Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

Pessoal, por favor me ajudem!

Tenho a seguinte configuração:

- Athlon xp 2800+

- Asus A7N8X-VM 400

- 2x512 Corsair Value DDR400

- HD 80 gb seagate

- Fonte Satellite 500W

E o seguinte problema está acontecendo:

O pc reinicia sempre que é exigido mais desempenho, por exemplo: quando abro um vídeo; quando tem muitos aplicativos abertos; etc.

Desconfiava da minha placa de vídeo onboard (geforce4 mx 64mb/128bits), cheguei a instalar driver mais atual e procurar bios mais atual, mas vi que to usando a bios mais atual já e os drivers mais atuais da placa de vídeo não resolveram nada, então fui verificar se não era problema de memória: tirei um dos dois pentes (que são iguais), mas o problema persistiu (de maneira diferente, mas persistiu). coloquei então um pente genérico de 256mb que eu tinha no meu outro pc, e então os problemas acabaram.

conclusões que eu cheguei que podem ser:

- configuração errada das memórias (não achei nenhum lugar na minha BIOS aonde eu pudesse mudar configuração das memórias. a placa mãe muda automaticamente pra dual channel e 333mhz, mas não sei porque ta dando o problema...). alguém sabe como mudar configuração de memória nessas placas mãe a7n8x?

- talvez a fonte não esteja aguentando (se isso pode acontecer ou não, não sei, afinal acho que minha configuração não exige tanto assim da fonte, mas não tenho certeza). só pra lembrar, é uma satelite 500w, aquele modelo básico vendido no mercado).

alguém poderia me iluminar sobre como posso configurar os dois pentes 512 DDR400 da corsair pra funcionarem bem, ou se isso seria um problema de fonte ou outra coisa qualquer?

valeu pela atenção! tentei descrever o máximo possível pra vocês me ajudarem melhor... obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thiagoszh@12 de julho de 2005, 17:11

Pessoal, por favor me ajudem!

Tenho a seguinte configuração:

- Athlon xp 2800+

- Asus A7N8X-VM 400

- 2x512 Corsair Value DDR400

- HD 80 gb seagate

- Fonte Satellite 500W

E o seguinte problema está acontecendo:

O pc reinicia sempre que é exigido mais desempenho, por exemplo: quando abro um vídeo; quando tem muitos aplicativos abertos; etc.

Desconfiava da minha placa de vídeo onboard (geforce4 mx 64mb/128bits), cheguei a instalar driver mais atual e procurar bios mais atual, mas vi que to usando a bios mais atual já e os drivers mais atuais da placa de vídeo não resolveram nada, então fui verificar se não era problema de memória: tirei um dos dois pentes (que são iguais), mas o problema persistiu (de maneira diferente, mas persistiu). coloquei então um pente genérico de 256mb que eu tinha no meu outro pc, e então os problemas acabaram.

conclusões que eu cheguei que podem ser:

- configuração errada das memórias (não achei nenhum lugar na minha BIOS aonde eu pudesse mudar configuração das memórias. a placa mãe muda automaticamente pra dual channel e 333mhz, mas não sei porque ta dando o problema...). alguém sabe como mudar configuração de memória nessas placas mãe a7n8x?

- talvez a fonte não esteja aguentando (se isso pode acontecer ou não, não sei, afinal acho que minha configuração não exige tanto assim da fonte, mas não tenho certeza). só pra lembrar, é uma satelite 500w, aquele modelo básico vendido no mercado).

alguém poderia me iluminar sobre como posso configurar os dois pentes 512 DDR400 da corsair pra funcionarem bem, ou se isso seria um problema de fonte ou outra coisa qualquer?

valeu pela atenção! tentei descrever o máximo possível pra vocês me ajudarem melhor... obrigado!

Não posso afirmar 100%, mas tenho quase certeza q é essa sua fonte. Troca ela e faz alguns testes para confirmar....

O sintoma é classico "o pc reinicia sempre que é exigido mais desempenho".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o Everest Home Edition para analisar meu micro. Ele é bom em comparação com o HwInfo e o AIDA32? não vi ninguém mencionar o Everest.

Outra coisa: Alguem poderia me auxiliar numa dúvida? Minha placa-mãe consta na assinatura. Ja fui no site da Intel e descobri que ela esta obsoleta (ja é velhinha). Mas para um usuario domestico como eu ta otima. porém la no site diz que ela so e compativel com 266Mhz (133real). Sera que posso comprar chips de 400mhz (200real) pra usar nela e depois quando trocar a placa-mãe mante-las? Ou quando o fabricante diz que é compativel somente com 266mhz é porque realmente ja foram feito os testes?

Peço que vocês olhem no site da Intel para confirmaremo que li la. E me ajudem nessa decisão !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@12 de julho de 2005, 22:15

Estou usando o Everest Home Edition para analisar meu micro. Ele é bom em comparação com o HwInfo e o AIDA32? não vi ninguém mencionar o Everest.

Outra coisa: Alguem poderia me auxiliar numa dúvida? Minha placa-mãe consta na assinatura. Ja fui no site da Intel e descobri que ela esta obsoleta (ja é velhinha). Mas para um usuario domestico como eu ta otima. porém la no site diz que ela so e compativel com 266Mhz (133real). Sera que posso comprar chips de 400mhz (200real) pra usar nela e depois quando trocar a placa-mãe mante-las? Ou quando o fabricante diz que é compativel somente com 266mhz é porque realmente ja foram feito os testes?

Peço que vocês olhem no site da Intel para confirmaremo que li la. E me ajudem nessa decisão !!!

Tu pod coloca ddr 400, mas vai funciona como uma 266, até um pouco melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoguga@12 de julho de 2005, 17:36

Não posso afirmar 100%, mas tenho quase certeza q é essa sua fonte. Troca ela e faz alguns testes para confirmar....

O sintoma é classico "o pc reinicia sempre que é exigido mais desempenho".

mas será que a fonte não suportaria nem com apenas 1 pente?

quando deixei apenas 1 pente de 512 ddr400 ainda continuou com problemas...

já com o pente 256 (como ele é antigo, acho que ele é ddr333 ou ddr266) tudo funcionou bem.

de qualquer maneira vou comprar uma fonte de watts reais de marca, mas caso continue com o problema, tudo indicará que é configuração errada ou incompatibilidade das memórias com a placa-mãe... na minha placa-mãe eu não vi lugar pra alterar as configurações de memória, então teria alguma maneira de eu alterar isso?

valeu pela atenção :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thiagoszh@13 de julho de 2005, 23:32

mas será que a fonte não suportaria nem com apenas 1 pente?

quando deixei apenas 1 pente de 512 ddr400 ainda continuou com problemas...

já com o pente 256 (como ele é antigo, acho que ele é ddr333 ou ddr266) tudo funcionou bem.

de qualquer maneira vou comprar uma fonte de watts reais de marca, mas caso continue com o problema, tudo indicará que é configuração errada ou incompatibilidade das memórias com a placa-mãe... na minha placa-mãe eu não vi lugar pra alterar as configurações de memória, então teria alguma maneira de eu alterar isso?

valeu pela atenção :D

Pod c o cooler do processador tb... Instala o Everest e da uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, abaixo vou colocar as telas do Everest sobre:

1-Minha placa mãe

2-ChipSet

3-Memoria (1 chip)

4-Memoria (2 chip)

5-Comparação do Everest - Leitura de memoria

6-Escrita da memoria

7-Latencia da memoria

Alguns de vocês poderiam me ajudar a analiza-las? Sera que teria como (sem corrr riscos) de dar alguma melhorada no desempenho dessa minha maquina? Pelas respostas deste topico e de outros, ja consegui entender bastante coisa e ate fiz algumas melhorias mais basicas. Mas estou meio receoso em tentar fazer algo mais "pesado" sem a ajuda certa.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/PlacaMe.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/ChipSet.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/Memoria1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/Memoria2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/LeituraMemoria.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, as imagens não couberam numa unica postagem. Aqui segue as duas ultimas : Escrita e Latencia das memorias.

Aguardo analises para debates:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/EscritaMemoria.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://i12.photobucket.com/albums/a240/gamalazer/LatenciaMemoria.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Completando a quetão acima :

O que sao esses testes que o Everest faz: Leitura, escrita e latencia da memoria?

E porque o Everest, em alguns casos não consegue mostrar os chips de memorias n atela SPD? E nem na tela da placa mãe aparece nenhum detalhe sobre a memoria? Sera que por ser memorias genericas o Everst não consegue interpretar? Teria outro programa semelhante que me ajudasse a saber o tipo de memoria generica instalada no micro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o problema da tela azul.

Vem a mensagem padrão do XP e às vezes aparece IRQL_LESS_OR_EQUAL

mas não cita nenhum arquivo ou driver que esteja causando isso. Outras vezes nem esse IRQL aparece, somente o aviso do travamento...

Depois de reiniciar uma ou 2 vezes, tudo fica normal e sem problemas.

Tem alguma coisa a ver com aquecimento do módulo de memória?

É o seguinte: Eu tinha 512Mb de memória e comprei outro pente de 512, sendo que este tem dissipadores e o outro não. Ambos são genéricos e conforme o Everest:

MEMÓRIAS

DIMM1: SMT-OF-AMERICA

Nome do módulo SMT-OF-AMERICA

Número de série Nenhum

Tamanho do módulo 512 MB (2 rows, 4 banks)

Tipo de módulo Unbuffered

Tipo de memória DDR SDRAM

Velocidade da memória PC2700 (166 MHz)

Largura do módulo 64 bit

tensão do módulo SSTL 2.5

Método de detecção de erros Nenhum

Taxa de atualização Reduzido (7.8 us), Self-Refresh

Temporização de Memória

@ 166 MHz 2.5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 133 MHz 2.0-3-3-6 (CL-RCD-RP-RAS)

Recursos do módulo de memória

Early RAS# Precharge Não suportado

Auto-Precharge Não suportado

Precharge All Não suportado

Write1/Read Burst Não suportado

Buffered Address/Control Inputs Não suportado

Registered Address/Control Inputs Não suportado

On-Card PLL (Clock) Não suportado

Buffered DQMB Inputs Não suportado

Registered DQMB Inputs Não suportado

Differential Clock Input Suportado

Redundant Row Address Não suportado

DIMM2: 512 MB PC2700 DDR SDRAM

Propriedades do módulo de memória

Número de série DD000000h

Tamanho do módulo 512 MB (1 rows, 4 banks)

Tipo de módulo Unbuffered

Tipo de memória DDR SDRAM

Velocidade da memória PC2700 (166 MHz)

Largura do módulo 64 bit

tensão do módulo SSTL 2.5

Método de detecção de erros Nenhum

Taxa de atualização Reduzido (7.8 us), Self-Refresh

Temporização de Memória

@ 166 MHz 2.5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 133 MHz 2.0-3-3-6 (CL-RCD-RP-RAS)

Recursos do módulo de memória

Early RAS# Precharge Não suportado

Auto-Precharge Não suportado

Precharge All Não suportado

Write1/Read Burst Não suportado

Buffered Address/Control Inputs Não suportado

Registered Address/Control Inputs Não suportado

On-Card PLL (Clock) Não suportado

Buffered DQMB Inputs Não suportado

Registered DQMB Inputs Não suportado

Differential Clock Input Suportado

Redundant Row Address Não suportado

Computador

Tipo de Computador ACPI Uniprocessor PC

Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional

Service Pack do Sistema Operacional Service Pack 2

DirectX 4.09.00.0904 (DirectX 9.0c)

Nome do Computador ROCKY

Nome do usuário ROCK

Placa mãe

Tipo de processador Intel Pentium 4, 2600 MHz (26 x 100)

Nome da Placa Mãe Asus P4S8X-X (6 PCI, 1 AGP, 3 DDR DIMM, Audio, LAN)

Chipset da Placa Mãe SiS 648

Memória do Sistema 1024 MB (DDR SDRAM)

Tipo de BIOS Award Modular (10/31/03)

Porta de comunicação Porta de comunicação (COM1)

Porta de comunicação Porta de impressora ECP (LPT1)

Monitor

Adaptador gráfico ALL-IN-WONDER 9600 SERIES - Secondary (128 MB)

Adaptador gráfico ALL-IN-WONDER 9600 SERIES (128 MB)

Acelerador 3D ATI Radeon 9600 XT (RV360)

Monitor Samsung SyncMaster 710S/712V/713V/715V [17" LCD] (H9NY328383)

Multimídia

Adaptador de som Creative SB0090 Audigy Platinum Sound Card

Adaptador de som SiS 7012 Audio Device

Armazenamento

Controladora IDE SiS 5513 IDE UDMA Controller

Drive de Disquete de 3 1/2 Unidade de disquete

Disco rígido SAMSUNG SP0802N (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)

Disco rígido IC35L060AVV207-0 (60 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/100)

Disco rígido CREATIVE MuVo Slim USB Device (243 MB, USB)

Drive óptico HL-DT-ST DVDRAM GSA-4082B (DVD+RW:8x/4x, DVD-RW:8x/4x, DVD-RAM:3x, DVD-ROM:12x, CD:24x/16x/32x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)

Drive óptico HL-DT-ST DVD-ROM GDR8162B (16x/48x DVD-ROM)

Status dos discos rígidos SMART OK

Partições

C: (FAT32) 19992 MB (10633 MB livre)

D: (FAT32) 38602 MB (24971 MB livre)

E: (FAT32) 46328 MB (2963 MB livre)

F: (FAT32) 28943 MB (11863 MB livre)

I: (FAT) 995 MB (194 MB livre)

Tamanho total 131.7 GB (49.4 GB livre)

Dispositivos de entrada

Teclado Standard 101/102-Key ou Microsoft Natural PS/2 Keyboard

Mouse Compatible PS/2 Port Mouse

Controladores de jogos Driver de joystick para PC da M

Rede

Adaptador de Rede SiS 900-Based PCI Fast Ethernet Adapter (200.162.247.92)

Dispositivos

Impressora EPSON Stylus C20 Series

Controladora FireWire Creative Audigy IEEE1394 Firewire Controller

Controladora de Infravermelhos Porta de infravermelho

Controladora USB1 SiS 7001 PCI-USB Open Host Controller

Controladora USB1 SiS 7001 PCI-USB Open Host Controller

Controladora USB2 SiS 7002 USB 2.0 Enhanced Host Controller

Dispositivos USB ATI Remote Wonder II Input Device

Dispositivos USB ATI Remote Wonder II Pointing Device

Dispositivos USB Generic USB Hub

Dispositivos USB Genius USB Game Pad

Dispositivos USB hp scanjet 3600 series

Dispositivos USB USB Composite Device

Dispositivos USB USB Mass Storage Device

Já atualizei a BIOS, já criei uma partição FAT 16 para o swap, já formatei o HD e reinstalei tudo, usei o Docmem e... nada.

Já revirei este forum e o específico de memórias, mas não encontrei a solução.

vale lembrar que o micro, antes do novo módulo de memória não acusava qualquer erro.

Alguém poderia me ajudar?

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu coloquei doi pentes de meoria samsung 512mb ddr 400 pc3200 numa placa-mãe da ecs neforce 4 a939 meu processador e um athlon 64 3000+ socket 939 venice core coloquei no slot 1 e 3 as memorias em dual channel mas quando vou ver a configuração esta como single channel como faço para ativar o dual channel ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo silviola, :(

Estou a 1 semana desesperado com o problema na configuração de minhas novas memórias e gostaria de sua opinião:

Comprei 2 módulos de memória Samsung 256MB - DDR 400 (CHIP: K4H560838E-TCCC) conforme recomendado no manual da minha placa mãe ASUS P4S800D-X para utilizar o Dual-channel. Antes usava apenas 1 de 512 Mb (DDR 333)

Depois de muitos tropeços (meu micro reiniciava e apresentava uma tela AZUL do XP), dei um clear-CMOS e coloquei os módulos nos sockets AZUIS conforme manda o manual.

Pensei que não precisava configurar mais nada para usar o Dual-Channel na minha placa, mas conforme orientações de colegas no fórum alterei a configuração da BIOS "128 Bit Access Mode" de [Auto] para [128*1].

Depois disso quando executo alguns jogos ele deixou de reiniciar o micro de repente, mas os jogos estão sendo finalizados sem meu comando...

É necessário alterar mais alguma configuração para utilizar o Dual-Channel (se é que vi certo)?

Na configuração da BIOS "128 Bit Access Mode" existem as opções [Auto / 64*2 / 128*1 ] qual a diferença entre elas? Preciso realmente alterar?

Queria uma dica para melhorar a performance da minha máquina com o Duan Channel. :(

Se ajudar, meu processador é um P4 2.4.

Desculpe se não fui muito claro, é que sou leigo com esse assunto de memórias.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal

Os novos Intel da linha 541 a 571 de 64 bits so suportam DDR2 ou posso utilizar memoria DDR...pergunto porque alguns sites deixam a enetnder que so aceitam DDR2 e os preços sao bem maiores das memorias.

Se isso depender da placa-mãe não acaba dando na mesma porque somente placa-mãe pra soquete 775 serviriam e elas todas talvez so funcionem com memoria DDR2?

Grato a quem esclarecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hoguga@12 de julho de 2005, 17:36

Não posso afirmar 100%, mas tenho quase certeza q é essa sua fonte. Troca ela e faz alguns testes para confirmar....

O sintoma é classico "o pc reinicia sempre que é exigido mais desempenho".

comprei uma seventeam 350 e INFELIZMENTE o problema continuou :(

pelo menos o problema me forçou a comprar uma fonte decente pro meu pc...

mas então, você teria alguma sugestão do que pode ser?

pra mim está claro que é problema de configuração ou incompatibilidade da memória com a placa mãe, visto que, quando eu troco os dois pentes 512 DDR400 corsair pra um pente genérico 256 DDR266, o sistema fica estável.

mas se for problema de configuração, não sei como posso resolver pois minha placa mãe não tem opções pra memória... teria uma maneira de eu ajustar a configuração?

lembrando que minha placa mãe é uma a7n8x-VM e trabalha com memórias em 333mhz, ajustando-as automaticamente nessa velocidade quando a velocidade das memórias é superior...

valeu a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá a todos.

Li todo o tópico de configuração de memória, mas como não tenho conhecimento suficiente, não encontrei o que preciso. NA VERDADE acho que o defeito é comigo mesmo e não com a máquina.

Tenho um Athlon XP 1800+, uma placa mãe ASUS A7A266.

Uso um pente de 256 MB 266. O micro funciona normalmente.

Comprei um pente de 512 com as seguintes informações:

ADVANCE MODULES

AM512D16A/C-N-PC2700 64M X 64 DDR

SN152422 512MB,333Mhz, CL2.5

Em outra etiqueta no pente está escrito:

SVI

DDR 512 MB PC333 ADV

Meu problema é que quando coloco este pente sozinho na máquina (que roda WINXP Professional com service pack2), logo no início, há uma informação de que o arquivo system do windows está com problemas e precisa ser reparado com o disco original do sistema, teclando r logo no reinício da máquina.

Se volto a colocar só o pente de 256, a máquina volta a funcionar normalmente.

Quando coloco este pente (512) juntamente com o de 256 o computador só reconhece o pente de 256.

Gostaria de ver se é possível (e como fazer) para reconhecer, pelo menos, o pente de 512 MB. Se pudesse reconhecer os dois em qualquer ordem [512 (slot 1) + 256 (slot 2) = 768 MB] ou [256 (slot 1) + 512 (slot 2) = 768 MB] seria melhor ainda.

Não sei qual seria a sequencia de procedimentos para possibilitar o reconhecimento do pente de 512 e muito menos para a compatibilidade entre os 2 pentes.

GOSTARIA MUITO de orientações para resolver este problema.

Obrigado a todos.

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Oi pessoal! Estou lendo esse topico e to achando muito interessante, mas na verdade estou com uma duvida. Deixa eu ver se entendi alguma coisa. PC2100 é DDR266 MHZ, PC2700 é DDR333 MHZ, PC3200 é DDR400 MHZ??? Pois bem, eu tenho uma placa mãe asrock K7VM2 é pelo que li no manual da placa mãe a memoria que ela usa é PC2100. Comprei 2 pentes de memoria de 256 MB cada e quando olhei as caracteristicas da memoria no programa "everest" aparece assim pros 2 pentes:

Velocidade da memória PC3200 (200 MHz)

Temporização de Memória

@ 200 MHz 3.0-3-3-8 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 MHz 2.5-3-3-7 (CL-RCD-RP-RAS)

@ 133 MHz 2.0-2-2-6 (CL-RCD-RP-RAS)

Pelo que notei elas não são da mesma marca. No Nome delas está assim:

Descrição do dispositivo

DIMM1: 256 MB PC3200 DDR SDRAM

Descrição do dispositivo

DIMM2: Hyundai HYMD232 646A8J-D43

Queria saber se posso usar essas memorias já que parece que a freqüência delas é maior do que a informada para a placa mãe e se o fato delas não serem semelhantes influencia em algo.

Se tiver alguma configuração que possa fazer no setup tambem e alguem puder me informar eu agradeço.

Bem, é só.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gostaria de Pedir uma força....

Estou com 2 pente de memória de 1Gb de 400Mhz de marca Advanced e tenho um P4 2.26 Ghz em uma placa mãe Asus P4800D-X e gostaria de saber como faço pro Windows Xp dar uma "aliviada" no processador e "obrigar" o SO a usar a memória q tenho disponível na máq e assim, otimizar o desempenho da minha maq...

Lembrando q em arquivo de paginação, já fiz testes deixando o espaço em Hd de 3Gb como recomendado ( não senti diferença ), com 500Mb ( tambem não ) e atualmente, s/ arquivo de paginação ( também estou sentindo q está lento ).

Fico no aguardo de uma orientação, pois fiz testes e mesmo usando meu gravador de dvd, jogando the lord of the ring third age, baixando arquivos na net e só uso 900Mb/Ram no seu pico...

Desde já agradeço a todos pela atenção,

Thunder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom primeiro lugar pessoal, desculpem o "quase" abandono do tópico, é que agora sou empresário no ramo da informática (que chique) e o meu tempo andava (e continua) muito curto, a princípio não vou me aprofundar muito nas respostas, mas no caso das dúvidas persistirem, aí sim.

Comecemos pelo "WWPage":

Postado Originalmente por WWPage@19 de julho de 2005, 22:58

Estou com o problema da tela azul.

Vem a mensagem padrão do XP e às vezes aparece IRQL_LESS_OR_EQUAL

mas não cita nenhum arquivo ou driver que esteja causando isso. Outras vezes nem esse IRQL aparece, somente o aviso do travamento...

Depois de reiniciar uma ou 2 vezes, tudo fica normal e sem problemas.

Tem alguma coisa a ver com aquecimento do módulo de memória?

É o seguinte: Eu tinha 512Mb de memória e comprei outro pente de 512, sendo que este tem dissipadores e o outro não. Ambos são genéricos...

...Já atualizei a BIOS, já criei uma partição FAT 16 para o swap, já formatei o HD e reinstalei tudo, usei o Docmem e... nada.

Já revirei este forum e o específico de memórias, mas não encontrei a solução.

vale lembrar que o micro, antes do novo módulo de memória não acusava qualquer erro.

Alguém poderia me ajudar?

Um abraço!

Você pode estar com um problema "latente" na memória, ou seja, vai e volta, ou como no seu caso, vai quando quente e volta quando frio.

Recomendo a leitura deste artigo "Eletricidade estática existe?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jackmcd@24 de julho de 2005, 19:21

eu coloquei  doi pentes de meoria  samsung 512mb ddr 400  pc3200  numa placa-mãe da ecs  neforce 4 a939      meu processador e um athlon 64 3000+ socket 939  venice core    coloquei no slot 1 e 3 as memorias  em dual channel  mas quando  vou ver a configuração esta  como single channel  como faço para ativar o dual channel ?

O Ideal seria você postar o modelo exato da placa-mãe. Experimentou colocar nos Slots 1 e 2 por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bruno.bmf@25 de julho de 2005, 09:21

Caro amigo silviola,  :(

Estou a 1 semana desesperado com o problema na configuração de minhas novas memórias e gostaria de sua opinião:

Comprei 2 módulos de memória Samsung 256MB - DDR 400 (CHIP: K4H560838E-TCCC) conforme recomendado no manual da minha placa mãe ASUS P4S800D-X para utilizar o Dual-channel. Antes usava apenas 1 de 512 Mb (DDR 333)

Depois de muitos tropeços (meu micro reiniciava e apresentava uma tela AZUL do XP), dei um clear-CMOS e coloquei os módulos nos sockets AZUIS conforme manda o manual.

Pensei que não precisava configurar mais nada para usar o Dual-Channel na minha placa, mas conforme orientações de colegas no fórum alterei a configuração da BIOS "128 Bit Access Mode" de [Auto] para [128*1].

Depois disso quando executo alguns jogos ele deixou de reiniciar o micro de repente, mas os jogos estão sendo finalizados sem meu comando...

É necessário alterar mais alguma configuração para utilizar o Dual-Channel (se é que vi certo)?

Na configuração da BIOS "128 Bit Access Mode" existem as opções [Auto / 64*2 / 128*1 ] qual a diferença entre elas? Preciso realmente alterar?

Queria uma dica para melhorar a performance da minha máquina com o Duan Channel.  :(

Se ajudar, meu processador é um P4 2.4.

Desculpe se não fui muito claro, é que sou leigo com esse assunto de memórias.

Muito obrigado!

Para fazer a verificação se o sistema está realmente e Dual Channel o ideal é usar um programa de identificação de hardware, como o Everest por exemplo.

Quanto ao "128 Bits Access Mode", acho que deves dar uma lida no manual da placa-mãe e verificar o que se recomenda fazer nele.

A sua instabilidade nos jogos não se deve ao fato de estar ou não ativado o Dual Channel, mas sim, se está ou não funcionando bem os teus pentes de memória. Dá uma passadinha no Memtest+. Às vezes não é nem defeito físico nos módulos, e apenas um pequeno ajuste nos timings já resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fhidel@31 de julho de 2005, 17:16

pessoal

Os novos Intel da linha 541 a 571 de 64 bits so suportam DDR2 ou posso utilizar memoria DDR...pergunto porque alguns sites deixam a enetnder que so aceitam DDR2 e os preços sao bem maiores das memorias.

Se isso depender da placa-mãe não acaba dando na mesma porque somente placa-mãe pra soquete 775 serviriam e elas todas talvez so funcionem com memoria DDR2?

Grato a quem esclarecer.

Bem agora em já em outubro o preço das DDR2 já está "taco a taco" com os da DDR"1", quanto a isso não há problema.

Me corrijam se eu estiver errado, mas relativo a compatibilidade da DDR com slot DDR2 me parece que não há, o que há sim, é que alguns fabricantes como AsRock, ECS, etc têm fabricados placas-mãe híbridas, ou seja, que contém os dois tipo de slots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thiagoszh@02 de agosto de 2005, 15:03

comprei uma seventeam 350 e INFELIZMENTE o problema continuou  :(

pelo menos o problema me forçou a comprar uma fonte decente pro meu pc...

mas então, você teria alguma sugestão do que pode ser?

pra mim está claro que é problema de configuração ou incompatibilidade da memória com a placa mãe, visto que, quando eu troco os dois pentes 512 DDR400 corsair pra um pente genérico 256 DDR266, o sistema fica estável.

mas se for problema de configuração, não sei como posso resolver pois minha placa mãe não tem opções pra memória... teria uma maneira de eu ajustar a configuração?

lembrando que minha placa mãe é uma a7n8x-VM e trabalha com memórias em 333mhz, ajustando-as automaticamente nessa velocidade quando a velocidade das memórias é superior...

valeu a atenção

Se a placa-mãe não possui sintonia fina para os módulos a coisa complica mais, neste caso a única saída seria fazer um BiosMOD (ou encontrar um pronto na Internet). Ou mais radical, trocar de placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rfs_adv@11 de agosto de 2005, 02:18

Olá a todos.

Li todo o tópico de configuração de memória, mas como não tenho conhecimento suficiente, não encontrei o que preciso. NA VERDADE acho que o defeito é comigo mesmo e não com a máquina.

Tenho um Athlon XP 1800+, uma placa mãe ASUS A7A266.

Uso um pente de 256 MB 266. O micro funciona normalmente.

Comprei um pente de 512 com as seguintes informações:

ADVANCE MODULES

AM512D16A/C-N-PC2700    64M X 64 DDR

SN152422    512MB,333Mhz, CL2.5

Em outra etiqueta no pente está escrito:

SVI

DDR 512 MB PC333 ADV

Meu problema é que quando coloco este pente sozinho na máquina (que roda WINXP Professional com service pack2), logo no início, há uma informação de que o arquivo system do windows está com problemas e precisa ser reparado com o disco original do sistema, teclando r logo no reinício da máquina.

Se volto a colocar só o pente de 256, a máquina volta a funcionar normalmente.

Quando coloco este pente (512) juntamente com o de 256 o computador só reconhece o pente de 256.

Gostaria de ver se é possível (e como fazer) para reconhecer, pelo menos, o pente de 512 MB. Se pudesse reconhecer os dois em qualquer ordem [512 (slot 1) + 256 (slot 2) = 768 MB] ou [256 (slot 1) + 512 (slot 2) = 768 MB] seria melhor ainda.

Não sei qual seria a sequencia de procedimentos para possibilitar o reconhecimento do pente de 512 e muito menos para a compatibilidade entre os 2 pentes.

GOSTARIA MUITO de orientações para resolver este problema.

Obrigado a todos.

[email protected]

Não sei nem se é o caso de incompatibilidade entre as memórias, já que o pente não funciona direito sozinho, pode haver sim, incompatibilidade com a Placa-Mãe, neste caso tem que fazer um ajuste fino na Bios a fim de tentar resolver o problema, se ainda assim não houver solução, o negócio é trocar o módulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rodrigo_BH@16 de setembro de 2005, 23:28

Oi pessoal! Estou lendo esse topico e to achando muito interessante, mas na verdade estou com uma duvida. Deixa eu ver se entendi alguma coisa. PC2100 é DDR266 MHZ, PC2700 é DDR333 MHZ, PC3200 é DDR400 MHZ??? Pois bem, eu tenho uma placa mãe asrock K7VM2 é pelo que li no manual da placa mãe a memoria que ela usa é PC2100. Comprei 2 pentes de memoria de 256 MB cada e quando olhei as caracteristicas da memoria no programa "everest" aparece assim pros 2 pentes:

Velocidade da memória PC3200 (200 MHz)

Temporização de Memória

@ 200 MHz                                3.0-3-3-8  (CL-RCD-RP-RAS)

@ 166 MHz 2.5-3-3-7                  (CL-RCD-RP-RAS)

@ 133 MHz 2.0-2-2-6                  (CL-RCD-RP-RAS)

Pelo que notei elas não são da mesma marca. No Nome delas está assim:

Descrição do dispositivo

DIMM1: 256 MB PC3200 DDR SDRAM

Descrição do dispositivo

DIMM2: Hyundai HYMD232 646A8J-D43

Queria saber se posso usar essas memorias já que parece que a freqüência delas é maior do que a informada para a placa mãe e se o fato delas não serem semelhantes influencia em algo.

Se tiver alguma configuração que possa fazer no setup tambem e alguem puder me informar eu agradeço.

Bem, é só.

Desde já agradeço.

Desde que estejam funcionando bem não importa o fato delas não serem semelhantes.

E também não há problema em colocar um módulo de freqüência maior numa placa-mãe de FSB menor, o que ocorre é que seu pente de memória está sendo subutilizado, pois está trabalhando na freqüência da Placa-Mãe. Mas, antes sobre do que falte.

Eu sei que este tópico já está bem grandinho e que é chato ficar garimpando alguma informação, mas aqui mesmo neste tópico tem várias dicas de ajustes de timings de memória pelo Setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!