Ir ao conteúdo

[Review] HP/Compaq v6210br

manic182

Posts recomendados

Postado
Nesse caso está parecendo que a BIOS está informando o tamanho errado da memória de vídeo ao sistema. Veja quanto de memória o Everest acusa que você dispõe para o sistema. Se você tem 1 GB de memória e disponibilizou 128 MB para o vídeo, você teria 896 MB disponíveis, e a placa de vídeo teria que ter 384 MB de memória interna para totalizar os 512 MB apresentados, o que seria impossível (pois ela não tem memória interna). Se o Everest acusar que seu sistema está apenas com 512 MB de memória disponível, aí ele estará realmente compartilhando 512 MB com o vídeo (não sei como). Isso vale se você tiver com 1 GB de memória. Se tiver acrescentado 1 GB aos 256 MB já existentes, você deverá fazer o cálculo tomando como base 1280 MB.

Eu tenho 1gb + 256 Mb, pior e que nas propriedades do sistema aparece que tem 1.12 gb disponiveis, nesse caso estaria compartinhando 128 mb mesmo.

Vou instalar o Vista!

Postado

Rooney, não anexa, pois não está aparecendo as fotos. Tem bugs nesse forum ainda não consertados.

Recomendo salvar em algum site, e postar o link da foto.

Quanto ao 512mb, não acho nada impossivel.

Pois no forum pcs no dv6110/dv6120 tem gente que conseguiu 512mb.

E segundos os reviews que vi lá, ou uma queda de desempenho em relação ao dual channel. E tambem parece que não é necessario usar a mesma quantidade de memoria.

Mas ainda isso eu duvido um pouco. Pois o everest não é confiavel.

Postado
Eu tenho 1gb + 256 Mb, pior e que nas propriedades do sistema aparece que tem 1.12 gb disponiveis, nesse caso estaria compartinhando 128 mb mesmo.

A memoria é compartilhada dinamicamente, então voce teria que estar rodando algum programa que pegue bastante memoria do video, e aí sim voce olha quanto está usando de memoria pro video.

Postado
A memoria é compartilhada dinamicamente, então voce teria que estar rodando algum programa que pegue bastante memoria do video, e aí sim voce olha quanto está usando de memoria pro video.

Estranho:

Memória total: 1280 MB

Memória disponível: 1152 MB

Memória de vídeo apresentada pelo Everest: 512 MB

Se fosse um compartilhamento dinâmico de até 512 MB, o Everest só mostraria os 512 se estivessem sendo usados totalmente, pela sua lógica. Mas ele mostra 1152 MB para o sistema e 512 MB para o vídeo.

Cálculo: 1152 + 512 = 1664 MB

Resultado: 384 MB fantasmas.

OBS: Essa placa só compartilha 128 MB. O que é compartilhado dinamicamente (em caso de necessidade) não é mostrado como memória interna da placa de vídeo como esta acontecendo com o note do Rooney. Isso é um erro de informação da BIOS.

Postado

E ai galera,

Sou novato por aqui, comprei um v6120, coloquei 1GB de RAM (Corsair) e fico bala hehe, instalei o vista ultimate e ficou bom, mas naquele indice de experiencia aparece apenas 2,4 por causa do video :o achei que essa placa fosse melhor que a intel 950

class_vista.jpg

Alguem ai adicionou memoria e intalou o vista e conseguiu classificação superior?

Postado
Essa classificação do vista é uma piada.

voce sabe qual é o chip que veio no seu corsair? Aonde comprou e por quanto?

bom sou de contagem e comprei na loja Hardplus em BH mesmo por 155,00 eles colocaram a memoria na minha frente, os chips indicavam corsair mesmo...

Postado
E ai galera,

Sou novato por aqui, comprei um v6120, coloquei 1GB de RAM (Corsair) e fico bala hehe, instalei o vista ultimate e ficou bom, mas naquele indice de experiencia aparece apenas 2,4 por causa do video :o achei que essa placa fosse melhor que a intel 950

Alguem ai adicionou memoria e intalou o vista e conseguiu classificação superior?

Considero a pontuação muito boa para um note de baixo custo como o V6210br (a nota máxima é 5) . O Vista só dá boa nota de vídeo para placas gráficas tops. Se a Geforce 6150 recebeu essa nota, a Intel 950 vai ser um fiasco.

Você viu no Everest se o Dual Channel está ativado? Se não, tenta comprar depois outro pente de 1 GB para ativá-lo (teoricamente são precisos 2 pentes de igual capacidade e velocidade) e depois confere a nota novamente. Teoricamente a placa de vídeo rodaria à 128 bits com o Dual Channel ativado.

Postado
Considero a pontuação muito boa para um note de baixo custo como o V6210br (a nota máxima é 5) . O Vista só dá boa nota de vídeo para placas gráficas tops. Se a GeForce 6150 recebeu essa nota, a Intel 950 vai ser um fiasco.

Você viu no Everest se o Dual Channel está ativado? Se não, tenta comprar depois outro pente de 1 GB para ativá-lo (teoricamente são precisos 2 pentes de igual capacidade e velocidade) e depois confere a nota novamente. Teoricamente a placa de vídeo rodaria à 128 bits com o Dual Channel ativado.

pois é meu irmão tem um note toshiba pentium dual core e a placa intel 950 dele recebeu 3.0.... sera que é por causa do dual core?

Postado

:)

E ai galera,

class_vista.jpg

Alguem ai adicionou memoria e intalou o vista e conseguiu classificação superior?[/quote

Sim, instalei 2 GB de ram (Kingston) e o indice foi 3,0...

post-204249-13884944233847_thumb.jpg

Postado
É melhor em quase tudo, menos no vídeo e no processador (neste ultimo, a diferença é irrisória). Mas, o vídeo desse Amazon parece ser muito fraco. Creio que não seja compatível com o Aero do Windows Vista (que não está presente no Vista SE) e terá um desempenho fraco em aplicativos 3D, como jogos. Mas se você não pretende mudar o sistema operacional, nem instalar jogos, acho esse Amazon a melhor opção. Ele também é um pouco menor que o Compaq.

Vantagens do Amazon AMZ A 101V:

* Mais memória: 1024MB contra 256MB do Compaq (grande impacto no desempenho geral)

* HD com maior capacidade: 80GB contra 60GB do Compaq

* DVD-RW (o Compaq tem um CD-RW+Leitor de DVD)

* Leitor de Cartão de memória (o Compaq não tem)

Desvantagens:

* Vídeo fraco.

No Compaq V6210br você poderia colocar mais memória ( 1024MB ) e um DVD-RW, que o deixaria com o mesmo desempenho do Amazon (até melhor por conta do vídeo), mas você gastaria mais do que a diferença de preço dos dois. E o leitor de cartão de memória teria que ser externo.

Para mim, que uso aplicativos 3D, pretendo instalar o Vista Ultimate e não preciso de DVD-RW, prefiro o Compaq 6210br, colocando mais memória. Mas para você, recomendo o Amazon.

Obrigada Rodrigo... já que o vídeo é fraco, não deve rodar Age of Empires III não né? Se não, prefiro o Compac e comprar a memoria...

você sabe qto tá um DVD-RW para o Compac? Teria como melhorar o vídeo desse Amazon PC (mt caro?)

valeu! :)

Postado
Obrigada Rodrigo... já que o vídeo é fraco, não deve rodar Age of Empires III não né? Se não, prefiro o Compac e comprar a memoria...

você sabe qto tá um DVD-RW para o Compac? Teria como melhorar o vídeo desse Amazon PC (mt caro?)

valeu! :)

dvdrw externo samsung custa 179,00 na americanas.

1GB custa 150,00

Esse amazon que voce citou é chipset VIA. Muito ruim. Só não é pior que SIS.

Postado

Esse amazon que voce citou é chipset VIA. Muito ruim. Só não é pior que SIS.

Esse negócio de chipset VIA ser ruim é lenda (ele cumpre bem com o papel a que se destina). Outra lenda é que ele teria incompatibilidades com placas de vídeo ATI. Minha ASUS A8V tem um chipset VIA e uma placa ATI e tem um excelente desempenho. Mas se você quer montar um PC Hi-end para fazer overclocks - ou usar o vídeo onboard, realmente o Nividia é melhor. Em um Notebook de baixo custo, o impacto seria mínimo, se não fosse o vídeo (no caso do V6210).

Milezinha

Se você quer rodar o Age III, esqueça o Amazon - não tem como melhorar o vídeo. Vá de Compaq V6210 mesmo.

Só lembrando que o AGE III é um jogo muito pesado e muito demorado e vai rodar numa configuração de vídeo baixa e esquentar muito seu Note. Se você não precisar realmente da mobilidade de um Laptop, prefira um Desktop com uma placa de vídeo melhor, para jogar.

Postado
Rodei o Everest e rodou dual em 128 bits...

Provando realmente, como o Daigonet Corporation já tinha dito, que não são necessários pentes de memória de igual capacidade para ativar o Dual Channel. Por isso, não dá pra melhorar mais do que isso a nota do Vista.

• Membro VIP
Postado
Esse negócio de chipset VIA ser ruim é lenda (ele cumpre bem com o papel a que se destina).

Os chipsets VIA e SiS com video onboard são ruins e não é lenda. São muito inferiores aos nVidia, ATI e Intel.

Os chipsets VIA sem video onboard são bons. Podendo ter alguns pontos superiores aos outros e alguns inferiores.

Postado
Os chipsets VIA e SiS com video onboard são ruins e não é lenda. São muito inferiores aos nVidia, ATI e Intel.

Os chipsets VIA sem video onboard são bons. Podendo ter alguns pontos superiores aos outros e alguns inferiores.

Se você tivesse lido (e citado) a mensagem toda, teria visto que foi mais ou menos isso que eu quis dizer.

"Mas se você quer montar um PC Hi-end para fazer overclocks - ou usar o vídeo onboard, realmente o Nividia é melhor."

Mantenho o que disse:

Esse negócio de chipset VIA ser ruim é lenda (ele cumpre bem com o papel a que se destina).

Não é o chipset VIA que é ruim, mas seu vídeo que tem um baixo desempenho em aplicativos 3D. Se você instalar uma boa placa de vídeo em um PC com chipset VIA e em outro com Nvidia, o desempenho vai ser praticamente o mesmo.

Se você quer um note para usar a internet, digitar texto, fazer planilhas ou assistir DVD, não pode dizer que um modelo com Chipset VIA é ruim, o desempenho vai ser o mesmo do que um com Nvidia, ATI ou Intel.

O problema está no uso da palavra: “ruim”. Denota qualidade inferior e não desempenho inferior.

• Membro VIP
Postado
Se você quer um note para usar a internet, digitar texto, fazer planilhas ou assistir DVD, não pode dizer que um modelo com Chipset VIA é ruim, o desempenho vai ser o mesmo do que um com Nvidia, ATI ou Intel.

Esse é o ponto principal: os chipsets da VIA com video-onboard para o que se propõem a fazer (tarefas de Office, navegar internet, tc) oferecem desempenho honesto a baixo custo.

Só que tem gente que compra notebook/desktop de baixo custo pensando que vai rodar tudo quanto é jogo e depois se decepciona.

Quem quiser notebook prá jogos novos/pesados e "rodar no talo", em altas resoluções têm que partir prá modelos bem mais caros.

• Membro VIP
Postado

Chipsets SiS ou Via tem limitações mesmo para tarefas básicas...

Não se esqueçam que cada vez é maior o número de elementos 3D em programas... Um simples "ouvir música" com o Windows Media Player precisa de algum recurso 3D do micro. Ver DVD sem depender do processador é outra...

Quem oferece um desempenho honesto a baixo custo é o Ati X200M, nVidia 6100 e Intel GMA950. SiS e Via é somente baixo custo sem desempenho. Ainda mais agora que recursos 3D estão em uso no Sistema Operacional (caso do Aero do Vista, do Metisse, Beryl e outros do Linux).

Ps.: o video onboard faz parte do chipset e pode atrapalhar não só o desempenho dá área de video como de outras partes do computador. O controlador de memória pode ser alterado nestes casos...

Postado

Olá pessoal!!! Gostaria de dizr q passei as ultimas horas lendo esse tópico desde o inicio!!!

Ele ta mt bom e interesante pra qm ta interesado em comprar este not, tipo eu!

Mas eu só tenho uma duvida, referent a dual channel... o que seria melhor, eu colocar 2x512 ou 1x1gb + 1x256??? Creio q ficar com 1280 seria melhor. Mas tem gente dizendo q ativa o dual channel se usar memorias iguais =/

Ou só precisa a frequencia ser a mesmo???

Obrigado pela ajuda

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...