Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Os compontentes estão em ordem.

Sobre o capacitor Y, esse do link que você mandou me parece um capacitor normal. Você está enfrentando um problema comum no varejo brasileiro colega, o vendedor muitas vezes sabe tanto de eletrônica quanto eu sei de frutas e verduras.

Dá uma caçada.

• Curtir 1
Postado

Oi Guido, obrigado pelas respostas.

E esse capacitor amarelo que eu postei nas fotos? Ele atende ao projeto ou é do tipo errado? Eu comprei pois foi o único que achei com as especificações 4k7.

Os núcleos toroidais e cabos esmaltados eu pretendo substituir pelas bobinas já prontas. Tirei uma de uma fonte velha que tinha e a outra de uma fonte queimada que eu comprei. Depois posto as fotos.

Obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
Postado
Oi Guido, obrigado pelas respostas.

E esse capacitor amarelo que eu postei nas fotos? Ele atende ao projeto ou é do tipo errado? Eu comprei pois foi o único que achei com as especificações 4k7.

Os núcleos toroidais e cabos esmaltados eu pretendo substituir pelas bobinas já prontas. Tirei uma de uma fonte velha que tinha e a outra de uma fonte queimada que eu comprei. Depois posto as fotos.

Obrigado pela ajuda.

Então cara, que o capacitor é de 4k7F não tenha dúvida. Por estar marcado que aguenta até 4kV, deve ser sim tipo Y. Manda ver.

Sobre reaproveitar um núcleo, ok. Veja se está próximo das medidas. Se estiver muito longe, avisa que a gente reprojeta o indutor pra você.

Abraço!

• Curtir 1
Postado
Sinto muito e doi na alma dizer que no mercado hoje pra proteger contra sobretensão por perda de neutro temos os estabilizadores e os nobreaks!

Pra que tensões acima de 130 ou 135V sejam interrompidas você precisa de um circuito que meça a tensão e desligue a energia por meio de relé. Existem no mercado relés protetores contra sobretensão. Nos estabilizadores apesar de suas desvantagens, e muitas, eles têm essa proteção, os em conformidade com NBR14373:2006.

Os nobreaks todos têm essa proteção, ele comutaria pra bateria instantaneamente, protegendo o equipamento.

Implementar esse recurso num filtro foge do meu conhecimento, mas creio que não seja tão simples por exigir componentes eletrônicos mais elaborados e se não me engano, CI's.

Daria pra fazer com zenês resistores e transistores mais o relé, já fiz para sub tensão que era ligado nos switehs porque eles travavam quando as fontes caiam abaixo de certa tensão.

Edit: agora deu vontade de fazer um protetor de sub-tensão e sobre-tensão mas para minha geladeira e freezer, já até pensei no esquema.

basicamente 3 transistores, 1 relê, 2 zenes, 2 tripot para ajustes, 1 diodo pra proteger o transistor que aciona o relê

2 capacitares e 2 resistores para o retardo "para não ficar acionando por qualquer variação suportada pelo aparelho"

o circuito de fonte para alimentar o circuito, talves um pequeno transformador que também poderia forncer a tensão do sensor.

• Curtir 1
Postado
Agradecimento ao colega Faller, por ter contribuído com idéias, as quais enriqueceram este tutorial.

Como tenho visto vários comentários a respeito desse assunto, e como é do interesse de muitos, resolvi escrever esse pequeno tutorial para orientar a quem estiver disposto a construir seu próprio filtro de linha, ou adquirir um, a ter uma noção de como é sua construção.

Existem muitos no mercado que não são tudo aquilo que seus fabricantes anunciam. Esses mesmos fabricantes que também cultivam seus clientes com a falsa ilusão da proteção que um estabilizador proporciona. Uma verdadeira piada de mal gosto.

Este artigo mostra em detalhes, o mínimo que se deve encontrar em um filtro de linha. Menos do que isso aqui mostrado, o consumidor está sendo lesado. Por isso, na hora de comprar um, fique esperto. Modelos “baratinhos”, certamente é enganação.

Pelo mesmo preço de um estabilizador que para nada serve, você compra um excelente filtro de linha, e com isso estará realmente protegendo seu computador e periféricos.

O circuito em questão não apresenta alta complexidade na montagem, bastando saber manusear um ferro de solda e ter um pouco de habilidade em confecção de bobinas e circuito impresso.

O papel do filtro de linha é proteger os equipamentos ligado a ele de transientes e ruídos presentes na rede elétrica.

Transiente: é o período de instabilidade que todo circuito elétrico tem ao sofrer uma alteração brusca de energia.

Ruídos: São interferências causadas na rede elétrica por emissão eletromagnética (EMI: Eletromagnetic Interference) e por emissões

de rádio freqüência (RFI: Radio-Frequency Interference). Essas interferências "poluem" o sinal elétrico alterando suas características.

Os principais agentes causadores de RFI são, os transmissores de rádio ,TV, radioamadores, etc.

Já as redes de alta tensão, lâmpadas fluorescentes, motores elétricos, máquinas de solda, relâmpagos, etc. causam principalmente a EMI , e também RFI.

Para filtrar essas interferências é usado um circuito LC (capacitores+bobinas) chamado “filtro passa baixas”. Tem esse nome porque sua função é oferecer resistência à passagem das altas freqüências, e nada influir nas baixas freqüências.

Como a freqüência da rede elétrica é 60Hz, usamos um filtro com freqüência de corte acima desse valor. Geralmente esses filtros têm sua freqüência de corte em torno dos 40KHz.

Freqüência de corte é a faixa onde o filtro começa atuar, derrubando drasticamente a amplitude do sinal interferente, e a medida que a freqüência aumenta o sinal tende a ficar cada vez menor.

Mas não vou me aprofundar nesse assunto para não tornar o tópico muito extenso.

Para obter mais informações de como funciona um filtro passivo, veja esse arquivo:

http://cadeiras.iscte.pt/cse//Folhas/Filtros/Filtros.doc

O componente responsável em filtrar os transientes é chamado varistor, o qual merece uma atenção especial, pois é o componente vital do circuito.

Varistor: (MOV – Metal Oxid Varistor): Os varistores são corpos cerâmicos altamente densos com características não-ôhmicas. Sua função é restringir sobretensões transitórias, ou seja, tem a função de manter o valor do potencial elétrico quando ocorre um grande aumento no campo elétrico aplicado.

Os varistores são também conhecidos como resistores não lineares ou limitadores de tensão. São resistores não-ôhmicos, caracterizados por uma resistência elétrica que diminui com o aumento do potencial aplicado, ou seja, não obedecem a lei de Ohm: I=E/R, em que “E” é a diferensa de potencial (tensão) aplicada ao circuito, “R” é a resistência e “I” é a corrente que passa pelo circuito.

Para os varistores essa equação é modificada pelo fato que a corrente não varia linearmente com a tensão aplicada. Fica dessa forma: I=(E/C)ª, em que “C” é uma constante chamada de resistência não-ôhmica, e “a” de coeficiente de não-linearidade. Quanto maior o valor de “a”, mais sensível é o dispositivo a pequenas mudanças no potencial elétrico aplicado, e, portanto, melhor é o varistor.

Veja mais detalhes no link abaixo:

http://www.voltts.com.br/produtos/voltts%20varistores.pdf

Tabela com especificações de alguns varistores para média potência:

Os itens marcados com um retângulo alaranjado, são indicados para a interligação entre Neutro e Terra em 127 Volts.

Os itens marcados com um retângulo azul, são indicados para interligação entre Fase e Neutro e Fase e Terra em redes 127 Volts e em alguns caso para 220 Volts interligando Fase e Terra.

Os marcados com retângulo vermelho, são indicados para 220 Volts

Os indutores teremos que fabricá-los. Esses junto com os capacitores, formam o filtro de ruídos.

É uma tarefa muito fácil. Basta ter em mãos dois núcleos toroidais, desses encontrados em fontes de PC, e alguns metros de fio esmaltado. Caso conseguir encontrar núcleos de ferrite, melhor ainda. Pois dessa forma consegue-se uma indutância maior, e consequentemente abaixando a frequência de corte. Citei esses de fonte, para que quem possua algumas queimadas, possa aproveita-los, é são esses que estão aí.

Aqui um núcleo toroidal aproveitado de fonte queimada.

Lista de material:

3x Varistores: “Atenção especial em relação a tensão de serviço (VRMS)”.

Para rede 110 Volts: Consultar os esquemas.

Para rede 220 Volts: Consultar os esquemas.

4x Capacitores cerâmicos 4700pF x 1200V (Classe Y)

1x Capacitor de Poliéster 470nF x 630V (Classe X)

4 metros de fio esmaltado com diâmetro de 0,80mm (AWG 20)

2x Núcleos toroidais de ferrite com 27mm de diâmetro externo x 11mm de largura x 5,5mm de espessura.

1x Placa de circuito impresso medindo 15cm x 6cm.

1x Caixa plástica que caiba o circuito.

2x Porta fusíveis

2x Fusíveis 4 Ampéres para 110 Volts.

2x Fusíveis 2 Ampéres para 220Volts.

Obs: A capacidade dos fusíveis também dependerá de quantos equipamentos serão ligados ao filtro.

1x Cabo de alimentação com plug. (entrada)

Tomadas 2P+T de boa qualidade.(saída)

Providenciar um bom aterramento.

Circuitos práticos:

Muita atenção nos esquemas abaixo em relação aos varistores, aterramento e fusíveis. Pois cada um é específico para cada caso.

Se desejar aumentar a segurança, pode-se ligar mais um ou dois varistores em paralelo com os que aí estão. Desde que sejam do mesmo tipo.

Este circuito é para rede de 127 Volts, em caso de não dispor de um aterramento.

circuitopararedede127vou.jpgcircuitopararedede127vou.jpgcircuitopararedede127vou.jpgcircuitopararedede127vou.jpgcircuitopararedede127vou.jpgcircuitopararedede127vou.th.jpgcircuitopararedede127vou.th.jpg

Este circuito é para rede 127 Volts com disponibilidade de aterramento.

Obs: O varistor VR3, que interliga Neutro e Terra, pode ser substituído por um com a menor tensão de serviço possível, em torno de 15 a 30 Volts. Porém terá de tomar muito cuidado com a polarização da entrada, pois se a mesma for invertida, provocará um curto rompendo o fusível, e possivelmente destruindo o varistor.

Este circuito é para rede de 220 Volts sem disponibilidade de aterramento.

Este circuito é para rede de 220 Volts, onde o potencial entre Fase e Neutro ou Fase e Terra é de 220 Volts. E com disponibilidade de aterramento.

circuitopararedede220vos.jpgcircuitopararedede220vou.th.jpg

Construindo os indutores:

Geralmente esses núcleos toroidais de fontes, já possuem uma resina isolante aplicada sobre eles. Caso não tenha, passe algumas voltas de fita de teflon (veda rosca) no interior do núcleo de forma que fique bem coberto.

Agora corte quatro pedaços do fio esmaltado com 90cm cada.

Enrole em cada metade de cada núcleo, 18 voltas do fio em sentidos opostos. No final terá duas bobinas em cada núcleo. Tenha o cuidado de manter as bobinas separadas, e enrole o mais apertado possível.

As bobinas ficam assim: Obs: Preste atenção como é feito o enrolamento, é muito importante.

Aqui você encontrará um artigo completo sobre indutores toroidais e um curso básico de eletrônica.

http://www.pcproject.com.br/forum/showthread.php?t=11918

A placa de circuito impresso não oferece nenhuma dificuldade.

Aqui está o layout:

A partes mais escuras são as trilhas com a respectiva furação. Essas trilhas devem ter 15mm de largura.

Obs: Caso fizer a montagem sem aterramento, a trilha central da placa deve se descaratada.

Abaixo o está o guia de montagem e ligações à rede e tomadas, sendo que deve-se respeitar a polarização. As tomadas estão representadas no desenho vistas de frente.:

Aqui está o circuito montado:

Acho que deu para perceber que é bem fácil sua montagem. Com todo material em mãos, enrolando os indutores e preparando a placa, monta-se em no máximo 2 horas.

E o custo não chega a R$ 6,00. Claro que as tomadas e a caixinha não estão incluídas.

O aterramento que uso são trêz barras cobreadas distantes uma da outra 50cm, formando um triângulo (aterramento delta). Essas barras são interligadas entre si com fio nu de 2,6mm de diâmetro (10AWG), e ligada ao GND do filtro.

Bom, por enquanto é só... Críticas e sugestões serão bem vindas.

Olá AlmeidaFilho, muito obrigado pela sua dedicação no projeto de construção do filtro de linha.

Estou com problemas para compreender a construção do mesmo, pois muitas fotos postadas estão com o link quebrado.

Peço a gentileza, de caso você tenha o projeto passso-a-passo que me envie.

Muito obrigado.

Ricardo - [email protected]

• Curtir 1
Postado

Guido e amigos,

Desculpem a demora para retomar o assunto, mas estive viajando a trabalho. Como tinha falado antes eu gostaria de aproveitar os indutores já prontos que retirei de duas fontes antigas. Abaixo seguem as fotos:

Indutor 1 (diametro já enrolado de 2,5 cm):

indutor1.jpg

Indutor 2 (diametro já enrolado de 3 cm):

indutor2.jpg

Como os amigos podem ver o formato dos indutores é um pouco diferente dos sugeridos no forum, possuindo 8 "patas" ao invés das 4 do original. Além disso a forma de enrolar os fios diferem, tem fios de 2 cores passando uns sobre os outros, ao passo que no original a parte esquerda não tocava na direita. Gostaria de saber se esses indutores servem e como usá-los no projeto.

Obrigado.

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal !!

Como não entendo praticamente nada de eletro/eletrônica, praticamente minha única ajuda será a de facilitar aos amigos onde encontrar os componentes propostos aqui neste tópico muito interessante.

Fui até a meca dos componentes eletrônicos em São Paulo, Capital, Bairro Sta. Ifigênia, garimpei cm x cm da mesma, e abaixo seguem os cartões das lojas que vendem estes componentes.

OBS: Consultei todas as lojas expostas aqui e me disseram que enviam todos os componentes via correios.

Na loja Líder somente encontrarão os núcleos toroidais de ferrite, que não existem em mais nenhum local do bairro Sta. Ifigênia inteiro ( pelo menos procurei muito e só encontrei lá ).

Nas outras lojas encontramos o restante dos componentes.

Xi, cliquei em anexar foto e o site me pediu uma URL, dancei, pois ia postar a foto dos cartões das empresas, mas segue abaixo a relação das lojas.

Líder Transformadores Ind. e Com.

Rua dos Andradas 486/496 - SP

Telefone: (11) 3222-1211

Toninho Componentes eletrônicos.

Rua Sta. Ifigênia, 295 - 2o. andar - sala 227 - SP

Telefone: (11) 3333-7356 / 3362-3322

Eletrônica Aviv Ltda.

Rua Santa Ifigênia, 473 - SP

Telefone: (11) 3221-3613 / 3331-3631 / 3361-7870

e-mail: [email protected]

Casa Novatron Com. de Comp. Eletrônicos Ltda.

Rua dos Gusmões, 303-A - SP

Telefone: (11) 3331-3955

e-mail: [email protected]

site: www.casanovatron.com.br

Espero ter colaborado.

Abraço !!

Ricardo.

• Curtir 1
Postado

Estou com problemas para compreender a construção do mesmo, pois muitas fotos postadas estão com o link quebrado.

Peço a gentileza, de caso você tenha o projeto passso-a-passo que me envie.

Muito obrigado.

Ricardo - [email protected]

Realmente, as imagens sumiram e isso comprometeu o tutorial. Não seria difícil, para o autor, repor as imagens. Por onde anda ele?

• Curtir 1
Postado

Desde 2007 o Almeida não posta no forum, mas me lembro que ele era moderador ou se não me engano responsável geral em um outro forum que ele tava iniciando, fui até convidado para participar, mas como tem tempo que num vou lá, me esqueci até do nome do forum. Não sei se ele agora só posta lá ou se aconteceu algo mais sério que fez ele sumir.

Vou tentar ver se me lembro desse forum...

• Curtir 1
Postado

Seria interessante uma renovação do "tutorial". Me interessei bastante, mas sem as imagens me é impossível hehe.

• Curtir 1
Postado

O forum que mencionei acima é o PCProject, tá num tópico mais acima o link. Deixa eu ver se abre... Vou ver se o Almeida anda por lá...

Editado:

Entrei lá e não achei mais o forum que tinha... :(

Editado 2:

Achei! Agora falta achar o Almeida! :)

Editado 3:

Ultima atividade do Almeida por lá:

09-03-2008 09:38 PM

:(

Ou o cara morreu, foi preso,decidiu não mais participar de foruns na Internet...

Editado 4:

Descobri que a conta do Photobucket do Almeida, onde estavam as imagens, está com senha. Tentei entrar lá pra ver as imagens dele:

http://s307.photobucket.com/home/Alameidafilho/index

mas pede senha. A minha conta por exemplo ou a do faller, dá pra visualizar sem senha alguma.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Estou pensando em construir o filtro aqui.

Pra quem quer ver o circuito do começo do tópico, dá uma olhada aqui:

http://www.phrep.com.br/filtro_de_linha.pdf

Estou ainda com dúvidas... estou lendo lá com mais calma.

O primeiro problema é que não tem o esquema para o meu caso... Fase-Neutro sem aterramento. Será que vale o Fase-Fase sem aterramento tirando uma parte?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Opa... tranquilo.

Será que eu poderia montar esse esquema 220V Fase-Fase sem aterramento tirando o fusível na Fase2 (meu neutro) na página 8?

Primeiro queria dimensionar a coisa... pensando aqui rapidinho no pior caso...

Caixas - 50Watts

PC - 1000 Watts de consumo (belo exagero... to imaginado minha fonte no máximo tirando isto da tomada... mas quem sabe em um upgrade bem forte)

Monitor - 47W

Impressora - 70W

Note - 100W

Modem/Switch - 15W

Outra tomada pra uso qualquer - 100W

Daria 1432 Watts... nem potência aparente é...

Tem fator de demanda em um caso destes ou tem que dimensionar pro máximo mesmo?

Queria adicionar algumas coisas... como por exemplo um led pra me mostrar que está ligado, fusível térmico e a chave on/off... iria postar as fotos aqui do estabilizador, não estou achando a câmera. Fazer um cricuito impresso do tamanho do que tem aqui assim encaixa perfeitamente... sem gambiaras. Apesar da placa ser meio pequena mas dá pra aumentar em um sentido.

PS: Será que não seria válido o moderador colocar esse link do tutorial no primeiro post?

• Curtir 1
Postado

Renf... Tava doido pra montar esse filtro de linha da mesma forma como tu postou aí, mas não sabia nem como começar... O Faller me disse que é meio difícil achar os componentes... Se tu comprar pelas lojas online tem as manhas de postar os links aqui?

Outra coisa... Quando tu for fazendo, post as fotos também pra ver como ficou! Pois eu queria montar mas não sabia nem como começar... Rsrsrs... Agora com você ajudando, fica bem mais fácil! :)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Se tu comprar pelas lojas online tem as manhas de postar os links aqui?

Estou pesquisando... se conseguir envio sim.

Quando tu for fazendo, post as fotos também pra ver como ficou! Pois eu queria montar mas não sabia nem como começar... Rsrsrs...

Tiro foto sim. Apesar que nas próximas duas semanas vou estar viajando e ficando em hotel... só no fim de semana em casa. Mas conforme for fazendo eu coloco aqui. Assim já falo meus erros e acertos... rsrsrs

• Curtir 1
Postado

Galera, esse esquema desse PDF ficou massa.

Mas, será que tem como fazer sem precisar dessa placa impressa? Não faço ideia de como arrumar/fazer isso. No tutorial do Faller de como melhorar o filtro clone, não há necessidade dessa placa.

Também fiquei com a dúvida sobre o fase-neutro sem aterramento. Seguindo o mesmo modelo do fase-fase estará tudo bem?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Estava brincando aqui.

Será que um filtro assim está certo? Dá pra melhorar? E um led pra quando entra em proteção? hm?

Estou em dúvidas sobre os valores capacitor, indutor e varistor.

O tamanho total é porque se adequa certinho no estabilizador velho.

*Posto depois a imagem correta*

Não achei aqui capacitor classe Y e X. Com o "normal" será que vai? Em que piora?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ô gente boa... Estão assassinando a eletrônica por ai.. Esse esquemático recém passado ai de cima já está defasado.. Tinha que ser para junho, para as festas juninas... Ao ligar seria um crepitar de fusíveis a queimar.. Altos fogos, estrondos e festança...

Só faltaria o vinho e a fogueira para pular..

Olhe ai.. Um filtro de linha com proteção, muito melhor que todos que conheço e que se encontram por ai no mercado, tem mais ou menos essa cara dai que vou colocar.. Tanto para 110 quanto para 220 Volts com aterramento. quem tiver que fazer alguma coisa diferente, ou não achar os componentes todos, vire-se, adapte..

Para 127 Volts com aterramento..

Proteoefiltropara127Voltscomaterram.jpg

Para 220 Volts com aterramento..

Proteoefiltropara220Voltscomaterram.jpg

Abraço...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não sei se coloquei ao certo o simbolo certo de fusivel termico. Não conheço.

Agora que vi o indutor e o fusível termico errado ligado. Cabeça voando...

Esse esquemas aí seriam com aterramento... eu não pelo menos aqui não tenho.

PS: Acho melhor eu apagar lá senão perigoso alguém copiar... depois subtituo.

• Curtir 1
Postado

ai galera, adorei a iniciativa do Almeida Filho e acabei lendo quase todo o tópico e surgiram algumas duvidas.

1ª será que eu posso diminuir o a largura das trilhas do circuito impresso da placa de 15mm para 5 ou 7mm para deixar a placa mais compacta e caber dentro de meu filtro de linha. Ou isso vai prejudicar alguma coisa?

Segue ai a imagem do que eu quero fazer.

http://img822.imageshack.us/img822/5141/filtrodelinha.jpg

Como na caixa dos filtros de linha geralmente tem sempre o lugar de colocar 1 fusível então não vejo razão para coloca-lo na placa. Sendo assim eu deixei apenas o do neutro. Eu só quero saber se isso vai dar certo?

2ª Posso enrolar a placa já pronta com aquela fita isolante preta, que os eletricistas usam, para evitar que a mesma entre em contado com a fiação

interna do filtro e provoque um curto? Ou isso pode provocar o derretimento da fita e acabar num incêndio?

3ª Será que uma alma caridosa poderia me passar o código dos componentes equivalentes ou específicos neste site www.farnell.com.br para eu poder comprá-los, já que não entendo quase nada de eletrônica? Seria de grande ajuda pra mim é que acompanha o topico.

OBS: alguns destes componentes eu acho que ja encontre la mais queria que alguém ai confirmasse por gentileza.

• Os varistores TVR 20391: Recomendado para rede 220 Volts F N. código 1057197

• Capacitor cerâmicos Y código: 9527052 ou 1166664

• Capacitor de Poliéster X código: 1166524

• se os capacitores de 4700pf não forem encontrados os de 2200pf servem?

• minha rede é fase, Neutro com aterramento 220v.

Mais uma coisa, para quem esta interessado em comprar os núcleos toroidais de ferrite o único lugar que eu encontrei na net foi aqui http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_88379488 , comprei lá e o cara foi muito legal mesmo. Recomendo.

• Curtir 1
Postado

Guido e amigos,

Desculpem a demora para retomar o assunto, mas estive viajando a trabalho. Como tinha falado antes eu gostaria de aproveitar os indutores já prontos que retirei de duas fontes antigas. Abaixo seguem as fotos:

Indutor 1 (diametro já enrolado de 2,5 cm):

indutor1.jpg

Indutor 2 (diametro já enrolado de 3 cm):

indutor2.jpg

Como os amigos podem ver o formato dos indutores é um pouco diferente dos sugeridos no forum, possuindo 8 "patas" ao invés das 4 do original. Além disso a forma de enrolar os fios diferem, tem fios de 2 cores passando uns sobre os outros, ao passo que no original a parte esquerda não tocava na direita. Gostaria de saber se esses indutores servem e como usá-los no projeto.

Obrigado.

• Curtir 1
Postado

Oba pessoal, desculpem a demora em responder o tópico, eu estava meio enrolado com umas coisas aqui..

Enfim, vamos aos pontos:

Falf:

1- Sim, você pode diminuir a largura das trilhas desde que tome algumas medidas a mais. Pegue o ferro de solda e "estanhe" a trilha inteira, ou seja, você vai derreter estanho sobre toda a trilha. Diminuir a trilha pode gerar aquecimento e aumentar as perdas nas trilhas, no entanto estanhando ela você aumenta a área em que a corrente pode fluir. Atenção, cuidado para não deixar pontas de solda quando você tirar o ferro. Deixe tudo bem redondinho.

2- A parte de baixo da placa, onde ficam as trilhas, pode cobrir sem problemas. Mas melhor que fita isolante é passar um verniz.. Faça a placa e passe duas mãos de verniz em tudo, menos onde é plástico. Onde não for metálico não passe nada, deixe o ar em contato para poder dissipar calor.

3- Eu nunca comprei componentes simples assim na Farnell. Núcleo você pode reaproveitar de alguma fontinha por ai, fio de cobre é fácil achar.. O resto é dar uma caçada.

Arthur:

Esse indutor ai tem 8 patas porque tem 4 enrolamentos. Desenrole ele inteiro e refaça o indutor, como manda o tutorial. É simples. Você pode até reaproveitar o fio.

• Curtir 1
Postado

Guido e Amigos,

Descobri esse fim de semana que meu prédio possui aterramento. O fio terra passa pelo meu quadro de energia, mas por algum motivo obscuro quem fez a rede elétrica do meu apartamento (alugado) não quis distribuir o fio terra pela casa. Agora eu fiquei na dúvida se eu chamo um eletricista para tentar instalar o aterramento em alguns cômodos ou se deixo como está. Não sei se isso vai sair caro.

Ainda por isso não sei se continuo com os planos de construir o filtro sem a trilha de aterramento ou se construo o filtro 127V Fase/Neutro/Terra. O que vocês me dizem? Qual é a vantagem real de eu investir na instalação do terra na minha casa e fazer esse filtro com trilha de terra?

Outra coisa, como eu faço para testar se esse terra que eu encontrei é adequado? Por enquanto só o que eu sei é que passa um fio grosso, com encapamento verde (típico de terra) e que ele não foi distribuido pela casa.

Obrigado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...