Ir ao conteúdo

RivaTuner e Monitoramento (mini tutorial)

Sombra_XXI

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Opa, dê uma olhada na figura do 3º passo do tutorial, lá você verá que existe uma opção chamada "Reference fan duty cycle", marque-a e aplique o mesmo procedimento do passo 6 para que ela seja mostrada em OSD.

CONFIGURANDO OS CARACTERES

Para mudar a posição, a cor e o tamanho dos caracteres, você tem que configurar o Statistics Server, para isso, execute-o e depois clique com o botão direito em cima do ícone dele na bandeja do sistema e escolha Setup. Você verá a janela de opções abaixo:

statisticsgp0.png

As configurações acima são as que estou usando agora, mas como você quer colocar abaixo da tela, deverá modificar a opção OSD size/Position, devendo saber que as coordenada x e y = 0 correspondem ao canto superior esquerdo da tela, sendo assim, se estiver usando uma resolução de 1024x768 no seu monitor e quiser colocar as informações no canto direito, terá que usar valores que variam de acordo com a opção zoom ratio.

Só pra você ter uma base, aqui no meu as informações ficaram exatamente no canto quando eu coloquei os valores x=280 e y=210, mas isso sem contar com a informação de rotação do fan, com ela eu teria que diminuir o valor de y. Vá tentando aí que você acha os valores certos pro seu caso.

Pra mudar a cor da fonte é só mudar na opção OSD color logo abaixo.

Postado

Opa, dê uma olhada na figura do 3º passo do tutorial, lá você verá que existe uma opção chamada "Reference fan duty cycle", marque-a e aplique o mesmo procedimento do passo 6 para que ela seja mostrada em OSD.

Para mudar a posição, a cor e o tamanho dos caracteres, você tem que configurar o Statistics Server, para isso, execute-o e depois clique com o botão direito em cima do ícone dele na bandeja do sistema e escolha Setup. Você verá a janela de opções abaixo:

statisticsgp0.png

As configurações acima são as que estou usando agora, mas como você quer colocar abaixo da tela, deverá modificar a opção OSD size/Position, devendo saber que as coordenada x e y = 0 correspondem ao canto superior esquerdo da tela, sendo assim, se estiver usando uma resolução de 1024x768 no seu monitor e quiser colocar as informações no canto direito, terá que usar valores que variam de acordo com a opção zoom ratio.

Só pra você ter uma base, aqui no meu as informações ficaram exatamente no canto quando eu coloquei os valores x=280 e y=210, mas isso sem contar com a informação de rotação do fan, com ela eu teria que diminuir o valor de y. Vá tentando aí que você acha os valores certos pro seu caso.

Pra mudar a cor da fonte é só mudar na opção OSD color logo abaixo.

Valeu cara, mais meu riva não esta parecendo o" Reference fan duty cycle".

Minha placa é uma 7600GT.

• Membro VIP
Postado

Monitoramento em Radeons

Pessoal, acabei de fazer o teste com uma placa Radeon da série X1K e como eu já tinha dito antes, tinha certeza que o tal monitoramento funcionava com elas também, com um adendo, a rotação do cooler pode ser obtida em porcentagem como nas da nVidia, em rotações por minuto ou os dois ao mesmo tempo, segue abaixo uma imagem com algumas informações em OSD usando a placa da ATi com o fan sendo mostrado em RPM:

rivax1kmi5.jpg

Reparem que até a corrente elétrica (penúltimo item) dá pra monitorar

• mês depois...
Postado

Me da uma ajudinha.

Eu preciso rodar o server statics ANTES de setar essas configurações ou depois?

Porque se eu rodo antes e aplico não acontece nada e se tento rodar depois o Server Statics não funciona...

E esses valores vão aparecer o tempo todo ou só quando estiver rodando alguma aplicação gráfica?

• Membro VIP
Postado

Você pode configurar tudo primeiro e rodar o Statistics Server depois sem problemas, tem muita gente que não está executando o Hardware Monitoring (item com o chip de memória), não é preciso apenas configurá-lo, é necessário deixá-lo ativo também ou marcar a opção para que ele possa monitorar em segundo plano. Repare se isso se aplica ao seu caso.

• 9 meses depois...
Postado

Muito bom esse tópico, esta nos meus favoritos. Sempre depois de formatar a máquina venho aqui pra aplicar esse monitoramento, pois n me lembro de cabeça, nunca tinha comentado aqui, então fica meus parabéns para o autor, mesmo sendo muito tempo depois! Mas ta valendo!

• 3 semanas depois...
Postado

Carissimo Sombra.... so consigo visualizar os FPS e mesmo assim só os numeros, nao aparece mais nada....

Uso o force 162.18...

Tem alguma incompatibilidade?

• 2 semanas depois...
Postado

Ola Sombra!

Gostei muito deste seu tuto esta em favoritos com certeza, somente uma duvida tentei a um tempo atrás habilitar na bios da minha VGA a temperatura mas sem sucesso a pergunta e a seguinte: a muita diferença entre o monitoramento entre o riva e o habilitado pela bios:confused:

• Membro VIP
Postado

@jusyring,

Essa é uma resposta que ficarei devendo a certeza por não ter como testar, mas caso o monitoramento esteja sendo feito através de um sensor externo ao processador gráfico, é certo que se fosse feita uma comparação dos valores com o interno, haveria sim alguma diferença, mas nada de absurdo e dentro de uma margem aceitável de erro, ou seja, confiável, isso se estiver devidamente posicionado.

Postado
@jusyring,

Essa é uma resposta que ficarei devendo a certeza por não ter como testar, mas caso o monitoramento esteja sendo feito através de um sensor externo ao processador gráfico, é certo que se fosse feita uma comparação dos valores com o interno, haveria sim alguma diferença, mas nada de absurdo e dentro de uma margem aceitável de erro, ou seja, confiável, isso se estiver devidamente posicionado.

Ok Sombra! Agradeço o retorno ja tinha imaginado isto so queria ter certeza aqui esta funfando o monituramento.:D

Obrigado

• 5 semanas depois...
Postado

Ola Sombra.

Com esses novo riva turner, começou a funcionar na nimha 2600xt sem travar. Só q no passo 5 eu marco o que eu vou querer monitora e o botao "setup" nao habilita de jeito nenhum. Com isso nao consigo executar o OSD.

tem algum jeito?

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Postado

Show esse tópico!

Gostaria de contribuir que no meu caso só foi possivel fazer o overclock só selecionando como GForce em "Low-Level System settings / NVStrap driver / PCI DeviceID settings > GForce" Reiniciando em seguida.

Mo que eu gostaria de ajuda é que testei todos os plugins e nenhum foi capaz de exibir a temperatura da CPU da minha placa, somente a temperatura do HDD. Seria por causa do modelo da minha placa? Nvidia GeForce FX 5500 256Mb

Se alguem puder me ajudar a controlar a temperatura eu agradeceria!

Renato.

• 2 semanas depois...
Postado

beleza Galera

Ei Sombra as voltagens da MB não consegui.tu tem alguma ideia ,quanto a temp cpu, da MB velocidade dos Ventiladores funciona bem o plugin é

o NVSU.dll MB asus m2n-e SLI as voltagens que seria importante pra monitorar a fonte não consegui.alguma ideia?

ESSE RIVA é muito Bom so falta as voltagems pra ficar excelente

MAV

post-295665-13884946204377_thumb.jpg

Postado
Show esse tópico! Gostaria de contribuir que no meu caso só foi possivel fazer o overclock só selecionando como GForce em "Low-Level System settings / NVStrap driver / PCI DeviceID settings > GForce" Reiniciando em seguida.

É fácil fazer overclock?

Postado

Será que o Riva tuner tornaria a minha placa de vídeo compatível com o meu micro? A placa é uma GeForce 6200FX 256MB AGP. A memória dela é 400MHz e minhas memórias RAM DDR2 são 533 MHz.

Postado

Cara, não tem problema nenhum a memória da sua VGA ser 400 e a memória RAM ser 533.

Sua VGA pode até ser incompativel com o PC, mas não por esse motivo.

Postado
Você pode configurar tudo primeiro e rodar o Statistics Server depois sem problemas, tem muita gente que não está executando o Hardware Monitoring (item com o chip de memória), não é preciso apenas configurá-lo, é necessário deixá-lo ativo também ou marcar a opção para que ele possa monitorar em segundo plano. Repare se isso se aplica ao seu caso.

beleza

Ei Sombra_XXI desculpa incomodar, mas ja fiz de tudo e não aperece nada no OSD e olha que conheço bem um PC, e sou tecnico eletrônico.

tentei Riva tuner 2.06 2.07 2.08 forceware 162.18 original da minha xfx8600 gt e tambem 169.xxx 174.xxx

os passos até ja estão decorados de tanto que tentei. eu só quero mesmo é acpu temp gpu temp e fraps. Nos graficos tudo aperece mas em OSD nada

alguma ideia ?

O que pode estar faltando?

Ahh tenho outro PC tbem com uma X1650 pro agp 512 e catalist 7.1, nesse não consigo ver nem os graficos. estranho, deveria aparecer o Hardware monitoring, mas não ta la. aceito sugestões Pls

MAV

post-295665-1388494637064_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

mavericckk,

Estive lendo os posts anteriores e repare que num deles você citou que faltam apenas as voltagens pro programa ficar excelente, mas você pode monitorar elas também, através do plugin do Everest, mas para isso, além de habilitar o plugin no RivaTuner, é necessário permitir o compartilhamento das informações nas preferências do Everest (Aplicações Externas).

Quanto ao seu problema, você faz parte de um pequeno grupo dos que não conseguem ver as informações em OSD, por alguma razão que sinceramente não sei qual é, ficando difícil dar alguma solução porque não passei por esse problema, mas tenho uma suposição que ele pode ser sanado através da aba Power User do RivaTuner, procure lá pela seção Monitoring e veja se nos sub-itens é possível ver algo que dê uma luz pro caso.

Segue uma imagem dos dados mostrados em OSD usando o RivaTuner/Everest em conjunto:

rivaeverestmu1.jpg

• Membro VIP
Postado

TÓPICO INICIAL ATUALIZADO

- Incluída a "dica" para poder compartilhar informações do programa Everest com o RivaTuner (final do tutorial).

Postado

LEgal, consegui monitorar as voltagens de 3v e 12v pelo riva aqui, a de 5v sei la porque n esta monitorando.

Off topic: Desculpem perguntar aqui, mas como eu sei que as voltagens estão boas? Tem um valor padrão que deve ficar? Ou é pela variação delas?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...