Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Olá. O Varistor será o responsável pelo rompimento do fusível? Certo?

Se ocorrer de algum fase da rede dos postes cair sobre um neutro e entrar tensão pelo neutro o varistor vai fechar um curto circuito e o fusível romperá? Certo?

Além disto, existe alguma maneira de mandar esta tensão do neutro para o terra?

Estou montando o filtro da foto.

Obrigado pela atenção.

Dificilmente a tensão do neutro subirá, ele é aterrado em vários pontos, inclusive no seu medidor de energia, é mais provável que um fio caindo sobre o neutro provoque um curto circuito e desligue algum disjuntor lá nos postes.

A tensão do neutro irá para a terra nos vários pontos de aterramento do neutro, permanecendo sempre 0v.

Leonardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modo diferencial ou modo normal:

Todo disturbios de tensão entre Fase e Neutro. Um pico ou ruído gerado por um motor elétrico é por natureza um pico de modo diferencial.

Modo comum ou common mode em inglês:

Todo surto de tensão em relação ao aterramento. Esses disturbios podem ser entre Fase-Terra e Neutro-Terra. Um raio é por natureza um surto de modo comum. Ruídos, q tb é um disturbio, pode exister em modo comum entre neutro e terra por exemplo.

Um aterramento mal feito, sem um ponto equipotencial com outros pontos aterrados, podem gerar diferenças de potencial ou seja, diferenças de tensão entre esses terras e corrente automaticamente fluirá entre essas duas linhas, podendo aparecer desde ruidos à picos a tensões e tensões prejudiciais nessas linhas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2) Como um indutor por transformar a corrente em magnetismo tem por isso uma inércia a passagem da corrente, ele acaba atrasando o flanco de subida da forma de onda e desse modo reduzindo o gradiente dv/dt (variação de tensão no tempo).

"A tensão sobre um capacitor não pode variar instantaneamente.

A corrente em um indutor não pode variar instantaneamente."

(Introdução aos Circuitos Elétricos - Dorf/Svoboda)

=P

Para ser taxativo e buscando o perfeccionismo, faria desse modo:

Entrada de rede => fusível => dispersor à gás entre fase e neutro, ou trípolar, com terra...

foi assim q você fez aqui?

http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

se não for pedir muito, teria como você colocar uma foto da parte de baixo desse filtro? para podermos ver as trilhas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
"A tensão sobre um capacitor não pode variar instantaneamente.

A corrente em um indutor não pode variar instantaneamente."

(Introdução aos Circuitos Elétricos - Dorf/Svoboda)

=P

Não entendi se você concorda ou não com o que citei... O que eu disse é exatamente o que está ai acima.. O retardo na passagem da corrente por dentro do indutor irá fazer com que a subida da tensão, lá nos seus equipamentos a serem protegidos , suba mais lentamente, muda o dv/dt sobre seu equipamento..

foi assim q você fez aqui?

http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

se não for pedir muito, teria como você colocar uma foto da parte de baixo desse filtro? para podermos ver as trilhas..

Não, não foi exatamente assim que eu fiz nesse dai, a ordem está um pouco diferente.. Como disse, buscando o perfeccionismo faria desse modo. Quem sabe no próximo..

As imagens que você quer estão no final daquele tópico, na página 8 mais exatamente. Um colega havia solicitado que as pusesse lá e o fiz tem um ou dois dias. Veja lá..

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3230350&postcount=107

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Pelo que eu li em livros de eletrônica o filtro LC do filtro de linha atua nas frequências. Uma frequência maior seria bloqueada pelo indutor e uma frequência menor seria bloqueada pelo capacitor, deixando, assim, passar só a frequência desejada. Já um amigo falou que o indutor em série tem a função de eliminar o ripple e o capacitor em paralelo elimina os picos. O que está correto e o que está errado?

Outra coisa: o que significa estas especificações que encontramos nos filtros de linha

- Surge energy rating 480 Joules

- eP Joule Rating 3420

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o circuito de filtragem, faixa de cortes, eu deixo pro faller explicar mais detalhadamente. Os indutores e capacitores são capazes de atenuar certos picos de menor energia, mas os maiores ficarão com os varistores.

Os dados mostrados em joules é uma especifcação do varistor no que tange sua capacidade máxima de sustentação de energia, antes de degradar. Se um varistor taxado em 100 joules receber essa quantidade de energia, ele será inutilizado.

A quantidade de energia suportada pelo varistor não é o valor mais importante na hora de escolher um protetor, até porque esse valor é a soma de todos os varistores dentro do protetor. Pra que o valor máximo fosse efetivo, todos varistores precisariam responder ao mesmo tempo, mas não é o q ocorre na prática a não ser q tenha sido feito um teste específico pra casar todos os varistores. De qualquer forma, os protetores que indicam mais de 300J, são os recomedáveis, mas como eu disse, isso não quer dizer muito, até porque papel aceita tudo. A própria SMS divulga o valor de 476J em seus protetores, mas quando abrimos vemos 1 varistor de menos de 100J lá dentro. O uso de mais varistores, mesmo agindo em tempos um pouco diferentes do outro, aumenta a vida util da proteção, ja que a energia fica mais ou menos divida entre 2 ou mais varistores, aumentando a vida util dos mesmos.

O outro dado é a corrente de surto suportável. Os fabricantes de protetores fazem o mesmo, somam todos varistores e dão o valor. De qualquer forma, quanto maior esse valor, melhor. Varistores de 20mm geralmente suportam uma corrente de surto de 6500A ou duas de 4500A, varia um pouco pra cada fabricante de varistor. Esse valor é dado num teste de impulso de tempo de subida do surto de 8 microsegundos e descida de 20micro segundos, geralmente.

Sobre o valor eP Joule eu nunca achei dados concretos, mas sempre suspeitei que as letras eP, sejam de "estimated peak" ou pico estimado de energia suportado pelo conjunto de varistores da proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi se você concorda ou não com o que citei...

concordo.. é q na hora em q li, lembrei q tinha visto isso em algum lugar.. dei uma folheada no livro de circuitos e transcrevi aqui a citação..

a foto era justamente o q eu precisava! =)

Pelo que eu li em livros de eletrônica o filtro LC do filtro de linha atua nas frequências. Uma frequência maior seria bloqueada pelo indutor e uma frequência menor seria bloqueada pelo capacitor, deixando, assim, passar só a frequência desejada.

não é bem assim... existem varios tipos de filtros: passa-baixas (deixa as baixas frequencias passarem e barra as altas), passa-altas(faz o cotrario do passa-baixas), passa-faixa (deixa uma determinada faixa de frequencias passar e barra as outras)... o filtro LC usado nesse projeto e nos outros filtros vendidos comercialmente é o passa-baixas.. o q você citou foi o passa-faixa.. sobre os indutores e capacitores, aí depende de como eles são colocados no circuito... esse arranjo com indutor em serie na linha e capacitor em paralelo caraceriza um filtro passa-baixas.. se fosse o contrario seria um passa-altas se não me engano..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são, mas o faller pode te explicar melhor a diferença entre ambos, só sei que:

Fusivel termico ou TCO (Thermal Cutoff) "sente" o calor no seu corpo e quando chega a um patamar, ele corta o circuito.

Termistor: como termistor NTC de uma fonte, ele é um resistor variável com temperatura, dependendo do tipo, ele pode ter um coeficiente positivo ou negativo ou seja, ele pode subir ou reduzir sua resistência interna com temperatura alta ou temperatura baixa. Nas fontes o termistor usado é de coeficiente termal negativo ou seja, quando a temperatura cai, a resistência em série é alta, quando sobe, a resistência é baixa. Isso é assim pra limitar as correntes de surto na energização e partida da fonte.

Fusistor - esse já ouvi falar, mas não sei explicar bem como funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.

Fusível térmico, fusistor e termistor são sinônimos?

Abraços.

O _rau_ já explicou tudo ai, ou quase tudo, só mesmo faltando o fusístor, um acrônimo de fusível com resistor. Não existe para se comprar. Na verdade é um resistor, o qual se usa geralmente como fusível.

Seus usos mais práticos, aondo tenho visto operando desse modo é em proteção de linhas de dados, em proteção de mini-reatores de lâmpadas fluorescentes. Nada mais é do que um resistor de carvão, de 1/4 de Watt por exemplo, de baixo valor de resistência, em série ou com a linha de dados, ou com alinha telefônica e/ou com a entrada de rede no caso dos reatores. Todos para baixas correntes, da ordem de menos de 50 miliamperes.

Veja que o nome deriva muito mais da ação, da razão de ser do resistor naquela posição do que de uma denominação de uma categoria especial de componente..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos. Antes de mais nada, agradeço aos participantes do forum pela grande quantidade e pela qualidade das informações prestadas. O tópico é realmente excelente.

Pesquisei bastante os tópicos relativos ao tema, ainda não consegui ler tudo. Talvez minha pergunta já tenha sido respondida e, se for o caso, peço desculpas. Minha esposa tem um pequeno bazar onde aproveitarei uma sala para um mini cybercafé. Fiz uma bancada para 5 computadores, os quais conectarei à rede 220v com aterramento e disjuntor único para esses micros (somente CPU's e monitores 17" CRT, por enquanto com fontes "genéricas"). Posso construir um único filtro a ser colocado logo após o disjuntor, a fim de proteger os 5 micros ou devo fazer um filtro para cada micro? No primeiro caso, devo redimensionar algum item em relação ao tutorial em pdf (http://www.bairrospd.kit.net/Circuitos/Construindo%20um%20Filtro%20de%20Linha.pdf)?

O circuito (é esse o termo?) do disjuntor à última tomada terá menos de 6m. Outra coisa: estou entre colocar duas tomadas individuais (Pial ou Iriel) para cada micro ou uma daquelas "réguas" com duas ou três tomadas, mas pelo que lí em alguns posts, a qualidade dessas réguas não costuma ser grande coisa.

Alguma opinião?

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos. Antes de mais nada, agradeço aos participantes do forum pela grande quantidade e pela qualidade das informações prestadas. O tópico é realmente excelente.

Pesquisei bastante os tópicos relativos ao tema, ainda não consegui ler tudo. Talvez minha pergunta já tenha sido respondida e, se for o caso, peço desculpas. Minha esposa tem um pequeno bazar onde aproveitarei uma sala para um mini cybercafé. Fiz uma bancada para 5 computadores, os quais conectarei à rede 220v com aterramento e disjuntor único para esses micros (somente CPU's e monitores 17" CRT, por enquanto com fontes "genéricas"). Posso construir um único filtro a ser colocado logo após o disjuntor, a fim de proteger os 5 micros ou devo fazer um filtro para cada micro? No primeiro caso, devo redimensionar algum item em relação ao tutorial em pdf (http://www.bairrospd.kit.net/Circuitos/Construindo%20um%20Filtro%20de%20Linha.pdf)?

O circuito (é esse o termo?) do disjuntor à última tomada terá menos de 6m. Outra coisa: estou entre colocar duas tomadas individuais (Pial ou Iriel) para cada micro ou uma daquelas "réguas" com duas ou três tomadas, mas pelo que lí em alguns posts, a qualidade dessas réguas não costuma ser grande coisa.

Alguma opinião?

Abraços.

O Almeida me respondeu essa mesma pergunta, há uns dois anos atrás. Mas considere que o seu Cyber vai ter que imprimir alguns boletos, pelo menos. E trabalhos de escola. Se você for usar uma impressora a laser, não vai ter filtro passa-baixas no mundo que aguente uma impressora dessas.

E o fusíveis de um filtro para 6 computadores com monitores CRT, mais modem, switch e impressoras? Tem que ser de 15A pra mais. E a sua proteção iria ser prejudicada.

Além disso, a distancia entre o filtro e o consumo tem grande importancia nessa história. O Almeida me explicou naquela época, mas eu já não sei mais dizer o porque. Só sei que a distancia faz diferença.

Como eu já passei por isso, o que me foi sugerido foi a modificação de alguns filtros de linha já existentes no mercado, de forma a se adicionar à eles um núcleo toroidal como indutor, um capacitor de alta, dois varistores (TVR230, no seu caso), e com jeito dá pra colocar tudo lá dentro dos filtros. Se for um ForceLine de corpo metálico, então, é mole. Cabe tudo lá dentro, e ainda sobra espaço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Almeida me respondeu essa mesma pergunta, há uns dois anos atrás. Mas considere que o seu Cyber vai ter que imprimir alguns boletos, pelo menos. E trabalhos de escola. Se você for usar uma impressora a laser, não vai ter filtro passa-baixas no mundo que aguente uma impressora dessas.

E o fusíveis de um filtro para 6 computadores com monitores CRT, mais modem, switch e impressoras? Tem que ser de 15A pra mais. E a sua proteção iria ser prejudicada.

Além disso, a distancia entre o filtro e o consumo tem grande importancia nessa história. O Almeida me explicou naquela época, mas eu já não sei mais dizer o porque. Só sei que a distancia faz diferença.

Como eu já passei por isso, o que me foi sugerido foi a modificação de alguns filtros de linha já existentes no mercado, de forma a se adicionar à eles um núcleo toroidal como indutor, um capacitor de alta, dois varistores (TVR230, no seu caso), e com jeito dá pra colocar tudo lá dentro dos filtros. Se for um ForceLine de corpo metálico, então, é mole. Cabe tudo lá dentro, e ainda sobra espaço.

Obrigado pela resposta rápida, fmarquesan.

No circuito que citei serão conectados apenas os micros mesmo (com fones de ouvido), mais um switch. A impressora laser ficará noutro "circuito" conectada a um K6-II, que fará as vezes de roteador (talvez ainda proxy e outras coisas) e servidor de impressão, mais um PC para controle de tempo e para meu uso. Esse outro circuito só irá compartilhar o aterramento do primeiro, claro (antes dos filtros, é isso?).

A impressora, uma Samsungs SCX-4200 indica consumo de 4.0A a 110v.

Pensei em um filtro para esses 5 PCS, e fusíveis para 10A nesse circuito, depois outro para os "servidores" mais um para a impressora. Será que isso seria pouco efetivo em termos de proteção?

Na verdade a questão não é tanto o custo, mas como vou "alugar" meu tio que é eletrotécnico autodidata para a montagem dos filtros (ou melhor, pagarei pelo serviços, mas sempre tem aquele desconto prá parente :), quero abusar o mínimo possível :lol:

De qualquer forma, caso as opiniões sejam de "pouco efetiva" para minha ideia, acho que vou tomar coragem, acompanhar a confecção de um filtro com meu tio e "me meter" a fazer os outros. Não sou muito burro, mas eletrônica, eletricidade e coordenação motora não são o meu forte :).

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é 110v? Porque não comprar filtros da APC, pode ser até mais barato, e são filtros bons.

Sobre usar um mesmo filtro para vários PCs, sem problemas desde que a potencia não supera a do filtro (a corrente, normalmente 10A).

Só cuide para que os fios fiquem o menor possíveis, quando mais fio tiver maior é a possibilidade de um raio induzir energia neles (após o filtro caso o raio caia próximo).

Uma impressora laser normal pode sim ser ligada ao filtro, 4 amperes não é muito (440W em 110V).

Sobre o aterramento, para equipamentos em rede sempre use o mesmo aterramento.

Mas veja isso:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246442

Leonardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é 110v? Porque não comprar filtros da APC, pode ser até mais barato, e são filtros bons.

Sobre usar um mesmo filtro para vários PCs, sem problemas desde que a potencia não supera a do filtro (a corrente, normalmente 10A).

Só cuide para que os fios fiquem o menor possíveis, quando mais fio tiver maior é a possibilidade de um raio induzir energia neles (após o filtro caso o raio caia próximo).

Uma impressora laser normal pode sim ser ligada ao filtro, 4 amperes não é muito (440W em 110V).

Sobre o aterramento, para equipamentos em rede sempre use o mesmo aterramento.

Mas veja isso:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246442

Leonardo

Olá, Leonardo.

A tensão aqui é 220V. Citaste os filtros da APC pela tensão (110V)?

Muito interessante o tópico sobre aterramento.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera tudo beleza?

Estou com um probleminha aqui, montei a versão do filtro para 220v com aterramento a uns 3 meses já, vinha funcionando bem ate começar a produzir algum ruídos, barulhos mesmo, que soam como um curto circuito, o barulho é baixo quase imperceptível, mas produz algum reflexo na rede elétrica porque quando o barulho ocorre percebo uma variação na luz aqui do ambiente (as lampadas são florescentes compactas), não sei se tem alguma coisa a ver ou não mas tenho a impressão de que quando eu ligo o monitor em separado os barulhos são menos freqüentes, não sei se isso pode prejudicar de alguma forma algo no pc ou em outros equipamentos eletrônicos aqui de casa, mas normal... com certeza não é, já estive com o computador ligado quando ocorreram raios aqui nas proximidades, talvez algum capacitor ou mais provável algum varistor tenha sido danificado, consigo de alguma forma testar as peças individualmente para vez qual está com defeito? peço a ajuda dos amigos do fórum para que se alguém já tenha tido o problema ou saiba o que esta acontecendo me ajude a resolver o problema.

Muito obrigado e abraço a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.

No tutorial citado, é recomendado colocar um varistor de 30 Volts entre o neutro e o terra para o caso de um acidente em que ocorra tensão no neutro. Mas se for invertida a posição dos fios na tomada o fisível ira se abir, certo?

Abraços.

Com certeza, denunciando que alguma coisa está errada e necessita ser consertada..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.

Errado na posição dos fios ou errado em usar um varistor muito baixo?

Abraços.

Errado na posição dos fios na tomada. Se desejar também poderá adotar entre Neutro e Terra varistor de mesmo valor daqueles de Fase-Neutro, não vai fazer grande diferença na questão proteção, mas vais perder a chance dele te dizer que existe algo errado, se houver a inversão de fiação na tomada...

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Em relação ao fio terra conectado a haste do neutro da caixa de distribuição:

Nos filtros de linha e eqeuipamentos que possuem filtros internos, o terra não é filtrado, certo? Não passa por nenhum indutor ou capacitor, certo? Conectando o fio terra a haste do neutro na caixa de distribuição, as impurezas que porventura existirem no neutro não entraram pelo terra também?

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!