outra? Será que há diferença quando se utiliza uma pasta térmica à base de oxido de zinco, oxido de aluminio, nitrato de boro ou pura prata micronizada, ou seria apenas especulação?

Valeu!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Optei por um Pentium 4 2,8GHz Prescott e uma placa Intel 945GNT. Tive um problema na primeira instalação com a queima da placa, acredito que por aquecimento com um gabinete inadequado (Leadership blue light), troquei a placa, e apostei tudo nas dicas do site e nas especificações da Intel.

Comprei um gabinete Case Mall Aten (excelente!) com cooler de 12 exaustor na traseira, dois coolers de 8 na frente ventilando pra dentro e um na lateral com coifa de ar também ventilando direto pro processador, instalei uma fonte Leadership Gamer de 600W com dois ventiladores. Resultado das temperaturas do processador:

idle 48° a 50°, normal 50° a 60°, hight 60° a 69° com picos de 70° a 72°. Zona 1 em torno de 40° e zona 2 38°. A temperatura interna do gabinete não passa de 33°.

Estou achando altas as temperaturas do processador, mas não sei o que faço para abaixá-las. Será que a atualização da Bios (a minha é de 09/05/2005 e já tem uma de 14/10/2005) resolve? Será necessário trocar o cooler do processador (uso o original in box da Intel, com pasta térmica também original Intel)? Essas temperaturas estão boas?

Gostaria da opinião de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom mesmo com um ventoinha 2000 RPM frontal jogando ar frio para dentro e uma atrás 2000RPM jogando o ar quente para fora...esses Prescott com cooler original são muito sensíveis a temperatura ambiente e a sujeira que acumula depois da ventoinha naquelas frestinhas do dissipador... Digo por experiência própria... Fiz uma gambiarra pra resolver e ele ficou friozinho 40 a 49...Primeiro limpei muito bem aquelas frestinhas ai ele ficou nos 50 a 52... Depois comprei uma ventoinha de 8 cm e 3000 RPM fiz um tubo adaptei jogando o ar frio em cima da ventoinha do cooler original in Box... ai beleza caiu pra 40...39....mesmo no calor.....agora quando uso 100% do processador sobe até uns 59....60....da uma olhada na gambiarra...

My Webpage

O computador abaixo na assinatura.

OK...

belggf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara a sacanagem é q aqui onde moro (araçatuba - interior de sp) faz um calor q ta ###### ate fica na sombra, imagine q processadores ou qualquer parafernalha eletrônica foi feioto para trabalhar a uma temperatura bem manor a que nós brasileiros estamos acostumados, eu acho q você deveria bota seu pc num ligar mais aberto possivel abrilo todo e comprar um aero-7 ehhehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Na BIOS do meu pc tem como colocar uma temperatura limite para o processador, para o pc desligar! Queria saber qual seria uma temperatura ideal para eu não ter problemas com o meu processador!!!

valeu

Oi amigo, sei que o assunto é sobre a temperatura, mas fiquei curioso em saber mais sobre a sua fonte SPIRE DE 500 WATTS. É que eu to indeciso sobre uma igual a sua ou uma Seventeam, dai gostaria de saber de você sobre sua fonte. É boa mesmo? As tensões não oscilam muito? Não trava ou reseta o computador?

Se puder me dar uma força ai eu agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá. Tenho um Pentium 4 3,06 Socket 775 Placa-Mãe Asus P5vdc-x. Cooler máster c/ núcleo de cobre, Fonte Dr. Hank. 250 watts Reais, Vídeo Ati Radeon 9600 Pro 256mb/128bit, Memória Samsung ddr2. (2 Pentes de 512 MB). Ele esta Trabalhando em 50°c e quando utilizo um aplicativo pesado ele vai a 74°c (já chegou a 84 Pelo asus probe) e começa disparar o alarme de temperatura. A fonte tem dois cooler. No lugar do duto de ar lateral tem + um cooler puxando o ar de fora, e tem o cooler na parte traseira do gabinete também. Não sei mais o que fazer p/ poder resolver o problema. Gostaria da ajuda de alguém p/ poder Resolver. Desde já agradeço.

Paulo H. Parcus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

pessoal hoje eu troquei meu cooler do processador i talzzz... por que estava tendo sobreaquecimento!!! a temperatura do meu processador ficava em 55 a 60ºC eu acho muito alta!!!

e a velocidade do meu cooler estava muito fraca ele nao passava de 1500rpm.... meu antigo cooler >> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64205880-_JM

hoje eu comprei um novo cooler pro meu processador a velocidade dele nao fica abaixo de 2812rpm (bem superior ao antigo!!)

meu novo cooler >> http://www.glacialtech.com/company/glacial_Igloo5056series.htm

eu também acrecentei 2 ventuinhas no meu gabinete....

coloquei uma atrás do meu gabinete como exaustor e coloquei uma na lateral do gabinete como ventilação!!!

OBS: meu gabinete nao tem entrada de ar na frente!!

bom vamos a pergunta....

mesmo eu colocando tudo isso d novo no meu pc a temperatura do meu processador fica entre 48 a 50ºC (antes ficava em 55 a 60ºC) eu to achando esta temperatura muito alta ainda!! o que vocês acham desta temperatura? "100% de certeza que eu apliquei corretamente a pasta termica"

minha pasta termica = IMPLASTEC branca....

o que vocês acham desta temperatura?

esse cooler que eu comprei novo é bom?

o que vocês acharam de eu colocar 2 ventuinhas? uma de exaustao i outra de ventilação?

(meu processador é um Pentium 4 3ghz socket 775 HT)

meu HD fica em uns 52ºC

minha placa mãe fica em uns 42ºC

P4 3ghz socket 775 / Motherboard asus P5VD2-X / 1.5GB DDR2 533mhz / HD 80GB sata2 samsung / DVD&CD-RW / placa de video Radeon X550 256MB PCI-E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!