Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Cara, num sei, você precisaria achar um jeito de soldar o filtro logo na entrada da energia, antes dos outros componentes e isso vai ser meio difícil nessa placa do SMS q já tá cheia de componentes, so se você soldasse no meio do caminho dos fios de energia que vão para a placa, mas num sei se vai ficar algo "apresentável" não porque o espaço ali é apertado e se não isolar bem, há perigo de curto-circuito. Já q você não tem as manhas de soldar componentes (só agora to pegando as manhas... :) ) é melhor ir guardando um troco pra comprar um filtro pronto. Eu prefiro um pronto, muito mais seguro, ainda mais os APC...

você tem sorte de ai ser 110V, porque você pode pegar os APC. Na Americanas ou na Atera eles parcelam...

EDITADO:

porque recomendo um pronto, tendo essa possibilidade?

Primeiro pela garantia de 2 anos, qualquer problema, eles te darão outro.

Segundo, é um projeto visando tanto a segurança dos aparelhos quanto do usuário - tomadas protegidas e fusiveis "termicos" - TCO - que cortam a energia da proteção em caso de superaquecimento dos varistoes - isso pode acontecer quando o varistor estiver "vencido".

LED indicador de problemas na fiação - inversão de polaridade, falta de aterramento e sobrecarga do neutro.

LED indicar de proteção desativada.

Proteção muito mais alta do os varistores usados que você pretende por.

Disjuntor rearmavel.

etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A maioria do que voce classifica como varistor são na verdade capacitores. Um que outro até poderão ser utilizados na etapa de filtragem. Na etapa de proteção há que realmente colocar varistores. Mas não desanime. O importante é você entender como se faz e como se monta um filtro/proteção contra surtos, mesmo que você tenha que comprar uma ou outra peça.. Dê uma boa lida nesse tópico do Almeida Filho e verás, ao longo das discusões os nomes típicos dos varistrores, dos capacitores, etc..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É,eu tambem queria comprar um pronto,mas o problema é q minha mãe não quer deixar eu comprar,ela diz que meu quarto parece uma eletronica,tem de tudo. E realmente meu quarto ta uma bagunça......heheheeheh

E como eu achei esses montes de componentes,eu queria aproveitar,mas não sei se vai ser uma boa ideia, mais uma foto:

http://www.4shared.com/file/52844770/523aae80/CAPA1.html

Bom,se você acha que vai ser besteira,me avise que eu vou tentar comprar,mas se der pra usar alguma coisa ai,beleza.

valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É,eu tambem queria comprar um pronto,mas o problema é q minha mãe não quer deixar eu comprar,ela diz que meu quarto parece uma eletronica,tem de tudo. E realmente meu quarto ta uma bagunça......heheheeheh

E como eu achei esses montes de componentes,eu queria aproveitar,mas não sei se vai ser uma boa ideia, mais uma foto:

http://www.4shared.com/file/52844770/523aae80/CAPA1.html

Bom,se você acha que vai ser besteira,me avise que eu vou tentar comprar,mas se der pra usar alguma coisa ai,beleza.

valeu.

Pela experiência, não é besteira, eu aprendi muito construindo um filtro proprio, que hj nem ativo mais está. Num curto de varistor de uma fonte uma das soldas que fiz se rompeu, bem na posição do fio neutro. Por isso que disse que tem que saber soldar. Eu preferi deixa-lo de lado e remontei os componentes num outro filtro basico q tb nao sei porque motivo entrou em curto recentemente, um varistor torrou dentro dele e foi um fedor do caramba viu. Procurei todos os pontos onde poderia ter ocorrido o curto, mas nao achei, talvez tenha sido falha do varistor sei la, mas ele era quase novo... O pior é que foi um varistor apos outros outros dois que estavam com fusivel termico e esses nao sofreram nada! Descarto a possibilidade de surto de tensão...

Então desisti das minhas "gambiarras". Mas valeu como experiência.

No teu caso só não recomendo aproveitar varistores usados e como você só tem um deles, vai ter que gastar dinheiro comprando novos, apesar de serem baratos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não to te desanimando não, se quiser fazer vai em frente, mas olha o que aconteceu aqui:

DSC02030.jpg

Eu descarto possibilidade de surto de tensão, porque isso aconteceu assim que eu enfiei o filtro na tomada e no mesmo circuito havia outro PC num outro filtro e nada aconteceu com eles. Felizmente o PC que tava nesse filtro que queimou não sofreu nada, mas o varistor virou pó praticamente. O mais esquisito foi que o micro-disjuntor não desarmou! Por isso fiquei mais cabrero ainda em fazer essas instalações com componentes usados. Na verdade a chave micro-disjuntora era de um nobreak semi-novo que foi pro pau, por isso achei q ela tava boa ainda, mas não sei porque ela não desarmou... :(

Na foto parece que as laminas das tomadas tão muito perto das outras, mas eu havia isolado-as bem...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia o tutorial que ai ensina tudo.

Primeiro, você tem que indentificar quem é Fase, quem é Neutro e quem é Terra.

Vasitores: Fase/Neutro - Fase/Terra - Neutro-Terra. Se não tem aterramento, apenas Fase-Neutro.

Capacitores - Capacitor "X" - Fase/Neutro

Capacitores "Y" - Fase-Terra - Neutro/Terra

Bobinas indutoras: Fazem ponte na Fase e no Neutro, elas precisam estar em série em cada uma dessas linhas ou seja, um fio fazendo ponte no Fase e outro no Neutro.

Fusiveis, faz ponte no Fase geralmente, mas nesse tutorial tb é colocado fusivel no neutro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça isso. Aproveite tudo que a caixa lhe oferece. Cabo de entrada com flecha, fusível, chave, tomadas, led´s etc..

Veja ai como eu fiz: http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

Abraço...

Obrigado Faller! Desculpa por ter esquecido de citá-lo no comentário, afinal você tem dado enorme contribuição ao tópico. Estava pensando em aproveitar tb o led indicador de ligado, mas suponho que não posso ligá-lo diretamente na corrente de 220v (no estabilizador ele estava ligado na placa de circuito). Creio que precisarei usar um resistor (eu acho, não entendo de eletrônica), só não imagino de qual valor seria. Outra coisa: na loja onde comprei os componentes me passaram uns capacitores que, olhando num post do Almeida Filho, descobri não serem das classes X e Y. Será q terá problema se usá-los mesmo assim???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, ótimo tópico. Parabéns.

Mas faltou alguém dizer qual a concentração da solução de perclorato em água para fazer a impressão na placa. Corrijam-me se eu estiver errado.

E se eu usar 2x o que foi recomendado no tópico para a construção do filtro (em vez de 3 varistores, 6; em vez de 1 capacitor, 2; em vez de 2 bobinas, 4; e assim por diante), isso traria alguma melhora significativa?

Mais uma coisa, esse sistema ligado por várias horas esquentaria muito?

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estava pensando em aproveitar tb o led indicador de ligado, mas suponho que não posso ligá-lo diretamente na corrente de 220v (no estabilizador ele estava ligado na placa de circuito). Creio que precisarei usar um resistor (eu acho, não entendo de eletrônica), só não imagino de qual valor seria.

Existem algumas diferentes maneiras de se ligar um led em AC. Ai vai uma delas:

Ledem127VAC.jpg

Esse dai é para ligar em 127VAC. Para ligar em 220 Volts, substitua o resistor e também o capacitor..

O capacitor deverá assumir um valor de 150nF e que tenha uma isolação para 400 Volts no mínimo..

O resistor deverá assumir um valor de cerca de 3K3 x 2 Watts

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, ótimo tópico. Parabéns.

Mas faltou alguém dizer qual a concentração da solução de perclorato em água para fazer a impressão na placa. Corrijam-me se eu estiver errado.

E se eu usar 2x o que foi recomendado no tópico para a construção do filtro (em vez de 3 varistores, 6; em vez de 1 capacitor, 2; em vez de 2 bobinas, 4; e assim por diante), isso traria alguma melhora significativa?

Mais uma coisa, esse sistema ligado por várias horas esquentaria muito?

Obrigado.

A solução de perclorato de ferro é aquela descrita na caixinha de perclorato. Ou seja, 600 ml de água, para 250 g de perclorato de ferro.

Quanto ao dimensionamento ou quantificação dos componentes, não é bem assim. O dobro dos componentes não significa o dobro da proteção.

Mas você pode dobrar o número de varistores, e o número de capacitores cerâmicos. As bobinas, não.

O Almeida fez este tópico pensando em obter uma certa proteção, a um custo muito reduzido, utilizando até sucata de fonte AT. Então, o melhor que se pode obter com esse dinheiro, é mesmo essa quantidade de componentes.

Eu sugiro que você coloque exatamente o que foi descrito, e troque os varistores, a cada ano de uso. Eu já troquei os meus.

Quanto ao aquecimento, eu uso 6 leds indicadores de tensão, sendo um em cada linha. Ligados no 127V, exatamente como o faller descreveu aí em cima. E mesmo assim, não esquenta nada. No início, até deixei o medidor de temperatura do multimetro dentro da caixa do filtro, e mesmo assim, não obtive leitura maior que 34°. E já deixei ligado direto por 11 dias, sem desligar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dotoh,

No caso dos varistores, o aumento no número de varistores "empilhados" deve ser evitados se for possível escolher apenas um ou dois varistores de alta capacidade.

É muito difícil, devido às características dos compostos usados na fabricação dos varistores e mesmo pelo método de fabricação, garantir que todos so varistores reajam ao mesmo tempo, mesmo q esses seja do mesmo lote, logo se eles não reajem ao mesmo tempo, então a utilidade de mais varistores é questionável e nunca vai oferecer o nivel de proteção dado por apenas um unico varistor grande.

Se possivel escolha varistores de pelo menos 20mm ou maiores.

Por isso nunca se deve adicionar a capacidade máxima dos varitores pra se obter o valor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm, valeu ai pelas dicas, mas na minha cidade n tem alguns desses componentes, então não vou conseguir construir um sistema assim...:(:(

pra falar a verdade, eu nem vou mais fazer o filtro, n tem material pra fazer bobina, nem tem fio esmaltado e muito menos capacitor de 4700pf, os vendedores das lojas em que pesquisei me falaram que nunca tinham visto capacitor desse tipo...tsc tsc

na minha cidade so tem amador....:bravo::bravo::bravo::bravo::bravo::bravo:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui é do mesmo jeito... :(

Não é querendo te desanimar, mas aí a rede é 220V ou 110V? porque se for 110V seria melhor comprar um filtro pronto, porque tem bons no mercado. Eu acho mais garantido. Agora pela experiência vale tentar comprar fora os componentes. Eu comprei varistores na Farnell Brasil, não época.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dotoh,

Eu não sei se você notou, mas na descrição de produtos, o Almeida falou em 4 capacitores 4700pF. Depois, nas fotos, vemos 8 capacitores instalados. Quando eu liguei pra ele sobre isso, foi que ele me explicou. É muito difícil achar capacitores desses no Brasil, e no exterior. E por isso ele usou o dobro de capacitores, com a metade da capacidade. Ou seja, onde ia um capacitor de 4700pF, ele colocou 2 capacitores de 2200pF. E esses tem aqui em Campo Grande, em 3 lojas. O fio esmaltado você compra em oficinas de enrolamento de motores eletricos. Devem ter várias em Cuiabá. E os toróides amarelos, de fontes queimadas, eu posso te arranjar também. Consegui coletar alguns aqui, nesse ultimo ano. Ah, os varistores de 130V, que eu uso aqui em Campo Grande, tem também na Concord, na Central Eletronica, e na Seven Componentes. Nas mesmas 3 lojas onde achei os capacitores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dotoh,

Eu não sei se você notou, mas na descrição de produtos, o Almeida falou em 4 capacitores 4700pF. Depois, nas fotos, vemos 8 capacitores instalados. Quando eu liguei pra ele sobre isso, foi que ele me explicou. É muito difícil achar capacitores desses no Brasil, e no exterior. E por isso ele usou o dobro de capacitores, com a metade da capacidade. Ou seja, onde ia um capacitor de 4700pF, ele colocou 2 capacitores de 2200pF. E esses tem aqui em Campo Grande, em 3 lojas. O fio esmaltado você compra em oficinas de enrolamento de motores eletricos. Devem ter várias em Cuiabá. E os toróides amarelos, de fontes queimadas, eu posso te arranjar também. Consegui coletar alguns aqui, nesse ultimo ano. Ah, os varistores de 130V, que eu uso aqui em Campo Grande, tem também na Concord, na Central Eletronica, e na Seven Componentes. Nas mesmas 3 lojas onde achei os capacitores.

Poh cara valeu ai, mas estou vendo que isto vai dar muito trabalho... e eu não tenho tempo livre, somente em fins de semana..

E esse protetor não conseguiria fazer mais que a minha VX450W da Corsair faz (corrija-me se estiver errado), então acho que não compensaria para mim faze-lo.. seria somente uma proteção "extra", certo?

Mas obrigado pela atenção..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E esse protetor não conseguiria fazer mais que a minha VX450W da Corsair faz (corrija-me se estiver errado), então acho que não compensaria para mim faze-lo.. seria somente uma proteção "extra", certo?

Devo pensar que essa Corsair VX450 alimenta também seu monitor, sua impressora, seu modem, caixa de som, roteador???

Entendeste?

Uma proteção em uma régua faz a "limpeza" da energia que você vai ofertar a "TODOS" os seus equipamentos.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E esse protetor não conseguiria fazer mais que a minha VX450W da Corsair faz (corrija-me se estiver errado), então acho que não compensaria para mim faze-lo.. seria somente uma proteção "extra", certo?

Mas obrigado pela atenção..

Claro que faria, principalmente a proteção anti-surtos! Sua Corsair, se tiver, tem um pequeno varistor apenas e nada mas pra proteger surtos.

E no seu PC existe pelo menos duas fontes, a do monitor e a do PC. Aì tem a da impressora, se você tiver uma, do modem, das caixas de som, do scanner, do roteador wi-fi...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Existem algumas diferentes maneiras de se ligar um led em AC. Ai vai uma delas:

Ledem127VAC.jpg

Esse dai é para ligar em 127VAC. Para ligar em 220 Volts, substitua o resistor e também o capacitor..

O capacitor deverá assumir um valor de 150nF e que tenha uma isolação para 400 Volts no mínimo..

O resistor deverá assumir um valor de cerca de 3K3 x 2 Watts

Abraço...

aí galera beleza

Pra começar esse topico é show mesmo, to juntando as peças aqui pra monta um filtro pra mim também, já q estabilizador é só pra gerar consumo e não serve pra nada mesmo, já tive isso compravado ao queimar uma fonte e o estabilizador ficou ali inteirrinho nem fusivel queimo, afs sacanagem isso, a minha fonte agora é podre mas to providenciando uma zalman, bom tenho umas duvidas sobre a colocaçao deste led:

1º- c eu não entendi errado liga-se um lado do circuito no fase e o outro lado no neutro, mas eu preciso colocar o lado do capacitor pro lado do fase ou pro lado do neutro, ou não faz nenhuma diferença?

2º- existem potencias e voltagens diferentes pra led ou qualquer um cerve?

3º- existe uma flexa indicativa de direçao aonde estaria o led, por acaso ele tem algum lado para ser ligado?

4º- o resistor tem lado também ou tanto faz?

5º- com relaçao ao diodo, que potencia ele precisa ter? (vou fazer em 220v)

6º- ele tem lado para ser ligado?

7º- vocês já devem ter percebido q sou nob em eletronica heheh... diodo é aquela pecinha preta com uma faixa prata em uma das pontas com forma tubular, tenho aqui umas de 5mm comp por 3mm de espessura e outras de 9mmx5mm?

muito obrigado ai a quem me ajudar, talvez sejam perguntas absurdas pra quem entende do assunto, mas pra mim sao duvidas que me deixariam inseguro na hora da montagem

mais uma vez obrigado t+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1º-c eu não entendi errado liga-se um lado do circuito no fase e o outro lado no neutro, mas eu preciso colocar o lado do capacitor pro lado do fase ou pro lado do neutro, ou não faz nenhuma diferença?

R: Não faz nenhuma diferença...

2º- existem potencias e voltagens diferentes pra led ou qualquer um cerve?

R: Qualquer led serve..

3º- existe uma flexa indicativa de direçao aonde estaria o led, por acaso ele tem algum lado para ser ligado?

R: A ponta da flecha, no esquemático de um diodo representa o lado desse diodo que é marcado com uma lista, no invólucro do mesmo..

4º- o resistor tem lado também ou tanto faz?

R: Tanto faz..

5º- com relaçao ao diodo, que potencia ele precisa ter? (vou fazer em 220v)

R: A corrente será pequena. Ele tem que aguentar a tensão de 220 Volts.. Sugiro o diodo 1N4007, é muito comum e é capaz de ter até em açougue..

6º- ele tem lado para ser ligado?

R: Sim, o diodo é polarizado, a ponta da seta é a ponta onde o mesmo tem a faixa no seu invólucro..

7º- vocês já devem ter percebido q sou nob em eletronica heheh... diodo é aquela pecinha preta com uma faixa prata em uma das pontas com forma tubular, tenho aqui umas de 5mm comp por 3mm de espessura e outras de 9mmx5mm?

R: Isso dai não diz absolutamente nada sobre ele. Dados dele somente no seu datasheet. Diga o nome dele, o que está escrito no mesmo e digo se serve..

Grande abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!