Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Olá, caros amigo do clube!

alguém poderia me ajudar na construção do filtro.. chegaram os componentes, mas sempre surge várias duvidas no andar da carruagem. Bom solicitei varistores de 20D431k (275V), porém uma das dúvidas é o seguinte, se a tensão alterar só entre 221 a 250V, este varistor vai ter alguma utilidade? ou vai atuar só acima de 276V. Agora pergunto, se ela alterar somente de 221 a 250V, os equipamentos não serão prejudicado?, tendo em vista que o varistor só vai proteger após os 275Volts. Contudo qual o melhor varistor para 220V, e quanto ao capacitor cerâmico 103 - 2kva, achei muito pequeno, será que resolve?) e o fusível térmico de 85 graus é o indicado? . Podes me auxiliar na construção e nas duvidas que virão a surgir.

Tu já conseguiu todas as peças que pretender usar?

Sim tanto um varistor de 250 ou 275 e até de 300VAC vai servir. Como já dito por aqui varistor é para picos de tensão e não para sobretensão, coisa que não é normal, fora catástrofes ou com a queda de um poste possa ocorrer.

Por exemplo a clamper adota varistores da marca EPCOS de 275V.

Capacitor cerâmico só deve utilizar se você tem ATERRAMENTO, fora isso não vai ter utilidade. Esse fusível térmico pra mim está de ótima escolha.

Procure aqui no fórum em postagens anteriores os esquemas para 220V.

Eu comprei um e-clamper multiproteção com contador de surtos. Este modelo faz o uso de um indutor.

Para a minha surpresa o outro e-clamper que não faz o uso de indutor, e sim apenas de capacitor X2 para filtragem, faz o mesmo ruído que o primeiro modelo, quando filtra os ruídos. Utilize as peças que você dispor sem neuras como diz o faller.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu já conseguiu todas as peças que pretender usar?

Sim tanto um varistor de 250 ou 275 e até de 300VAC vai servir. Como já dito por aqui varistor é para picos de tensão e não para sobretensão, coisa que não é normal, fora catástrofes ou com a queda de um poste possa ocorrer.

Por exemplo a clamper adota varistores da marca EPCOS de 275V.

Capacitor cerâmico só deve utilizar se você tem ATERRAMENTO, fora isso não vai ter utilidade. Esse fusível térmico pra mim está de ótima escolha.

Procure aqui no fórum em postagens anteriores os esquemas para 220V.

Eu comprei um e-clamper multiproteção com contador de surtos. Este modelo faz o uso de um indutor.

Para a minha surpresa o outro e-clamper que não faz o uso de indutor, e sim apenas de capacitor X2 para filtragem, faz o mesmo ruído que o primeiro modelo, quando filtra os ruídos. Utilize as peças que você dispor sem neuras como diz o faller.

Caro amigo Claitom, poderia explicar qual a diferença entre sobretensão, Pico e subtensão? sou leigo na área, por isso estou aguardando auxilio dos amigos do fórum, rapaz, os nobreak, fonte PC, carregador de notebook, estão estourando muito. Diante disto gostaria de solucionar o problema com este filtro de linha/protetor contra surto. Claitom logo mais enviarei a relação do material que tenho. Desde já agradeço pela colaboração e compreensão.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Faller,daria para se usar os componentes das fotos.Foram tirados do estagio de filtragem de uma fonte velha 8 anos de uso.Pode usar a bobina do jeito que estar,quanto aos capacitores por serem velhos seriam adequados e será que perderam eficiência (se isso for possível)de filtragem ao longo do tempo em uso.

Obs:no capacitor de disco estar escrito x1y2 250v

post-937253-13884966842032_thumb.jpg

post-937253-13884966842818_thumb.jpg

post-937253-13884966843343_thumb.jpg

post-937253-13884966843858_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Companheiros,

Gostaria de saber se alguém aqui já fez, ou sabe como fazer, um protetor de surtos apenas para cabo de telefone.

Já tenho proteção elétrica e coaxial, mas me falta a de telefone. Vi que a Clamper vende um produto chamado Clamper Tel, que oferece essa proteção. Mas ficaria ruim para enfiar na minha tomada hehehe, eu ia ter que produzir uma extensão. Pensei em eu mesmo fazer o protetor de tomadas.

Alguém tentou, ou manja de como fazer?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,daria para se usar os componentes das fotos.Foram tirados do estagio de filtragem de uma fonte velha 8 anos de uso.Pode usar a bobina do jeito que estar,quanto aos capacitores por serem velhos seriam adequados e será que perderam eficiência (se isso for possível)de filtragem ao longo do tempo em uso.

Obs:no capacitor de disco estar escrito x1y2 250v

Pode usar sim, sem nenhum problema..

Companheiros,

Gostaria de saber se alguém aqui já fez, ou sabe como fazer, um protetor de surtos apenas para cabo de telefone.

Já tenho proteção elétrica e coaxial, mas me falta a de telefone. Vi que a Clamper vende um produto chamado Clamper Tel, que oferece essa proteção. Mas ficaria ruim para enfiar na minha tomada hehehe, eu ia ter que produzir uma extensão. Pensei em eu mesmo fazer o protetor de tomadas.

Alguém tentou, ou manja de como fazer?

Veja ai alternativas para proteção da linha telefônica:

Proteocontrasurtosnalinhatelefnica.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Pergunto ao grande Faller,sobre o capacitor x2 da foto,tirado de uma fonte.Em baixo dele seria um resistor?Já observei isso em fontes testadas no CdH.

-Para que serviria esse resistor?

-Posso tira-lo e usar em um filtro que estou montando?

Obrigado pela atenção.

post-937253-13884966940007_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse capacitor fica, de um modo ou de outro, ligado via fiação aos dois pinos de alimentação do filtro ou da fonte ou do dispositivo que valha..

Desse modo ele assume a tensão da rede elétrica, 60 vezes por segundo variando de zero ao valor de pico positivo e após ao valor de pico negativo e logo a zero de novo..

Se desligares a fonte da tomada justo quando a tensão da rede elétrica passava por um pico desses o capacitor, se a alimentação ac for de 220 Volts, assumiria a tensão de 220 x 1,41 = 310 Volts DC

Se depois de desligares a fonte inadvertidamente segurasses ou tocasses a mão entfre os dois pinos do plug da fonte, o capacitor se descarregaria, com seus 310 Volts, em sua mão.. Um choquinho nada agradável.

Justo para descarregar esse capacitor existe esse resistor dai, de alto valor pois ele estará o tempo todo em paralelo com a rede, consumindo, enquanto a fonte opera..

Essa é a função dele. Seu valor não é crítico. Qualquer valor entre 500 k e 1.5 Mega vai cumprir a tarefa de descarregar o capacitor, com menor ou maior tempo..

Note que existia a previsão da colocação do mesmo, no projeto original do filtro de linha, apresentado pelo Almeida Filho..

Veja ai, coloquei o mesmo em evidência:

FiltrodelinhaoriginaldoprojetoAmeidaFilho_zps2d9ba953.jpg~original

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Faller,para usar fusível térmico,como esse da foto,o lado da ponta escura tem que ser a entrada da energia e a outra ponta a saída ou não tem diferença.Quanto a cor dessa ponta tem problema se for preto ou amarelo.Valeu

post-937253-13884967079621_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,para usar fusível térmico,como esse da foto,o lado da ponta escura tem que ser a entrada da energia e a outra ponta a saída ou não tem diferença.Quanto a cor dessa ponta tem problema se for preto ou amarelo.Valeu

Fusíveis térmicos não são polarizado, pode usar de qualquer modo, tanto faz..

O que tem de cuidar é na hora de soldar. Lembre-se, um fusível térmico para 100 graus se funde estraga, com 100 graus.. A solda estanho se funde a 240 graus..

Use alicate de preferência grande, para pinçar o lide do componente a soldar, e solde rapidamente..

Tenho dois varistores S10 K130, poderia usar para melhora um filtro de linha desses comuns? Poderia me explicar onde soldo o varistor, tipo fase, neutro e fase terra?

varistor_s10k130.jpg

Ora, já dissestes ai a resposta. Se deve estar entre fase e terra, solde-o entre fase e terra e assim por diante... Lembre-se, grande parte das áreas que se costuma dizer ter a alimentação 110 Volts na verdade a tensão é de 127 Volts que é 220 fase fase dividido por raiz de 3..

Varistores de 130 Volts ficam marginalmente colocados ai para 127 Volts.. Podem entrar em condução bem facilmente, ou mais cedo do que esperas..

Para filtros 127 Volts costumo usar varistores de 150 Volts ou 175 Volts..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Valeu! Desculpa, mas é que sou leigo em eletrônica, mas gosto do assunto. Já estudei alguma coisa há bastante tempo. Bem então me diga se eu quero melhorar um filtro desses básicos, sem muito espaço, que componentes (varistores, capacitores) exatamente eu poderia colocar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

 

Olá faller.

 

Eu vi seus topicos de filtro de linha e fiquei curioso e achei interessante.
so que eu tenho uma pequena duvida, como eu calculo o resistor ideal para fazer dreno em um filtro de linha somente para 127v ?
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Olá faller.

 

Eu vi seus topicos de filtro de linha e fiquei curioso e achei interessante.
so que eu tenho uma pequena duvida, como eu calculo o resistor ideal para fazer dreno em um filtro de linha somente para 127v ?

 

Não existe valor ideal para um dreno..

Se ele for muito pequeno, coisa de 100K, ele consome energia e aquece enquanto ligado, mas vai conseguir drenar muito rapidamente a energia armazenada no capacitor de filtro. Ele vai tipicamente conseguir drenar toda a energia do capacitor em 0,04 segundos, isso é muito rapidamente..

 

Se colocares um resistor extremamente elevado, 2 Mega por exemplo, ele não colocará energia fora, nem aquecerá mas vai atrasar um pouco o tempo de descarga dos capacitores de filtro, para tipicamente coisa de 1 segundo.. se o resistor pode ser de qualquer valor entre 100k e 2 Mega, por favor, não existe resistor ideal...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe valor ideal para um dreno..

Se ele for muito pequeno, coisa de 100K, ele consome energia e aquece enquanto ligado, mas vai conseguir drenar muito rapidamente a energia armazenada no capacitor de filtro. Ele vai tipicamente conseguir drenar toda a energia do capacitor em 0,04 segundos, isso é muito rapidamente..

 

Se colocares um resistor extremamente elevado, 2 Mega por exemplo, ele não colocará energia fora, nem aquecerá mas vai atrasar um pouco o tempo de descarga dos capacitores de filtro, para tipicamente coisa de 1 segundo.. se o resistor pode ser de qualquer valor entre 100k e 2 Mega, por favor, não existe resistor ideal...

entendi faller valeu. mais um resistor com 1/8 w aguenta?

Tenho um núcleo toroidal com dimensoes 27x16x12 enrolados 12 voltas de fio 0,50 mm rigido, mais nao sei quantos de indutância?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

entendi faller valeu. mais um resistor com 1/8 w aguenta?

Tenho um núcleo toroidal com dimensoes 27x16x12 enrolados 12 voltas de fio 0,50 mm rigido, mais nao sei quantos de indutância?

 

Se dimensionado para dissipar ate 1/8 de Watts sim vai aguentar..

 

1/8 de Watt = 0,125 Watts

P = V ao quadrado sobre R;

R = V ao quadrado sobre P

R = 220 x 220 / 0,125

R => Se esse R foi maior ou igual a 387.200 ohms sim ele poderá ser de 1/8 de Watts Sugiro R na faixa de 470 k, ai por volta desse valor (390k, 470k, 560k) por 1/8 de Watt

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá faller no caso você tem um projeto atual de um filtro de linha para 220V?? Pois a ultima versão que você fez e disponibilizou esta para 110V!! Ate breve!! valeu!

 

Veja ai:

https://www.dropbox.com/s/yb5fyill5jhz1m6/Prote%C3%A7%C3%A3o%20e%20filtro%20para%20220%20Volts%20com%20aterramento.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se dimensionado para dissipar ate 1/8 de Watts sim vai aguentar..

 

1/8 de Watt = 0,125 Watts

P = V ao quadrado sobre R;

R = V ao quadrado sobre P

R = 220 x 220 / 0,125

R => Se esse R foi maior ou igual a 387.200 ohms sim ele poderá ser de 1/8 de Watts Sugiro R na faixa de 470 k, ai por volta desse valor (390k, 470k, 560k) por 1/8 de Watt

valeu faller..

Tenho um núcleo toroidal com dimensoes 27x16x12 enrolados fio 0,50 mm eu acho (medida externa cobre mede 0,8mm) encapado rigido, mais nao sei quantos de indutância?

a8ne.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!