Ir ao conteúdo

IntelPentium D Gabinete com 3 coolers

velamox

Posts recomendados

Postado

Eu devo levar o computador para manutenção ? O que esta acontecendo? :help:

O gabinete tem um cooler na frente de 80, um do lado soprando no processador de 80, e um exaustor de 120 no fundo... O cooler que veio com o processador pentium d 820 é da intel. Sera que eu preciso por um cooler melhor!? :zoio: Isso vai mudar uns 10 graus!?!!??!

MInha placa-mãe e intel d945PLrn, no ar condicionado EM IDLE o cpu fica a 55 graus !!!!!!!!!!!!!!!!!! :bravo:

O q eu faco velho.. parece mentira.. durante o dia eu não ligo o cpu.. ta inutilizado aqui, tenho medo de fritar o desgracado... :(

agradeço qualquer ajudar. Obrigado

Postado

Eu devo levar o computador para manutenção ? O que esta acontecendo? :help:

O gabinete tem um cooler na frente de 80, um do lado soprando no processador de 80, e um exaustor de 120 no fundo... O cooler que veio com o processador pentium d 820 é da intel. Sera que eu preciso por um cooler melhor!? :zoio: Isso vai mudar uns 10 graus!?!!??!

MInha placa-mãe e intel d945PLrn, no ar condicionado EM IDLE o cpu fica a 55 graus !!!!!!!!!!!!!!!!!! :bravo:

O q eu faco velho.. parece mentira.. durante o dia eu não ligo o cpu.. ta inutilizado aqui, tenho medo de fritar o desgracado... :(

agradeço qualquer ajudar. Obrigado

Processador esta em stock(clock padrão) ?

Passou pasta termica corretamente ?

Postado

Onde você tá vendo a temperatura? Na BIOS? Algum outro programa? É muito difícil um PC com 3 coolers esquenta tanto assim. Ah, e 10° não muda pra menos nem c você bota o teu PC no freezer, nem com tubo d nitrogênio! (brincando). Teu sensor deve ta baleado. Abre teu PC e põe um ventilador na frente dele e ve se esfria alguma coisa.

Postado

Ah, e 10° não muda pra menos nem c você bota o teu PC no freezer, nem com tubo d nitrogênio! (brincando).

Muita calma nessas horas....não é bem assim não...eu estava com problemas semelhantes ao do velamox....e consegui derrubar minha temperatura em 14c...então não podemos afirmar q derrubar 10c só colocando o pc no freezer...(sei q você ta brincando e sua intencao é ajudar.. mas o problema é serio pra quem ta com um p4 D desligado durante o dia com medo de fritar..senti na pele, sei bem como é..então vamos tentar resolver primeiro e brincar depois..)

velamox...eu tenho um pentium D também e tive varios problemas, e com a ajuda do pessoal do forum saiu de 50c iddle pra 36c iddle...(so trocando 2 fans e a aplicando corretamente a pasta termica)

alem das sugestoes dos colegas acima...se você encontrar tempo..de uma lida com calma nesse topico: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=425377

sei q é meio longo, mas pode ter certeza...se você gastar um tempo pra ler todas as respostas...sua temperatura vai baixar....

vi q você usa o cooler box....da uma olhada no post do marcelo.hcb nessa pagina: http://forum.clubedohardware.com.br/index....882&st=280#

boa sorte...qualquer duvida continua postando

abraços

hoax

Postado

Obrigado a todos que estão tentando me ajudar.

Hoax, vou ler agora os posts que voce indicou, já encomendei no smartdata um zalman fatal1ty, acho que isso deve ajudar.

Eu desliguei o controle do cooler na bios, e isso ajudou muito. passou de 58 idle, para 49. O cooler que estava a 1800 idle agora gira 3500 em idle.... não sei se isso esta estragando o cooler, mas pelo menos eu agora tenho coragem de ligar o cpu. Quando o computador é forcado o cooler trabalha a 4500 rpm. Queria saber se isso e um problema ou não.

Mas sendo ou não sendo, já encomendei o cooler novo. Assim q tiver os resultados eu posto aqui.

So um problema eu vi que esse cooler pesa 900gr a intel recomenda 400 parece... Sera q vai dar pau!?

UPdate: li os posts hoax, agora to entendendo bem do assunto. quando chegar o cooler novo, vou usar a pasta as5 e ver como vai ficar. Eu vou postar os resultados assim q os tiver.

Postado

Obrigado a todos que estão tentando me ajudar.

Hoax, vou ler agora os posts que voce indicou, já encomendei no smartdata um zalman fatal1ty, acho que isso deve ajudar.

Eu desliguei o controle do cooler na bios, e isso ajudou muito. passou de 58 idle, para 49. O cooler que estava a 1800 idle agora gira 3500 em idle.... não sei se isso esta estragando o cooler, mas pelo menos eu agora tenho coragem de ligar o cpu. Quando o computador é forcado o cooler trabalha a 4500 rpm. Queria saber se isso e um problema ou não.

Mas sendo ou não sendo, já encomendei o cooler novo. Assim q tiver os resultados eu posto aqui.

So um problema eu vi que esse cooler pesa 900gr a intel recomenda 400 parece... Sera q vai dar pau!?

UPdate: li os posts hoax, agora to entendendo bem do assunto. quando chegar o cooler novo, vou usar a pasta as5 e ver como vai ficar. Eu vou postar os resultados assim q os tiver.

fala velamox,

po o fatality me parece ser um excelente cooler...acho q você mandou bem...a minha unica preocupacao é o peso da crianca... não posso afirmar pra você q não tem problema....mas na minha cabeca não faz sentido venderem como sendo compativel e ele esmagar o processador... (acho q independente de qualquer coisa...quanto menos você transportar essa maquina depois de montada acho q menos risco você corre...) queria muito saber os resultados q você vai ter com esse cooler...por favor continue postando quando montar tudo.. (so lembrando q o meu 9500 led pesa 530g...também acima do peso..apesar de ser bem mais leve)

Tem muita informacao util nos 2 topicos q te passei...me ajudou muito..espero q ajude você também... só uma ultima recomendacao..se você for usar a AS5...não passe como é mostrado no video em destaque aqui do forum...aquele procedimento é APENAS para ARTIC SILVER 3.

siga esse link q você tera resultados excelentes...http://www.arcticsilver.com/arctic_silver_instructions.htm

boa sorte...por favor poste seus resultados

abraços

hoax

Postado

Hoax, obrigado pela atencao, eu já estava ligado na diferenca da montagem da as3 para a as5. Tinha lido nos posts que voce me indicou, que esclareceram muita coisa.

Eu não entendo muito de nada, mas vou fazer o possivel para ajudar as pessoas aqui do forum tambem, como você ta me ajudando.

abraços. Vela.

Postado

Fala Velamox,

Mal se eu fui repetitivo, é q eu canso de ver topico aqui do forum com gente recomendando o video para aplicacao da AS5...ai fico alertando sempre q posso...

mas o espirito é esse ai...pelo menos penso assim...deixar as perguntas cabeludas pra galera q manja, mas ajudo quando posso...prefiro 1000x ficar quieto a ensinar besteira, então prefiro so apontar algumas solucoes já testadas por usuarios do forum..

pode ter certeza q só de postar os resultados da diferenca do cooler box pro fatality já vai estar ajudando um monte de gente (incluindo eu)

qualquer coisa to aí

abraços

hoax

Postado

Que estranho, achei que já tinha postado mas tudo bem...

O Zalman fatality foi uma decepcao. Trabalha a 51 idle e 65 full. O Box trabalhava 49 idle e 55 full. Mas a rotacao dele variava.

Acho que esta ai o problema, a rotacao do zalman fica estavel a 2300 rotacoes, e não passa disso mesmo se a temperatura aumentar. O controlador de cpu cooler da bios esta desligado, então acho que ele so chega a isso mesmo. O Box girava a 4500 quando estava trabalhando em full.

Acho que vou vender esse fatality por uma ninharia e ficar com meu box mesmo -_-

Postado

a rotacao é menor mas ate onde eu sei a dissipacao de calor do cobre é muito melhor q a do aluminio do cooler box..você tem certeza q o problema não esta no encaixe ou na pasta termica?

aqui eu montei o 9500 errado uma vez e estava em 59 iddle...ai arrumei o encaixe e caiu pra 36....ate onde eu já li o fatality é um ótimo cooler...talvez eu esteja enganado...mas não venderia por ninharia antes de testar 100%

qualquer coisa tamos aí

abraço

hoax

Postado

velamox,

seguinte, num desiste ainda desse cooler não, verifica direitinho o encaixe dele, se nenhum dos pinos ficou meio frouxo e se a pasta térmica ficou aplicada corretamente... Desmonta e remonta ele mais alguma vez e testa, esse encaixe desses coolers é uma joça...

E outra coisa, esses 2300 rpm é a velocidade máxima do cooler mesmo? você já verificou isso nas especificações?

Sei lá, religa o controlador, desliga de novo, veja se alguma configuração faz com q ele varie de rotação, afinal, se o box, que é piorzinho do que o zalman, tem essa variação, por que ele não teria?

boa sorte!

Postado

Bom camarada seguinte fo você mesmo que colocou o suporte na placa-mãe

se você apertou de mais pode ter danificado sua placa-mãe ai sua temp vai para as alturas

seguinte reaplique a pasta termica e ligue o cooler direto se o controlador e limita a rotação do cooler

Postado

Eu reinstalei o cooler 3 vezes e continuou com esta temperatura, não tem como errar o encaixe, e so apertar 2 parafusos !

Talvez seja a fonte o problema, é uma genérica. Mas talvez seja so esperanca mesmo, não acho q a fonte tenha tanta influencia. Eu agradeço muito a ajuda de vocês. Vou remontar o cooler pela 4 vez... Segui as instrucoes da zalman para montar, eu realmente não creio q tenha errado 3 vezes, mas vamos la.

Vou postar resultados. ;)

Postado

4 vez q reinstalo o cooler, dei uma prensa maior nos parafusos, e passei mais pasta termica. Resultado : 43º idle e 60º full. A temperatura idle baixou muito, 8 graus. Mas a full continua alta na minha opiniao.

Ela com certeza baixaria em full se as rotacoes aumentassem, mas ela continua em 2300 sempre. Acho q não tem jeito de mudar isso. Vou ter q me contentar. Se alguem tiver alguma ideia, manda bala.

Obrigado a todos.

Postado

eu ainda acho o lance da rotacao relativo...você tem quase 1 kg de cobre nesse cooler....

q pasta termica você esta usando? a q vem com o zalman?

e desculpa a pergunta nessas alturas..mas tem etiqueta de garantia no seu proc?

abraços

hoax

Postado

Aí amigo, eu vou passar uma dica que ninguém me falou (ou eu não li) e tive que aprender na marra.

O meu P4 3.0GHz HT Northwood da assinatura chegava em 67º em full!

Daí eu troquei minha fonte genérica por essa Seventeam da assinatura e a temp em full caiu para 55!

Só a fonte fez ele cair esses 12º.

Eu recomendo que você troque de fonte, só não prometo que vá acontecer um resultado mágico como aconteceu comigo, hehehe.

Abraços

Postado

Seguinte não tinha reparado no comentario da fonte nesse caso tem mais de 60% de ser a sua dor de cabeça, tenha cuidado no aperto da fixação do cooler

pode ocorre a quebra do suporte ai já era hei segui gostaria de saber como você aplicou a pasta termica

c você estiver usado arctic silver recomendo aplicação conforme o site e como hoax fez somente uma pequena quantidade do tamanho de grao de arroz bem no centro do processador fazendo movimento de gira 1 a 2graus par direita e para esquerda conforme site da arctic silver recomentado para P4,prescott e amd 64 se estiver usado akasa ak-450 devera se aplicada uniforme na base do processador sendo uma cada bem fina não muita e mesmo procedimento para pasta termica que vem junto com o cooler

Postado

Troquei de fonte hoje. Estou usando uma seventeam 420bkv. é a melhor que encontrei por aqui. não baixou nada a temperatura, continua como da ultima vez que postei.

A pasta termica que usei foi a que veio com o cooler da zalman, apliquei como ensina no site dela.

Hoax: não tem selo de garantia no die.

Rodrigo: Apliquei exatamente assim, uma camada fina, sem exageros.

Caramba acho q já fiz de tudo.não tenho mais dinheiro pra gastar ! hahaha. Acho que o jeito agora e ir na tora, vou continuar usando o pc assim mesmo. Jogar fora é que não vou :)

Update: já encomendei a Artic Silver 5 com meus ultimos trocados, minha namorada vai me matar... e minha ultima tacada!!!!

Vou tentar retribuir a ajuda de vocês, ajudando outras almas sem esperanca feito eu.. hehe .. falou galera muito obrigado

Postado

Cara, em full ele não passa de 60? Se estiver assim, acho que já está bom, não te preocupa mais não...

A essa temperatura ele ainda não deve ativar o thermal throtting. Você já verificou isso?

Tem um programa pra saber isso...

Afinal, como ficaram as temps dele? Coloca também as da placa mãe...

Postado

brother estou com o mesmo problema que o seu =P

mesma placa e meu processador e um p4 2.8D

so que minha temperatura num ta 60° em full..... ela tá chegando

a 75° full e ###### =/ eu já tentei de tudo também e num sei que ####### e essa

meu pc já ta reiniciando (eu acho que e porque o processador já ta mt quente) =/

Postado

IDLE: 45

FULL: 67

INTERNAL TEMP: 33

REMOTE TEMP: 33

HD:20

Esses sao meus resultados finais com a zalman fatality, e a fonte nova Seventeam 420kbv. Viu marcelo? Ta ruim po, não da pra trabalhar assim velho...

Pedro gostaria de saber o que falar pra te ajudar, mas n to nem sabendo o que fazer tambem... Essa minha ultima tacada foi comprar a artic silver 5, mas acho que uma mera pasta termica não vai resolver. Mas so posso dizer que não da, depois de tentar tudo ne!?

Assim que instalar o cooler com ela, eu vou postar pra você saber no que deu...

não tem nada de ma qualidade mais sobrando na minha maquina a não ser a pasta termica, então eliminando os componentes so sobra defeito do processador... não e possivel!

E ai hoax mais alguma ideia? hehehe ta difícil hein compadre... meus fios estão organizados. A temperatura interna da maquina esta muito boa... porque aqui deve estar uns 30 graus de dia, e ele fica no maximo a 34.

Esse fatality e estão grande q assusta e o bicho não da conta!? não e possivel tem algo errado velho.

Postado

IDLE: 45

FULL: 67

INTERNAL TEMP: 33

REMOTE TEMP: 33

HD:20

E ai hoax mais alguma ideia? hehehe ta difícil hein compadre... meus fios estão organizados. A temperatura interna da maquina esta muito boa... porque aqui deve estar uns 30 graus de dia, e ele fica no maximo a 34.

Esse fatality e estão grande q assusta e o bicho não da conta!? não e possivel tem algo errado velho.

fala velamox..

não desiste não! acho q você vai ter uma surpresa boa ainda...eu falo isso porque eu pensei as mesmas coisas q você..."esse cooler não presta, essa pasta não vai fazer diferenca, ou ainda..esses caras acham mesmo q eu não sou capaz de prender uma parada q só vão 2 parafusos?!!?"

no final...eu q fiquei com a cara no chao...pc caiu de 50 pra 36..e tenho rodado ele a 4.0ghz sem nenhum problema...temp em full load não chega a 60

então resumindo...eu não acho q o problema é o zalman...a fonte você trocou por uma boa, o gabinete ta ok, a temp da placa-mãe ta ok... só pode ser o encaixe do cooler... se você pesquisar na net vai ver q é muito comum reclamacao de encaixe mal feito com cooler padrão 775... por mais q eu achasse q não ia fazer diferenca...a hora q tinha a quantidade certa de pasta (MUITO POUCO) e a hora q eu apertei ele no lugar certinho....resolveu...e eu também tentei 4x e não tinha conseguido..

com MUITO cuidado pra não quebrar a placa-mãe e criar mais problemas como já alertaram...veja se não da pra apertar melhor aquela base preta q prende direto em cima do proc..

então cumpadre..não desiste ainda q você vai conseguir melhorar essa historia...não esquece..chegando a AS5..limpa seu cooler e seu proc com alcool isopropilico e depois de tudo muito bem limpo, coloca o minimo q você puder (grao de arroz)..bem no meio....e deixa q o cooler espalhe pra você....

não cai na tentacao "é de prata vou colocar bastante q vai melhorar..." quanto menos excesso..melhor...

posta aí qualquer coisa

boa sorte!

hoax

Postado

cara esses pentiuns esquentam assim mesmo??? "waw!!!" estou acostumado com 34 do meu Sempron 3000+ em overclock.

Mas vamos lá, beleza velamox, então, já tentou lapidar a base do dissipador do cooler??? mas com muito cuidado, passe uma lixa 1200, tomando muito cuidado, depois passe uma massa de polir, e coloque o braço pra funcionar, vai ver a base ficar igual um espelho, isso muitas vezes ajuda muito. olha também o encaixe, q pelo q eu sei esses pentiuns novos são bem chatos de encaixar mesmo. no mais boa sorte.

acho q dá pra diminuir uns 10º ou mais aí.

Abraço

Postado

bom camarada seguinte hoax tentou até conseguir bons resultados creio que não seja seu cooler

poder mesmo a instalação seguinte fala com o revendedor e tenta trocar por um 9500led não 9500AT se for o caso troca o processador pode estar com problema muita gente deve trocar seus prescott's por outros novos porque na apresentaram problema de aquecimento

obs: verifique na bios se o Q-fan da sua placa-mãe não esta habilitado desabilite-o

pois ele controla a velocidade do fan e liga o cooler direto se o fan mate da zalman

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...