Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com aquecimento


Rauko

Posts recomendados

Bom pessoal, montei esse pc tem uns 6 meses:

Intel D915GEV

P4 3.0

512 ram ddr2

hd samsung 80gb

Radeon X600

Logo vi que ele apresentava problemas de aquecimento, menos no processador, que fica no limite da temperatura recomendada. Ele ficou um tempo rodando normalmente, mas depois de um tempo começou a reiniciar sozinho. Abri o gabinete e deixei um ventilador na frente, o que resolveu o problema do aquecimento, mas a maquina continua reiniciando constantemente. Já tentei formatar e não resolveu. Preciso saber se vocês acham se é alguma má configuração ou incompatibilidade. Quando eu rodo NFSMW com os detalhes altos a máquina trabalha perfeitamente mas de repente sempre a tela congela e eu tenho que reiniciar o pc. Quando os gráficos estão no nível baixo a tela demora muito pra congelar. Gostaria de recomendações sobre o cooler que devo comprar. valeu aí, espero respostas :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Conrad@30 de janeiro de 2006, 21:37

Rauko, quais são as temperaturas que você mediu? Seu gabinete é bem ventilado, tem exaustor traseiro e duto lateral? Qual é seu cooler? E, muito importante, qual é sua fonte? Poste isso aí pra gente continuar conversando.

medi as temperaturas pelo Intel Desktop Utilities

o processador fica em 55º, e o sistema (zonas 1 e 2) passam dos 50º

o gabinete possui 4 baias, tem exaustor traseiro e duto lateral. O cooler não sei te informar o modelo, mas é da Intel. De qualquer forma ele ventila o processador que não está esquentando.

Cara a fonte é de 450W, mas nunca se sabe, é generica. Ela possui um exaustor na parte de baixo.

Pena que não tem como eu postar uma foto do gabinete...

É só no NSFMW ou em todos os jogos, porque aqui esse jogo dá uns paus às vezes, muito raramente, mas é só nele, outros jogos ficam normais.

não só em NSFMW. Battlefield, que rodava tranquilo passou a congelar também, ou então reinicia sozinho. Mas não tenho sei se esses freezes tem algo a ver com a temperatura da máquina. Também não sei porque quando eu rodo NFSMW com os gráficos mais baixos o pc demora muito mais pra congelar, já que minha máquina aguenta mais detalhes.

valeu aí pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, Rauko. Talvez não seja a temperatura. Processador a 55 não desliga a máquina. Note que os Pentium 4 têm um sistema de underclok, à medida que vão se aproximando da temperatura crítica (mais de 70 graus), vão baixando o clock, e daí talvez um game mais pesado possa provocar o congelamento.

Agora, isso de reiniciar, já passei por muitas experiências, e as causas mais comuns foram:

a) estabilizador baleado

B) nobreak com circuitos oxidados, esquentava pra burro e fazia a máquina desligar.

c) pente de memória defeituoso (reiniciava a máquina)

d) virus (mas daí a máquina reinicia sempre num tempo certo, tipo 2 minutos depois de ligada).

e) fonte genérica, que não garantia a estabilidade de corrente na saída de 12V depois de aquecer.

Dá uma olhada nas voltagens com o Intel Desktop Utilities, logo ao ligar a máquina e depois que ela aquece bastante, e observa se há muita oscilação. O intervalo na 12V é de 11,4 a 12,6, e com uma boa fonte a tensão fica firme em agum ponto dentro desse intervalo, ou oscila menos de 1%.

Continuamos às ordens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Conrad+31 de janeiro de 2006, 06:55-->
Bah, Rauko. Talvez não seja a temperatura. Processador a 55 não desliga a máquina. Note que os Pentium 4 têm um sistema de underclok, à medida que vão se aproximando da temperatura crítica (mais de 70 graus), vão baixando o clock, e daí talvez um game mais pesado possa provocar o congelamento.

Agora, isso de reiniciar, já passei por muitas experiências, e as causas mais comuns foram:

a) estabilizador baleado

B) nobreak com circuitos oxidados, esquentava pra burro e fazia a máquina desligar.

c) pente de memória defeituoso (reiniciava a máquina)

d) virus (mas daí a máquina reinicia sempre num tempo certo, tipo 2 minutos depois de ligada).

e) fonte genérica, que não garantia a estabilidade de corrente na saída de 12V depois de aquecer.

Dá uma olhada nas voltagens com o Intel Desktop Utilities, logo ao ligar a máquina e depois que ela aquece bastante, e observa se há muita oscilação. O intervalo na 12V é de 11,4 a 12,6, e com uma boa fonte a tensão fica firme em agum ponto dentro desse intervalo, ou oscila menos de 1%.

Continuamos às ordens.

A tensão se mantem oscilando entre 12,18 e 12,25 em ambas etapas. Virus também acredito que não. Não posso garantir que seja algo na memória ou estabililizador. Mas tem um detalhe, a máquina quase nunca reinicia quando o pc está ocioso. Deixo um dia inteiro ligado baixando coisas e ele não dá problema. Mas basta começar a usar, abrir um programinha leve que ele depois de um tempo reinicia. Quando mais pesado o programa, mais chances de congelar ou reiniciar sozinho. Estou pensando em formatar novamente para ter certeza que o problema não envolva algum software, o que vocês acham? De qualquer forma, quanto ao aquecimento, pretendo comprar um cooler logo, aceito sugestões.

Power220v@31 de janeiro de 2006, 10:55

A placa de video, ela tem cooler???, pois se ela tiver pode esta travado, e a propria placa de video, aquece trava e depois reinicia.

OBS, placas de video não pode passar de 40º(pelo menos na minha FX5200 128mb)

falou

Tem sim. Acho que não é minha placa de vídeo que tá aquecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rauko, acho que formatar não vai adiantar, mesmo porque o sintoma não é de virus. E você já fez isso e não resolveu, não é? As voltagens estão bem, e tudo indica que não é um problema de aquecimento, mesmo na placa de vídeo. Então um novo cooler também não vai resolver. Tá difícil. Pode ser uma de várias coisas, e o jeito é ir tentando cada coisa. Se você tem 2 pentes de memória, remove um e fica observando. Depois bota de volta e remove o outro. Sendo só um pente, teria que testar com um emprestado.

Nunca tive problemas com placa de vídeo, mas um amigo enfrentou isso de congelamentos e resolveu trocando a placa. Estou buscando uns tutoriais em outro sites e depois posto aqui. Ah, se você resolver formatar, faça o seguinte: instale um programa de cada vez, e fique observando um dia inteiro. É um saco, mas se for problema de softer, você acaba descobrindo o culpado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rauko@30 de janeiro de 2006, 21:13

Bom pessoal, montei esse pc tem uns 6 meses:

Intel D915GEV

P4 3.0

512 ram ddr2

hd samsung 80gb

Radeon X600

Logo vi que ele apresentava problemas de aquecimento, menos no processador, que fica no limite da temperatura recomendada. Ele ficou um tempo rodando normalmente, mas depois de um tempo começou a reiniciar sozinho. Abri o gabinete e deixei um ventilador na frente, o que resolveu o problema do aquecimento, mas a maquina continua reiniciando constantemente. Já tentei formatar e não resolveu. Preciso saber se vocês acham se é alguma má configuração ou incompatibilidade. Quando eu rodo NFSMW com os detalhes altos a máquina trabalha perfeitamente mas de repente sempre a tela congela e eu tenho que reiniciar o pc. Quando os gráficos estão no nível baixo a tela demora muito pra congelar. Gostaria de recomendações sobre o cooler que devo comprar. valeu aí, espero respostas :D

voce pode tentar troca a memoria pode ser isso valewwwwwwwwwwww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!