Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A diferença do Core 2 Extreme para o Core 2 Quad seria mais ou menos a diferença do Core 2 Duo para o Pentium D , ou seja, no Core 2 Extreme os 4 núcleos conversam entre sim internamente e o Core 2 Quad a comunicação do núcleo 1 e 2 com o 3 e 4 é feito externamente , e tambem o Core 2 Extreme seria um processador de 4 núcleos nativo enquanto o Core 2 Quad nao.... é essa a diferença, eu troquei algo....??? então o Core 2 Extreme é melhor que o Core 2 Quad???

Caso seja isso, então um Core 2 Duo tem desempenho melhor que o Core 2 Quad no caso o Core 2 Quad so seria superior ao Core 2 Duo em aplicativos que sejam otimizados para 4 núcleos, assim como acontece com o Pentium 4 e Pentium D, onde em aplicativos Single o Pentium 4 leva vantagem sobre o Pentium D ???

Abraço

Postado
A diferença do Core 2 Extreme para o Core 2 Quad seria mais ou menos a diferença do Core 2 Duo para o Pentium D
não... o extreme apenas significa que ele tem o multiplicador destravado e o preço mais alto de toda a linha... tecnologicamente eles são exatamente Core 2 Duo (no caso do X6800) e Core 2 Quad (no caso dos iniciados por QX)
ou seja, no Core 2 Extreme os 4 núcleos conversam entre sim internamente e o Core 2 Quad a comunicação do núcleo 1 e 2 com o 3 e 4 é feito externamente e tambem o Core 2 Extreme seria um processador de 4 núcleos nativo enquanto o Core 2 Quad nao.... é essa a diferença, eu troquei algo....??? então o Core 2 Extreme é melhor que o Core 2 Quad???
como eu disse acima, os QX (extreme de 4 núcleos) são exatamente Core 2 Quad... não são quad cores nativos e os núcleos não se comunicam todos entre si internamente... ele tem todas as características (e desvantagens citadas) do core 2 quad "não-extreme"... todos são feitos no modelo 2+2 onde os núcleos 1 e 2 só conseguem se comunicar com os núcleos 3 e 4 pelo fsb
Caso seja isso, então um Core 2 Duo tem desempenho melhor que o Core 2 Quad
sim (mas não pelos motivos que você citou), quando o programa não souber usar mais que 2 núcleos e o clock do Core 2 Duo for maior que o do core 2 quad
no caso o Core 2 Quad so seria superior ao Core 2 Duo em aplicativos que sejam otimizados para 4 núcleos
o mesmo se aplica nesse caso, se o Core 2 Duo tiver maior clock e a aplicação não conseguir usar os 4 núcleos do core 2 quad, o core 2 duo leva vantagem
assim como acontece com o Pentium 4 e Pentium D, onde em aplicativos Single o Pentium 4 leva vantagem sobre o Pentium D ???
o mesmo já se aplicava nessa época... se for um p4 com clock mais alto etc etc etc
Postado

Eu estou montando um PC para Games de ultima geração, musicas,fotos,videos,Internet...em fim um PC para tudo, no caso você recomendaria que eu pegasse um Core 2 Duo ou um Core 2 Quad???

E pegando um Core 2 Duo eu nao estaria me limitando apenas no presente, ja que jogos como Crysis ja usam os 4 núcleos do processador , e pegando um Core 2 Quad meu PC ja estaria mais pronto para o futuro, onde creio talvez que sera usado mais processadores de 4 núcleos do que 2....

O que você recomenda???

valeu

Abraço

Postado

tenho uma dúvida parecida porque estou querendo montar um micro também..

qual vocês recomendariam custo/benefício?

Processador Intel Core 2 Duo E6750 S775 2,66GHz FSB1333 4MB - BX80557E6750SLA9V - Box 559,00

Processador Intel Core 2 Duo E6850 S775 3GHz FSB1333 4MB - BX80557E6850SLA9U - Box 849,00

Processador Intel Core 2 Quad Q6600 S775 2,4GHz FSB1066 8MB - BX80562Q6600SLACR - Box 835,00

Postado

Processador Intel Core 2 Duo E6750 S775 2,66GHz FSB1333 4MB - BX80557E6750SLA9V - Box 559,00

Processador Intel Core 2 Duo E6850 S775 3GHz FSB1333 4MB - BX80557E6850SLA9U - Box 849,00

Processador Intel Core 2 Quad Q6600 S775 2,4GHz FSB1066 8MB - BX80562Q6600SLACR - Box 835,00

Como a tendência para o futuro é o processador multi core, no seu lugar se fosse possível financeiramente, eu pegaria o C2Q 6600.

Se estiver com orçamento apertado, fique com o C2D E6750 pelo custo - benefício. Fora que com um overclock você alcança o clock do E6850 que na minha opinião não vale o que custa.

• 2 meses depois...
Postado

Core 2 Dou E6850 é superior ao Core 2 Quad Q6600. eu recomendo o Core 2 Duo E6850 com clock de 3.0Ghz

• mês depois...
Postado

:muro:

Core 2 Dou E6850 é superior ao Core 2 Quad Q6600. eu recomendo o Core 2 Duo E6850 com clock de 3.0Ghz

Opa Opa, não é bem assim. Core 2 Duo E6850 não necessariamente é superior ao Core 2 Quad Q6600, reavalie sua resposta. :muro:

você precisa analisar quantidade de Core's, tamanho do cache, velocidade FSB, Clock, tendencias tecnológicas entre outros aspectos...

Abraço!

Postado

o que vale realmente e a finalidade da coisa:

processador pra jogos atuais: vai de DUO com o maior clock ou maior possibilidade de over pra chegar num de preço acima,etc..

processador para jogos futuros: vai de quad,que 4 núcleos rodando a 2,4 é melhor que 2 rodando a 3!

Postado

epa... tem bobagem rolando por aqui...

o core 2 extreme não é jamais um core 2 quad ou um core 2 duo com multiplicador destravado...

a linha core 2 extreme é toda de 45nm... enquanto os C2D e C2Q são de 65nm...

isso dá uma diferença considerável no desempenho... além disso a intel destrava o multiplicador pra galera overclockar cabulosamente o processador... e como ele é de 45nm ele esquenta muito menos que os C2Q e C2D

no entanto mesmo os QX alguma coisa são 2 core 2 duo juntos... assim como o core 2 quad... no entando o FSB (barramento externo) do core 2 quad é 1066 enquanto o C2E é 1333... a intel não tem nenhum processador de 4 núcleos independentes... e a comunicação entre o C2D e o outro C2D dentro do core 2 quad ou core 2 extreme é feita pela ponte norte em qq modelo de 4 núcleos da intel...

e por favor parem de falar que o core 2 Quad é um investimento para o futuro porque não é! A intel já tá tirando eles de linha e colocando a versão de 45nm Q9300 2.5ghz... deve chegar no brasil dentro de 1 ou 2 meses... veja aqui a matéria completa

a linha 8000 chegou para substituir a linha 6000 dos processadores core 2 duo... e a superioridade deles é absurda...

Postado
epa... tem bobagem rolando por aqui...

É, estou vendo.

o core 2 extreme não é jamais um Core 2 Quad ou um Core 2 Duo com multiplicador destravado...

Na verdade ele é. Claro que ele também é o topo de linha do momento em que é lançado.

a linha core 2 extreme é toda de 45nm... enquanto os C2D e C2Q são de 65nm...

Em ambos os casos existem muitas exceções.

a linha 8000 chegou para substituir a linha 6000 dos processadores Core 2 Duo... e a superioridade deles é absurda...

Sim, eles são superiores. Mas isso não significa que seja realmente compensador comprar um deles.

OBS: Micro da BC é complicado... não dá pra agüentar ver algo que eu escrevi e ter dificuldade para ler...

Postado

eu gostaria muito que você me falasse quais são as muitas exceções...

a ÚNICA exceção é o core 2 duo série 8000 (lançado em janeiro) e o core 2 quad série 9000 (lançado em fevereiro...)

e não ele não é um core 2 duo... tampouco um core 2 quad... é um core 2 extreme...

me cite um caso que compense comprar um E6000 e alguma coisa ao invés de um E8000 e alguma coisa... preço? huumm... nahh... to falando de desempenho...

~se não tiver nada de útil para falar... não se manifeste...

Postado

Henrique, só pra citar 2 exemplos mais conhecidos de Core 2 Extreme que não são feitos em 45nm: X6800 e X6700. A principal característica dos Core 2 Extreme é o multiplicador destravado. Se um processador não tem, não é um Core 2 Extreme. E como assim todos os C2D são feitos em 65nm se você mesmo tem um que é feito em 45nm?

Outra coisa, a superioridade dos novos C2D 45nm não é absurda. Óbvio que eles são melhores, mas pega por exemplo um comparativo entre um E6850 e um E8400 e você verá que a diferença não chega nem perto de ser absurda.

O Thiagolckurovski só fez afirmações corretas. você foi injusto com ele. Ele apenas te corrigiu.

Postado

pow fí... sinceramente pra mim ele não falou nada demais... chegou botando um monte de banca e não disse nenhuma informação útil...

bom... além desses 2 que você falou tem outros de 65nm tmb... mas não são os tops de linha...

sim, agora com a nova geração de C2D e C2Q, essa regra não se aplica mais... mas no geral é assim... todos os C2D e C2Q são de 65nm, exceto a série 8000 e a 9000...

já os C2E são uma bagunça...

bom, o melhor desempenho do 8400 em relação ao 6850 é de cerca de 11% em jogos e 7% nos demais aplicativos... realmente isso não é nada demais... mas quando eu digo que é absurdo, é porque um E6850 dificilmente vai chegar em 3.6 tá mais para 3.4ghz... enquanto tem neguinho colocando o 8400 a 4.5ghz com air cooler... cara um over desses não é normal...

• Membro VIP
Postado

Simplificando... Todos os 4000 e 6000 são 65nm e todos os 8000 e 9000 são 45nm independente se forem Core 2 Duo, Core 2 Quad ou Core 2 Extreme...

Postado

muito obrigado eduardo.... tava na hr...

para programas otimizados para MAIS de 2 nucles: Core 2 Quad (normalmente quase 2 vezes mais rápido que um Core 2 Duo de mesmo clock.. por mais alto que o clock do c2d seja, dificilmente tira essa diferenca)

para programas otimizados para ATE 2 núcleos: o de maior clock vence

extreme edition: a unica diferenca deles pra o resto de sua geração e o mult. do clock destravado... os extreme 6XXX so tem isso (alem de altos clocks) se comparados aos c2d 6XXX... o mesmo vale para os extreme 8XXX e 9XXX e os core 2 duo 8XXX e futuros c2q 9XXX....

resultado: como a tendencia mundial e cada vez mais profgramas conseguirem gerir 4 núcleos simultaneamente, fico com os C2Q que terao desempenho suficiente para qualker coisa hj em dia e serao mais eficientes que todos os dualcore no futuro

Postado

a ÚNICA exceção é o core 2 duo série 8000 (lançado em janeiro) e o core 2 quad série 9000 (lançado em fevereiro...)

He he he, isso foi engraçado. A "ÚNICA" exceção são duas! :lol:

e por favor parem de falar que o core 2 Quad é um investimento para o futuro porque não é! A intel já tá tirando eles de linha e colocando a versão de 45nm Q9300 2.5ghz... deve chegar no brasil dentro de 1 ou 2 meses...

Quando se diz que o Q6600 é a melhor opção para o futuro, a comparação é com algum core 2 duo, como o 8400, por exemplo. Em relação a ele, é um melhor investimento para o futuro. Se eu fosse comprar um processador hoje pensando em ficar com ele um bom tempo, ou seja, pensando no futuro, seria o Q6600, e não o 8400.

Agora se vale a pena ou não esperar mais algum tempo, um mês ou dois, a chegada aqui do 9300, é outra história. Sempre haverá um processador mais moderno prestes a ser lançado. Esperar um ou dois meses sempre vai significar, no mínimo, que você vai comprar o mesmo que antes só que por menos dinheiro, e algumas vezes algo melhor pelo mesmo dinheiro de antes.

[]s

• 2 semanas depois...
Postado

Ok Ok...

depois dessa briga toda o que tem um custo-beneficio melhor?

Um C2Q ou um C2D?

Eu comprei um C2Q 6600 e to achando ele excelente, mas fiz bobagem e deveria ter comprado um C2D das séries mais avançadas?

(não acho que o extreme tenha um custo-beneficio bom porque olhei o preço dele no mercado livre e não achei por menos de 2.700 R$)

Postado

Fredao,

Pra jogos é melhor o E8400 disparado ...

Isso não quer dizer que o quad é ruim mas pelos testes que vi pela internet, pra games o E8400 está se saindo melhor.

Postado
Fredao,

Pra jogos é melhor o E8400 disparado ...

Isso não quer dizer que o quad é ruim mas pelos testes que vi pela internet, pra games o E8400 está se saindo melhor.

Não é disparado tb, um Q6600 perde em geral por poucos frames em relação ao E8400, e no caso do Supreme Commander, onde há aproveitamento de 4 núcleos o Q6600 mesmo com clock menor ganha em desempenho, só pra você ter uma ideia do "futuro" dos games.

Postado

Em relação as estas opções, considerando o Custo/Benefícío, qual seria o melhor para jogos?:

*Core 2 Duo E8200: R$ 499,00

*Core 2 Duo E8400: R$ 560,00

*Core 2 Quad Q6600: R$ 610,00

Postado

Eu ficaria com o e8400,nao pegaria um processador de 65nm como o q6600.Todo mundo fala pega os Quads pensando no futuro...No momento os C2D sao a melhor opção para jogos.E no futuro com certeza nao serao os quads...Talvez sejam os hexas,octas...:(

Postado

pensei entre um q6600 e um e8400 mesmo preço.optei por pegar um q6600 e over de 2,4 para 3,4GHz.so fiquei por 3,1 por enquanto porque o cooler é o stock(vagabundo).

olha isso: http://www.tomshardware.com/forum/248327-28-overclocked-q6600-e8400-compared-benchmarks-included

e convenhamos de 60 frames pra 70 frames qual o ganho pratico?absolutamente nehum!

vai de quad,mas so se for pra fazer um over nele,seao vai de e8400 mesmo.

Postado
Eu ficaria com o e8400,nao pegaria um processador de 65nm como o q6600.Todo mundo fala pega os Quads pensando no futuro...No momento os C2D sao a melhor opção para jogos.E no futuro com certeza nao serao os quads...Talvez sejam os hexas,octas...:(

Realmente essa é uma grande observação: No futuro não serão os Quads, provavelmente serão os hexas... e por ai vai.

Esse é um problema extremamente chato: O que hj é caro, amanhã é barato. O que hj tem bom custo/benefício, amanhã não vale mais nada. E o que hj já é considerado fraco, amanhã vira motivo até de piada. É a velocidade da evolução tecnológica. Mas tudo tem seu lado bom, afinal, hj temos um grande prossedador e amanhã teremos um muito melhor!!! Putzzzzz...

Acho que não dá pra pensar em algo a longo prazo, apenas de curto a médio prazo. A não ser pra quem tem dinheiro de sobra...

Agora estou numa situação:

Vi no mercado livre:

*Core 2 Duo E8200: R$ 499,00

*Core 2 Duo E8400: R$ 560,00

E tenho um amigo que está me vendendo um Q6600 por R$ 550,00, ou seja, mais barato que o E8400. Nessa situação, o que vale mais a pena. Lembrando que quero um processador para jogos, mas não vou fazer overclock.

Outra: A diferença entre o E8200 e o E8400 é grande em termos de desempenho?

Postado

A diferença entre o e8200 eo e8400 é pouca mais ficaria com o e8400.Na sua situaçao eu pegaria o quad(se for novo,nao gosto de coisas usadas),mais para jogos ainda prefiro o C2D.

• 8 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!