Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara


Posts recomendados

Devem ser fontes dedicadas ao mercado europeu, 220 a 240 Volts de cabo a rabo, com certeza.. Se você está falando da Enermax EPM1500EGT de 1.500 Watts, saiba que ela é exceção completa a regra.. Ela sequer pode ser avaliada no 80 Plus.

Imagine se uma fonte dessas fosse alimentada em 110 Volts.. Demandaria certamente da tomada mais de 16 Amperes, o que a torna, só por isso, quase que proibitiva..

Analise as outras fontes dessa linha Platimax, de menor potência e note que somente essa de 1.500 Watts, foi decidida a ser alimentada só em 220 Volts...

É o equivalente a ar condicionado...Vai ser muito difícil encontrares algum deles, com mais de 10.000 BTUs e com alimentação 110 Volts. aliás, em 110 Volts acho que só vais encontrar de 7.500 a 8.000 BTUs e olhe lá...

Desse modo não é modernidade não, nem tampouco filosofia, de fazer fontes com PFC ativo só para 220 Volts e sim necessidade elétrica, para diminuir a corrente em casos onde ela passa de 16 amperes na tomada...

Eu não falo somente dessa Enermax. Apenas postei a etiqueta dela como um exemplo aleatório. Existem fontes de menor potência com PFC ativo sendo comercializadas apenas também como sendo de 220 a 240 V, como alguns modelos da linha Basiq da Antec, a linha GX Lite da Cooler Master, alguns modelos da ZS Series da OCZ.... Aqui até explica a diferença entre o modelo de tensão universal e o modelo de 230 V no primário dessas OCZ.

http://www.techpowerup.com/reviews/OCZ/ZS_650W/4.html

E a ponte de retificação desta Antec VP350P sequer é instalada é instalada em um dissipador de calor, o que limita o suporte de corrente para até 2 A (considerando-se a pior das hipóteses).

http://www.techpowerup.com/reviews/Antec/VP350P/

E isso, alimentar a mesma em 220 a 240 Volts, naquela fonte, me parece muito mais uma recomendação do que propriamente uma especificação. Veja ai se não concordas comigo..

A fonte incorpora uma proteção contra baixa tensão de entrada, chamada AC UVP, que desliga a mesma quando essa tensão AC estiver abaixo de, pasme, 70 Volts AC.. Você acha realmente que colocariam estrategicamente um ponto de desligamento para o AC baixo em 70 Volts numa fonte feita só para uso em 220 Volts??? É contracenso... Foge a tudo o que conheço de eletrônica aliada a bom senso.. Colocaria lá pelos 150 a 160 Volts se fosse só para operar em 220 Volts ou acima... Não te parece???

Onde foi que você achou essa especificação sobre o AC UVP dela?

Por isso acho muito mais recomendação do que especificação.. Outro fator sabido é de que fontes em 110 Volts tem eficiência menor do que se alimentadas em 220 Volts.. Quem sabe a bichinha ai se alimentada em 110 Volts não poderia sustentar o pseudo selo de Platinum????? Solução bolada, com respaldo na demanda da tomada, alimentar só em 220 Volts...

Mas também existem fontes de 1500 W de tensão universal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu não falo somente dessa Enermax. Apenas postei a etiqueta dela como um exemplo aleatório. Existem fontes de menor potência com PFC ativo sendo comercializadas apenas também como sendo de 220 a 240 V, como alguns modelos da linha Basiq da Antec, a linha GX Lite da Cooler Master, alguns modelos da ZS Series da OCZ.... Aqui até explica a diferença entre o modelo de tensão universal e o modelo de 230 V no primário dessas OCZ.

http://www.techpowerup.com/reviews/OCZ/ZS_650W/4.html

E a ponte de retificação desta Antec VP350P sequer é instalada é instalada em um dissipador de calor, o que limita o suporte de corrente para até 2 A (considerando-se a pior das hipóteses).

http://www.techpowerup.com/reviews/Antec/VP350P/

É que são edições específicas para ao mercado europeu, aonde inexiste 110 Volts..

Ai: http://www.techpowerup.com/reviews/Enermax/EPM1500EGT/2.html

E com o compromisso de manter um status de eficiência Platinum???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que são edições específicas para ao mercado europeu, aonde inexiste 110 Volts..

Eu sei disso. Mas mostra que há uma exceção à regra.

Não tinha reparado nisso. É até raro ver uma fonte com esse tipo de proteção na lista.

E com o compromisso de manter um status de eficiência Platinum???

É, realmente isso a Enermax não fez. Mas...

th_challenge-accepted.png

http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/CHANNEL%20WELL%20TECHNOLOGY_PUO-1450V_ECOS%202904_1450W_Report.pdf

http://www.plugloadsolutions.com/psu_reports/THERMALTAKE_TPX-1475M%20TP-1475AH3CCG_ECOS%202737_1475W_Report.pdf

Nota: embora tenha obtido o selo Platinum,. a Thermaltake comercializa com o selo Gold.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu observei há mais tempo o surgimento de fontes com PFC ativo trabalhando apenas em 220V, mas são fontes que não se destinam ao mercado americano. Eles reduzem custo e conseguem maior eficiência no mercado europeu. Sem contar que tais fontes também atendem grande parte do mercado asiático. Não deixa de ser um retrocesso, uma limitação, mas o fabricante mata dois coelhos de uma só vez: Maior eficiência com menor custo. De qualquer forma é bom não vincular necessariamente tensão universal com PFC ativo, visto existirem tais exceções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Olá a todos.

Sei que já foi discutido isso não me lembro onde.

Mas esses produtos que prometem economia

( http://www.walmart.com.br/produto/Casa-e-segurança/Tomadas-e-Interruptores/Amicus/324132-Economizador-de-Energia-Eletrica-para-Refrigeradores-Freezer-Bomba-de-Piscina-e-Hidromassagem ) atua na potencia reativa de cargas indutivas. Isso realmente gera economia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá a todos.

Sei que já foi discutido isso não me lembro onde.

Mas esses produtos que prometem economia

( http://www.walmart.com.br/produto/Casa-e-segurança/Tomadas-e-Interruptores/Amicus/324132-Economizador-de-Energia-Eletrica-para-Refrigeradores-Freezer-Bomba-de-Piscina-e-Hidromassagem ) atua na potencia reativa de cargas indutivas. Isso realmente gera economia?

Dá uma olhada com calma nesse tópico dai: http://www.hardmob.com.br/hardwhat/464077-economizador-de-energia.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Esse eu não conhecia. Mas faller, me admirei por ter algum componente dentro disso. Já vi muitos aparelhos hi-tech e inovadores como este, os caras colocam apenas pedaços de metal para ficar pesado. Há algum tempo, surgiram umas lanternas sem pilhas, que você dava umas catracadas e elas ''carregavam''. O povo todo só queria saber delas. De fato tinha um dínamo dentro que gerava energia para acender um led, mas não carregar as baterias, que por acaso nem eram recarregáveis (as famosas cr2032).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

O que eu não entendo é que algumas informações são contrarias aos artigos publicados no fórum aos publicados pelo Gabriel Torres.

Nesse artigo de 2008 ele diz que não diferença alguma e ter ou não PFC para o usuário final.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-Fontes-de-Alimentacao/976/10

Aqui no fórum se diz que é um 'crime' ter uma fonte sem PFC.

Para leigos como eu que estão sempre pesquisando sem uma orientação como se tem nas salas de aula,fica difícil organizar as ideias.

Esses dois artigos falam da mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O que eu não entendo é que algumas informações são contrarias aos artigos publicados no fórum aos publicados pelo Gabriel Torres.

Nesse artigo de 2008 ele diz que não diferença alguma e ter ou não PFC para o usuário final.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-Fontes-de-Alimentacao/976/10

Aqui no fórum se diz que é um 'crime' ter uma fonte sem PFC.

Para leigos como eu que estão sempre pesquisando sem uma orientação como se tem nas salas de aula,fica difícil organizar as ideias.

Esses dois artigos falam da mesma coisa?

Ai depende da visão e do cenário.. Lá nos idos tempos, aonde PFC ativo era uma grande novidade, poucos sabiam realmente sua função e não raramente confundiam tudo, principalmente a associação do PFC ativo com economia de energia.. Chegava a ter na internet uma publicação das mais ridículas porém elogiadas por todos que a viam, deixa eu ver se acho, se ela existe ainda.....

Ai está: http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=337

E propagado por uma série de outros "sem visão" como esse dai: http://forum.clubedohardware.com.br/pfc-ativo-passivo-duvida/98475

Ajudaram a montar essa associação errada de PFC ativo e economia de energia..

Nesse cenário é que essas conclusões, equivocadas, acabam sendo ditas..

Modéstia a parte o primeiro artigo ou tópico decente e minimamente científico sobre esse assunto é esse aqui que se está lendo, com sua publicação original datada de início de 2007, ainda lá no extinto FPCs..

O Gabriel Torres tem toda a razão em citar que o PFC ativo não muda nada para o usuário brasileiro, na conta de energia, quando o assunto é PFC ativo, pois no Brasil esse usuário não é taxado ou sobre taxado pela energia reativa ou pela energia aparente, e sim pela energia útil.. Sempre fiz questão de frisar esse ponto em meu texto base desse tópico daqui..

A asociação do PFC a economia de energia era tamanha, graças a uns e outros cabeça de vento, como aquele que inspirou o Boa Dica, que se fazia necessário esse comentário do Gabriel Torres... Mas veja que ele é específico e se tratra da conta de energia..

Mas veja, dai a dizer que não era bom, dai a dizer que não seria útil, dai a dizer que não pegaria, vai uma diferença enorme e, no texto dele não vi essa afirmativa não..

Dizer isso seria mais ou menos como dizer que os carros automáticos no Brasil não seriam bem aceitos pois não se tinha tantos deficientes físicos assim... Os carros automáticos foram introduzidos em nosso mercado principalmente como auxílio as pessoas com deficiência física para fazer as mudanças, em cambio manual... Ou seja, uma asnice afirmar isso dai..

Sempre soube que as fontes com PFC ativo vieram para fica e à época, para mostra isso dai aos incrédulos, até mantinha uma estatística, que a todo ano que passava mostrava uma revisão da mesma. Deixa eu ver se resgato ela..

Veja ai, o histórico, que por preguiça e/ou falta de tempo não atualizo agora mas até fui ver na Newegg e os números do momento são:

EstatsticaPFC2009.jpg

Os números de hoje, 28/02/2013, da Newegg são:

Fontes sem PFC: 74 ou 18%

Fontes com PFC passivo: Zero

Fontes com PFC ativo: 334 ou 82%

Total = 408 fontes

Mostrando a tendência irreversível de que falava, em meu tópico de que um dia chegaria em que fontes sem PFC ativo nem seriam mais encontradas ou só seriam encontradas em potências muito pequenas..

Falei isso dai nesse tópico em que estamos e isso tem um tempo. Data lá do início dessa amostragem dai..

Voltando... Houve uma época em que as fontes com PFC ativo eram consideravelmente mais caras do que as outras e, algumas pessoas duvidavam de seu sucesso.. Muito me debati nos mais diferente foruns a mostar das reais vantagens do PFC ativo que nada tinha a ver com a economia de energia, eram muito mais associadas a ausência de geração de harmônica na rede de sua casa, eram numa retificação muito mais interessante, que poupa os capacitores, os trata bem, os faz durar mais e desse modo aumenta a vida útil dessa fonte.. Tanto assim que apendei, ao final do texto inicial do tópico, mais tarde, uma lista abreviada das principais benesses do PFC ativo. É só voltar lá e ler..

Portanto, não condene o Gabriel e sim entenda em que cenário ele escreveu que o PFC ativo não beneficiaria o usuário brasileiro e saiba que isso só tem a ver com a questão economia de energia, só isso, na ponta do lápis, na conta.. Por não pagarmos, ainda, não sei até quando, a energia reativa como consumidores residencias que somos..

Desse modo não vejo contradição nenhuma nas afirmativas dele. São diferentes cenários...

A questão energia reativa na nossa instalação elétrica é um caso sério.. A gente não vê o problema mas ele existe e é grande. Dia-após-dia o aumento de dispositivos eletro-eletrônicos em nossas casas passa a preocupar e muito..

Sempre que puderes adotar fonte com PFC ativo, no PC, no televisor, aonde for e principalmente nos equipamentos que mais demandem, adotem. Vala cada centavo que se tenha de aplicar a maior... Só é vantagem..

Muito colaborou com a sensação de economia de energia o fato que nos tempos remotos de introdução dessa tecnologia do PFC ativo, ele saia caro se agregado a uma fonte. Encarecia o produto. Desse modo ele começou a ser introduzido nas melhores fontes de cada fabricante, justo aquelas que tinham a maior eficiência, aquelas que eram mais econômicas...

Dai a associar PFC ativo com economia de energia foi um pulo, mas muito mais e quase tudo por causa da alta eficiência da fonte e não do PFC ativo basicamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai depende da visão e do cenário.. Lá nos idos tempos, aonde PFC ativo era uma grande novidade, poucos sabiam realmente sua função e não raramente confundiam tudo, principalmente a associação do PFC ativo com economia de energia.. Chegava a ter na internet uma publicação das mais ridículas porém elogiadas por todos que a viam, deixa eu ver se acho, se ela existe ainda.....

Ai está: http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=337

E propagado por uma série de outros "sem visão" como esse dai: http://forum.clubedohardware.com.br/pfc-ativo-passivo-duvida/98475

Ajudaram a montar essa associação errada de PFC ativo e economia de energia..

Nesse cenário é que essas conclusões, equivocadas, acabam sendo ditas..

Modéstia a parte o primeiro artigo ou tópico decente e minimamente científico sobre esse assunto é esse aqui que se está lendo, com sua publicação original datada de início de 2007, ainda lá no extinto FPCs..

O Gabriel Torres tem toda a razão em citar que o PFC ativo não muda nada para o usuário brasileiro, na conta de energia, quando o assunto é PFC ativo, pois no Brasil esse usuário não é taxado ou sobre taxado pela energia reativa ou pela energia aparente, e sim pela energia útil.. Sempre fiz questão de frisar esse ponto em meu texto base desse tópico daqui..

A asociação do PFC a economia de energia era tamanha, graças a uns e outros cabeça de vento, como aquele que inspirou o Boa Dica, que se fazia necessário esse comentário do Gabriel Torres... Mas veja que ele é específico e se tratra da conta de energia..

Mas veja, dai a dizer que não era bom, dai a dizer que não seria útil, dai a dizer que não pegaria, vai uma diferença enorme e, no texto dele não vi essa afirmativa não..

Dizer isso seria mais ou menos como dizer que os carros automáticos no Brasil não seriam bem aceitos pois não se tinha tantos deficientes físicos assim... Os carros automáticos foram introduzidos em nosso mercado principalmente como auxílio as pessoas com deficiência física para fazer as mudanças, em cambio manual... Ou seja, uma asnice afirmar isso dai..

Sempre soube que as fontes com PFC ativo vieram para fica e à época, para mostra isso dai aos incrédulos, até mantinha uma estatística, que a todo ano que passava mostrava uma revisão da mesma. Deixa eu ver se resgato ela..

Veja ai, o histórico, que por preguiça e/ou falta de tempo não atualizo agora mas até fui ver na Newegg e os números do momento são:

EstatsticaPFC2009.jpg

Os números de hoje, 28/02/2013, da Newegg são:

Fontes sem PFC: 74 ou 18%

Fontes com PFC passivo: Zero

Fontes com PFC ativo: 334 ou 82%

Total = 408 fontes

Mostrando a tendência irreversível de que falava, em meu tópico de que um dia chegaria em que fontes sem PFC ativo nem seriam mais encontradas ou só seriam encontradas em potências muito pequenas..

Falei isso dai nesse tópico em que estamos e isso tem um tempo. Data lá do início dessa amostragem dai..

Voltando... Houve uma época em que as fontes com PFC ativo eram consideravelmente mais caras do que as outras e, algumas pessoas duvidavam de seu sucesso.. Muito me debati nos mais diferente foruns a mostar das reais vantagens do PFC ativo que nada tinha a ver com a economia de energia, eram muito mais associadas a ausência de geração de harmônica na rede de sua casa, eram numa retificação muito mais interessante, que poupa os capacitores, os trata bem, os faz durar mais e desse modo aumenta a vida útil dessa fonte.. Tanto assim que apendei, ao final do texto inicial do tópico, mais tarde, uma lista abreviada das principais benesses do PFC ativo. É só voltar lá e ler..

Portanto, não condene o Gabriel e sim entenda em que cenário ele escreveu que o PFC ativo não beneficiaria o usuário brasileiro e saiba que isso só tem a ver com a questão economia de energia, só isso, na ponta do lápis, na conta.. Por não pagarmos, ainda, não sei até quando, a energia reativa como consumidores residencias que somos..

Desse modo não vejo contradição nenhuma nas afirmativas dele. São diferentes cenários...

A questão energia reativa na nossa instalação elétrica é um caso sério.. A gente não vê o problema mas ele existe e é grande. Dia-após-dia o aumento de dispositivos eletro-eletrônicos em nossas casas passa a preocupar e muito..

Sempre que puderes adotar fonte com PFC ativo, no PC, no televisor, aonde for e principalmente nos equipamentos que mais demandem, adotem. Vala cada centavo que se tenha de aplicar a maior... Só é vantagem..

Muito colaborou com a sensação de economia de energia o fato que nos tempos remotos de introdução dessa tecnologia do PFC ativo, ele saia caro se agregado a uma fonte. Encarecia o produto. Desse modo ele começou a ser introduzido nas melhores fontes de cada fabricante, justo aquelas que tinham a maior eficiência, aquelas que eram mais econômicas...

Dai a associar PFC ativo com economia de energia foi um pulo, mas muito mais e quase tudo por causa da alta eficiência da fonte e não do PFC ativo basicamente..

Agradeço 'tamanha' explicação sobre os diferentes cenários. Realmente eu não pude notar naquele momento que se falava de coisas diferentes em meio a tanta confusão sobre o tema.

No entanto não houve condenação alguma de minha parte a ninguém,nem criticas,nem mesmo posicionamento,já que eu mesmo coloquei que não estava entendendo as diferentes informações.

De qualquer forma,obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom também acrescentar que não existem mais boas fontes sem PFC ativo. Existem, ainda, algumas decentes. E cada vez em menor número. Mas não boas. Ali mesmo na NewEgg a maioria das 74 fontes disponíveis sem PFC ativo são bombas. Também não significa que basta ter PFC ativo para a fonte ser boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom também acrescentar que não existem mais boas fontes sem PFC ativo. Existem, ainda, algumas decentes. E cada vez em menor número. Mas não boas. Ali mesmo na NewEgg a maioria das 74 fontes disponíveis sem PFC ativo são bombas. Também não significa que basta ter PFC ativo para a fonte ser boa.

Verdade,bom seria ter como testas as proteções em casa,acho eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Acho que estava me referindo a testar fontes de maneira mais abrangente em casa,não simplesmente calculando de acordo com os números que o fabricante mostra.

Testar fontes envolve exercitar as mesmas demandando dela, de modo simultâneo, em todas as suas tensões (principalmente 3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts) corrente sempre em ordem crescente, monitorando essas tensões e correntes se possível usando osciloscópio.

Equipamento mínimo:

3 Voltímetros, 3 Amperimetros um osciloscópio e cargas muitas de alta potência/.. Praticamente inviável para se fazer "em casa"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testar fontes envolve exercitar as mesmas demandando dela, de modo simultâneo, em todas as suas tensões (principalmente 3,3 Volts, 5 Volts e 12 Volts) corrente sempre em ordem crescente, monitorando essas tensões e correntes se possível usando osciloscópio.

Equipamento mínimo:

3 Voltímetros, 3 Amperimetros um osciloscópio e cargas muitas de alta potência/.. Praticamente inviável para se fazer "em casa"

Pensando que seria algo do tipo eu disse "bom seria".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei essa fonte aqui (pela falta da CX430): http://www.corsair.com/us/power-supply-units/vs-series-power-supply-units/vs-seriestm-vs450-450-watt-power-supply.html

E como tudo indica ela tem PFC e eficiência de 85%, então porque ela só trabalha em redes de 220V? Se tem PFC, não deveria ser full range? Como funciona isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Comprei essa fonte aqui (pela falta da CX430): http://www.corsair.com/us/power-supply-units/vs-series-power-supply-units/vs-seriestm-vs450-450-watt-power-supply.html

E como tudo indica ela tem PFC e eficiência de 85%, então porque ela só trabalha em redes de 220V? Se tem PFC, não deveria ser full range? Como funciona isso?

São coisas diferentes, são diferentes focos..

Essa fonte ai só opera em 200 a 240 VAC por custo de produção e por mercado-foco.

Mais do que 2/3 desse mundo em que vivemos a tensão de alimentação AC é nessa faixa dai.. Com foco nesse mercado e com intenção de fazer a mais simplificada e barata fonte possível, num desafiio concorrencial , a Corsair posicionou essa fonte dai..

Veja no mapa. O mercado foco dela é exatamente esse em azul..

DistribuicaomundialdoACdebaixatensao_zps2f92d990.jpg:original

Seria burrice fazer, para esse mercado, uma fonte que operasse em tensão diferente dessa faixa de 200 a 240 Volts..

Desse modo não é a fonte que está errada, é o importador brasileiro, que basta ver o nome Corsair que ele acha o máximo, de fonte não entende um ovo, e errado estaria você, se por acaso comprasse a mesma estando numa região aonde a tensão da rede fosse de 110 ou 127 Volts..

É possível se fazer uma fonte com PFC ativo sem que ela seja Full-Range, ou de tensão Universal, se esse for objetivo. A Corsair seguiu esse caminho, muito no sentido de baratear, que fosse 2 centavos no custo de fabricação da fonte.. Esses dois centavos a menor (se for esse o caso, acho que até é mais que isso) podem dar uma fatia de mercado (dentro daquela área azul do mapa) inimaginável em tamanho e em grana..

Só isso.. Tem sim PFC ativo e, por foco mercadológico, foi projetada para atender um mercado potencial que representa em área, 2/3 desse mundo.. O mercado asiático é forte em volume e é emergente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é 220V (Pernambuco), comprei-a por falta de opções na Kabum e para suportar a minha placa GTX 550 TI. Ela é apenas momentânea, quando eu terminar os upgrades de placa-mãe, hd, processador (o que vai demorar um pouco, a grana tá pouca), vou ficar com ela para poder jogar meus jogos e manter a segurança do meu computador. Obrigado por esclarecer, eu já estava nervoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei essa fonte aqui (pela falta da CX430): http://www.corsair.com/us/power-supply-units/vs-series-power-supply-units/vs-seriestm-vs450-450-watt-power-supply.html

E como tudo indica ela tem PFC e eficiência de 85%, então porque ela só trabalha em redes de 220V? Se tem PFC, não deveria ser full range? Como funciona isso?

Ela não tem eficiência de 85%. Quando a Corsair diz "offers up to 85% efficiency" significa eficiência de até 85%, ou seja, no ponto mais alto da curva, provavelmente com a metade de sua carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Iaew galera

Após passar uma semana estudando* sobre fontes, estabilizadores, filtros, watts, amperes...com muito orgulho digo q sou um anti-estabilizador \o/ saí dessa vida kkkkk e devo isso a vocês!!!

Brincadeiras a parte, pra variar, me apareceu mais um problema referente a energia:

Comprei (sem saber de nada) a fonte:

Thermaltake TR2 600W ""Non PFC"" com o selo BZ (Bronze?)

Input Voltage: 115V / 230V

Input Current: 10A / 6A

Frenquency: 47Hz - 63 Hz

Junta isso com uma ASUS GTX 660 Ti OC DirectCU II, 4gb de ram e um Core2Quad E6600 2.4,Ghz (gargalo...sim sim)

O problema é q depois de estudar* fiquei sabendo sobre esse tal PFC e após ficar muuuuuito putu da cara por comprar uma fonte sem eficiência, ficou uma dúvida:

O PFC somente é responsável pelo consumo de energia ou tb é pela qualidade da mesma?

O q estou qrendo dizer é: como tenho uma placa de video consideravelmente potente, e pretendo usa-la diariamente sua potencia total, uma fonte como a minha de uma marca não tão boa e SEM PFC vai dar conta do recado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Iaew galera

Após passar uma semana estudando* sobre fontes, estabilizadores, filtros, watts, amperes...com muito orgulho digo q sou um anti-estabilizador \o/ saí dessa vida kkkkk e devo isso a vocês!!!

Brincadeiras a parte, pra variar, me apareceu mais um problema referente a energia:

Comprei (sem saber de nada) a fonte:

Thermaltake TR2 600W ""Non PFC"" com o selo BZ (Bronze?)

Input Voltage: 115V / 230V

Input Current: 10A / 6A

Frenquency: 47Hz - 63 Hz

Junta isso com uma ASUS GTX 660 Ti OC DirectCU II, 4gb de ram e um Core2Quad E6600 2.4,Ghz (gargalo...sim sim)

O problema é q depois de estudar* fiquei sabendo sobre esse tal PFC e após ficar muuuuuito putu da cara por comprar uma fonte sem eficiência, ficou uma dúvida:

O PFC somente é responsável pelo consumo de energia ou tb é pela qualidade da mesma?

O q estou qrendo dizer é: como tenho uma placa de video consideravelmente potente, e pretendo usa-la diariamente sua potencia total, uma fonte como a minha de uma marca não tão boa e SEM PFC vai dar conta do recado?

O PFC ativo nada tem a ver com eficiência da fonte.. Acontece, e por isso é que existe uma confusão bárbara, que os fabricantes colocam PFC ativo em suas melhores fontes, com maior eficiência. Dai o comprador vai ver sempre fontes de alta eficiência com PFC ativo e deduz que essa alta eficiência se deve ao PFC, o que não é verdadeiro...

Uma fonte com PFC ativo tem inúmeras vantagens, todas elas arroladas ao final do texto inicial desse tópico, não vou repeti-las agora por não ter sentido...

Quanto a uma fonte sem PFC ativo dar conta ou não de sua config, não tem nada a ver.. Sua config bem poderia ser tocada por uma fonte de 500 Watts, com PFC ativo ou sem PFC ativo...

Entretanto as vantagens de uma fonte com PFC ativo são tão maiores que atualmente não vale a pena pegar uma fonte sem o mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

tenho uma duvida. vou comprar um pc novo que vai custar bem caro, por isso quero ter o maximo de cuidado com ele, na minha cidade chove muito e consequentemente tem muitos raios, ja li em outros topicos que o estabilizador nao ajuda em nada ( ma corrija se estiver errado ). a fonte que comprei tem PFC ativo, e o cara da loja disse que por ela ter pfc ativo posso ligar direto na tomada que nao vai ter problema algum em dias de chuva. a minha duvida é, o que eu devo comprar ou fazer para ter a maior segurança com meu pc e que tambem nao queime minha fonte, vi em um topico que tem o protetor contra surtos que ajuda, e tambem o centelhador a gás que protege contra os raios.

 

alguem pode me ajudar com o que devo comprar ou o que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!