Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Primeiro, tem que se definir que tipo de impurezas, você fala ruidos elétricos? Se ocorrer algum ruido, dificilmente ele afetará equipamentos como PCs. Talvez equipamentos de altíssima definição em som ou vídeo, pode apresentar, segundo um site que li, alguma diferença na qualidade da imagem ao estarem aterrados num terra TN-S, mas fontes pra PCs, nunca.

Primeiro porque as fontes pra PCs, todas possuem filtragem de ruído em modo comum que na verdade é mais útil num terra TT do que um TN-S. No terra TN-S, terra direto do terra do neutro na caixa do medidor, é praticamente impossível haver ruidos e surtos entre neutro-terra simplesmente porque ambos estão no mesmo potencial e é por essa razão básica que a NBR 5410/04 recomenda o uso do terra TN-S pra ETIs.

No site www.byknirsch.com.br tem um artigo sobre aterramento onde eles comentam que com equipamentos de som/video de altíssima definição um terra TT é mais desejável, mas eu só acredito que dê algum diferença, vendo e ouvindo com meus próprios olhos e ouvidos.

Dificilmente algo retorna pelo terra vindo do neutro lá do ponto equipotencial pra dentro de casa, só haverá algo circulando nesse terra de dentro pra fora e não de fora pra dentro.

E outra coisa, é justamente ligando dessa forma que você não precisará de filtros entre neutro/terra, mas muitos filtros vêm sim com capacitores entre neutro/terra e varistores tb, justamente pro caso de terras TT, inclusive as fonte, mesmo as mais vagabundas, vêm com filtros entre neutro-terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.

Em relação ao fio terra conectado a haste do neutro da caixa de distribuição:

Nos filtros de linha e eqeuipamentos que possuem filtros internos, o terra não é filtrado, certo? Não passa por nenhum indutor ou capacitor, certo? Conectando o fio terra a haste do neutro na caixa de distribuição, as impurezas que porventura existirem no neutro não entraram pelo terra também?

Não raciocine pensando no trabalho de um filtro como um eliminador de impurezas debitando-as ao Terra. A coisa não é bem assim..

A maioria dos ruídos elétricos presentes em nossa rede tem sua gênese fora da natureza. Isso significa que os ruídos são basicamente gerados pelo Homem e suas máquinas diabólicas... Você já experimentou observar logo acima do cabo de uma furadeira elétrica manual, por entre seus rasgos de ventilação, a quantidade de faíscas elétricas que são geradas lá internamente no contato entre os carvões e o coletor ranhurado??? Isso tudo é ruído elétrico. Tudo que gera faísca elétrica é acompanhada de uma emissão violenta de espúrios que serão distribuídos pela rede elétrica e também de RFI e EMI, ou seja, interferência de tudo o que é maneira. Lembre-se que em última análise o fio fase de minha casa, muito provavelmente tem uma ligação, quer direta quer indireta, por acoplamento magnético, com o fio fase de sua casa, se estivermos compartilhando a mesma das 3 fases..

Esses ruídos tem em comum duas grandes características;

Uma delas é que em sua maioria aparecem entre o fase e o neutro. Em segundo lugar se pode afirmar que em sua enorme maioria a energia desses ruídos, transientes, espúrios ou surtos tem sua energia concentrada em componentes de altas frequências.

Desse modo a colocação de um filtro passa baixa, que deixe passar as baixas frequências, como os 60 Hz da energia da rede elétrica, e barre ou atenue as componentes de maior frequência, essas terão dificuldade para passar por esse filtro e não atingirão seu PC.

Veja ai, analise comigo o gráfico da transferência do filtro de linha que tenho em minha proteção:

Filtrodequintaordem.jpg

Na frequência de 60 Hz ele não terá atenuação alguma, ou muito pouca, Veja ai 0,01911dB.. Se entretanto uma componente de mais alta frequência, digamos da ordem de 7KHz que nem alta frequência seria mas sim frequência de áudio, tentar adentrar o filtro, esse lhe aplicará uma redução em decibéis da ordem de 40dB, o que eu é muito, mas muito mesmo. Em potência essa redução de energia estaria na ordem de 10 elevado a potência 4, ou seja, seria 10.000 vezes menor, na saída do fltro, que na entrada do mesmo... Sem necessidade de analisar se tem aterramento ou não. Esqueça o terra. O terra é mero referencial. A potência necessária a operação de sua fonte, que sua fonte manipula para poder entregar energia ao seu PC, não tem nada a ver com o terra. É uma energia que se estabelece por uma diferença de potencial entre fase e neutro, tenha terra ou não.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi até hoje como o terra pode gerar perda de qualidade de imagem/som num sistema TN-S como aponta o Knirsch, na verdade ele generaliza o sistema TN, não fala exatamente TN-S, fala simplesmente TN que pode ser TN-C ou TN-C-S e recomenda com todas as letras o sistema TT pra equipamentos de audio.

Faller, você sabe me explicar porque um terra TN-S seria ruim pra sistemas de audio/video? Seria por causa do referencial do neutro não ser 0 volt sempre? Até que ponto isso poderia influenciar um ETI? Acredito que não influenciaria, ou normas internacionais não recomendaria o mesmo ou recomendaria com ressalvas, mas nada fala quanto a isso, apenas diz que o sistema TT em princípio não é bom pra ETI's e sim o TN-S as causas principais são as DDP's entre Neutro e Terra num sistema TT ou seja, ruidos e surtos N-T.

Sei que é um assunto complexo, mas se você souber dizer algo em poucas palavras, fico satisfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, tem que se definir que tipo de impurezas, você fala ruidos elétricos? Se ocorrer algum ruido, dificilmente ele afetará equipamentos como PCs. Talvez equipamentos de altíssima definição em som ou vídeo, pode apresentar, segundo um site que li, alguma diferença na qualidade da imagem ao estarem aterrados num terra TN-S, mas fontes pra PCs, nunca.

Primeiro porque as fontes pra PCs, todas possuem filtragem de ruído em modo comum que na verdade é mais útil num terra TT do que um TN-S. No terra TN-S, terra direto do terra do neutro na caixa do medidor, é praticamente impossível haver ruidos e surtos entre neutro-terra simplesmente porque ambos estão no mesmo potencial e é por essa razão básica que a NBR 5410/04 recomenda o uso do terra TN-S pra ETIs.

No site www.byknirsch.com.br tem um artigo sobre aterramento onde eles comentam que com equipamentos de som/video de altíssima definição um terra TT é mais desejável, mas eu só acredito que dê algum diferença, vendo e ouvindo com meus próprios olhos e ouvidos.

Dificilmente algo retorna pelo terra vindo do neutro lá do ponto equipotencial pra dentro de casa, só haverá algo circulando nesse terra de dentro pra fora e não de fora pra dentro.

E outra coisa, é justamente ligando dessa forma que você não precisará de filtros entre neutro/terra, mas muitos filtros vêm sim com capacitores entre neutro/terra e varistores tb, justamente pro caso de terras TT, inclusive as fonte, mesmo as mais vagabundas, vêm com filtros entre neutro-terra.

Olá.

Ok. Mas caso aconteça o que aconteceu na avenida onde eu moro, onde um carro bateu em um poste e um fio da alta caiu sobre o neutro da baixa. Queimaram diversos equipamentos dos moradores - alguns tiveram todos os equipamentos danificados. A tensão que entrou pelo neutro não entraria pelo terra conectado na mesma haste do neutro? Os equipamentos que possuem a carcaça aterrada não ficariam com ela energizada?

Andei pesquisando sobre indutores toroidais, mas não achei praticamente nada na internet e nos livros de eletrônica que tenho, não existe muita coisa sobre indutores. Gostaria de saber como é o funcionamento dos indutores toroidais quando estão enrolados o fio fase e o fio neutro juntos lado a lado. Possuo um filtro TS-SHARA que tem um indutor deste, mas com apenas oito voltas. Se alguém tiver algum material com este assunto me envie ou se estiver com paciência para me explicar eu fico muito agradecido.

Não sei se este é o tópico correto.

O aterramento Ufer é utilizado apenas para o para-raios ou apenas para as tomadas?

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os equipamentos queimaram porque não tinham protetores apropriados e você tem certeza que não houve curto entre Fase (alta tensão) com Fase (baixa tensão) ou um curto entre Fase-Fase baixa tensão ou alta? Não da pra dizer que foi a linha de alta tocando no neutro, pode ter sido curtos entre Fase-alta tensão com a linha fase de baixa que causou as queimas.

Uma linha de alta tensão caindo sobre o neutro da rede se caracterizaria como um forte curto-circuito e os sitemas de proteção, os fusiveis instalados nos postes têm que agir e cortar a energia, pra pelo menos manter a segurança das pessoas.

A eletricidade segue o caminho de menor resistência e esse idealmente deveria ser a terra e não o gabinete do teu PC. Se o neutro tiver bem aterrado na entrada de energia, eu creio que a energia seguiria pra terra e não pras carcaças metalicas. Isso é o que imagino, posso estar enganado, pesquisarei mais sobre isso. Não sei se estamos num mato sem cachorro já que o aterramento TN-S é assim feito pra maior proteção dos eletrônicos e também da proteção pessoal pelos motivos básicos:

1 - DDP's entre dois pontos aterrados cria uma porta aberta pra queimas, surtos de tensão entre Terra-Terra (neutro).

2 - O uso de um aterramento TT, separado, pra proteção pessoal, é ineficiente porque não apresenta impedância baixa o suficiente pra seccionar o circuito em caso de uma falta Fase-Carcaça (terra) ou seja, no caso de um chuveiro, usando um disjuntor de curva B, que são os de atuação mais velozes e os mais indicados pra cargas puramente resistivas, não teriam a corrente do curto Fase-Água (terra) elevada o suficientemente pra o circuito seccionar instantaneamente. Mesmo que esse terra TT fosse muito bem feito e corrente subisse por exemplo pra 27A, num disjuntor de 25A, esse ainda levaria alguns segundos pra seccionar o circuito e a pessoa já poderia ter morrido eletrocutada. Num terra TN-S nessa situação a corrente iria ao "infinito" e "instaneamente" o disjuntor cairia.

A única solução que vejo quanto a possibilidade de um acidente provocar esse cenário que você menciona no caso da energização das carcaças é o uso de Disjuntores ou Interruptores Diferenciais Residuais e terra TT quanto à proteção pessoal contra choques e quanto aos eletrônicos, o uso de protetores entre Neutro-Terra.

O mais complicado é que a implementação de DR's é bem chata, a rede elétrica não pode ter corrente de fuga e dependendo do número de PCs e uso de chuveiros comuns, sem resistência blindada, vai gerar correntes de fuga e o DR vai cortar o circuito, as próprias proteções entre neutro-terra pode apresentar correntes de fuga e o somatório de todos equipamentos pode fazer com que essa corrente de fuga seja alta o suficiente, acima de 30miliamperes, fazendo DR desarmar o circuito, até certas oscilações eletromagnéticas induzidas na rede pode fazer o DR atuar e é por isso que acho que a adoção de DR's ainda é pequena.

Enfim, o assunto é complexo e procurarei estuda-lo mais, mas sei que não finaliza por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Já falei sobre um carro que bateu num poste perto da minha casa e causou um dano na rede elétrica. Eu possuo um filtro TS-SHARA que estava utilizando na época e que literalmente explodiu um capacitor. Abri para trocar o capacitor a um tempo atrás. Agora resolvi ver se a parte do filtro da linha telefônica estav ok. Tive uma surpresa. Existe um RJ11 fêmea que é a entrada, seguindo um varistor em paralelo com o circuito, seguindo dois resistores em série com o circuito e o mais impressionante: existe um fio que está conectado ao fio terra, este fio está soldado na placa do circuito, mas não tem contato com o restante dele. Dá a impressão de que faltou dois varistores no circuito. Não dá para entender.

No filtro da rede elétrica existe apenas dos varistores, um indutor toroidal com enrolamento bifial com oito voltas e um capacitor.

Pior é que está escrito na frente do filtro com letras bem graúdas: FIltro de Linha Profissional.

Outra coisa: nem dá para acreditar que o Faller é engenheiro. Conheço vários engenheiros que não entram em discussão de assuntos técnicos. Se são questionados sobre alguma coisa, respondem o seguinte: "Estudei para saber. Estude ou me pague que eu respondo". Parabéns Faller. Pessoas que compartilham é que farão um mundo melhor.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

O aterramento Ufer é utilizado apenas para o para-raios ou apenas para as tomadas? Acredito que não poderia ser conectados o para-raios e o pino terra das tomadas neste mesmo aterramento?

Não estou conseguindo encontrar respostas sólidas na internet. Acredito que como as tomadas estão entre o para-raios e o terra (solo), isto causaria um dano nos equipamento e colocaria as pessoas em risco.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

O aterramento Ufer é utilizado apenas para o para-raios ou apenas para as tomadas? Acredito que não poderia ser conectados o para-raios e o pino terra das tomadas neste mesmo aterramento?

Não estou conseguindo encontrar respostas sólidas na internet. Acredito que como as tomadas estão entre o para-raios e o terra (solo), isto causaria um dano nos equipamento e colocaria as pessoas em risco.

Abraços.

Não entendo muito de aterramentos feitos para sistemas de para-raios no teto das construções, antenas, etc, mas a recomendação dos órgãos normatizadores é que as hastes do aterramento dos para raios sejam interligadas por baixo com cabo grosso de cobre, cordoalha, com todas as outras hastes de terra do estabelecimento, incluso ai a haste do neutro, tudo pra manter sistema num mesmo potencial em qualquer condição.

Agora conectar o cabo que desce desde do para raios lá do teto, não creio ser uma boa ideia não. Numa descarga elétrica, a corrente fortíssima de um raio caindo ai perto pode desviar parte para do fio que vai à tomada.

Caso saiba inglês, dá uma lida nesse documento do IEEE - Como proteger sua casa e seus pertences de raios:

http://www.lightningsafety.com/nlsi_lhm/IEEE_Guide.pdf

esse aqui é um "livro de bolso" sobre assunto, escrito pelo NIST - National Institute of Standards and Technology.

http://www.nist.gov/public_affairs/practiceguides/surgesfnl.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to dando uma olhada nesse documento ai, mas como deve ter sido usado numa apresentação com um palestrante, então explicações maiores podem ficar faltando. Dê uma olhada nesse documento, citado néssa própria apresentação:

http://www.procobre.org/pr/pdf/pdf_pr/03_aterrame.pdf

Nessa apresentação ai q você postou fala que o sistema TN-S apresenta uma proteção pobre aos equipamentos, e o TT possui boa proteção, o que sou totalmente contra!

Pelo que entendi a proteção é pobre por causa da alta corrente de falta. Oras, alta corrente de falta é contida por disjuntores/fusiveis e é muito bem feita se a impedância do circuito é baixa. Não entendi porque altas correntes de faltas ditas ai nessa apresentação é considerada um problema pra proteçao dos equipamentos.

Na tabela compatibilidade eltromagnetica o esquema TN-S é o que menos apresenta problemas e necessidade de proteções á parte, então tá meio contraditório a tabela do slide 88 desse documento. Observe que em todos os outros esquemas há muito mais ressalvas. Ainda é dito que altas correntes de falta no sistema TN-S são surtos e transientes, aff...

Essa apresentação ai se contradiz, mas creio que o palestrante deve ter feito seus comentários...:

tns.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to dando uma olhada nesse documento ai, mas como deve ter sido usado numa apresentação com um palestrante, então explicações maiores podem ficar faltando. Dê uma olhada nesse documento, citado néssa própria apresentação:

http://www.procobre.org/pr/pdf/pdf_pr/03_aterrame.pdf

Nessa apresentação ai q você postou fala que o sistema TN-S apresenta uma proteção pobre aos equipamentos, e o TT possui boa proteção, o que sou totalmente contra!

Pelo que entendi a proteção é pobre por causa da alta corrente de falta. Oras, alta corrente de falta é contida por disjuntores/fusiveis e é muito bem feita se a impedância do circuito é baixa. Não entendi porque altas correntes de faltas ditas ai nessa apresentação é considerada um problema pra proteçao dos equipamentos.

Na tabela compatibilidade eltromagnetica o esquema TN-S é o que menos apresenta problemas e necessidade de proteções á parte, então tá meio contraditório a tabela do slide 88 desse documento. Observe que em todos os outros esquemas há muito mais ressalvas. Ainda é dito que altas correntes de falta no sistema TN-S são surtos e transientes, aff...

Essa apresentação ai se contradiz, mas creio que o palestrante deve ter feito seus comentários...:

tns.jpg

Olá.

Também notei esta contradição. Acredito que dever ter ocorrido um erro na construção da tabela.

Em 199, quando comprei o meu primeiro computador, foi feito um terra dedicado para o micro. A haste do terra do micro está 95cm distamte da haste do neutro. Mesmo com esta distância curta existe 3,2V esntre neutro e terra.

Quanto aos pára-raios, constatei várias contradiçoes na internet. Alguns dizem que o cabo do pára-raios deve estar conectados aos outros sistemas de aterramento. Alguns dizem que não. Não confirmei minha suspeita, mas acho que no painel de equipotencialização deve existir uma proteção para o caso de uma descarga do pára-raios não se espalhar para os sistema de aterrmanto das tomadas.

Acabei de ler o material que você indicou. Qual a sua opinião sobre o sistema em que o condutor do terra está conectado na haste do neutro e possui uma haste adiconal perto do equipamento. Ficando a haste perto do equipamento conectada ao condutor terra.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Também notei esta contradição. Acredito que dever ter ocorrido um erro na construção da tabela.

Em 199, quando comprei o meu primeiro computador, foi feito um terra dedicado para o micro. A haste do terra do micro está 95cm distamte da haste do neutro. Mesmo com esta distância curta existe 3,2V esntre neutro e terra.

Quanto aos pára-raios, constatei várias contradiçoes na internet. Alguns dizem que o cabo do pára-raios deve estar conectados aos outros sistemas de aterramento. Alguns dizem que não. Não confirmei minha suspeita, mas acho que no painel de equipotencialização deve existir uma proteção para o caso de uma descarga do pára-raios não se espalhar para os sistema de aterrmanto das tomadas.

Acabei de ler o material que você indicou. Qual a sua opinião sobre o sistema em que o condutor do terra está conectado na haste do neutro e possui uma haste adiconal perto do equipamento. Ficando a haste perto do equipamento conectada ao condutor terra.

Abraços.

O potencial do seu neutro provavelmente está elevado em relação ao seu terra, criando corrente quando fecha esse circuito. Em principio em nada afeta as fontes chaveadas, já que os filtros da fonte tomam conta disso, o problema e se o potencial se elevar demais durante uma descarga, ai protetores obrigatoriamente precisam existir entre neutro-terra. A proteção pessoal contra choques sem uso de DR's em sistema TT, é baixa...

A interligação dos pontos de para-raios com os outros terras só deve ocorrer por baixo, haste-haste, muitas vezes formando um anel em torno de toda construção, e não nas caixas de equipotencialização, até onde sei. A interligação feita por baixo, entre todas as hastes, não vai permitir que haja retorno ás tomadas no momento de uma descarga no para-raios lá em cima. Eu prefiro seguir o que órgãos normatizadores Europeus e americanos dizem com relação a isso a ordem básica é: todos pontos de aterramento precisam estar interligados. É claro que há os pontos corretos onde deve ser feita essas equipotencializações, não é só sair ligando terra-terra em qualquer lugar.

O raio procura a terra e se o caminho à terra for o de menor resistência que qualquer outro, ele vai seguir o caminho de menor resistência...

Em q página você viu esse tipo de aterramento com uma haste próxima das massas e uso da haste do neutro como terra tb? Pra mim, desde que ambas estajam interligadas, de preferência por baixo e com um cabo grosso, não há problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em q página você viu esse tipo de aterramento com uma haste próxima das massas e uso da haste do neutro como terra tb? Pra mim, desde que ambas estajam interligadas, de preferência por baixo e com um cabo grosso, não há problema.

Olá.

Não vi isto no material. Vi em uma residência.

O condutor do fio terra está conectado na haste do neutro. Porém na tomada onde está ligado o computador chegam dois fios terras. Um vindo da haste do neutro e outro vindo de outra haste que está há uns 3 metros da tomada. Eu fiz uma manutenção no computador e o cliente é um engenheiro mecânico e afirmou que a instalação dele está correta. Não quis discutir.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fio terra que vem lá d neutro está separado do fio neutro, correto? Esse fio terra q desce pra haste de terra perto da tomada está ligado no fio terra que vem do neutro, certo? Então seria praticamente a mesma coisa que interligar ambas hastes de terras por baixo, por dentro da terra, só que está sendo feito por cima. Não vejo porque apresentaria DDP entre essas duas hastes ja que de um jeito ou de outro ambas estão interligadas. O que não pode acontecer é o condutor neutro estar ligado na outra haste a partir da tomada, porque ai a corrente que deveria retornar apenas pelo condutor neutro se dividirá e retornará pelo condutor de aterramento tb. Em principio a instalação dele tá correta e segue o padrão TN-S, mas a forma que ele fez é pouco prática e desnecessária. Ele poderia ter deixado essa haste proximo da haste do neutro, mais ou menos 2,40 à 3 metros, interligar ambas e do ponto de entrada do medidor fosse feita a ligação do condutor terra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, estou querendo montar um FILTRO de LINHA muito bom quais procedimentos devo seguir e que material devo comprar segue abaixo as fotos do meu filtro de linha ele é da marca CLONE e já estar comigo há algum tempo... caso esteja no tópico errado me desculpa, peço ajuda do Faller e Rau, que manjam muito disso...

OBS: Gostaria de um tutorial bem explicativo pois não sou expert nessa área ...

Minha energia é 220V

post-435163-13884949702485_thumb.jpg

post-435163-13884949702845_thumb.jpg

post-435163-13884949703017_thumb.jpg

post-435163-13884949703183_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já deu uma olhada nesse tópico aqui: Modificando e melhorando a proteção Clone para 220 Volts

Independentemente do tópico solicite a ajuda que necessitares que te alcanço, se tiver condições de...

Abraço...

Ola Faller, olhei sim, mas aqui no trabalho nao consigo vizualizar as imagens (é bloqueado), queria saber se aquele esquema protege de surtos alem de filtrar ruidos eletricos, você teria os esquemas por exemplo de que lado liga o varistor, capacitor os lados corretos... Vou fazer esse fim de semana...

se você tiver como mandar as imagens junto com o tutorial... agradeço muito vou tambem tentar filmar a minha tentativa... =D

valeu mais uma vez...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola Faller, olhei sim, mas aqui no trabalho nao consigo vizualizar as imagens (é bloqueado), queria saber se aquele esquema protege de surtos alem de filtrar ruidos eletricos, você teria os esquemas por exemplo de que lado liga o varistor, capacitor os lados corretos... Vou fazer esse fim de semana...

se você tiver como mandar as imagens junto com o tutorial... agradeço muito vou tambem tentar filmar a minha tentativa... =D

valeu mais uma vez...

Nem varistor nem capacitor nem centelhador a gás, nem fusíveis nem fusíveis térmicos, nem disjuntores são polarizados. Desse modo tanto faz como fez o sentido em que você ligar cada um deles.. Sim aquele filtro tem proteção contra surto, melhor que a enorme maioria dessas dai do mercado, além de ter um filtro de 5ª ordem, contra filtros de 1ª e 2ª ordem dos dispositivos de filtro do mercado...

Posso sim te enviar as fotos, mas sem saber teu e-mail, fica difícil. Me manda ele por MP..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem varistor nem capacitor nem centelhador a gás, nem fusíveis nem fusíveis térmicos, nem disjuntores são polarizados. Desse modo tanto faz como fez o sentido em que você ligar cada um deles.. Sim aquele filtro tem proteção contra surto, melhor que a enorme maioria dessas dai do mercado, além de ter um filtro de 5ª ordem, contra filtros de 1ª e 2ª ordem dos dispositivos de filtro do mercado...

Posso sim te enviar as fotos, mas sem saber teu e-mail, fica difícil. Me manda ele por MP..

Faller estou com muita dificuldade de encontrar algumas peças, ajuda ai...

2 varistores 20D431K para operar em 220 Volts 300 joules = OK encontrado

1 fusível térmico 90ºC x 10 Amperes para proteção dos varistores / so encontrei de 240ºc, dar para usar ? é melhor ou pior, prejudica o circuito ?

2 Capacitores série X de 4,7 nFarads x 1KV / so encontrei de 4,7 x 2KV dar para usar ? é melhor ou pior, prejudica o circuito ?

1 Capacitor 330 nF x 630 Volts = nao encontrei

1 núcleo de ferrite = nao encontrei

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Houston, temos problemas..

- 1 fusível térmico 90ºC x 10 Amperes para proteção dos varistores / so encontrei de 240ºc, dar para usar ? é melhor ou pior, prejudica o circuito ?

Não, não dá para usar, a temperatura é muito elevada. Se o varistor tiver que chegar a 240º C para que seu equipamento seja salvo, coitado de teu equipamento. Ai é desejável algo entre 70 e 100º no máximo dos máximos..

- 2 Capacitores série X de 4,7 nFarads x 1KV / so encontrei de 4,7 x 2KV dar para usar ? é melhor ou pior, prejudica o circuito ? Pode usar sem problemas.

- 1 Capacitor 330 nF x 630 Volts = nao encontrei: Você pode colocar 3 de 100nF x 630 Volts em paralelo, tentaste essa combinação ou as outras 34.681 associações???

- 1 núcleo de ferrite = nao encontrei Ai não dá para enjambrar não. Já tentaste algum cemitério de fontes. Na maioria das vezes se encontra esas bobinas, com duplo enrolamento, lá nelas, ou nas fontes de Televisores antigos mas não tanto. São fáceis de encontrar veja ai os tipos característicos:

Veja ai dois indutores de filtro, quadrados amarelos, Veja também dois capacitores da série Y abaixo... Esses dois capacitores quadrados brancos ao lado da bobina (indutor) são capacitores da série X..

Indutores2.jpg

Indutores duplos de filtro, enrolados em núcleos de ferrite, sempre vã ter enrolamento duplo (dois enrolamentos, ou seja 4 fios saem dele)

Clamper_ComputerProtectorPr_Indutor.jpg

Abraço...

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Houston, temos problemas..

- 1 fusível térmico 90ºC x 10 Amperes para proteção dos varistores / so encontrei de 240ºc, dar para usar ? é melhor ou pior, prejudica o circuito ?

Não, não dá para usar, a temperatura é muito elevada. Se o varistor tiver que chegar a 240º C para que seu equipamento seja salvo, coitado de teu equipamento. Ai é desejável algo entre 70 e 100º no máximo dos máximos..

- 2 Capacitores série X de 4,7 nFarads x 1KV / so encontrei de 4,7 x 2KV dar para usar ? é melhor ou pior, prejudica o circuito ? Pode usar sem problemas.

- 1 Capacitor 330 nF x 630 Volts = nao encontrei: Você pode colocar 3 de 100nF x 630 Volts em paralelo, tentaste essa combinação ou as outras 34.681 associações???

- 1 núcleo de ferrite = nao encontrei Ai não dá para enjambrar não. Já tentaste algum cemitério de fontes. Na maioria das vezes se encontra esas bobinas, com duplo enrolamento, lá nelas, ou nas fontes de Televisores antigos mas não tanto. São fáceis de encontrar veja ai os tipos característicos:

Veja ai dois indutores de filtro, quadrados amarelos, Veja também dois capacitores da série Y abaixo... Esses dois capacitores quadrados brancos ao lado da bobina (indutor) são capacitores da série X..

Indutores2.jpg

Indutores duplos de filtro, enrolados em núcleos de ferrite, sempre vã ter enrolamento duplo (dois enrolamentos, ou seja 4 fios saem dele)

Clamper_ComputerProtectorPr_Indutor.jpg

Abraço...

.

valeu... amanha estou indo atras

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
valeu... amanha estou indo atras

Veja ai, fusíveis térmicos de todos valores de tempertura: http://www.opoen.com.br/opoen/familia/77

Se eles não venderem por correspondência, não vai faltar algum amigo, aqui do fórum, que poderá comprar para você e enviar por carta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja ai, fusíveis térmicos de todos valores de tempertura: http://www.opoen.com.br/opoen/familia/77

Se eles não venderem por correspondência, não vai faltar algum amigo, aqui do fórum, que poderá comprar para você e enviar por carta..

Faller me tira uma duvida, esses capacitores são todos de ceramica ? redondos ? desculpa a ignorância, porque quando liguei para as eletronicas eles perguntavam... todos eles nao são eletroliticos né isso ?

OBS: as imagens da montagem foram removidas, fico no aguardo por email... valeu T+

ps: entrei no site mas acho que estar com algum problema na hora de fechar o pedido então mandei um email, para o site! fico muito grato pela ajuda...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!