Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

aí Faller, obrigado pelas explicações... quanto ao diodo, o que eu acho que seja diodo, tem dois, está escrito assim:

1ª peça (na 1ª linha perto da borda prata "FRIO4" 2ª linha "HG")

2ª peça (na 1ª linha perto da borda prata "SB340" 2ª linha "JF")

Na verdade, nem sei se isso aqui é diodo :muro: mas se não for isso vou ver aqui com um cara que conserta aparelhos, só que pra achar ele é muito difícil, procurei ele varias vezes e não o encontrei e acreditem, aqui não tem eletrônica.

Alguém ai sabe de algum cursinho, site ou fórum de informática na net, sei lá alguma coisa onde se possa aprender mais sobre estas coisinhas básicas:tantan:, coloca ai o link pra mim por favor.

Brigadao t+

Respondido via mensagem particular, obrigado, ta tudo aqui beleza só tá faltando soldar os fios na entrada e saida das tomadinhas da caixa (to usando uma de fonte), heheh ta ficando legau só não sei c funciona huahauhauauh

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite, amigão.

Estou com um problema, tenho um banco de capacitores com um total de 150KVar em 380V, como posso fabricar um filtro de harmônicos para esta potência pois todo dia queima umas 4 células, pois não conheço nenhum filtro ou estabilizador para esta carga.

Distorção Harmônico Total = 57% (Com 6 compressores ligados, 40hp cada)

FP= 0.97

tensão Dia= 368V

tensão Noite= 390V

Carga de trabalho diária= 18 horas.

Atenciosamente,

Vulto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal. Preciso de uma sugestao. Domingo passado uns fios da rua caiu cruzando a tensão e dando 380 v na linha de 220V. Muitos aparelhos daqui de casa queimaram. A companhia eletrica ja foi avisada (mas sabem como enrolam...). Bom, é o seguinte: Tem como alterar um filtro de linha (regua) com fusivel afim de evitar que passe mais de 240v, queimando o fusivel afim de proteger os equipamentos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal. Preciso de uma sugestao. Domingo passado uns fios da rua caiu cruzando a tensão e dando 380 v na linha de 220V. Muitos aparelhos daqui de casa queimaram. A companhia eletrica ja foi avisada (mas sabem como enrolam...). Bom, é o seguinte: Tem como alterar um filtro de linha (regua) com fusivel afim de evitar que passe mais de 240v, queimando o fusivel afim de proteger os equipamentos?

Esse tipo de acidente não é incomum de acontecer. Basta um veículo bater num poste lá na esquina e a alta tensão vem abaixo sobre as linhas de baixa tensão.

Não é suficiente uma régua de proteção barata com filtro de linha (capacitor entre fase e neutro) e fusível. A proteção de entrada tem que prover algum elemento de clamping, de limitação da tensão. Esse elemento pode ser um dispersor a gás ou um varistor ou ambos. Desse modo a tensão na entrada de seus equipamentos não vai ultrapassar uma determinada tensão, pois estará sendo segurada pelo varistor e desse modo fará com que a corrente aumente na entrada dessa proteção a ponto de fundir o fusível.

Para 220 Volts te aconselho uma de 2 proteções encontráveis em nosso mercado:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO5TFAX mas veja que seja o código F5F 01024 pois as demais proteções que conheço da Clone são muito ruins, ou, da Clamper o Computer Protector Pró, boa proteção mas um pouco difícil de se encontrar e mais cara que aquela outra..

ComputerProtectorPr.jpg

Você pode também, com um pouco de habilidade, fazer uma proteção. Veja ai: Como tornei útil um estabilizador!

Ou a partir de uma proteção meia-boca, fazer uma muito melhor. Veja ai: Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, atv, video, dvd, etc,aqueles que estavam ligados numa regua, salvaram. Pois o varistor abriu as bandas e queimou o fusivel. Ainda bem. No computador q tenho aqui, tinha um filtro ligado diretamente na tomada, segurando um monitor de 17 e um estabilizador pro pc. Nenhum deles sofreram danos. Mas ja um N-break que tava num filtro direto na tomada, ferrou-se. Pois esse nao tinha varistor. Somente um capacitor de voltgem alta e um diodo. O fusivel abriu, mas depois q o n-break queimou...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera tudo beleza?

Finalmente consegui terminar o meu filtro, depois de 1 mes procurando peças e uns 2 dias pra dereter a placa, soldar tudo e montar em uma caixinha de fonte esta pronto, mas ficou show, pena nao estar com uma maquina aqui para fazer fotos e mostrar a vocês, depois de montado levei ele para um tecnico em eletronica q testou ele e disse q estava ok, ate me elogiou dizendo q estava muito bem montado, :D por ser o 1º ciscuito eletrônico q monto ate eu me surpreendi com o resultado.

Agradeço a todos pela ajuda em especial ao faller por ter tirado algumas duvidas que surgiram durante a montagem.

só estou com um probleminha, (fiz o filtro para 220v e com aterramento), quando liguei o botao do gabinete o pc iniciou normalmente o monitor fica em standby ai depois de alguns segundos ele liga, ao ligar o monitor queimou o fusivel do lado do fase, vi q os fusiveis de 2A que havia usado eram fracos pois a fonte é de 450W e o monitor tem uma iscriçao atrás q diz 50/60Hz 2.0A, então devo colocar fusiveis de 4A, certo? já q pelo q sei 220w em 220v dah 1A, gostaria q ficasse bem limitado para q em caso de algum problema o fuse rompesse mesmo

Abraço, obrigado T+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa dimensionar qualquer dispositivo seccionador tendo em vista a corrente inrush. Todo equipamento tem uma corrente de pico quando ligado. Aqui do lado do meu PC tem outro com um monitor Samsung de 17" CRT que consome 60W, mas quando liga a luz da uma enfraquecida rapidamente, isso é por causa do pico de corrente exigida pelo monitor. Se você deixar o monitor em stand-by nao existe esse pico estão alto, mas ao tira-lo totalmente da energia, o pico será altimissimo. 1A em 220V é 220W, mas o monitor pode gerar pico maior que isso ai com certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa dimensionar qualquer dispositivo seccionador tendo em vista a corrente inrush. Todo equipamento tem uma corrente de pico quando ligado. Aqui do lado do meu PC tem outro com um monitor Samsung de 17" CRT que consome 60W, mas quando liga a luz da uma enfraquecida rapidamente, isso é por causa do pico de corrente exigida pelo monitor. Se você deixar o monitor em stand-by nao existe esse pico estão alto, mas ao tira-lo totalmente da energia, o pico será altimissimo. 1A em 220V é 220W, mas o monitor pode gerar pico maior que isso ai com certeza.

daí... Cara é bem isso q você disse, o monitor ao ser ligado "puxa" bem mais corrente doque ao estar em funcionamento, atrás aqui do meu diz 2.0A que deve ser o pico dele ao ligar, fui procurar o manual dele enfiado com um monte de outros q tenho aqui e encontrei o consumo, 73W... mas quanto ao filtro coloquei fusiveis de 4A porque c o pico do monitor ao ligar dah 2A + fonte de 500w daria ai 4,272A, agora tá funcionando beleza, mas será q a diferença de 4,0A do fusivel e a de 2,604A em funcionamento vai tornar o filtro menos eficaz por estar com uma "sobra" de corrente no fusivel?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem necessidade do fusível operar no limite pra proteção ser melhor. Ótimos filtros protetores anti-surto importados costumam vir com fusíveis ou melhor micro-disjuntores de até 15A, isso não implica em maior proteção contra surtos. O fusível está ali pra evitar sobre-carga na fiação do filtro que resultaria em aquecimento e danos ou riscos de incêndio. O que protege sua máquina de pulsos de elevação rapida com declinio rápido são os varistores, sem necessariamenteo fusível se romper. O fusível pode se romper tb em sobre-tensões continuadas que levem o varistor a grampear ambas linhas onde está ligado, este grampeamento vai gerar uma sobre-carga (curto-circuito) e o fusivel se romperá.

Eu só não gosto muito da ideia de um fusível do lado do condutor neutro, como ensinado aqui, nenhum fabricante no mundo que eu conheça, faz isso e não é recomendado por normas. Não vejo muito lógica nisso porque o neutro é aterrado logo na entrada da sua casa, qualquer sobre-tensão no mesmo vai descer pra terra e qualquer sobre-carga no circuito, será contida pelo disjuntor da fase, cortando o circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, preciso de uma ajuda...

Ontem entrei neste tópico sobre filtros e percebi que as imagens estão "fora do ar" e eu precisava pelo menos do esquema eletrônico do projeto do filtro para 220V entre Fase_Neutro ou Fase-Terra e com disponibilidade para aterramento.

Se alguem puder me passar este esquema por e-mail é por [email protected]

Este esquema estava no primeiro topico criado pelo AlmeidaFilho ok.

Abraço pessoal, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí...

é vendo deste ponto de vista você tem razao mesmo _rau_ porque o neutro fica ligado ditetamente no aterramento na caixa do medidor de luz, mas creio eu q talvez possa ser para proteçao caso por algum incidente venha a cair um fio de alta tençao sobre o neutro da rede e dai então ele fique energizado, nao sei com certeza o porque do fusivel no neutro.

Mixicu, mandei um e-mail pra você do esquema, veja lá c era exatamente o que procurava.

Abraço a todos

T+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas o neutro é aterrado na sua casa e embaixo de vários pontos no meio da rua. Só perceber que em alguns postes e geralmente embaixo de cada transformador, o neutro está aterrado com cabos bem grossos.

Eu não sei não, na própria norma NBR é dito explicitamente pra não ligar o neutro em nenhum disjuntor. Além de não ter necessidade, é perigoso num sistema bifásico ou trifásico no caso do neutro principal da casa. Se você colocasse um disjuntor no neutro e esse fosse cortado com dois equipamentos ligados em fases diferentes, uma fase iria entrar contra a outra, queimando os equipamentos. Mas essa é outra história...

O neutro é o retorno de qualquer excesso de corrente, mandada pelo varistor, se por alguma razão o surto ou por qualquer outro motivo num instante de desvio de surto por neutro o fusivel estourar, parte desse excesso de energia não terá pra onde ir.

Outra coisa, a eficiência do varistor e sua tensão residual está diretamente ligada á resistência do caminho de retorno. Adicionando um fusivel, que tem um fiozinho muito fino, você estará diminuindo a eficiência do caminho de retorno pro surto. Todos os protetores que eu tive contato, a trilha feita na placa pro retorno, tanto pro fio terra, quanto pro neutro, são bem grossas e sem nenhum impedimento e isso tem uma razão de ser.

A eficiência de um protetor anti-surtos instalados no medidor de luz está intimamente ligada à qualidade do aterramento e a distância dos terminais do protetor ao aterramento. Se você ligar um fio muito grande, a tensão residual medida será maior devido as características de indutância, impedância, resistência, etc, do cabeamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

rbrtmyhr,

Infelizmente só tenho fase-neutro c/ aterramento para 220v.

Uma pergunta para o pessoal entendido ai... construi o filtro utilizando os capacitores assim como do esquema, os varistores coloquei uns para 275v e 2 circuitos para led, tudo para versao fase-neutro com ateramento em 220v. é possivel, a partir desses dados, ter uma estimativa de consumo de energia eletrica desse filtro?

Obrigado e abraço a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rbrtmyhr,

Infelizmente só tenho fase-neutro c/ aterramento para 220v.

Uma pergunta para o pessoal entendido ai... construi o filtro utilizando os capacitores assim como do esquema, os varistores coloquei uns para 275v e 2 circuitos para led, tudo para versao fase-neutro com ateramento em 220v. é possivel, a partir desses dados, ter uma estimativa de consumo de energia eletrica desse filtro?

Obrigado e abraço a todos

Então Lui, você tem o de 220V com aterramento, o fmarquesan tem o de 127 com aterramento, se cada um colocar o seu, o tópico fica completo de novo.:lol:

Obrigado a todos pela atenção.

fmarquesan, ainda estou esperando pelo seu:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapa. Gostei, mas pra 220v, qual usar? O sem aterramento funciona numa tomada com (ou vice versa)?

otima pergunta! também queria saber isso. não tenho tanto conhecimento assim em filtros. se você usar um filtro sem aterramento em uma tomada com aterramento, você vai perder a proteção que o aterramento proporciona, algo sobre modo comum e diferencial (não sei o q é, um deles precisa de aterramento se não me engano). se você usar um filtro com aterramento em uma tomada sem aterramento, não sei o q acontece com os capacitores fase-terra e neutro-terra. boa parte do filtro vai funcionar. acredito q não seria um problema tão grave, pois a maioria dos estabilizadores e fontes genericas q abri dispunham apenas de capacitores classe Y fase-terra e neutro-terra como filtragem, e muita gente usa em tomadas sem aterramento. você não sabe se a sua tomada tem aterramento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola amigos, olha só o q eu achei:

http://www.bairrospd.kit.net/Circuitos/Construindo%20um%20Filtro%20de%20Linha.pdf

seus problemas acabaram! =P

daí beleza?

Pro pessoal ai q estava procurando as fotos... esta ai no link q o colega rafaelrt postou, as fotos e os esquemas sao os mesmos postados na pagina inicial deste topico, mas assim como no post inicial daqui existiam alguns porens ai também existem, mas já foram todos explicados e discutidos ao longo do topico... parabens ae rafaelrt, com certeza vai ajudar muita gente.

Abraço a todos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iae pessoal beleza?

Gostaria de saber se alguem poderia me explicar o que significa esse negocio de capacitor classe X porque ate agora nao achei nenhuma materia sobre isso?

Agradeço se alguem ajudar valeu t+

daí...

Poxa estou com essa duvida ate hoje, pesquisei e tambem não consegui descobrir a diferença entre um e outro, mesmo após ter montado um filtro aqui. Não tenho muito conhecimento em eletronica, só o que posso te dizer que o formato dos que usei é o mesmo daquele que esta no meio das bobinas nas fotos deste doc em pdf e é azul tambem e este ai do meio coloquei um meio marron, mas pelo que sei as cores tem a ver com a corrente do circuito em que o capacitor esta operando, vi isso sobre a cor e o formato em algum sites que diferenciava eles pelo formato por isso escrevi isso, talvez não sejam exatamente o que eu deveria ter colocado mas pelo menos a potencia que coloquei é identica. Não sei com certeza ate hoje como ele funciona direito mas tirei o estabilizador e coloquei ele no lugar, (só não dá pra esquecer de verificar a posiçao das chaves 220/110 dos aparelhos, caso esteja usando o estabilizador tambem como transformador 220/110) e já tive queda de luz e raio aqui e não queimou nada, só algumas vezes dá um zunido no audio mas quase com certeza á essa minha fonte podre que tá gerando interferencia.

Desculpe não poder ajudar mas mesmo assim quis expressar a minha experiencia.

Abraço e boa sorte.:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!