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Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


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Alguns filtros de nosso mercado usan desses capacitores. Dê uma olhada ai, nessas análises eu comento quando vejo um desses capacitores..

Você já viu seu filtro de linha por dentro?? Não?? Entre e veja!!

O Problema é que os filtros atualmente são comercializados no novo formato e o dispositivo utilizada tomada do tipo US. Assim, eu estava pensando em adicionar apenas o capacitor X2 para realizar a filtragem.

Obrigado pela resposta!

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O Problema é que os filtros atualmente são comercializados no novo formato e o dispositivo utilizada tomada do tipo US. Assim, eu estava pensando em adicionar apenas o capacitor X2 para realizar a filtragem.

Obrigado pela resposta!

Se queres fazer dessa forma, a vontade.

Os encontra ai por exemplo:

http://www.soldafria.com.br/cap-poliester-classe-x2-c-234_329.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

Qualquer um dos dois serve..

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Bom finalmente fiz o filtro / supressor de transientes e adicionei umas chaves que me agradaram.

Mudei a posição do centelhador do meio para o início conforme vi como indicação em um post recente.

Imagem do esquema realizado:

projeto-1.png

Componentes usados:

pecas.jpg

Visão interna. Ficou com muitos fios, mas tudo correto e bem isolado.

O centelhador bipolar da marca EPCOS para 600V ficou meio escondido, mas coloquei como uma proteção a mais.

visaointerna.jpg

Coloquei os 2 varistores de 275V da marca EPCOS e 1 TCO de 85ºC e passei um pouco de pasta térmica da marca IMPLASTEC.

varistores.jpg

Visão do painel depois de ter furado e fixados os botões do tipo alavanca.

Desta forma não preciso desligar tudo. Cada chave é independente. A chave branca funciona como uma chavinha geral.

painel.jpg

Ligação do LED com o diodo e o resistor de 1k5 / 1W para indicação de ligado.

leddiodoresistor.jpg

Botão ON/OFF e uma das alavanquinha. Achei um LED branco e optei por ele.

ledchaves.jpg

Indutor de 9.20mH para o modo diferencial, um capacitor de 1uF e um capacitor 220nF para o circuito do LED indicativo. Ambos os capacitores são da classe X2.

indutor.jpg

Fios de entrada e suporte do fusível de 3,15A de ação ultra rápida.

A chave geral é de três pontos de forma que o resistor de dreno só é acionado para descarregar o capacitor quando a chave estiver na posição de desligado!

entrada.jpg

Visão interna das ligações.

conjunto.jpg

Agradeço quem me ajudou nas dúvidas durante este tempo, pois sem o compartilhamento deste conhecimento nunca teria feito. Obrigado!

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Nenhum tutorial indica capacitor de 470 uF...

Seria 470 nF????

Opa, falha minha.

Então, só achei de 680 nano mesmo, e ainda por cima de 400V. Acho que não tem problema por ser em 127V.

Indutor está difícil achar. Achei esse núcleo nas minhas coisas antigas, mas não se de que material é. Será se posso usá-lo? Ou por hora devia montar só a proteção mesmo e depois tento achar os componentes para montar o filtro

E os cap cerâmicos, em circuito sem terra perde utilidade correto?

Olha o que que eu possuo e o circuito que irei montar. Só tá faltando o fusível térmico pra por entre os varistores.

IMG_0105.JPG

filtro.png

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Opa, falha minha.

Então, só achei de 680 nano mesmo, e ainda por cima de 400V. Acho que não tem problema por ser em 127V.

Indutor está difícil achar. Achei esse núcleo nas minhas coisas antigas, mas não se de que material é. Será se posso usá-lo? Ou por hora devia montar só a proteção mesmo e depois tento achar os componentes para montar o filtro

E os cap cerâmicos, em circuito sem terra perde utilidade correto?

Olha o que que eu possuo e o circuito que irei montar. Só tá faltando o fusível térmico pra por entre os varistores.

IMG_0105.JPG

filtro.png

Este indutor você pode usar, mas você deve medir a sua indutãncia se possível. Eu diria que de 2 mH até uns 12 mH já está bom.

Se não tem aterramento na sua tomada não use esses capacitores cerâmicos.

Fusível térmico tem na eletrônica soldafria.

Vou te dar um conselho. Se você comprar na eletrônica soldafria uns fusíveis térmicos lá tem um capacitor de 100nF da classe X2. Não te recomendo usar esses capacitores comuns, por se tratar de picos de tensão e por não serem projetados para trabalharem com corrente alternada pode ser perigoso! Deveria ser de no mímimo uns 630V! Compre os de 100nF lá que vai ser bem mais seguro, ainda mais que você pretender comprar os fusíveis térmicos.

Capacitor X2 da PANASONIC: http://www.soldafria.com.br/capacitor-de-poliester-x2-100nf-x-250v-panasonic-104100k01uf-p-3338.html

Capacitor X2: http://www.soldafria.com.br/capacitor-de-poliester-x2-100nf-x-275vac-104100k01uf-p-2580.html

Fusível Térmico 85 Graus 10A: http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-85-graus-10a-p-3738.html

Compre estes que estarás bem servido. Qualquer coisa estamos aí!

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Obrigado pelas dicas.

Destes que você me passou, um é de 100nF 250V, e o outro de 100nF 275VAC. Não teriam que ser de 430nF 630V?

Quanto ao indutor, quantas voltas mais ou menos eu deveria enrolar? Meu multímetro não mede indutância.

Sem saber a permeabilidade do indutor fica difícl dizer. Em um dos posts anteriores, o faller comenta sobre a diferença entre um indutor com baixa indutância e outro com maior indutâcia.

Enrole o maior número possível que você conseguir. O valor do capacitor determina a frequência de corte pelo que me recordo! Mas não precisa ser um valor específico. Use o que você encontrar. Esses capacitores de 1uF que comprei paguei uns R$ 10,50 cada um. Comprei eles na FARNELL mas fiz uma compra grande de componentes.

Se não me engano o protetor da CLONE F8 nem possui indutor como modo de filtragem. Se me recordo tens apenas um capacitor de 100nF para tal função. O importante é usar os dois em conjunto, ou seja, um indutor e um capacitor X.

Se você souber o AL do material é só fazer: (AL do material do indutor * número de voltas ao quadrado).

L = AL x N²

AQUI TEM UM EXEMPLO!

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Obrigado pelas dicas.

Destes que você me passou, um é de 100nF 250V, e o outro de 100nF 275VAC. Não teriam que ser de 430nF 630V?

Quanto ao indutor, quantas voltas mais ou menos eu deveria enrolar? Meu multímetro não mede indutância.

Capacitores da série X2 são especialmente projetasdos para operar em AC, na função de supressão de transientes e surtos. Eles em sua maioria são testados com níveis de tensão contínua de cerca de 1.000 Volts, pulsados, e aguentam..

Prefira sempre os da classe X2 para essa aplicação..

Quando se especifica um capacitor normal em 630 Volts lembre-se que é CC.

275 Volts CA tem picos da ordem de 600 Volts CC se considerares a tolerância da variação da tensão..

Se necessitas de 430 nF, ou adotas um nesse valor ou colocas 4 ou 5 de 100 nF em paralelo..

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Não sei porque mas o filtro aqui depois de implementado fez com que a minha fonte da SeaSonic ficasse o tempo todo com zumbido o que antes não era frequente. Mesmo trocando o indutor de 9 mH por um indutor de 3,9 mH e mesmo trocando o capacitor de 1 uF por outro de 220 nF a fonte continua com barulho de filtragem. Tavez esteja ocorrendo o que o EPCOS falou num tópico recente. Acho que o filtro está fazendo com a fonte aumente a ORDEM do filtro 4/5 ordem não sei, mas parece estar filtrando demais!

Tirei o indutor e fiquei com um filtro de 1 ordem apenas com um capacitor X2, do resto dexei igual! Pelo menos agora parou o barulho e não acho que o fato ocorrido seja normal, já que agora está tudo normal!

É bom lembrar que a fonte do computador possui estes indutores e a fonte do monitor também. Fica a dever no caso apenas o modem que tem uma fonte chaveada sem indutor.

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Estive pensando, apesar de já ter pago os componentes na loja que postaram.

Se a fonte do pc, e como o colega mencionou, de monitor, geralmente possui estágios de filtragem, não há problema em adicionar mais esses componentes para filtragem externamente?

Acabei de ler o review da OCZ 600W aqui no site, e sendo o projeto semelhante à da minha OCZ Modstream pro, também de 600W, ela possui vários componentes para a filtragem, segundo o site, devendo apenas varistores. Estes eu vou colocar com certeza. Agora quanto aos outros, por eu não ter certeza se irei por o indutor por conta de não poder saber qual será seu valor, devo colocar mesmo assim? No caso os capacitores X da panasonic que me foi passado.

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Estive pensando, apesar de já ter pago os componentes na loja que postaram.

Se a fonte do pc, e como o colega mencionou, de monitor, geralmente possui estágios de filtragem, não há problema em adicionar mais esses componentes para filtragem externamente?

Acabei de ler o review da OCZ 600W aqui no site, e sendo o projeto semelhante à da minha OCZ Modstream pro, também de 600W, ela possui vários componentes para a filtragem, segundo o site, devendo apenas varistores. Estes eu vou colocar com certeza. Agora quanto aos outros, por eu não ter certeza se irei por o indutor por conta de não poder saber qual será seu valor, devo colocar mesmo assim? No caso os capacitores X da panasonic que me foi passado.

Aqui o filtro acabou por ficar sem o indutor. Na parte de filtragem ficou um capacitor X2 e para a supressão de transientes dois varistores e um centelhador a gás. Eu não me senti seguro ficar 24 horas com esse barulho no indutor aqui da fonte como já disse antes, só complementei os recursos que não existem na fonte.

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Pessoal, desculpem a "inguinorância"...

afinal, qual a maneira correta de enrolar os indutores:

indutor1.jpg

assim, com os dois enrolamentos iniciando por cima

ou assim,

indutor2.jpg

com um iniciando por cima e outro por baixo

A primeira opção (no tutorial do Almeida) é um detalhe de como ficará o indutor e a segunda opção, no mesmo tutorial é do filtro montado.

Por favor, nem precisa explicar por que. É só dizer qual eu devo fazer. (Assim que eu conseguir os ditos toróides de ferrite) :wacko:

(vou fazer dois filtros, um 220 V com aterramento e outro 220 V sem aterramento)

Obrigado pela cooperação de todos.

post-406215-13884961821936_thumb.jpg

post-406215-1388496182228_thumb.jpg

post-406215-13884961822401_thumb.jpg

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Olá... caí nestes ótimos tópicos sobre filtros, na procura por solução para interferência de inversores de frequência em computadores (máquinas CNC).

Percebi que um dos PCs era imune à interferência. Então abri sua fonte e vi lá os filtros, sendo que as demais fontes de meus outros PCs, que testei lá, não tem estes filtros, e a interferência impedia seus funcionamentos.

Tirei fotos para postar aqui:

detalhefontecomfiltro.th.jpg

fonte com proteção

detfontesemfiltro.th.jpg

fonte sem proteção

Também tenho dúvidas sobre a ligação comum e diferencial dos indutores, pois percebi que várias fotos e desenhos se contradizem nas mais de 100 páginas que li aqui sobre o assunto.

Outra dúvida é se um filtro adicional não pode atrapalhar outro filtro existente na fonte, pois me parece que isso pode ocorrer conforme alguns relatos e fotos de osciloscópio que vi aqui, se bem me lembro.

Outra questão que me veio, é se para os casos em que o desligar do filtro de linha atua as proteções do painel de entrada residencial, não seria possível colocar um capacitor direto nos fios de entrada do filtro, antes da chave, para atenuar as fugas?

No mais, parabéns e obrigado pela ótima e salutar troca de informações.

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A ordem de enrolar tanto faz, seja por cima ou por baixo.

mododiferencial.png

Na imagem o indutor estará no modo diferencial. Nesta imagem uma das pontas está invertida no caso o fio fase. Poderia ter sido o fio neutro! O que importa é que apenas um dos fios seja trocado.

Já no indutor de modo comum a entrada é feita pelo mesmo lado.

modocomum.png

Para usar o indutor de modo comum é necessário se ter o fio terra na tomada, pois os capacitores Y precisam deste fio para desviar os ruídos para a massa.

Se você não tem aterramento então use apenas o indutor para o modo diferencial e a posição dos fios se é por cima ou por baixo não importa!

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A ordem de enrolar tanto faz, seja por cima ou por baixo.

Se você não tem aterramento então use apenas o indutor para o modo diferencial e a posição dos fios se é por cima ou por baixo não importa!

Obrigado m@anfio,

então vou enrolar os dois lados do indutor da mesma maneira e dependendo do caso (com aterramento ou sem aterramento) eu faço as ligações. :aplausos:

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Colocando um filtro de linha numa tomada... acabam as outras "tomadas", ligados na mesma fase, sendo "meio que filtradas" ou seja, os capacitores pelo menos influem também (filtram) parcialmente também as outras tomadas, visto que estão ligados em paralelo...

Comprei 3 "filtros de linha" para servirem de caixa (2 Forceline e 1 Margirus) em minhas montagens, seguindo estes tópicos daqui.

Por enquanto liguei um Forceline no estado original, para testes com o osciloscópio "DMA" baseado em PC, e não percebi alteração nenhuma, utilizando inclusive uma furadeira faiscante para provocar ruído...

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filtrooriginal.th.jpg

Acima o filtro original, antes da modificação, onde se vê na tampa 2 bobinas e um centelhador, compradas à parte.

filtroalterado.th.jpg

Aí a montagem com as 2 indutâncias (bobinas), 3 varistores e 5 capacitores normais, pois não consegui os X e Y.

Os valores das indutâncias são:

4A - 2x3,3mH e

2A - 2x5,6mH

Varistores:

2x 20k 275V

1x 20k 130V

Capacitores:

4x 4k7 1600V

1x 82k 630V

Centelhador tripolar de 350V

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[ATTACH]86127[/ATTACH]

Acima o filtro original, antes da modificação, onde se vê na tampa 2 bobinas e um centelhador, compradas à parte.

[ATTACH]86132[/ATTACH]

Aí a montagem com as 2 indutâncias (bobinas), 3 varistores e 5 capacitores normais, pois não consegui os X e Y.

Hospede suas imagens no http://imageshack.us/ (precisa cadastro grátis) e depois coloque o link da imagem na resposta.

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Obrigado pela dica Pedrosanto.

Entrementes andei "tentando" testar os filtros e obtive as seguintes imagens:

diagramafiltrosemmodifi.th.jpg

Na fig acima, filtro de linha sem modificação e sem carga, onde a cor verde representa a rede sem filtro e a cor vermelha representa a rede "filtrada".

Agora me veio a ideia de refazer os testes com cargas resistiva, computador, etc, para ver se há diferenças entre as medições.

diagramafiltromodificad.th.jpg

Filtro modificado e sem carga.

diagramafiltromodificad.th.jpg

modificado e com carga de uma furadeira com escovas gastas, com muito centelhamento.

Nota-se que a linha vermelha, a linha "filtrada" apresenta alta interferência e altas frequencias. A princípio parece que o filtro não filtra nada... mas pensando um pouco mais, me parece que o filtro funciona sim, pois não deixa a rede segurar as interferências.

Instalando a furadeira centelhante antes do filtro, não consegui ver diferença entre as leituras pré e pós filtro. Imagino que a própria rede segura as microcorrentes do centelhamento...

Como preciso urgente de 2 filtros, acabei modificando mais um, de forma diferente:

filtroalterado2av.th.jpg

Neste os valores são:

2x indutores de 2,5A 2x5,6mH (inverti o modo comum e diferencial)

3x Varistores: 2x 20k 275V e 1x 20k 130V

1x centelhador 350V

1x capacitor 1M5 400V

1x capacitor 470k 630V

2x capacitor 4k7 1600V

o teste com a furadeira centelhante como carga no filtro resultou:

diagramafiltromodificad.th.jpg

Não sei qual dos 2 filtros ficou melhor...

Talvez com uma carga resistiva? Vamos ver...

Os filtros serão utilizados com terra, em 220V, fase e neutro, mas os testes postados foram feitos sem terra...

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Achei no ML uns toróides de 29 X 19 X 7,5

Esses servem? e continuam sendo 18 a 20 voltas?

Alguém saberia me responder? Estou querendo comprar os toróides mas quero ter certeza de que vão cumprir a missão, mesmo sendo de dimensões diferentes das indicadas no manual do Almeida.

grato

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Pedrosanto, sobre o número de espiras da bobina, achei em: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=232831&start=20

por faller » Ter Mar 11, 2008 11:17 pm

cristianoportela escreveu:

]faller, mostrei o esquema para um colega do trabalho que lida especificamente com manutenção de equipamentos. ele achou interessante, mas me perguntou um detalhe que eu realmente não sei responder. para a bobina, são quantas voltas?

Ai funciona a engenharia reversa. Coloco lá tantas quantas couberem (veja que o núcleo está lotado). Isso deu mais ou menos uns 1,5 metros de fio para cada bobina.

Como estou usando fio com isolação de plástico, não existe a menor condição de nesse núcleo dai, com o material de que é feito, ficar com uma indutância muito alta, o que seria muito ruim pois poderia começar a cortar em frequências muito baixas, prejudicando os 60 Hz..

Faço a bobina e meço a indutância da bobina. Essa dai deu 3,4 miliHenries, que com um capacitor de 330nF colocou a frequência de corte em 3,3 KHz aproximadamente..

Para ela começar a atrapalhar ela teria que ter uma indutância da ordem de 100miliHenries. Para atrapalhar com perdas no fio, teria que ter uns 15 metros de fio... Saturar o núcleo também não poderia acontecer pois é muito pouca indutância em um núcleo tão grande, com esse material..

Então fique frio, enrole e use... Se der 20, 30 ou 40 espiras tudo bem, você não conseguirá fazer uma bobina que atrapalhe ai nessa posição..

Quanto maior a indutância mais baixa a frequência de corte..

Abraço...

Mac Book Pro 8.2

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faller

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