Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
poderia me dizer qual o limite de tolerancia de cada componente? os tamanos dos componentes podem ser diferente?

Esses componentes podem ser comprados no site soldafria.com.br

Lista dos componentes desejáveis.

Procure comprar os capacitores da classe X e Y, pois é o mais importante.

Capacitor Disco Cerâmico Y1 4,7nF x 250VAC "Caso tenha aterramento".

Capacitor de Poliester X2 100nF x 250V Panasonic "Pode ser de 100nF a 1uF"

Diodo 1N4007 "para o LED indicador"

Varistor 20K 275 VAC

Fusível Térmico 85 Graus 10A "Pode ser até 100 Graus."

Fusível vai da sua configuração, mas procure colocar um de ação rápida.

O centelhador a gás pode ser de 470 a 600V do tipo bipolar para tomadas sem aterramento e o tripolar quando se dispõe de aterramento. Utilizá-lo seria aumentar a sua proteção, mas não é o mais importante. Se não achar não coloque.

SUPRESSOR TRANSIENTE A GAS 600VDC 5KA AX "

O fusível de ação rápida e o centelhador a gás só encontrei na Farnell. O frete é bem caro. Se achar viável compre. Ainda no site da soldafria só achei fusível comum de vidro.

O indutor qualquer valor de 3mH já vai estar show. Vai numa loja de computadores e vê se na assistência não tem alguns indutores de fontes queimadas.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Tenho um filtro da CTC com 10 tomadas guardado e resolvi começar a mexer nele. Optei por fazer um esquema antes de fazer algo em busca de sanar algum dúvida.

Já separei as peças de modo a ter uma proteção sem aterramento, pois não puder fazer as modificações para o aterramento TN-S, mas quem sabe futuramente.

peas.jpg

Penso por utilizar uma chave alavanca para manter o modem ligado, ainda tenho que ver onde furar a lata do filtro, quem sabe aproveitar o buraco de um dos LED's com o uso de uma broca.

projetoy.png

Optei por usar uma chave com 3 polos para ativar o resistor que descarrega o capacitor apenas ao desligar o filtro. Nesta forma tive que por o fusível antes da chave on/off, pois na queima do fusível tomarei um choque durante a troca do mesmo se estiver na linha do capacitor.

Pensei em deixar o TCO como corta corrente se queimar os varistores. Acredito que esteja correta a ligação.

Nesta última versão do filtro de linha 2011 o centelhador está bem mais a frente na entrada de linha.

Coloquei o centelhador após o indutor. Existe um local mais recomendado, ou seja, colocar antes ou depois dos MOV?

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Este esquema seria exatamente ( ou com a mesma função e propósitos deste ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213091237-economia-25-de-energia-filtro-estabilizador-de-frequncia-_JM

porque hoje em dia vale de tudo para se tentar economizar um pouco ....

Isso é trambicagem, já foi discutido mais de uma vez aqui no fórum sobre esse aparelhinho e todas as vezes chegamos a mesma conclusão: não funciona.

• Curtir 1
Postado
Este esquema seria exatamente ( ou com a mesma função e propósitos deste ?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213091237-economia-25-de-energia-filtro-estabilizador-de-frequncia-_JM

Puts... de novo esse troço!!! Acabei de ler as respostas deste farçante... veja só:

moro em chacara de brasilia e a minha rede é um gato por isso tem muita quede de tensão em horarios de pico . esse aparelho tambem corrige essas quedas.

Resposta:

Boa tarde,o equipamento não irá resolver nosso equipamento é utilizado para frequencia.

Por favor... alguém da um tiro nessa cara!!! Baita picareta!!!

• Curtir 1
Postado

Recém consegui um tempo pra furar e colocar as chaves. Agora só falta fazer o resto.

Muito boa essa ideia de usar ou deixar uma tomada para o modem, também vou fazer isso para desligar o monitor e umas unidades externas de armazenamento.

Painel por cima e por dentro. Troquei o fio do barramento era muito fino, mas o de cima vou ter que retirar pois vai ficar ligado pelas chaves.

painelgc.jpg

chavest.jpg

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Sei que este tópico já tem rendido muito mais, tive uma ideia e gostaria de compartilhar com vocês ....

Seguinte:

Como por cá a rede elétrica é de 220vcc, e já tenho um filtro de linha SMS no meu PC ( substitui ha poucos dias o meu nobreak de 600va SMS net station ... ainda tava na garantia mais agora está a venda .... meu bolso agradece ) resolví montar um filtro de linha para colocar na ENTRADA da energia de minha residencia, para assim já filtrar ela na entrada , distribuindo assim uma energia mais perfeita para que todos os equipamentos da residencia tenham uma melhor energia para seu uso.

fiz o seguinte esquema : montei em paralelo com o fase e neutro um varistor (14d391k [390v]) + um toroide + capacitor de poliester 4n7/1k2 + outro toroide ......... ------> deste ponto em diante , incorporei outro circuito muito conhecido e testado ultimamente ..... trata-se de uma espécie de pequeno "banco de capacitores" para residencia ( vendido por aí a fora como economizador de energia ou Energy Saver ) que nada mais é que : ainda em paralelo com fase e neutro .... ---> Um varistor de 390v + 1 resistor de 330K / 1Watt + ( o pulo do gato ) um capacitor despolarizado de 10uf / 440vcc .

E aí ?? que me dizem ? ;)

OgAAACBuXVsZHt3ggJtppvzZnSAYO7w967XC3EMehHTK8L3usfvPmxRg3bSm6td1AL71tyK6_1lvfcZ8IMx7lvEHazsAm1T1UK95UyMVH5hTJ4b77yvDlCxw93uQ.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Digo que de energia entendes bulhufas e meia, que é pouco mais que bulhufa nenhuma..

Um capacitor sim consegue corrigir o fator de potência, adiantar o mesmo, numa instalação elétrica se ele estiver atrasado em função de alguma carga indutiva (motor)..

Você não citou isso dai... Na sua casa tem algum mottor o tempo todo ligado??? Não???

Então para que corrigir o fp que certamente não estará errado, ou de nada adiantará a adoção do capacitor em função de baixo fp por não linearidade de cargas como as eletrônicas????

Quando adotas um capacitor em paralelo entre fase e neutro, sem teres um motor atrasando a corrente e gerando fp baixo, vais piorar tudo.. É tão ruim fator de potência baixo por carga indutiva quanto o é por carga capacitiva...

Se não existir ai motor continuamente ligado esse capacitor só atrapalha, nada ajuda...

Se é para compensar o motor do liquidificador, na hora de fazer a vitamina de banana, ou de compensar o motor da enceradeira, saiba que em 2 minutos se faz duas vitaminas e em 28 minutos se encera boa parte da casa...

O restante das 24 horas do dia seu capacitor estará atrapalhando. Não ajuda em nada... Desbalanceia o fp, reduz o mesmo por adiantar a corrente com relação a tensão..

Fizeste ai um progresso tipo rabo da vaca, para trás e para baixo..

Desculpa a sinceridade que uso e o modo como falo, mas ir atrás dessas baboseiras que prometem poupar energia é o ó do borogodó..

As resisdências modernas sofrem de fator de potência baixo por desvio causado por cargas não lineares, como todos os equipamentos que tenham fonte de alimentação que não tenham PFC e principalmente pela adoção de lâmpadas eletrônicas, nem tanto pelo consumo, mas sim pela grande quantidade e baixo fp, tipicamente 0,5...

Adotar capacitor ai só atrapalha e não corrige coisa alguma...

Quanto ao seus protetores, quando se adota para proteger uma casa inteira costuma-se usar DPS, como esse que mosto ai, do tamanhio de um disjuntor, colocado na caixa junto com esses..

DPS01.jpg

Seu varistor de código 14D391K é de 250 Volts e não de 390 Volts... Veja que seu fusível seja coocado no fio fase e nunca no neutro..

• Curtir 1
Postado

Como por exemplo diminuir a temperatura do chuveiro e o tempo do banho, adotar aparelhos com fontes de boa eficiência, não colocar alimentos ainda quentes dentro da geladeira, passar todas as roupas de uma vez só e fugir de bobagens e de picaretagens.

• Curtir 1
Postado

Infelizmente cheguei tarde... Muito do que eu iria comentar o Faller já disse. Só me resta dizer uma frase antiga mas verdadeira: Saber as coisas pela metade é pior do que não saber nada.

• Curtir 1
Postado

Bom dia amigos.

Ja faz alguns anos que acompanho este tópico, começou como curiosidade de estudante e foi atiçando minha vontade de conhecer mais sobre o tema, principalmente por trabalhar com áudio.

Hoje estou cursando de Sistemas biomédicos na FATEC-Bauru e pretendo fazer meu TCC sobre o tema filtros de linha passivos e sua implementação no setor hospitalar, principalmente devido a grande sensibilidade dos equipamentos eletromédicos as EMI.

Pegando sequência nos tópicos, olhando o esquema do TimerTRON me lembrei de uma dúvida que ja deve ter sido discutida. Sobre o centelhador a gás, pela sua atuação mais lenta não é interessante utiliza-lo logo na entrada do circuito antes dos varistores drenando a parte mais "grossa" de um transitório.

Uma outra pergunta, qual soft vocês utilizam para simular a resposta do filtro de acordo com os componentes adotados!? Tentei o filter solution mas não entendi como utiliza-lo e escolher o valor dos componentes.

Obrigado.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Sobre o centelhador a gás, pela sua atuação mais lenta não é interessante utiliza-lo logo na entrada do circuito antes dos varistores drenando a parte mais "grossa" de um transitório.

Uma outra pergunta, qual soft vocês utilizam para simular a resposta do filtro de acordo com os componentes adotados!? Tentei o filter solution mas não entendi como utiliza-lo e escolher o valor dos componentes.

Obrigado.

Geralmente se adota essa topologia sim, de colocar os dispersores a gás, direto na entrada, antes de qualquer espécie de indutor.. Entretento, em não havendo indutores entre o dispersor e varistor, praticamente não muda nada a ordem que são colocados, pois estão em paralelo..

Veja ai como fiz em minha última proteção.. Ele está de cara, lá na entrada..

Indutores costumam atrasar, pouco que seja, o flanco de subida da onda do surto de tensão.. Mudam, amenizam, o gradiente de subida desse flanco..

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Eu uso exatamente esse SW por ti citado

• Curtir 1
Postado
Bom dia amigos.

Ja faz alguns anos que acompanho este tópico, começou como curiosidade de estudante e foi atiçando minha vontade de conhecer mais sobre o tema, principalmente por trabalhar com áudio.

Hoje estou cursando de Sistemas biomédicos na FATEC-Bauru e pretendo fazer meu TCC sobre o tema filtros de linha passivos e sua implementação no setor hospitalar, principalmente devido a grande sensibilidade dos equipamentos eletromédicos as EMI.

Pegando sequência nos tópicos, olhando o esquema do TimerTRON me lembrei de uma dúvida que ja deve ter sido discutida. Sobre o centelhador a gás, pela sua atuação mais lenta não é interessante utiliza-lo logo na entrada do circuito antes dos varistores drenando a parte mais "grossa" de um transitório.

Obrigado.

Não é bem o tema do seu TCC, mas falando em EMI, olhe só o que uma fonte da Intelbras faz com equipamentos a sua volta:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Intelbras-FA250W-ATX/2453/7

Uma fonte dessas em um computador de um hospital deve ser o fim do mundo. E ai de nada adianta aplicar um filtro de linha passivo, acredito eu.

Espero que o artigo ajude a escrever algum capítulo ou alguma observação em seu TCC.

OBS: a fonte Clone 700W também teve comportamento similar em relação a EMI.

• Curtir 1
Postado
Não é bem o tema do seu TCC, mas falando em EMI, olhe só o que uma fonte da Intelbras faz com equipamentos a sua volta:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Intelbras-FA250W-ATX/2453/7

Uma fonte dessas em um computador de um hospital deve ser o fim do mundo. E ai de nada adianta aplicar um filtro de linha passivo, acredito eu.

Espero que o artigo ajude a escrever algum capítulo ou alguma observação em seu TCC.

OBS: a fonte Clone 700W também teve comportamento similar em relação a EMI.

Nossa, bem alarmante esse resultado. é uma demonstração da "qualidade" de equipamentos que nos são empurrados garganta abaixo.

Na área hospitalar EMI é um problema sério, na verdade tudo o que tange Qualidade de energia interfere e no final desta cadeia temos um ser humano geralmente em estado bastante complexo.

Segundo profissionais da área e nossos professores isto é bem visível por exemplo em um ECG, o equipamento simplesmente se nega a trabalhar em certas áreas do hospital ou então mostra resultados absurdos devido ao excesso de EMI. Algumas vezes falham só pelo fato de estar perto de um celular.

Outro equipamento bastante comúm e que pode sofrer com EMI são as bombas infusoras.

Fora isso temos os grandes equipamentos com Ressonancia, tomógrafo que além de super sensíveis são grandes degradadores da qualidade de energia.

Um bom projeto do hospital consegue minimizar bem isto isolando áreas, mas sabemos que não é a realidade de todos os hospitais.

Apesar do filtro passivo ter suas limitações, estou focando no custo-benefício de sua utilização minimizando ao máximo os efeitos das EMI e também de surtos de tensão. Na verdade meu projeto engloba também uma parte digital controlando as saídas de acordo com níveis de tensão, sequenciamento das saidas, acionamento por zero-crossing.

O ideal seriam filtros ativos, mas são projetos bastante complexos envolvendo altos custo e isso realmente é importante. Penso em mais para frente, quem sabe em um mestrado ou especialização estudar este tema apesar de existirem vários trabalhos e abordagens variadas.

• Curtir 1
Postado

Faller dei uma olhada na versão 2011 do filtro/protetor e achei bem interessante os adicionais.

Estava pensando em como fazer sinalizadores das proteções e agora ja sei como. só falta testar o circuito de detecção de terra...

Hoje finalmente aprendi a mexer no Filter solution, realmente muito bom o soft.

Hoje montei uma simulação do filtro no proteus para testar a atenuação do sinal. Sobrepus sobre a onda 127V 60Hz um sinal de 100KHz com 10V de amplitude. antes do filtro é bem visível o ruído, depois dele some e mesmo em frequencias menores o resultado é ótimo.

Queria simular isso com valores mais próximos aos reais, alguem saberia informar quais os valores típicos dos ruídos de interferência eletromagnética induzido pela fiação (tensão e frequencia)? Deve ser um valor que varia muito, mas deve existir um padrão.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
.....Hoje montei uma simulação do filtro no proteus para testar a atenuação do sinal. Sobrepus sobre a onda 127V 60Hz um sinal de 100KHz com 10V de amplitude. antes do filtro é bem visível o ruído, depois dele some e mesmo em frequencias menores o resultado é ótimo.

Queria simular isso com valores mais próximos aos reais, alguem saberia informar quais os valores típicos dos ruídos de interferência eletromagnética induzido pela fiação (tensão e frequencia)? Deve ser um valor que varia muito, mas deve existir um padrão.

Indução eletromagnética e de RF que se apresentam sobre a rede elétrica são bastante débeis..

Esses 10 Volts ai por ti simulados, para uma indução de RF, exigiriam para acontecer que estivesses morando debaixo de uma antena transmissora com 50 KW de potência e que a fiação elétrica ai na sua casa desse algumas voltas em torno da mesma para servir de antena receptora.. Impossível..

Use coisa de miliVolts (coloca 10 a 100 miliVolts como exagero ainda)..

• Curtir 1
Postado
Indução eletromagnética e de RF que se apresentam sobre a rede elétrica são bastante débeis..

Esses 10 Volts ai por ti simulados, para uma indução de RF, exigiriam para acontecer que estivesses morando debaixo de uma antena transmissora com 50 KW de potência e que a fiação elétrica ai na sua casa desse algumas voltas em torno da mesma para servir de antena receptora.. Impossível..

Use coisa de miliVolts (coloca 10 a 100 miliVolts como exagero ainda)..

Vixe, atravesse feio o valor. Foi um chute e tanto. kkkk, até eu achei que estava exagerando, mas não tanto...

Faller, você ja deve ter lido os artigos do Jorge Knirsch e nelas as sitações sobre indução de harmonicos nestes tipos de filtros que montamos, você ja pesquisou sobre algo no tema!?

Esses dias quero levar o filtro que tenho montado aqui para o laboratório da UNESP onde faço estágio e ligar o analisador de qualidade para ver o resultado comparando o antes e depois do filtro, será interessante.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Vixe, atravesse feio o valor. Foi um chute e tanto. kkkk, até eu achei que estava exagerando, mas não tanto...

Faller, você ja deve ter lido os artigos do Jorge Knirsch e nelas as sitações sobre indução de harmonicos nestes tipos de filtros que montamos, você ja pesquisou sobre algo no tema!?

Esses dias quero levar o filtro que tenho montado aqui para o laboratório da UNESP onde faço estágio e ligar o analisador de qualidade para ver o resultado comparando o antes e depois do filtro, será interessante.

As considerações do Jorge, me parece, podem sim pesar mais quando se trata da alimentação de equipamentos de áudio/vídeo, coisa de audiófilo mesmo.

Não, nunca me aprofundei demais no tema.

Compartilhe os resultados de seus testes conosco..

Obrigado..

• Curtir 1
Postado

Nos projetos de 127 Volts adotou-se um centelhador de 350 V e em 220 Volts um centelhador de 600 V. Acredito que essas tensões são de valores comerciais mais acessíveis de se conseguir no mercado brasileiro.

Por serem mais lentos que os varistores essa tensão de ruptura não está acima do tolerável por um equipamento eletrônico? (Tv, computador ...)

Apesar de ser um proteção mais lenta que um varistor, o centelhador a gás pode evitar um possível SINISTRO em caso de uma elevada descarga!!!

A melhor proteção em dias de chuva ainda se vale da desconexão do plug da tomada de alimentação.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, no Filter Solution os dados referentes ao "Delay Group" são referentes ao atraso na tensão ou corrente!?

No caso de um filtro de quinta ordem com 3 grupos de capacitores e dois indutores intercalados, a simulação gerada leva a um filtro modo diferencial correto? Em nossos esquemas sempre utilizamos conjuntamente (quando existe o aterramento) um filtro diferencial entre Fase/neutro e terra. O valor dos dois capacitores de modo comum será o mesmo apontado na simulação?

Uma ultima pergunta por enquanto... Seria possivel executar uma análise do THDt no proteus!? como fazer isso!?

• Curtir 1
Postado

Aí galera, vou montar um filtro aqui.

Aqui é 110V sem terra.

Posso usar entre F-N um capacitor de poliéster de 680uF/400V ao invés do de 470uF/630V? Incrível, mas não achei o do valor especificado no tutorial.

Material eletrônico por aqui é muito escasso, então também vou ter que abrir mão do indutor e fusível térmico. Como não tenho terra, também não irei usar os capacitores cerâmicos correto?

Abraço.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Nenhum tutorial indica capacitor de 470 uF...

Seria 470 nF????

Podes usar sim capacitor de 470 nF ou de 680 nF, mas veja..

É nano Farad e não micro Farad

Se quiseres em micro Farads o correto seria 0,47 micro Farads ou 0,68 micro Farads..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Colegas e Faller,

Estou para utilizar os dispositivos Powerline, que utilizam a instalação elétrica como meio para dados. Existem alguns filtros que filtram EMI/RFI, porém não são facilmente encontrados no Brasil.

Pelo que li, os capacitores X2 são os que auxiliam a neste processo, adicionar este capacitor apenas no filtro para o dispositivo seria interessante?

Obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...