Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando o Pioneer DVR-111D em DVR-111L


jjohtak

Posts recomendados

Olá Pessoal, fiz este guia para poder gravar em mídias RAm e habilitar gravação em mídias +R em modo bitsetting no drive Pioneer 111D.

Originalmente, o Pioneer 111D só lê mídias RAM.

Basicamente utilizei os métodos dos amigos lá do fórum PCS...

(Já tinha postado este tutorial ilustrado lá no ForumPCS - link)

Passando o Drive Pioneer DVR111D para 111L.

Sem esquecer que é por conta e risco. Se cair a energia ou por motivos quaisquer cancelar no meio do processo, BAU!BAU no teu...drive!

Se mesmo assim resolver fazê-lo, com estas screens deve ficar bem mais fácil....

Com o PC desligado, comece instalando o drive , jumpeando-o como master na IDE livre. * Não instale outro drive no mesmo cabo; e dê preferência a cabo de 80 vias para ligar o drive*

Ligue o PC; Após o boot e do reconhecimento do hardware, ao abrir o NeroInfo tool vai ter esta imagem :

A) - modelo Pioneer DVR111D ; B] - Firmware 1.23 (original deste gravador); C) – não grava em mídia DVDRAM.

001noriginal111due2.jpg

Atualizando o drive:

1) Crie uma pasta Pioneer 111 dentro do seu (C:\) ,

e baixe os firmwares TDB 8.19, o TDB8.26 : http://tdb.rpc1.org/#DVR111L

ou deste link (eu peguei do rapidshare):

http://rapidshare.de/files/25625808/111L.rar (Do rapidshare, baixei 2 arquivos, mas só utilizei o arquivo 111L.rar, ignore o arquivo 111_106.zip)

ou deste do share4life:

http://www.4shared.com/dir/1507355/782b36a..._firmwares.html

O arquivo 111L está em formato rar. Será necessário ter o Winzip ou o Winrar instalados. Descompacte o arquivo na pasta criada no passo acima:

002extraindoosarquivosbhv5.jpg

Serão criadas 2 pastas: 111_L819RPC2 e a pasta 111L_826RPC2.

Precisa iniciar o procedimento a partir do firmware 111L_819, pois com este firmware irá transformar teu drive Pioneer DVR-111D em DVR-111L

2) abra a pasta 111L_819 RPC2:

003abrindoapastacriadalc7.jpg

3) clique no arquivo 111L_819.EXE e na tela que abrir clique em flash

004selecionandooflasherwo7.jpg

Começa a atualização:

005iniciandooupdatedm5.jpg

2)

Parte 2

4) Ao fim do procedimento, na tela a seguir, clique em Quit:

006updateokereiniciarmj6.jpg

5) Pronto teu drive está transformado no modelo DVR111L;

Reinicie o PC.

6) Após novo boot, pelo NeroInfo Tools, veja como ficou o drive

A] modelo DVR-111L; B] o novo Firmware 8.19 C] Gravação em mídias DVDRAM habilitada.

007transformadoem111lwt6.jpg

Se quiser atualizar para firmwares das versões mais novas (8.26 ou 8.29 - é de sua escolha) para o drive DVR-111L, proceda como no exemplo abaixo:

7) Abra a pasta 111L_826RPC2 (aqui optei pela 8.26) :

008passandoapastadofirm826vw6.jpg

8) Repare nos 3 arquivos:

009conteudodapasta11l82ej0.jpg

9) Execute o arquivo R11FOIN.exe e na tela DOS, clique em sim, conforme a imagem:

010clicandonoexecutaveltc6.jpg

10) Repare que deu início ao update:

011dandooksurgeestatelagz0.jpg

E fim do update, clique em OK:

012updatecompletoxd8.jpg

11) reinicie o Pc novamente.

12) eis o drive pelo NeroInfo Tools:

013etvoilaupdatepro826omy5.jpg

Para atualizar pro firmware 8.29, o procedimento é o mesmo.

*****Com relação ao Bitsetting, ele é automático. Quer dizer que qualquer mídia DVD+R que for inserida, será gravada em modo bitsetting (de alta compatibilidade), indiferente ao software utilizado(todos irão gravar com o bitsetting ativado) Eu já usei gravação com o Nero, Alcohol, ImgBurn, CloneDVD e eles gravaram as mídias em modo bitsetting ativo = booktype DVD-ROM....****

Esta atualização só não é mais fácil que a atualização dos drives LG...

Mas não me culpem se der errado.... como disse antes, é por conta e risco....

Boa sorte na atualização e boas gravações....

:bye: reservado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso de mídias RAM não é usual. pelo custo da mídia...(15 reais em Sampa)

Ela tem muito mais qualidade que as + e - RW.

Porém basicamente só dá prá ver ou pelo PC ou usando players de mesa Panasonic ou gravadores de mesa da Panasonic.....

Só que eu uso bastante para transferir da filmadora prás RAM, e destas pro PC. Muito + confiáveis que as _RW e +RW.

Mas o melhor desta modificação, é o bitsetting, gravar mídias +R em modo de DVD-ROM. Aí gravações com mídias +R são aceitos por muitos players de mesa....

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom antes mesmo da sua resposta eu já tinha feito a atualizacao pro 8.26 valeu mesmo.

e se liga eu percebi que no nerotools eu tinha region 3 no meu e sem region no teu screen shot? isso significa que eu só rodo dvd de region free 3? e você de qualquer uma? se sim como eu faco isso no meu tb?

valeu lek

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Heavy. sabe que não sei?

Na 1ª screen é a tela do gravador original, inclusive fiz o update no dia que comprei....e consta none.

Fiz o update da forma como tá aí neste tuto...são as screens do meu upgrade...

e mesmo após o up, continuou como none....

Realmente não sei dizer....

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal.

Executei os procedimentos deste tutorial e funcionou.

Única diferença que atualizei o Firmware para 111L_829.

Funcionou até o Label Flash. Consegui queimar textos e imagens nos dvd's usando um programa do Nero que nunca reparei que existia, hehe.

Mas me fica uma pergunta: O Label Flash não detona o laser mais rapidamente? A vida útil do aparelho não diminui?

Valeu pelo tuto, jjohtak.

:D Abraços :D

dindicoK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dindicoK,

Para queimar a mídia, gravando normal, o LASER vai se gastando, conforme esperado... para o LASER colocar um "calor" maior na superfície da mídia e literalmente "queimar", a potência tem que ser maior e o desgaste idem... embora a superfície de gravação do desenho seja preparada para isso, com química especial, etc, não só a potência como o ajuste de foco são alterados nesse período... creio que o desgatse vai ser grande para efeito duvidoso... além disso, uma mídia especial para esse tipo de gravação custa muito caro... com 100 mídias dá para comprar uma Epson R220 e tintas, ficando o trabalho muito mais perfeito e efetivamente colorido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

JJ,

Estou aqui a passeio e morrendo de sono... Passei aqui através de um Link do Gaivota...

Mas não podia de deixar de lhe dar um alô e meus parabéns por mais este belo tutorial acerca de atualização de firmware dos Pionners...

Ano passado, deixei de comprar ele por medo de fazer a atualização :muro: E eu não podia ficar sem o Bitsetting... Então, continuei com a LG...

Se seu tuto tivesse vindo uns 4 meses atrás, acho que eu arriscava :D ... Mas fica pruma próxima...

Grande dica e mastigadinho assim :P... Ninguém pode reclamar...

Elmo,

Pelos comentarios de quem tem o Pionner, será uma bela aquisição pra você...

Abração...

Memi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Amiga, valeu pelo post.

É pena mesmo, se soubesse que meu LG iria dar pau teria comprado o Pioneer 111D uns meses antes (estava até + barato).

Esta atualização é super fácil, se comparar com aquele tuto que fiz do modelo anterior o 110D.

Não esquenta não dia destes você compra o seu, e de repente tenho o mesmo modelo e aí te ajudo na atualização...

Mas em termos comparativos, os Pioneer são bons mesmo.

Atualmente tenho 3 Pioneer 110D@110 e 1 Pioneer 111D@111L, e recomendo, mesmo feios, são muito robustos.

Qualidade ótima mesmo.

Abraço prá toda família!

E, bom ano pros seus projetos/negócios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo tutorial jjohtak, realmente muito bem explicado e fácil de entender.

Eu vou atualizar o meu no fim de semana, tomara q resolva com um probleminha chato q ele tem, a gaveta não para aberta!, eu tenho q abrir ela e literalmente jogar o cd/dvd la dentro antes q ela fexe, o pior é para retirar o disco, to com medo de estragar o drive.

valeu cara, T++.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Tony Aranha Manero!! :palmas: :palmas:

Cara

Eu tinha lido as outras explicações colocadas em outros fóruns, mas fiquei com medo de fazer a alteração.

Meu miolo de ave não absorvia o que estava escrito.

Com esse tuto papinha de nenem, fica mais fácil que furar o olho do zoiúdo :D

Fiz a alterações e ficou beleza, falta apenas :D usar uma midia +R e uma RAM

A propósito, gravas na RAM arquivos VRO?

Tenho uma RAM aqui no brejo e gostaria de testar

Nos Pionner é possível reverter o firmware como nos LG?

Abração a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<div class='quotetop'>QUOTE("Rambo III")</div>

eu tenho q abrir ela e literalmente jogar o cd/dvd la dentro antes q ela fexe, o pior é para retirar o disco, to com medo de estragar o drive.

Rambo, valeu. Mas pergunto, tá na garantia não??? Como postei antes tenho 4 drives Pioneer e nenhum deu este tipo de falha mecânica....Se estiver na garantia, o melhor é pedir a troca...

Se puder, teste o drive em outra máquina, de repente é conflito de programas ou com o Windows mesmo....Se o drive funcionar normal, aí tu sabes o caminho a seguir....

Em último caso, não tendo mais garantia, aí tenta com o firmware, torço que de certo.

abraço.

Grande Vitão, brigadão pelos elogios.

<div class='quotetop'>QUOTE("Vitor Seagull")</div>

Fiz a alterações e ficou beleza, falta apenas :D usar uma midia +R e uma RAM

A propósito, gravas na RAM arquivos VRO?

Tenho uma RAM aqui no brejo e gostaria de testar

Sim Vitor, pelo menos filmes, os poucos que fiz ficaram em vro.

Nos Pionner é possível reverter o firmware como nos LG?

É possível sim. Lá no ForumPcs, o amigo Crash estava ficando arrependido, e estava querendo reverter. Dei uma breve olhada e achei os tópicos de reversão em inglês.

Não fiz aqui porque tô satisfeitíssimo, mas eis o tópico(3ª mensagem):

Revertendo a transformação

Abração. B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

John

Parece que o Crash recuou depois de testar a gravação no Sony.

Conheces alguma explicação mastigadinha :D sobre esses testes de gravações?

Sempre que busco algo no Google acabo por cair em um monte de analises, sem entender o que significa o que?

PI... PIF ...

No DVDinfoPro até tem um campo Quality, mas gostaria de entender melhor o que significam os dados demonstrados.

Quanto as alterações. efetuei umas gravações de dados na mídia RAM e tudo bem

Quanto ao booktape, notei que no Nero em Escolher Gravadora > Opções, não mostra as opções de configuração de bitsetting para o Pionner, mas mostra para o LG4120b (lembra? :D) que está como slave.

Pra variar comprei uma midia +R e a atendente botou no envelope uma -R, mas achei uma vazia por aqui e vou testar.

Abração e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

People,

...fica mais fácil que furar o olho do zoiúdo...

O oio que mamãe passou talquinho, ninguém fura não... que isso, gayvota destrambelhada ???

RamBo III,

Para resolver esse problema de não ficar aberta você vai ter que desmontar o gravador... ao fazer isso, você verá que existem na gaveta alguns fios no fundo, ao lado e na frente, ligados a uma micro switch cada... suas funçoes: a do fundo, para indicar que a gaveta chegou ao final e então desligar o motor... a da frente para indicar que abriu e desligar o motor... a do lado para indicar (pelo peso) que tem mídia no drive... certamente a micro switch da frente não está comandando o stop do motor de ejeção... ou ela quebrou ou está fora de posição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí este gravador da pionner e bom (estava querendo catar o 111d)ou compensa mais catar um lg ou samsung ?

Snake_08 tua dúvida ninguém tem como tirar, só quando você decidir por A, B ou C.

Eu, até Dez 2005 tinha 3 gravadoras de DVD da LG, mas estavam me dando muitos problemas com aceitação de mídias RAm, falhas nas gravações, ripagens mal feitas, estava o cão!!!!

Aí, comprei 1 Pioneer110D, depois dele mais 2 Pioneer 110 e há pouco tempo o Pioneer 111.

Tô satisfeito pácas....a diferença do Pioneer pros Semsungas e pros LG tá na casa de no máximo 30 reais aqui em SP(Santa Efigênia).. Fica a teu critério. (minha opinião é suspeita :rolleyes: )

Abraço.

John

Parece que o Crash recuou depois de testar a gravação no Sony.

Conheces alguma explicação mastigadinha :D sobre esses testes de gravações?

Sempre que busco algo no Google acabo por cair em um monte de analises, sem entender o que significa o que?

PI... PIF ...

No DVDinfoPro até tem um campo Quality, mas gostaria de entender melhor o que significam os dados demonstrados.

Vitão, não vi nada mastigado não.

Mas lá no tópico do Robertoy(gravadores dual Layer na 1ª página) tem este mini resumo que ele postou:

-Testes de qualidade da midia gravada (testes PI/PIF/Jitter):

Gravadores que atualmente fazem esses testes são de fabricantes como LiteON, Plextor, BenQ e mais recentemente NEC (modelo ND-3520A).

Em geral para uma gravação de dvd ser considerada de qualidade aceitável, os valores considerados limites são:

PI=até 280 (medidos em 8 blocos ECC) (até podem existir alguns picos superiores a 280, mas na maior parte do disco deve ser inferior)

PIF= até 4 (medidos em 1 bloco ECC: referência dos gravadores LiteON)

PIF= até 16 (medidos em 8 blocos ECC: referência nos gravadores BenQ)

Jitter= até15% (valores superiores a 25% podem tornar a midia problemática para reprodução)

Como voce leu lá no PCS, os Pioneer prá fazer os testes não são bons. Tanto que o Crash desistiu do downgrade após fazer testes das mídias em um drive da Sony....

Além de que, não levo a sério ainda estes tais testes PI/PO/JITTER:

1º Porque os testes dos gringos são feitas com base na velocidade máxima das mídias, isto é, se ela é 12X, grava-se em 12X e faz-se o teste de qualidade em cima disso.... :zoio:

2º Pra gravar em velocidades altas, temos que ter confiança plena nas mídias, o que é quase impossível aqui em Terras Brasilis Piratex!!!! :muro:

edit: *tradução via firefox*

PI (Parity Inner) Paridade interna

PIF (Parity Inner Failures) Falhas Internas de Paridade

PIE (Parity Inner Errors) Erros Internos de Paridade

PO ( Parity Outer) Paridade Externa

ECC (Error Checking and Correction) Verificação e Correção de Erro

Não soube achar o termo exato de Jitter nos DVDs, parece que é Oscilação, Variação.

Links:

sobre Jitter em CDS em inglês

Glossario de termos realcionados a DVD básico em inglês

Artigo sobre PI/PIF em inglês

O trem aí de cima o Robertoy e o Elmo é que são chegados....hehe!

De qualquer maneira, quando testo algo (1 em 100), uso este aqui:

Nero CD-DVD Speed 4.7.0.0 a última versão ele é diferente do que vem embutido no Nero, tem funções a mais. Aí dá prá testar mídias com o Pioneer e ao término do teste ele mostra uma tela texto com o resumo dos testes PI/PIF, então analiso estes resultados com a tabela feita acima pelo Robertoy....

Quanto as alterações. efetuei umas gravações de dados na mídia RAM e tudo bem

Quanto ao booktape, notei que no Nero em Escolher Gravadora > Opções, não mostra as opções de configuração de bitsetting para o Pionner, mas mostra para o LG4120b (lembra? :D ) que está como slave.

Pra variar comprei uma midia +R e a atendente botou no envelope uma -R, mas achei uma vazia por aqui e vou testar.

Abração e obrigado!

Sobre o Bitsetting o Pioneer vai estar desabilitado mesmo...

Aproveitando sobre o Bitsetting, este texto coloquei por MP pro amigo Engecampos :

"........Primeiramente algumas observações sobre as mídias e formatos, veja estes links onde temos algumas informações:

http://pt.wikipedia.org/wiki/DVD

http://ajuda.playstation2.com.br/article.php?id=007

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...-EI4804,00.html

Resumindo, o formato DVD-R é o grupo formado pelos pesopesados Panasonic(Matsushita), Toshiba, Pioneer e outros. A mídia tem o formato mais antigo foi a primeira a ser criada.

A mídia DVD-R é gravada sempre em modo DVDROM (igual aos prensados) e ela é mais lenta para acesso/leitura.

Do lado DVD+R ficam as criadoras do CD, a Philips e a Sony, que embutiram melhorias nos Discos DVD-R ("é mais ou menos isso...."), como tem tecnologia mais moderna, torna-as mídias mais rápidas para a leitura, acesso e mais resistentes, além de que tem custo mais baixo de produção e menos propensas a falhas.

Enfim, os 2 modelos não são compatíveis entre si. Em tese, equipamentos +R e –R são incompatíveis, mas as fabricantes de leitores óticos, criam os multidrives(que lêem e gravam em mídias +-R,+-RW e em mídias do formato DVDRAM da Panasonic)

E o bitsetting? Aqui que é o pulo do gato da Sony e da Philips. Por padrão ou por estar há mais tempo no mercado, as indústrias adotaram o formato DVD-R, o que faria com que as mídias + tivessem o destino igual ao antigo formato Betamax de fitas de vídeo (naufragou ante o formato VHS).

Então para popularizar mais o formato +R/RW, foi criado um artifício:

A mídia +R, no ato da gravação, são gravadas instruções na mídia, que ao serem acessados pelos leitores dos DVDPlayers, estes são enganados pelos dados, e passam a ler a mídia como DVDROM(ou seja foi feita a compatibilização).

por isso se diz que as mídias +R são mais compatíveis(na verdade é porque elas são lidas após gravadas como DVD+R e DVDROM).

Pelo exposto acima que dá pra entender porque sempre vemos nos fóruns sobre gravar em velocidades mais baixas (velocidade menor nas –R) e "N" incompatibilidades com players velhos (até 2004-2005) com as mídias +R.

Bem voltando ao Nero e Bitsetting, gravei já várias mídias com o Nero + drives Pioneer, e ele grava automaticamente as mídias setadas em DVDROM (Bitsetting ligado).

Após atualizar o drive com o firmware baseado nos gravadores (pioneer OEM da Buffalo / firmwares de numeração 8.xx) , não existe a opção habilitar/desabilitar... Fica ajustado como automático em modo bitsetting.

Creio que softs gravem com bitsetting, uso o Nero (na verdade não gosto do NERO para gravar DVD vídeo. Mas ele é o único soft que permite gravar 2 mídias simultaneamente,e mesmo assim, crio imagens .ISO, dos meus backups, e gravo estas imagens com o NERO)

A mídia após gravada, só dá pra checar se foi gravado em modo bitsetting como DVDROM, com estes softs: NeroCD-DVD Speed, o DVD Info Pro.

PS. O DVDDecrypter e o DVD Identifier, por exemplo não reconhecem a mídia gravada como DVDRom...

O DVDDecrypter foi abandonado, não reconhecendo as informações da mídia / já o DVD Identifier, pode ser que a minha versão seja muito velha..."

Abraços

Mestre Elmo que sempre nos ensina coisas novas.... esse dos fios do tray, não conhecia....tô ficando técnico!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para resolver esse problema de não ficar aberta você vai ter que desmontar o gravador... ao fazer isso, você verá que existem na gaveta alguns fios no fundo, ao lado e na frente, ligados a uma micro switch cada... suas funçoes: a do fundo, para indicar que a gaveta chegou ao final e então desligar o motor... a da frente para indicar que abriu e desligar o motor... a do lado para indicar (pelo peso) que tem mídia no drive... certamente a micro switch da frente não está comandando o stop do motor de ejeção... ou ela quebrou ou está fora de posição...

valeu Elmo, eu acho q é isso mesmo, porque as vezes quando ela fica aberta por um tempinho eu só encosto nela, bem de leve, e ela já fexa, deve ser o sensor mesmo q esta com algum problema, vou ver isso neste fim de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Comprei o pioneer 111d e tô com umas dúvidas sobre essa atualização de firmware. Quando fui comprar o gravador comprei um tubo de mídias benq( parecem boas, alguém sabem se são???) e só quando cheguei em casa percebi q as mídias eram dvd+r e meu player de mesa é toshiba e não suporta dvd+r. Minha dúvida é se eu devo fazer a atualização para q os dvds q eu copie sejam lidos no meu player de mesa ou se o bitsetting já é automático no 111d.

Eu tô usando a versão do nero 7.5.1.1 lite e a 1.9.2 do alcohol 120% e em nenhuma delas eu achei a opção de habilitar a conversão do dvd+r para dvd-rom, isso pode ser por causa da versão ou é por que eu realmente tenho que atualizar o firmware pra opção aparecer.

Outra dúvida é: se eu atualizar o firmware como foi dito a opção de bitsetting não aparece no nero e consequentemente todas as mídias dvd+r q eu gravar serão automaticamente convertidas para dvd-rom. Queria saber se isso é verdade e se fo, meu pioneer vai ler tudo q eu gravar q foi convertido para dvd-rom , mesmo que seja um disco de dados apenas e não um vídeo??

Outra dúvida é se eu posso atualizar para a 8.26 ou 8.29 direto ou se eu tenho que primeiro instalar a 8.19 para depois instalar as mais novas.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!