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Uma boa fonte substitui um estabilizador?


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Não, é India! E essa é no Brasil, Rio de Janeiro, em alguma favela. Tinha salvo essa foto do FlickR. Pelo menos aqui no DF nunca via coisa tão tosca! Mas ai acho q tem mais linhas telefonicas do que elétricas AC.

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E estabilizadores você encontra lá fora sim, mas em países tipo India, África e "afins", arrisco dizer até em paises de primeiro mundo, mas são vendidos de forma completamente diferente daqui. De quaquer forma, até onde sei, não são encontrados tão facilmente como no Brasil, onde até super-mercado vende. Não são tão difundidos...

E estabilizadores, sim, precisa-se deles em alguns casos, mas depende do caso e do aparelho a ser ligado. PCs vão bem sem estabilizador em 90% dos casos ou mais. Se não fosse, o guia de desenvolvimento de fontes ATX não exigiria que elas trabalhassem de 90-135V pra tensão 115V nominal e 180-265V pra tensão 230V nominal sem gerar nenhum tipo de dano ou mal funcionamento.

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Gente, li os primeiros tópicos do post e gostaria de dar parabéns pelas ótimas informações contidas. Infelizmente eu não entendo direito alguns termos técnicos e comparações com números que foram feitas, mas a culpa é minha mesmo. Vocês fizeram um ótimo trabalho. ^^

Cheguei à conclusão de que comprar um estabilizador é realmente desnecessário, para a maioria das pessoas, mas as coisas aqui em casa são meio complicadas. Meu prédio não tem para-raio, e os malditos raios já queimaram duas televisões e o PC da minha irmã 3 vezes. Será que um estabilizador bom teria evitado isso?

Sempre usei fonte genérica, pois nem sabia o que era fonte. Agora que estou montando um PC novo, pesquisei bastante e, graças à indicações do Gorilão, peguei uma Corsair 550VX pra ele. Será que com ela + um filtro de linha estarei protegido?

Queria mais informações também sobre esse tal "aterramento" que foi mencionado nos primeiros posts e eu não sei do que se trata. Como eu faço pra fazer isso? Sai caro?

Ah, aproveitando, será que vocês poderiam me indicar um friltro de linha bom, por gentileza? Não sei o que procurar neles. Esse aqui é bom? Vou comprar outras coisas nessa loja, então posso comprá-lo junto e aproveitar o frete, mas não sei se é bom.

Valeu mesmo pela ajuda, gente. Já tava com um estabilizador de 50 reais no carrinho do Kabum prestes a comprá-lo, mas, como a grana ta curta, resolvi vir aqui no fórum dar uma pesquisada pra ver se era bom mesmo. Esse tópico pode ter me ajudado a economizar benditos 50 reais ^^

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Eu sempre digo que proteção contra a ação de raios é de certa forma complexa e relativamente dispendiosa, não cabendo apenas a um mero protetor depois da tomada pra proteger de todas as ações geradas por um raio. Uma proteção próxima do ideal conteria:

1 - Um sistema de aterramentos bem instalado e equipotencializados. A equipotencialização é necessária onde existem dois aterramentos ou mais em pontos diferentes. Numa instalação típica Fase-Neutro, há pelo menos um aterramento, o do neutro ou tb conhecido como terra funcional.

2 - Todas os fios metálicos que transportam sinais ou força - telefone, TV e energia... devem possui proteções multinível e coordenadas.

A proteção multinível ou em cascata como dito nas normas, é o tipo de proteção ideal onde pelo menos um protetor de alta capacidade é instalado no ponto mais próximo possível onde as fiações derivam pra dentro de casa e o mais próximo possível do aterramento. Proteções de alta capacidade são ineficientes se longe do aterramento...

O segundo nível da proteção opcionalmente ficaria na caixa de distribuição elétrica e o terceiro nível seria o protetor normal, filtro de linha ou régua protetora depois da tomada, perto dos equipamentos. Por norma, nacional e internacionais a proteção local, após a tomada e primária, na entrada da fiação, são as mais críticas e necessárias, ficando opcional a do quadro de distribuição.

O melhor protetor local é aqueles multiportas onde tem protetor telefônico, protetor pra antenas e protetor para energia elétrica ou ainda proteção pra cabos de rede. Esse protetor é o ideal porque diminui a diferença de potencial que pode ser criada entre protetores isolados via fio terra... Ex de um protetor multiportas:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P8T3V

recomendadíssimos esses aí acima, se a rede for 110-127V.

3 - Em áreas de alta incidência de raios, um sistema de para-raio instalado no topo do teto da residência e aterrado, é recomendado. Áreas como descampados, chácaras e locais semelhantes à esses, é muito recomendado pra evitar danos maiores na própria residência e equipamentos caso um raio venha atingir a mesma, mas pros equipamentos nao substitui a instalação de protetores dedicados. Lembrando que a norma exige isso pra prédios onde há concentração de pessoas, fábricas, igrejas, hospitais, etc. A Central telefônica da região onde moro possui um sistema de para raios tb. Esse para-rios são basicamente pontas de cobre instaladas nas quinas e no centro do telhado inteligadas com cabo de cobre nu bem grosso ligados em hastes de cobre aterradas ao redor do estabelecimento. Seria uma espécide de gaiola em volta do prédio...

Bem, você tinha perguntando o que é um aterramento:

Basicamente existem dois aterramentos, um funcional e outro de segurança. O funcional é entregue pela sua CIA Elétrica, ele serve de caminho de retorno pra corrente elétrica, seria o vulgo "fio neutro". O aterrmento de segurança é em princípio a mesma coisa que o neutro, ambos estão ligados em hastes de cobre enterradas no solo, mas a diferença é que o aterramento de segurança ou o condutor de segurança em funcionamento normal não possui corrente passando nele.

O aterramendo de segurança como o próprio nome diz serve pra segurança, pessoal e do equipamento, principalmente segurança pessoal! Um chuveiro, uma geladeira, um fogão, microondas, máquina de lavar e mesmo o seu PC possuem uma carcaça metálica ou água eletrificada no caso do chuveiro. Se num dia de azar acontecer de um fio desse se soltar, derreter ou coisa do tipo e entrar em contato com a parte metálica ou perda do neutro ou uma fase de um chuveiro bifáfisco, já deu pra perceber a *****, né? Sem um aterramento corretamente executado, essas carcaça vão ficar energizadas só esperando alguém tocá-la pra tomar um chocão ou Deus o livre e guarde, levar à morte quem toca-a. No caso do chuveiro, a eletrecidade não terá um caminho pra retorno e o único local então será a água que desce até o banhista, sinistro, não?? Essa é a função primordial do terra... No caso do circuito protegido por um aterramento, ele se desligará instantaneamente no caso de um fio energizado tocar a parte metalica aterrada, isso se caracterizará um curto-circuito e logo o disjuntor desarmará. Sem o fio terra, não há como haver curto=circuito...

Num eletrônico o aterramento tb serve como melhoria na imunidade de interferências eletromagnéticas pelo filtro interno da fonte e descarga do acúmulo de elétrons que fogem e se acumulam na carcaça do PC. Esse carga estática costuma queimar placas caso se descarregue em cima delas...

Enfim, pra finalizar em termos básicos até aqui, cito novamente sobre a equipotencialização dos terras. Num instalação é necessários haver um ponto em comum onde ambos terras funcional e de segurança precisam estar equipotencializados e numa casa esse ponto necessariamente tem que ser antes dos fios entrarem pra dentro da mesma, geralmente dentro da caixa do medidor de luz ou caixa de derivação próxima do mesmo. Após a equipotencialização, todos os fios seguem separados pra serem ligados nos seus respectivos locais ou seja, Fase-Neutro-Terra, cada um com seu condutor dedicado pra dentro de casa sem nenhuma interligação neutro-terra após esse ponto.

Grana curta? Impossibilidades do local? Compre pelo menos um protetor parecido com esses indicados ai acima e mantenha a polarização das tomadas corretamente feitas - com o pino do aterramento virado pra baixo e de frente pra parede: Fio Neutro à esqueda e Fase à direita e mantenha a instalação e conexões todas bem apertadas e emendas bem feitas, principalmente as do chuveiro e durante tempestades evite tomar banho, falar no telefone fixo e se nao tiver fazendo nada de critico no PC, desligue todos os cabos da parede.

Espero não ter embananado mais sua cabeça! :D

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Valeu pela resposta. Embananou um pouquinho, mas acho que deu pra entender a improtancia de um fio terra e de um surge protector. ^^

Depois de tanta coisa queimar nós aqui em casa já estamos vacinados e sempre desligamos todos os pcs e aparelhos elétricos nas tomadas quando começam a cair raios (mesmo que seja uma chuvinha fraca). É bem inconveniente, mas muito mais seguro. Tem hora que a gente até da uma relaxada e acha que as chances de um raio voltar a cair aqui são mínimas, e aí sempre cai um pra ferrar alguma coisa (como há uns 2 meses, quando um raio fritou a fonte genérica do pc da minha irmã). Eu não me considero uma pessoa muito sortuda, então sempre desligo o PC. Meu medo é cair alguma chuva quando não estiver em casa e não puder fazer isso -- principalmente porque tenho o hábito de deixar o PC ligado fazendo downloads quando saio de casa.

Falar no telefone ou tomar banho também é sempre evitado por aqui, ainda mais depois que assistimos um episódio de Mythbusters sobre isso XD

Entretanto, mesmo com esses cuidados, sabemos que não é o bastante. Não temos grana pra fazer um aterramento ou instalar um para-raios, então acho que o mínimo que posso fazer é comprar um bom surge protector da APC, como você recomendou. Felizmente moro no Rio e posso comprar esses protetores da APC. Infelizmente a grana tá curta e não posso comprar aquele de 120 reais indicado. O de 70 reais está esgotado e, segundo um atendente da Atera, não devem chegar novas unidades tão cedo, pois ele disse que tá esgotado na APC mesmo.

Sobram essas 3 opções aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR08

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

Será que alguma delas me atende?

Um abraço.

Fabio.

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_rau_, lendo sua reposta eu fiquei com uma dúvida. Você falou que o pino de aterramento na tomada deve ficar na parte de baixo, gostaria que você explicasse porque isso deve ser feito. Aqui em casa a tomada que o computador esta ligado tem o fio terra para cima, eu pedi para que o eletricista colocasse deste jeito pois facilita a ligação do cabo, não sabia que isso era importante.

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Valeu pela resposta. Embananou um pouquinho, mas acho que deu pra entender a improtancia de um fio terra e de um surge protector. ^^

Depois de tanta coisa queimar nós aqui em casa já estamos vacinados e sempre desligamos todos os pcs e aparelhos elétricos nas tomadas quando começam a cair raios (mesmo que seja uma chuvinha fraca). É bem inconveniente, mas muito mais seguro. Tem hora que a gente até da uma relaxada e acha que as chances de um raio voltar a cair aqui são mínimas, e aí sempre cai um pra ferrar alguma coisa (como há uns 2 meses, quando um raio fritou a fonte genérica do pc da minha irmã). Eu não me considero uma pessoa muito sortuda, então sempre desligo o PC. Meu medo é cair alguma chuva quando não estiver em casa e não puder fazer isso -- principalmente porque tenho o hábito de deixar o PC ligado fazendo downloads quando saio de casa.

Falar no telefone ou tomar banho também é sempre evitado por aqui, ainda mais depois que assistimos um episódio de Mythbusters sobre isso XD

Entretanto, mesmo com esses cuidados, sabemos que não é o bastante. Não temos grana pra fazer um aterramento ou instalar um para-raios, então acho que o mínimo que posso fazer é comprar um bom surge protector da APC, como você recomendou. Felizmente moro no Rio e posso comprar esses protetores da APC. Infelizmente a grana tá curta e não posso comprar aquele de 120 reais indicado. O de 70 reais está esgotado e, segundo um atendente da Atera, não devem chegar novas unidades tão cedo, pois ele disse que tá esgotado na APC mesmo.

Sobram essas 3 opções aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR07

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=PR08

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=P7T

Será que alguma delas me atende?

Um abraço.

Fabio.

O PT7, por ter proteção telefônica tb, mas o PRO8 tem um filtro de ruidos mais forte e a proteção anti-surtos tb, um pouco mais forte. Mas nao acredito que valha o custo benefício. Bom mesmo era o PH8VT3, mas como ta esgotado direto na APC, complica!

Esses filtros são todos trazidos dos EUA, só ver o formato das tomadas, americano, nenhum é feito no pais... :( Mas a APC tem fábrica aqui e já sugeri umas três vezes pra eles, através de e-mail e forum internacional que nosso mercado tem aceitado bem os filtros deles e que deveríamos ter uma versão nossa 220V tb, como eles customizaram várias pra Europa, várias pra Ásia, Australia, África... e olha que muitos paises desses continentes não possuem fábrica da APC e desde 2002 temos uma!

Olha, to pensando melhor aqui e pra proteção telefonica os APC só servem se tiver aterramento na tomada, ja que os componentes de proteção telefonica descarregam tudo no aterramento, então nada feito, fica com o PRO8 mesmo ou o PRO7, que diferenciam-se praticamente no design.

Sem aterramento, de uma forma ou de outra você vai ter que desconectar a linha telefonica, mas geralmente num surto pelo telefone vai o modem, mas pode acontecer de pela placa de rede ou USB queimar alguma coisa tb.

_rau_, lendo sua reposta eu fiquei com uma dúvida. Você falou que o pino de aterramento na tomada deve ficar na parte de baixo, gostaria que você explicasse porque isso deve ser feito. Aqui em casa a tomada que o computador esta ligado tem o fio terra para cima, eu pedi para que o eletricista colocasse deste jeito pois facilita a ligação do cabo, não sabia que isso era importante.

A posição do pino, pra cima ou pra baixo, em nada influencia, eu só usei essa posição pra ilustrar as conexões Fase-Neutro. Se o pino terra da sua tomada ta pra cima, então o fio fase deve ficar no pino da esqueda e o neutro no da direita, só isso. Ex:

tomada.jpg

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Na minha opniÃo o estabilizador É essencial..

A te porque dependendo de sua regiÃo... A corrente eletrica ela nÃo É nunca estabilizada ela sempre estar em alta e baixa.. E ligado o pc diretamente ou a algum tipow de filtro... Sempre vai travar o pc em algum momento justamente pela energia... Por isso q eu penso q o estabilizador É essencial.. Para estabilizar a corrente eletrica de sua regiÃo..

Me corrijam s estiver errado...

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Na minha opniÃo o estabilizador É essencial..

A te porque dependendo de sua regiÃo... A corrente eletrica ela nÃo É nunca estabilizada ela sempre estar em alta e baixa.. E ligado o pc diretamente ou a algum tipow de filtro... Sempre vai travar o pc em algum momento justamente pela energia... Por isso q eu penso q o estabilizador É essencial.. Para estabilizar a corrente eletrica de sua regiÃo..

Me corrijam s estiver errado...

A corrente elétrica como você diz e na verdade o melhor seria dizer a tensão da rede elétrica não é estável e nisso você tem toda razão, nem precisa ser.

Sua TV, seu micro-ondas, seu PC e qualquer dispositivo que tenha em casa está pronto para operar nessas condições, aliás, nem a tensão de saída de um estabilizador é estável. Se um dia desses você colocar lá na saída do estabilizador um Voltímetro você vai se apavorar com o que vai ler, uma constante variação de tensão da rede, e mais , quando acontecer um Tlec, daqueles indicadores de ação do estabilizador, você verá que ele vai colocar lá na saída coisa de 6 a 8 volts a mais ou a menos do que estava. Desse modo ele mesmo, o estabilizador é um provocador de variações de tensão.

No mais as fontes chaveadas tem uma capacidade de correção visando alguma variação de tensão da rede ou exigência de corrente pelo seu PC muito mais rápida e de maior escala de ajuste que o próprio estabilizador.

Isso já as fontes tradicionais, que tem uma faixa de tolerância maior até que a faixa de tolerância a variação de entrada dos estabilizadores

Se você considerar as modernas fontes com PFC ativo, então, essas não dá nem para comparar, pois as mesmas podem operar desde a tensão de 90 Volts até a tensão de 270 Volts, sem sequer você ter que trocar a chave de seleção, que aliás elas não tem.

Dê uma lida nesse post que coloquei muito recentemente, talvez você possa mudar um pouco de opinião a respeito dos estabilizadores:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3048533&postcount=12

Não faço a menor questão que você mude de opinião sobre o assunto, mas saiba que um estabilizador tem tudo para prejudicar a sua fonte de alimentação e encurtar a vida da mesma. Isso sim gostaria que você entendesse e então decidisse se você ainda assim defenderia o uso do estabilizador.

Abraço..

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Parabéns pelo tópico, muito bom, eu to pensando em tirar esse meu estabilizador e colocar um filtro da APC, minha config: Alhon X2 4800+ EE; 250Gb HD Sata II, 1 Gravador de DVD Lg, Fonte Seventeam 350W, VGA Onboard Radeon HD 3200, Monitor 19" W1952TQ, Modem DSLink 260-E e caixinhas de som, acho q é basicamente isso que vai influenciar na proteção requerida. To pensando no futuro pegar uma Radeon HD 4670, mas ja quero comprar o filtro agora, olhando post acima, perguntarem entre P7T e PR07, o _rau_ recomendo o PR07, a diferença entre os 2 é muito grande mesmo? O PH8VT3 eu olhei no site da APC e foi DISCONTINUED, eles recomendam o P8VT3. E eu vi alguem postando num outro forum que se for só pra ligar o PC como eu vou fazer aqui, aquele modelo P6B já daria, mas não se quem falou entende bem como o pessoal do tópico... Resumindo, duvida entre: P6B, P7T e PR07, achei o topico do review do P6B e do P7T mostrando que são praticamente identicos, só muda a proteção telefonica, e pro PR07, a proteção aumenta bastante?

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Qualquer um desses filtros aguentam muito bem 1200, 1500W, sem grilo, então quanto a parte de potência, você pode comprar o melhor PC do mundo, q ele vai aguentar.

Sobre o PH8VT3 ter sindo descontinuado, aqui não fala nada, vocês estão abrindo o site d Brasil??

http://www.apcc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=PH8VT3-LM

O P8VT3 ainda não achei no mercado nacional, ele é lançamento no Brasil, mas ja ta no site da APC tem uns 2 meses e nada de aparecer nas lojas.

http://www.apcc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=P8VT3-LM

e tem o P8T3 sem proteção coaxial:

http://www.apcc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=P8T3-LM

Já p8T3V tem na Atera e no site da APC colocaram na seção Audio/Video:

http://www.apcc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=P8T3V

tem ainda outras versões lá, mas no mercado mesmo algumas dessas versões do site são impossiveis de achar...

Compre o melhor que seu dinheiro puder e o melhor disponivel no mercado nacional é o P8T3V a não ser que apareça outros nas lojas. O PRO 8 e PRO7 são muito semelhantes em todos os quesitos de proteção. O P6B e o Pt7 tb.

Modelos que estão no site BR, mas nunca vi pra venda:

http://www.apcc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=P7V-LM

http://www.apcc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=P6BMP4

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Ah ta, no site americano... faz sentido ja q ele é importado e a Atera disse que ta em falta na APC do Brasil.

Bora ver se até mês que vem o modelo que o substitui chega até nos.

EDITADO:

Não sei se há diferença, mas o modelo que vendem aqui é o PH8VT3-LM e esse ai só diz PH8VT3.

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Acho que eu ou esperar pra comprar o modelo substituo então. Eu acho que não vou tirar o estabilizador enquanto isso porque: a minha rede elétrica daqui de casa é ruim, o tecnico falo que os fios são muito finos, tanto que se eu ligo secador decabelo na temperatura mais alta começa a sair cheiro de quiemado, tanto que vários já queimara, torradeiras já queimaram tb, pelo que eu lembro o fio que vem da rua pra casa o técnico falo que tinha que ser 6mm ou 10mm e daqui 2,5mm! Será que o filto de linha vai me salvar por algum tempo? Aqui ainda se usa fusível, não tem disjuntor ainda, é critico aqui =(

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O filtro de linha indicado só tem duas funções:

Filtrar ruidos elétricos e surtos de tensão.

Se os fios esquentam aí, provavelmente a tensão cai bastante tb. Um filtro não resolve esse problema não, nem é a função dele. Se a tensão cai demais, sinceramente só o estabilizador vai servir de paliativo, mas o correto é trocar a fiação.

Se você ver por um lado, o custo pra trocar a fiação nem é tão alto. O mais critico é você trocar o fio que vem do poste até os fusiveis. Se quiser trocar os fusiveis por disjuntores, nem é estão caro. Aqui mesmo um disjuntor siemens custa menos de 10 reais.

Se você não sabe, fio fino e se aquecendo demais, gera um consumo elétrico muito maior. A resistência maior imposta pelos fios finos, faz com que o medidor de luz rode mais rápido, disperdiçando energia e ponto em risco a casa tb, vai que um fio desses peque fogo...

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É agente vai trocar aqui a fiação, e tipo eu montei outro PC, esse da Config é o novo, eu coloquei o estabilizador que estava no antigo nele e deixei o antigo que usa uma fonte genérica ligado direto na tomada, e de vez em quando o outro PC ta travando, coisa que não acontceia antes, você ta usando e ele congela, n da pra fazer mais nada, só reiniciando, seria por a tensão estar caindo, devido a fiação inadequada?

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Achei o ph8vt3 no Mercado Livre, mas BEM caro: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81229694-surge-protect-apc-ph8vt3-120v-tv-fone-antena-nf-_JM

Tô afim de pegar o PRO8 mesmo, antes que o preço seja afetado por essa alta do dólar. Ele é tão pior que o ph8vt3 a ponto de justificar o investimento extra de R$ 36,00?

Valeu.

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O que o PH8VT3 tem a mais é:

- Mais varistores o que na prática pode ou não significar mais proteção. Só é mais proteção se todos varistores reagirem exatamente no mesmo tempo, o que na prática nem sempre acontece, há uma diferença de nanosegundos entre um e outro. De qualquer forma, a vida útil do conjunto é maior já que coordenadamente ou não o excesso de energia não fica à cargo só de um, o trabalho fica então mais ou menos dividido entre eles no caso de um surto elétrico.

- Proteção pra cabo coaxial, essencial pra proteger um receptor de TV ou um modem à cabo.

-Proteção telefônica já que o PRO8 não possui e é essencial tb.

Basicamente os 36 reais a mais é isso ai. Você decide se vale à pena ou não.

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Muito obrigado mesmo pela resposta, Rau. Você está me ajudando bastante. =)

Linha telefonica e Tv eu não ligarei nele - já que não tenho nem um nem outro aqui no quarto - então acho que não compensa o investimento extra.

Desculpa abusar da sua boa vontade, mas tava assistindo jogo agora pouco na sala e deu uma piscada na luz daquelas que fazem tudo desligar. Não é comum isso acontecer aqui, mas também não é tão raro. Na sala ficam ligadas minha tv (que não é de plasma ou lcd mas é bem querida XD), videogame, tv a cabo e outras coisas importantes -- tudo num filtro de linha genérico desses de Casa & Video que já tá bem velhinho. Tô afim de proteger melhor essas coisas.

Tô pensando em comprar um P7T pra botar lá, mas estou em dúvida se ele é muito inferior a esses modelos mais caros de 70 reais. Realmente não entendo nada quando leio as especificações de todos no site da Atera, então não consigo comparar sozinho. XD A diferença é gritante?

Valeu :)

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Faller, meus parabéns amigo! Li os seus posts no começo do tópico e gostei muito do exposto.Não sou da área de eletrônica/elétrica, mas estou familiarizado com a linguagem técnico-científica e digo que as tuas explanações e argumentações estão perfeitamente fundamentadas; demonstram sempre conhecimento técnico e seriedade e espero que também imparcialidade. Obrigado, é bom termos aqui no fórum a ajuda de conhecedores legítimos do assunto. Abraço!

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Realmente, este fórum de energia está bem servidor de pessoas sérias, solidárias (já que sempre tem paciência pra responder nossas dúvidas) e competentes, como Faller, João Gorilão, _nau_ e tantos outros. Vocês todos estão realmente de parabéns.

PS/off: É bom também ver que existem fãs da Nintendo aqui, cara. Pelo seu "sobrenome" da pra ver que conseguiu catar a Samus, né? Boa, garoto! hahaahahaha. XD:lol:

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Aliás faller, se puder me tirar só uma dúvida: fiquei interessado em pegar um filtro de linha como esse APC PH8VT3 ou equivalente e vi em suas especificações que ele também regula a tensão de saída para 120 V (supostamente, o que seria a função de um estabilizador?), isso não causaria o mesmo problema causado à fonte pelo estabilizador? (ou seja, a fonte também teria que corrigir a tensão fornecida às linhas do pc duas vezes em cada variação da rede elétrica com o uso desse filtro, já que ele é, provavelmente, mais "lento" que a fonte na correção da variação da tensão?) Agradeço a atenção!

PS.: Opa! Outro Nintendista então? Somos cada vez mais raros, mas o Wii e o DS estão conseguindo mudar isso. A Samus vai bem, muito jeitosinha ela... HAhahhah. Abraço amigo Carpa!

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Faller, meus parabéns amigo! Li os seus posts no começo do tópico e gostei muito do exposto.Não sou da área de eletrônica/elétrica, mas estou familiarizado com a linguagem técnico-científica e digo que as tuas explanações e argumentações estão perfeitamente fundamentadas; demonstram sempre conhecimento técnico e seriedade e espero que também imparcialidade. Obrigado, é bom termos aqui no fórum a ajuda de conhecedores legítimos do assunto. Abraço!
Aliás faller, se puder me tirar só uma dúvida: fiquei interessado em pegar um filtro de linha como esse APC PH8VT3 ou equivalente e vi em suas especificações que ele também regula a tensão de saída para 120 V (supostamente, o que seria a função de um estabilizador?), isso não causaria o mesmo problema causado à fonte pelo estabilizador? (ou seja, a fonte também teria que corrigir a tensão fornecida às linhas do pc duas vezes em cada variação da rede elétrica com o uso desse filtro, já que ele é, provavelmente, mais "lento" que a fonte na correção da variação da tensão?) Agradeço a atenção!

Pelo menos de minha parte imparcialidade absoluta, não trabalho nem defendo nenhuma empresa ligada a questão energética. Sou compromissado com a técnica, com o que aprendi, com meus princípios..

Quanto ao filtro de linha regular a tensão em 120 Volts foi uma interpretação errônea sua. O que o fabricante diz é que ele está preparado para operar na tensão nominal de 120 Volts (nos EUA é assim)

O filtro de linha / supressor de surtos não tem nenhuma função que faça ajuste ou mesmo conversão de tensão. Ele é absolutamente transparente a tensão. A tensão que entra nela sai dele, a menos que essa tensão for superior ao seu limite de proteção, que é quando ele vai tratá-la como um surto e desse modo vai segurar, drenar para massa, ou para o neutro esse excedente de tensão, e, sob a forma de aumento da corrente de entrada fará com que o disjuntor ou fusível que existe na entrada da proteção se abra, protegendo tanto seu equipamento quanto as suas proteções.

Nada mais do que isso..

Abraço...

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Muito obrigado mesmo pela resposta, Rau. Você está me ajudando bastante. =)

Linha telefonica e Tv eu não ligarei nele - já que não tenho nem um nem outro aqui no quarto - então acho que não compensa o investimento extra.

Desculpa abusar da sua boa vontade, mas tava assistindo jogo agora pouco na sala e deu uma piscada na luz daquelas que fazem tudo desligar. Não é comum isso acontecer aqui, mas também não é tão raro. Na sala ficam ligadas minha tv (que não é de plasma ou lcd mas é bem querida XD), videogame, tv a cabo e outras coisas importantes -- tudo num filtro de linha genérico desses de Casa & Video que já tá bem velhinho. Tô afim de proteger melhor essas coisas.

Tô pensando em comprar um P7T pra botar lá, mas estou em dúvida se ele é muito inferior a esses modelos mais caros de 70 reais. Realmente não entendo nada quando leio as especificações de todos no site da Atera, então não consigo comparar sozinho. XD A diferença é gritante?

Valeu :)

você tanto pode botar um desses na sala, como deve! O problema é as tomadas, o formato delas. Mas em lojas de informática você acha adaptadores, na propria Atera tem uns da Clone que servem certinho e ainda tem um conector pra ligar um fio terra caso queira. Se não achar la, te indico o link exato. O problema é que as tomadas dos APC são do tipo "lamina" e as tomadas dos nossos eletro-eletronicos nacionais são do tipo pino redondo.

Pra sala eu recomendaria um com proteção pra antena tb, ja que raio mesmo sem cair em cima da antena conseguem elevar a tensão do cabo da antena, essa proteção é interessante tb.

Sobre as especificações vou te dar uma dicas. Primeiro vá direto ao site da APC e esqueça as especificações colocadas no site da Atera. Eles escrevem várias coisas erradas e as vezes acrescentam descrições inexistentes no produto.

No caso dos filtros protetores existem as seguintes especificações sobre a proteção:

Peak Amps ou corrente de pico de proteção: 10kA, 20kA, 40kA, etc. 10kA = 10.000A de pico de corrente. Quanto maior o valor, melhor!

Esses valores vêm indicado na proteção pro modo diferencial ou normall que é toda sobretensão ou pico gerado entre o fio Fase e o fio neutro ou então no modo comum que é qualquer diferencial de potencial entre neutro-terra. Basicamente quanto maior esse valor em kiloamperes, melhor! Protetores que especificam esses valores pra modo normal e comum são os mais desejáveis.

Se um filtro disser que tem proteção Fase-Neutro (Phase-Neutral ou Live-Neutral) Fase-Terra (Hot-Ground, Live-Ground ou ainda Live-Earth) Neutro-Terra (Neutral - Ground ou Neutral-Earth) ou ainda proteção em modo comum (Common Mode) e modo diferencial ou normal (Differential ou normal mode), essas são geralmente as melhores.

O segundo dado que você deve olhar a a tensão de clamping, tensão de passagem ou let-through-voltage. A melhor faixa de proteção pra 120V é a definida pela UL (Inmetro americano) é a 330V. Esse valor indica o quanto de tensão residual antes da proteção agir chega nos equipamentos. 330V parece muito, mas isso acorre por nanosegundos e quase qualquer equipamento suporta mais do que isso por esse periodo. Uma tensão de clamping muito baixa significa que o varistor protetor duraria muito pouco operando na rede elétrica ja que sua tensão de serviço teria que ser muito baixa, fazendo o mesmo se elevar em temperatura com pequenos aumentos de tensão natural da rede e o pico natural da onda senoidal, então a UL definiu 330V como valor minimo pra uma rede 120V. Na verdade o valor 330V foi feito pra proteger equipamentos operando em 50V, muita gente nao sabe disso que significa que o valor 330V é uma proteçao muito boa pra equipamentos em 110-127V pra picos com rapida elevação e alta energia.

O terceiro dado a se buscar, mas não mais importante são os Joules. Os Joules indicam o quanto de energia o filtro protetor comporta antes de se detonar de vez. Quanto maior o valor, melhor, mas qualquer coisa acima de 300J tá muito bom, mas só isso não quer dizer que o filtro é bom, é apenas mais um dado a ser somado com outros. Geralmente quanto mais joules, mais duravel o filtro é, mas nao é uma regra exata.

O quarto dado é com relação à capacidade de filtragem de ruidos do filtro, sua faixa de corte e frequencia em que isso ocorre. Geralmente vem especificado assim: 70dB (decibéis) de 100Khz-10MHz. Quando maior o primeiro valor e maior a faixa de frequencia, melhor - não exatamente melhor pra todas as aplicações, mas pra PCs geralmente é assim. Lembrando que quanto maior a frequencia a ser atenuada, menor a eficiência do corte em dB. Um dB maior é desejável. Não se preocupe tanto com isso se suas fontes são boas, ja que as mesmas já vêm com bons filtros.

Basicamente é isso, o resto são recursos extras.

Aliás faller, se puder me tirar só uma dúvida: fiquei interessado em pegar um filtro de linha como esse APC PH8VT3 ou equivalente e vi em suas especificações que ele também regula a tensão de saída para 120 V (supostamente, o que seria a função de um estabilizador?), isso não causaria o mesmo problema causado à fonte pelo estabilizador? (ou seja, a fonte também teria que corrigir a tensão fornecida às linhas do pc duas vezes em cada variação da rede elétrica com o uso desse filtro, já que ele é, provavelmente, mais "lento" que a fonte na correção da variação da tensão?) Agradeço a atenção!

PS.: Opa! Outro Nintendista então? Somos cada vez mais raros, mas o Wii e o DS estão conseguindo mudar isso. A Samus vai bem, muito jeitosinha ela... HAhahhah. Abraço amigo Carpa!

Faller, não é erro de interpretação dele, a propria atera diz que o APC PH8VT3 e outros lá regulam a tensão. Erro deles! Eles escrevem as coisas erradas la, coisas que nem estão nas especificações do produto...

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Obrigado pela resposta faller. Mas o que aconteceu foi que eu de fato errei, mas não por interpretação errônea das especificações; errei por acreditar na descrição falha da loja do anúncio seguinte:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

No qual lê-se claramente a informação sobre o filtro: "Regulação de tensão automática com entrada 120V e saída 120V."

Em todo o caso, muito obrigado pela atenção amigo faller, continue prestando boas informações técnicas ao pessoal do fórum. Abraço!

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