Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de memória


Posts recomendados

Olá,

estou com um probleminha com memórias... comprei 2 pentes de 256mb DDR400 e tentei fazer dual, mas fica apitando e o PC num liga, colequei um pente DDR333 e um DDR400 e o dual funcionou 100% com o pente DDR333 na Dimm 3, logo ví que as minhas DDR400 tem CL3 e a DDR333 tem CL2.5... é por isso? se eu configurar as memórias DDR400 para CL2.5 funciona? ou elas vão torrar? eheh os pentes são da marca Nanya... abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Roddy_RN@18 jun 2004, 12:58

Olá,

estou com um probleminha com memórias... comprei 2 pentes de 256mb DDR400 e tentei fazer dual, mas fica apitando e o PC num liga, colequei um pente DDR333 e um DDR400 e o dual funcionou 100% com o pente DDR333 na Dimm 3, logo ví que as minhas DDR400 tem CL3 e a DDR333 tem CL2.5... é por isso? se eu configurar as memórias DDR400 para CL2.5 funciona? ou elas vão torrar? eheh os pentes são da marca Nanya... abraços!

O ideal é nivelar por baixo, ou seja, utilize uma configuração em que a memória mais lenta possa trabalhar tranquila. Nesse caso em específico utilize o CAS 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por !r4@18 jun 2004, 19:53

Putz  silviola....valeu aí cara por tenta me ajuda veio..mas eu baxei o arquivo e ainda não consegui usa ele cara.. você poderia me explicar melhor  cara... me dar detalhes de como instala e usar por favor??!

Baixe este arquivo Download - Pre-Compiled Memtest86 v3.1a installable from Windows and DOS .

Descompate-o e rode o executável.

Insira um disquete formatado no seu drive de disquetes.

E digite a letra do drive depois <Enter> (provavelmente "A" "<ENTER>")

Será criado um disquete de boot com o Memtest.

Entre no Setup do micro pressionando "Delete" (ou outra tecla dependendo da placa-mãe) durante o Post e selecione o Boot pelo disquete.

Saia do Setup e salve.

Inicie o computador e aguarde pelo carregamente do Memtest86.

O site indica que um bom teste deve ser rodado no mínimo por 5 horas, mas, quanto mais, melhor.

Se por acaso houverem erros, ainda não se desespere, entre novamente no setup e procure pelas configuração da memória (se sua placa-mãe tiver opção) e baixe o FSB e/ou as latências das memórias.

Se ainda assim continuar dando erro, lembre-se que ainda pode ser incompatibilidade da memória, neste caso teste o pente de memória noutro micro e refaça o teste no segundo micro, de preferência com uma placa mãe diferente da sua.

Bom, se ainda assim, persistir o erro, então a memória realmente está ruim, se ainda estiver na garantia corra prá trocar, se não o jeito é comprar outra mesmo.

Há mais uma observação a ser dada. O Memtest testa todo o conjunto (Memória/Chipset/Processador), na maioria dos caso a culpada pelos erros é a memória mesmo, mas ainda assim não se pode descartar problemas no processador ou Chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por detk@01 jul 2004, 17:09

Pessoal, vale mais a pena 1GB de mememória genérica ou 512 mb de marca?

Tenho um opteron 240 com placa msi sk8n. (quero memória ddr 400)

Obrigado

Se quizeres estabilidade e segurança garantida, 512Mb de Marca.

Pegar 1Gb de memória genérica é arriscado.

É por sua conta e risco.

Se fosse eu particularmente, pegaria 1Gb Genérica e testaria incessantemente a mesma com o Memtest86 para me certificar a estabilidade.

A escolha é sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edu costa@24 jul 2004, 16:19

você conhece algum programa para testar tanto a memoria, quanto o slot da mesma?

O Memtes86 lhe mostrará o "Caminho das Pedras", mas para certificar-se se o problema esta no Slot, acho que só um técnico em eletrônica com um multímetro na mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O site da Asus diz que são aceitas apenas memórias ECC, diferente de outros modelos como por exemplo a A7X8X-X, que segundo o site, aceitam memórias non-ECC.

Agora, isso tudo na teoria, a prática nem sempre a corresponde.

O negócio é tú dar uma pesquisada pelos foruns prá saber se alguém está conseguindo usar memórias non-ECC nesta placa-mãe.

Especificações Técnicas da SK8N

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Postado Originalmente por silviola+18 set 2003, 09:56-->
boozo-br@16 Set. 2003,17:04

<font color='#000000'>Finalmente a pergunta (uffa !!), isto é realmente um problema das (da) memória ou pode ser a placa ?? Como estava com esse problema , troquei a placa, mas este problema continuou, o que posso fazer ?

:muro:</font>

<font color='#000080'>Se as memórias forem de marcas e gerações diferentes há 99% de chance de serem elas mesmas as responsáveis pelo conflito. Não esqueça que existem mais coisas além do clock que podem dar conflito. Ex: latência, quantidade de chips, se os chips estão nos dois lados ou em um só. Então, na minha opnião, venda o chip de 64 Mb e compre outro de 128 Mb igualzinho ao anterior.</font>

ola, tambem estou em duvida sobre minhas memoris ram, meu pc e um amd 3000+, já estou rodando ele na freqüência 166 q o deixa 2.1, no entanto gostaria de saber o seguinte, tenho uma placa mãe asus a7v600x e quando entro na parte de memoria ram esta em "auto" e na mesma tem as opções 100 200 e 400, vocês aconselham deixar em auto mesmo, eu recomendam q eu troque para algum desses clocks que minha placa me da como opção: 100, 200, 400 mhz e em qual destas tres opções eu deveria deixar minhas memorias ( 512 de ram )?

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola eu preciso d uma ajuda... Eu uso um P3 700mhz 64mb ram e uma placa-mãe Pcchips M748LMRT chipset SIS 620 e meu cartucho d memoria atual é sdram pc100, pelo q entendi minha placa-mãe não aceita memoria ddr somente sdram,

eu gostaria d adicionar mais um cartucho d 128mb sdram pc133 mas não sei c minha placa aceita esse cartucho e eu não tenho o manual dela..... sei q ela vai considerar meu cartucho como c fosse pc100 mas gostaria d saber do mesmo jeito c não ha alguma imcompatibilidad com minha placa como por exemplo a densidade q eu não entendi mtu bem como funciona....... mtu obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por defenestrador@17 ago 2004, 18:52

ola, tambem estou em duvida sobre minhas memoris ram, meu pc e um amd 3000+, ja estou rodando ele na freqüência 166 q o deixa 2.1, no entanto gostaria de saber o seguinte, tenho uma placa mãe asus a7v600x e quando entro na parte de memoria ram esta em "auto" e na mesma tem as opções 100 200 e 400, vocês aconselham deixar em auto mesmo, eu recomendam q eu troque para algum desses clocks que minha placa me da como opção: 100, 200, 400 mhz e em qual destas tres opções eu deveria deixar minhas memorias ( 512 de ram )?

obrigado

Se não quizeres fazer um Overclock, aconselho deixar em "AUTO" mesmo.

É estranho que estas freqüências manuais não estejam na forma: "100/133/166/200". Dá uma confirmada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ||_Teco_||@20 ago 2004, 00:09

Ola eu preciso d uma ajuda... Eu uso um P3 700mhz 64mb ram e uma placa-mãe Pcchips M748LMRT chipset SIS 620 e meu cartucho d memoria atual é sdram pc100, pelo q entendi minha placa-mãe não aceita memoria ddr somente sdram,

eu gostaria d adicionar mais um cartucho d 128mb sdram pc133 mas não sei c minha placa aceita esse cartucho e eu não tenho o manual dela..... sei q ela vai considerar meu cartucho como c fosse pc100 mas gostaria d saber do mesmo jeito c não ha alguma imcompatibilidad com minha placa como por exemplo a densidade q eu não entendi mtu bem como funciona....... mtu obrigado!!!

Olha Teco, realmente não há como prever se haverá ou não incompatibilidade.

O jeito é testar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alô Amigos... nunca encontrei um fórum tão completo no assunto de Memórias... mas sempre surgem algumas dúvidas, pois em cada placa (ainda mais hoje em dia) vemos configurações diferentes ou até mesmo outras denominações para as config já conhecidas...

tem configurações na minha placa que eu não sei o q é e não tem ninguém que me informe... se puderem dar uma ajuda... pelo amor de Deus!!!

o q é?

Bank Interleave

DRAM Burst length

DRAM Command Rate

DRAM Access Time

DRAM Queue Depth

DRAM tWTR

Write Recovery Time

Quais desses itens funcionam melhor com as configurações mais baixas e vice-versa... estou totalmente perdido...

como calcular o melhor multiplicador pro process?

Por Favor me ajudem... minha máquina não está funcionando nem perto do ideal sem over!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na seção de dúvidas do Clube do Hardware está escrito que a placa-mãe pcchips m748lmrt aceita processadores p3 de até 1.13ghz ou celeron de até 1.1ghz. entretanto, os p3 tem fsb de 133 e 100mhz. o texto não informa, mas se eu comprar um p3 com fsb de 133mhz vai funcionar?

sei que o tópico é sobre memória, mas a pergunta é pertinente, pois atualmente está instalado um celeron 400mhz com memória de 64mb pc66 e estou pensando num upgrade para p3 1.13 ou 1.0ghz e 128mb de memória.

as dúvidas são:

. o fsb do processador tem que ser necessariamente 100mhz?

. 128mb pc133 vai funcionar na placa m748lmrt ou terei que usar uma pc100?

. existe alguma dica para a compra (tal como a placa possuir 4 chips ou mais, se deve ter chips em apenas um dos lados, etc)

. tal upgrade é recomendado ou devo fazer outra alteração? (levando-se em consideração a limitação financeira)

desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eai silviola :-BEER, tenho um Processador 2400+ (FSB 266) e uma memória de 512 Mb DDR 333 Genérica Infinion, qual a configuração melhor para se aproveitar o processador e a memória.

Tá rodando assim Processador 134/33 com o multiplicador em 15x e a memória a 2,5 / 3 / 3 / 6.

Ajuda ai para fazer um overclock da hora :devil: ...

Valeu :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos do Forum sobre Memórias, meus parabéns, pois ao ler sobre o assunto descobri várias coisas que não sabia. Mas ao mesmo tempo quero ter mais noção, mas sou leigo. Por isso resolvi escrever estas poucas linhas :D .

É o seguinte: Tenho um P III 550, conforme segue abaixo, mas ao instalar o W XP PRO, resolvi colocar um pente de memoria de 128 Mb a mais, já tinha 2 pentes de 64 Mb ( PC 100 ), mas ao solicitar a um expert esta colocação do pente foi posto uma PC 133, ou seja tenho 2 PC100 e 1 PC133. Sem me alongar muito, gostaria de saber como posso ver a latencias das memorias, será na BIOS ou via programa ( no AIDA32 - não consigo ). :cry:

Espero a ajuda de todos, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por [AG-NEGRAS

Max,20 ago 2004, 03:55]tem configurações na minha placa que eu não sei o q é e não tem ninguém que me informe... se puderem dar uma ajuda... pelo amor de Deus!!!

o q é?

Bank Interleave

DRAM Burst length

DRAM Command Rate

DRAM Access Time

DRAM Queue Depth

DRAM tWTR

Write Recovery Time

Quais desses itens funcionam melhor com as configurações mais baixas e vice-versa... estou totalmente perdido...

como calcular o melhor multiplicador pro process?

Por Favor me ajudem... minha máquina não está funcionando nem perto do ideal sem over!!!

Boa Pergunta!!!

Vamos lá:

BANK INTERLEAVE

Chips de memórias DDR RAM são feitos de 4 bancos (4 banks). Endereçar todos eles através de inserção conjunta ao mesmo tempo vai maximizar a performance.

Resultados: (=2) -> 1% a 4% (=4) -> 2% A 8%

DRAM COMMAND RATE

Número de ciclos de clock necessário para endereçar o modulo de memória e o chip com um endereço de zona de dados específico. Se os bancos da memória estiverem lotados, você deve aumentar o valor para 2, o que resultará em perda de performance.

Resultados: (=1) -> 1% a 2%

DRAM ACESS TIME

É o tempo para entregar os dados requisitados, ou armazenar a informação desejada. Quanto mais baixo for o tempo acesso, mais rápido será. O tempo de acesso é medido em nanossegundos. Na prática os resultados são quase insignificantes. Portanto, tanto faz deixar em 3 ou 2, pois os ganhos em performance são mínimos, logo, é melhor guardar a agressividade para outros timings.

Resultados: (=2) -> 0% a 0,002%

DRAM QUEUE DEPTH

Determina uma atualização cronometrada na memória RAM. Não consegui resultados reais de performance para postar.

WRITE RECOVERY TIME ou tWR

É o atraso após a escrita de um comando e o precarregamento do comando seguinte. Este comando tem a ver muito mais com a estabilidade do que com a performance, o negócio é testar na prática e verificar qual o melhor resultado para cada micro.

Resultados: (=3 ou =2) -> 0%

Infelizmente não há como dizer exatamente quais configurações devem ser usadas, pois o equilíbrio perfeito entre performance x estabilidade só é obtido através de testes, testes, testes... Há muitas marcas de memórias, placas-mãe, processadores. E este alto nível de customização é exatamente por causa disso, para cada combinação de componentes existe um valor e é humanamente impossível determinar o certo para uma máquina sem testar, testar, testar...

Para testar a performance use o Sandra ou o AIDA32.

Para testar a estabilidade use o Memtest86.

Lembrando que tais testes são "sintéticos" e dão somente uma noção de quão rápida ou estável está sua memória, portanto, nada melhor que o dia a dia para estabelecer o equilíbrio correto, seja jogando, compactando, encodando, etc...

Não é fácil, nem simples e nem legal: Mas ninguém disse que seria. :)

Relativo ao multiplicador do processador a coisa pode ser considerada mais simples:

Na Bios/Setup os valores de FSB tanto do processador quanto da memória (com raras excessões) são medidos de forma real (sem o fator DDR ou Clock Efetivo).

Ex: Athlon XP 1800+ (Clock Real = 1529,5 Mhz)

FSB = 133 Mhz

Multiplicador = 11,5

Clock = 1529,5 (que nada mais é que FSB x Multiplicador, no caso: 133 x 11,5)

Então, o multiplicador, conforme diz o nome, serve para multiplicar o FSB para obter o Clock "Final" do Processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por get_jp@22 ago 2004, 18:55

1) se eu comprar um p3 com fsb de 133mhz vai funcionar?

2) o fsb do processador tem que ser necessariamente 100mhz?

3) 128mb pc133 vai funcionar na placa m748lmrt ou terei que usar uma pc100?

4) existe alguma dica para a compra (tal como a placa possuir 4 chips ou mais, se deve ter chips em apenas um dos lados, etc)

5) tal upgrade é recomendado ou devo fazer outra alteração? (levando-se em consideração a limitação financeira)

desde já agradeço.

A m748lmrt é uma plaquinha complicada de "entender" e vou explicar porque:

Já baixei vários manuais sobre ela da internet, tanto do site da PC-Chips quanto do Driver Guide e, todos, eu disse todos (pelo menos os que eu li), dizem que esta placa-mãe só aceita processadores com Core 100Mhz, só que do contrário do que dizem os manuais, ela aceita sim, Pentium 3 com FSB de 133Mhz. No meu serviço tem até um P3 1 GHz FSB 133 espetado numa m748lmrt, e o mais estranho é que se for olhar na Bios os clocks manuais vão até apenas 733Mhz. Vai saber porque... mas... sem preconceitos e em se tratando de PC-Chips, pelo menos na fase desta empresa quando da época desta placa-mãe, pode-se esperar de tudo. Mas vamos as objetivas:

1) Sim.

2) Não.

3) Tanto faz, melhor 133Mhz.

4) Infelizmente só testando, mas, pela lógica, quanto mais chips, melhor.

5) Olha, isso é sempre complicado, vou deixar minha opnião pessoal:

Aumentar a memória é sempre bom, lógico, mas usar o Windows XP com só 128Mb de memória definitivamente eu (nem a Microsoft) não recomendo, para obter uma performance aceitável no XP o mínimo de memória recomendado é 256Mb. Caso não haja condições, e 128Mb é "Martelo Batido", então use Sistemas Operacionais mais leves com o Windows 98SE ou o Windows 2000.

Um dica: Não deixe os componentes do seu micro ficarem muito obsoletos, pois o upgrade tende a ficar mais caro, pois quanto mais tempo se passa, mais componentes precisarão ser melhorados e mais pesado para o bolso vai ficando.

Hoje em dia seu micro já está começando a fica prá trás, pois para fazer um upgrade, terás que trocar: a placa-mãe, logo a memória terá que ser DDR, o processador terá que ser outro, o gabinete terá que ser maior, a fonte terá que ser mais potente, e assim sucetivamente. Enfim, faça o que achares melhor, mas lembre-se que o tempo está passando, e no caso da informática, ele voa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Matrixmail@07 set 2004, 20:14

Eai silviola :-BEER, tenho um Processador 2400+ (FSB 266) e uma memória de 512 Mb DDR 333 Genérica Infinion, qual a configuração melhor para se aproveitar o processador e a memória.

Tá rodando assim Processador 134/33 com o multiplicador em 15x e a memória a 2,5 / 3 / 3 / 6.

Ajuda ai para fazer um overclock da hora :devil: ...

Valeu :joia:

Meu sistema é parecido com o teu, talvez minhas configurações podem te servir:

FSB: 166/33 x 12,5 = 2075 Mhz (Athlon XP 2600+)

2,5-3-3-7

Bank Interleave = 4

Burst Lenght = 8

Comand Rate = 1T

VCore = 1,65V (talvez dependendo das tensões da tua fonte pode ser preciso aumentar o VCore, vá de 0,01 em 0,01 até estabilizar. Pode ser preciso dar uma refrescada nos timings, pois aumentar o FSB do processador mantendo o divisor PCI em 33Mhz é sempre melhor que qualquer timing agressivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!