Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que o Som ON-Board queimou?


jeffren

Posts recomendados

Caros amigos, é possível se "queimar" o som onboard de uma placa mãe?

Vou contar o que aconteceu comigo: Eu ligue um cabo na saída de som do meu pc (a saída normal das caixinhas) na entrada de um aparelho de som antigo que tenho, no intuito de amplificar o som. Para isso usei um adaptador que separava os cabos em duas vias (seria RCA?). Sei que muita gente faz isso sem problemas.

Aconteceu que tudo funcionou perfeitamente por uma semana. Ontem quando liguei o PC, notei a falta completa de som. Verifiquei todas as propiedades de som, drives, e configurações. Porém, não há nada errado com eles. No setup o som tá abilitado de forma normal. Já testei com as caixas de som "originais" do Pc, e também com os fones de ouvido mas não adiantou. Testei também o microfone com o gravador de som do Windows, mas não há sinal de entrada (não há alteração no ociloscópio).

Enfim, gostaria de saber se é possível de se queimar o som onboard de uma placa mãe. Se sim, como eu consegui fazer isso, se utilizei de um recurso comum?

Como posso resolver isso? A instalação de uma placa Offboard resolveria o problema?

Se eu tiver que comprar uma placa Off, pretendo amplificar o som novamente. Qual a forma correta pra se fazer essa conexão sem ter que correr os mesmos riscos de antes? Eu tenho que comprar um conjunto de caixas exclusiva para pc, ou posso ligar no Aparelho de Som normalmente?

Por Favor, me ajudem.

Desde já eu agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Caros amigos, é possível se "queimar" o som onboard de uma placa mãe?

Sim amgio, é possível queimar a placa de som, mesmo on-board sem maiores dificuldades...

Enfim, gostaria de saber se é possível de se queimar o som onboard de uma placa mãe. Se sim, como eu consegui fazer isso, se utilizei de um recurso comum?

A maior responsbilidade dessa queima, geralmente são curtos, retornos, ou mesmo falta de aterramento, depende muito do esquema de ligação que foi efetuado... Os cabos influência muito também...

Como posso resolver isso? A instalação de uma placa Offboard resolveria o problema?

Sim, a instalação de uma placa de som off-board resolve o seu problema, não esquecendo de desabilitar a on-board caso realmente ela não esteja funcionando...

Se eu tiver que comprar uma placa Off, pretendo amplificar o som novamente. Qual a forma correta pra se fazer essa conexão sem ter que correr os mesmos riscos de antes?

Bom a conexão é feita normalmente, mas não se deve esquecer, que tais tipos de equipamentos, como Potências, aparelhs de som, Home Theaters, dentre outros, muitos não utilizam aterramento, então o aconselhável, é que pelo menos a tomado à qual o Computador esteja ligado, tenha aterramento, quando vai se ligar o PC, nesse esquema há uma ordem, toda vez, as caixas de som, ou aparelho de som, mesas, ou potências, devem ser ligados primeiro, e somente depois o computador ser ligado, e quando for desligar, o computador deve ser desligado primeiro, e só depois, esses equipamentos serem desligados....

Caso não siga essa ordem ao ligar os equipamentos, você pode ter algum pic de frequência de sinais, e danificar novamente sua placa de som, mesmo sendo a off-board...

Eu tenho que comprar um conjunto de caixas exclusiva para pc, ou posso ligar no Aparelho de Som normalmente?

Você pode ligar o seu PC no seu aparelho de som normalmente, sem problemas nenhum, seguindo a ordem que lhe informei acima, e não esquecendo que como o seu equipamento de som, não utiliza aterramento, o bom, seria se o seu PC, estivesse conectado a uma tomada de energia com aterramento...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas explicações Rayke. Muito provavelmente eu me descuidei destes detalhes. Na verdade eu nem sabia disso. Foi sorte não ter queimado antes.

Mas com relação à placa queimada, não teria como consertar?

Quando acontece a queima, onde ou o que geralmente é danificado (algum chip, placa...)?

Como não possuo aterramento em casa, qual seria o improviso?

Posso manter o Aparelho de Som ligado no mesmo Estabilizador do PC?

Se eu utilizar outros tipos de saidas ao invéz da RCA, estaria correndo os mesmos riscos?

A potência do Amplificador ou Aparelho de Som influencia nos PICs de sinal?

Aguardo...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Mas com relação à placa queimada, não teria como consertar?

Bom, jeffren, nunca ouvi falar de conserto destes periféricos não, uma porque são integrados à placa mãe, e duas, porque mesmo se fossem efetuados tais procedimentos, não seria garantido o sucesso dos mesmos... poderia haver uma perca de qualidade aí, você sabe bem, conserto não é bem como novo...

Quando acontece a queima, onde ou o que geralmente é danificado (algum chip, placa...)?

Isso podem ser N's coisas, e também dependem muito do tipo de evento que ocasionou a queima, pode ser Capacitores, pode ser o Chip de Som de sua placa mãe, podem ser os dois juntos, ou seja, são N hipóteses...

Como não possuo aterramento em casa, qual seria o improviso?

Existe um módulo chamado módulo isolador, eu utilizo um desses, ele faz o aterramento automático e o papel de estabilizador, o que eu adquiri foi da marca SOL, mas devem ter outros de outras marcas, até hoje, estou bem satisfeto com o meu... Vale a pena lembrar, que ele é bem mais caro que um estabilizador.

Posso manter o Aparelho de Som ligado no mesmo Estabilizador do PC?

Lembre-se sempre de verificar a tensão do seu aparelho de som, geralmente aparelhos de som dependendo da região rodam a 220 volts, e o PC, por padrão a 110 volts, essas diferenças devem ser notadas, e não é aconselhável ligá-lo no mesmo estabilizador que o PC, porque você corre o risco de ter interferências eletro-magnéticas, entre os aparelhos, e isso pode surgir no resultado do mal fucnionado do PC, ou mesmo do seu aparelho de som.

Se eu utilizar outros tipos de saidas ao invéz da RCA, estaria correndo os mesmos riscos?

Riscos corremos com qualquer coisa, não é só por você utilizar uma saída que não seja RCA, que você está correndo riscos ou não, porém, a saída RCA, é a saída que está menos sujeita a interferências e mal contatos, desde que utilizem cabos bons, mas você pode utilizar outras saídas também, desde que os cabos e os pinos utilizados, sejam de boa qualidade, assim, você não terá transtornos com problemas de mal contato...

90% dos problemas referentes a sinal, sinal ruim saindo do PC, captura de sinal ruim, geralmente são cabos de má qualidade, ou pinos e conectores destes cabos mal feitos, tudo tem que ser verificado.

A potência do Amplificador ou Aparelho de Som influencia nos PICs de sinal?

Quando você liga o seu PC, a uma potência, quem faz o PIC do sinal, não é o PC, e a potência, que envia o sinal para as caixas e determina o PIC do sinal, ou seja, o máximo que ela pode suportar...

Então o que influência o PIC do sinla, ou são as potências com a caixas, ou o aparelho de som que você está utilizando, já que estes que vão determinar a potência que será gerado o sinal, a função do PC, nesse caso, aí, seria apenas passar o sinal de áudio...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez obrigado, Rayke.

Resolvi o meu problema utilizando uma placa offboard. Porém, preciso ligar as saídas de audio frontais do gabinete, mas estou com dificuldades para indentificar onde ligar os cabos. Você poderia me ajudar, por favor? A minha placa é essa do link: http://www.waz.com.br/placa_som/genius_placasom_51_smvaluev2.php?codprod=611

Não tenho o devido conhecimento dos códigos impressos nos conectores e peço ajuda para não fazer besteira.

Estou no aguardo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mais uma vez obrigado, Rayke.

Resolvi o meu problema utilizando uma placa offboard. Porém, preciso ligar as saídas de audio frontais do gabinete, mas estou com dificuldades para indentificar onde ligar os cabos. Você poderia me ajudar, por favor? A minha placa é essa do link: http://www.waz.com.br/placa_som/geni...hp?codprod=611

Não tenho o devido conhecimento dos códigos impressos nos conectores e peço ajuda para não fazer besteira.

Estou no aguardo.

Obrigado.

jeffern, os conectores de aúdio frontal de seu gabinete, só podem ser ligados à sua placa mãe, placas de som off-board não oferecem suporte a esse tipo de ligação, portanto utilizando sua placa de som off-board, esse tipo de ligação não é possível...

Dj Rayke

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!