Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa comprar uma HD2600XT ? [FECHADO]


Wesley Marcello

Posts recomendados

Por isso me apaixonei por forum, argumentos diferentes mas ótimos argumentos sem dúvida, poderia me esclarecer uma coisa Evandro Xita ? Você disse que com a melhora dos drivers a HD2900XT GDDR3 se aproximou da 8800GTS, pelo que vi no teste daqui no CDH logo no lançamento ela já era superior então se os drivers melhoraram ela está mais superior ainda, crossfire de duas HD2900XT GDDR4 para se aproximar de uma 8800Ultra ? essa eu pago pra ver, dizer que uma 8800Ultra é melhor que uma HD2900XT GDDR4 apesar da segunda ter clocks bem maiores eu até acredito. Agora uma pergunta sem maldade: Você tem um ou mais links de testes da HD2900XT GDDR4 ? Gostaria muito de ver o desempenho dela, referente a HD2600XT x 8600GT eu tenho um amigo que tem uma 8600GT mas ele não se liga em testes e etc. vou tentar convence-lo a trocarmos de VGA por 1 dia para mim mesmo fazer testes, sou imparcial e se eu constatar que a 8600GT é melhor vou voltar a postar aqui dizendo isso sem problema algum porquê não tenho nada contra a Nvidia, agora se nesse teste eu notar o que já acho agora que a HD2600XT é melhor vou postar também mas ninguém vai acreditar, o fanatismo pela Nvidia do pessoal vem a tona (dessa vez não estou falando de você), é bom trocar idéis com pessoas que entendem do assunto assim como você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você puder fazer isso seria uma boa, eu acredito muito mais em testes de pessoas próximas do que de sites (ei Tenório, não desconsidero o que você diz meu caro !)

Clock não define tudo, cada vez mais a gente vê que a dita arquitetura é que manda.

Testes saindo:

CF de 2900XT

http://www.guru3d.com/article/Videocards/432/

2900XT 1 GB

http://www.techreport.com/articles.x/12956

Bem, não lembro quando que o Gabriel testou a placa, mas não foi de cara que ela passou a 8800GTS com filtros (nessa categoria filtro é obrigatório), demorou um pouco e esse comparativo saiu no fudzilla:

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1744&Itemid=40

Ser melhor depende do jogo em questão, quanto mais amplo o teste mais relativo é o resultado, porque sempre tem um bug de driver..

A gora que conseguirem alterar o algoritmo de AA bem as HD vão mostrar a que vieram, mas ele tem que ser melhorado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Evandro Xita sei que você não tem nada a ver com esses testes mas vamos concordar, os dois são absolutamente RIDÍCULOS! e um acaba mostrando a falta de credibilidade do outro, acompanhe meu raciocínio: no teste do primeiro link usando um corossfire da HD2900XT GDDR3 deu empate contra uma 8800Ultra, alguns a HD2900XT crossfire melhor e outros a 8800Ultra melhor, o que na minha opnião já é absurdo mas tudo bem, já no segundo teste um crossfire da HD2900XT GDDR4 é pior que uma só HD2900XT GDDR4!!! Como duas placas somando potência podem ser piores do que uma só da mesma ? Isso é irracional!!! Seria a mesma coisa eu comprar mais uma HD2600XT, colocar em crossfire e ter meu desempenho reduzido. Isso não existe, já vi que a mídia está toda do lado a Nvidia e só há 1 maneira de saber o desempenho de verdade, comprando as placas e fazendo os testes, pois caso contrário a ATI pode lançar uma HD9999 com 1024Bits que mesmo assim a 8800 vai ser melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ridículo ??

Rapaz, são dois dos melhores sites do mundo.

Absurdo porque o CF ser empatado com a 8800 Ultra ?

É absurdo como precisa-se de duas 2900 pra diminuir o efeito da falta de TMUs.

Nada de anormal no CF ser pior, essas coisas não funionam só com hardware, e o driver não funciona exatamente igual na 512 MB e na 1 GB, portanto precisa-se de ajustes pra cada placa.

Isso existe, o Marin quando era beta tester do Crysis usava só uma VGA porque em SLI o desempenho caía, isso ele me mostrou.

A mídia não está do lado da Nvidia, a Nvidia que tem as melhores placas, a AMD tem as boas e baratas.

A mídia e o mercado estão babando na 3850, desempenho médio/alto e preço/consumo baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato de serem os maiores não significa que estão isentos de erro ou de manipulação, a Intel nunca errou ? A Microsoft nunca errou ? Essa segunda é o maior exemplo, tenta a todo custo mostrar vantagens de desempenho do Vista sobre o XP para forçar a migração quando na verdade essa vantagem ainda não existe, existe sim é uma desvantagem, veja que eu não estou me referindo a segurança, beleza ou coisa do tipo, me refiro a desempenho, rapidez, FPS e nisso o Vista deve pro XP sem sombra de dúvida. Engraçado, no mesmo teste que duas HD2900XT tiveram menos desempenho que uma só HD2900XT quando a 8800Ultra usou o SLI quase dobrou o desempenho, por que será né ? a Nvidia tem sim as melhores placas assim como a Intel tem os melhores processadores o que AMD sempre fez e deve continuar fazendo é trabalhar em cima do custo benefício, hora ou outra ela acaba fugindo dessa regra mas não perdendo essa linha. Crossfire perde desempenho, SLI dobra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer um teste, baixei o catalyst 7.12 agora completo com o catalyst control center e tudo, antes eu havia instalado apenas o 7.12 em cima do 7.11. Agora obtive uma pontuação ainda melhor nos testes que fiz, todos em 1024x768 para acompanhar o teste daqui do CDH onde a HD2600XT perdeu em todos para 8600GT, o hardware usado é o PC da assinatura, com Windows XP professional SP2, Catalyst 7.12 completo.

3DMark2001SE - 23464

3DMark2001SE AA4x - 16005

3DMark03 Professional 3.6 - 15098

3DMark03 Professional 3.6 AA4x - 7376

3DMark05 Professional 1.3 - 10476

3DMark05 Professional 1.3 AA4x - 8033

3DMark06 Professional 1.1 - 6202

3DMark06 Professional 1.1 AA4x - 4184

No primeiro teste que fiz com o 3DMark06 usando o catalyst 7.6 fiz 5500 pontos agora com o 7.12 fiz 6202 pontos, melhora em torno de 12%, vou fazer ainda mais testes e editarei esse post para colocar os resultados, gostaria de saber como faço para postar print das telas com todo o detalhamento do teste para que se alguém que tiver uma 8600GT possa fazer o mesmo, e se eu conseguir pegar uma 8600GT também possa postar os resultados dela, e que possamos retirar a pontuação do processador e comparar somente a pontuação das placas, alguém pode me ajudar ? E outra coisa, eu tenho o Quake 4 e o path 1.3 dele só não sei como usa-lo para teste, eu vi aqui no CDH um artigo mostrando como fazer isso mas não consigo entrar no console para digitar o comando de rodar o demo, se alguém souber e puder me aludar, mesmo sabendo que a Nvidia é melhor em OpenGL eu quero fazer esse teste entre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu SO já está meio carregado e meu HD de 250GB tem só 20GB livre, antes de fazer novos testes vou esvaziar-lo e instalar um novo SO, conversei há alguns dias pelo MSN com um colega do Paraná daqui do forum que tem uma 8600GT, como prova que ela é melhor que a HD2600XT ele disse que roda Crysis 1280x800 no máximo com uma média de 35FPS!!! Se isso for verdade eu digo agora que a 8600GT é muuuuuito melhor que a HD2600XT e nem discuto mais sobre o assunto, mas convenhamos né... Enfim, só vou me convencer de qual é melhor depois que eu mesmo testar uma 8600GT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste mais atual (ou menos velho) em Dx10: http://www.xbitlabs.com/articles/video/display/dx10-part2_16.html

Pra mim só comprova o que eu sempre falei: 2600XT seja ela qual for é um fracasso. não ganha de forma convincente nem sendo uma GDDR4 contra uma 8600GT stock.

Em primeiro lugar foram testados 3 jogos em DX10, a HD2600XT ganhou em 2 e no 3º que perdeu a diferença não chegou a meio FPS - segundo: sempre vão existir jogos em que uma será melhor que a outra, quake 4 por exemplo eu nunca vi a ATI ganhar da Nvidia - Terceiro: o único driver da ATI até agora que realmente apresentou melhora no desempenho como eu disse foi o 7.12 e esse não foi o driver usado no teste - Quarto: se os drivers da Nvidia melhoraram tanto assim como você disse por que a 8600GT não deu a mesma surra que deu no teste daqui do CDH ? Eu mesmo já postei meus resultados que mesmo com um PC inferior ao usado no teste do CDH a minha pontuação foi melhor o que mostra que os drivers deram essa melhoria e ainda podem dar mais, já no caso da Nvidia desde os primeiros testes tinha um bom driver, agora você dizer que ela não ganha de forma convincente já é uma evolução, antes você dizia que ela era bem pior que a 8600GT, a HD2600XT está no meio da 8600GT e da 8600GTS, como eu já disse, o melhor custo benefício é da 8600GT mas ela não é melhor que a HD2600XT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

2900XT melhor que a 8800 Ultra? Putz, cada coisa que sou obrigado a ler. A 8800 Ultra está sozinha no topo sem concorrente nenhum, isso é fato e contra fato não há argumentos.

Nesse teste vemos a surra que a 2900XT leva da GTX, ainda mais no uso com filtros.

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=2207&pageid=2244

Na minha opinião um dos testes mais imparciais que ja vi, pois não usaram em nenhum momento os 3dmark, onde os resultados são tendenciosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2900XT melhor que a 8800 Ultra? Putz, cada coisa que sou obrigado a ler. A 8800 Ultra está sozinha no topo sem concorrente nenhum, isso é fato e contra fato não há argumentos.

Nesse teste vemos a surra que a 2900XT leva da GTX, ainda mais no uso com filtros.

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=2207&pageid=2244

Na minha opinião um dos testes mais imparciais que ja vi, pois não usaram em nenhum momento os 3dmark, onde os resultados são tendenciosos.

Tem razão, a 8800Ultra é a melhor, eu vi uma opnião do nosso amigo Evandro Xita num outro tópico que me deu a entender que num teste a HD2900XT ganhou da 8800Ultra mas ele mesmo me esclareceu que se tratava de um crossfire com 2 HD2900XT e mesmo assim ganhou en alguns e perdeu em outros para 1 única 8800Ultra, nunca procurei saber nada das placas TOP pois elas estão muito além da minha realidade,eu nem discuto sobre a 8800Ultra pois não sei nada sobre ela, apenas seus clocks, o curioso nesse teste é que a HD2600XT está com 2000MHZ na memória quando na real ela tem 2200MHZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos colocar alguns fatos na mesa:

HD2600XT tem uma arquitetura muito falha, apesar de possuir especificações declaradas muito grandes, tem desempenho não linear à suas especificações.

a HD2600XT tem grandes deficiências em aplicações de AA e aplicação massiva de texturas, não devido à problemas com drivers, mas devido à falha de hardware, a HD2600XT tem um déficit muito grande de unidades de tratamento de textura (TMUs) e unidades que trabalham o AA, os ROPs.

Ainda para piorar a história, a HD2600XT não trabalha com ROP-AA, trabalha com SP-AA, que usa os Stream Processors para trabalhar o AA, a placa ja não possui uma arquitetura muito boa, e ainda usa suas unidades de processamento para tratar a imagem. Por isso a perda tão grande de performance com AA.

Esses foram só uns esclarecimentos gerais!

Agora, comparando com a 8600GT, o argumento mais usado é de que as HD2600XT possuem performance melhor em DX10, mas o que mais me intriga é que em geral os testes de jogos em DX10 foram feitos com drivers velhos, vamos voltar um pouco no tempo, alguém aqui se lembra como poucos meses atrás os drivers da nVidia eram tão ruins no Windows VISTA e os da AMD eram tão ótimos? Creio que o mínimo que devem fazer é se lembrar disso antes de criticar a performance da 8600GT em DX10, a série 8 teve um acréscimo de desempenho muito grande, não adianta comparar performance com base em drivers antigos, a 8600GT tem SIM mais força bruta que a HD2600XT, independente do cenário (DX9 ou DX10), e para piorar as coisas, ela não consegue performance satisfatória com AA. Enquanto a 8600GT possui a nova arquitetura de AA da série 8, grandes resultados (qualidade de imagem fenômenal) com performance satisfatoriamente grande!

Eu diria que hoje em dia comprovadamente a performance da 8600GT é maior, independente da situação, e eu gostaria de fazer umas considerações, os cenários onde a HD2600XT ganhava em DX10 eram realmente desprezíveis, os testes eram feitos em qualidade média em geral, com isso, acabava desligando qualquer efeito do DX10, e o mais ridículo de tudo é que nem nessas condições a HD2600XT tinha performance satisfatória, ela ganhava da 8600GT, mas se falarmos em testes onde o resultado é 10fps para uma e 15 para a outra, não adianta comparar, quem joga a 15fps? Sinto muito, eu não acho que alguém consiga jogar nessa velocidade, é praticamente um slideshow, e o pior de tudo é que não passa dos efeitos que você já vê em DX9.

Outra coisa, muitos atualmente estão apostando que com drivers mais novos as HDXXXX vão passar suas correspondentes da série 8, bem, isso ja virou lenda, quem fica dependente de drivers novos acaba ficando parado no tempo, a nVidia e a AMD evoluem os drivers da mesma forma, ambas possuem acréscimos muito semelhantes de performance, não adianta esperar milagres!

Essas são as considerações mais óbvias que eu gostaria de expor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marin gostei de seu esclarecimento, deu pra entender o porquê de algumas coisas na placa HD2600XT, como eu havia dito ao nosso amigo Evandro Xita eu não vou mais fazer teste algum para postar aqui e tentar defender a ATI mesmo porquê não sou advogado deles. Não tenho conhecimento técnico ao nível de debater com você, então mesmo repeitando e entendo alguns pontos devo me voltar um pouco a prática para compreender melhor: Referente a arquitetura precária da HD2600XT eu concordo pois já vi outras pessoas falarem mas meio por cima, porém se compararmos um processador AMD com um processador Intel podemos dizer que o primeiro em relação ao segundo tem arquitetura precária, pelo menos ao meu ver, um exemplo simples: na época do Athlon XP a AMD usava a PR que era um indicativo de poder comparado ao rival Intel, um Athlon XP 2800+ tem performance muito semelhante (pra não dizer igual) a um Pentium 4 2.8, ganha em alguns testes, perde em outros mas a diferença de ambos raramente ultrapassa 5% todos os testes que vi apontavam isso, mas o Athlon XP 2800+ tem um clock de 2250MHZ e um cache L2 de 256k enquanto o Pentium 4 tem um clock de 2800MHZ e um cache L2 de 512k, na teoria o Pentium 4 2.8 é melhor mas na prática eles são iguais. Agora acho que a AMD usa o PR de forma diferente mas antes era assim. Respeito muito seu conhecimento técnico e agradeço a forma educada que se expressou, outras pessoas já chegam esculachando quando acham que sabem um pouco mais, porém comparando resultados de meus testes com AA e sem AA com alguns que vi no lançamento da HD2600XT hoje os meus são bem melhores, apesar de eu ter uma máquina inferior aos testes de todos os sites, e não é só isso, comparando meus testes com quem tem uma 8600GT ainda sim os meus resultados são melhores como eu citei em outro tópico, uma coisa que percebi é que nos primeiros testes que vi em DX10 a HD2600XT ganhava com certa folga da 8600GT já nos testes mais recentes estão muito próximas, mas o contrário também já aconteceu, os testes feitos no lançamento da HD2600XT onde ela levava uma surra da 8600GT hoje me baseando pelos meus testes a HD2600XT não só melhorou como está a frente da 8600GT e isso só aconteceu com o último Catalyst 7.12 antes eu havia testado todos, o 7.6, 7.7, 7.8,7.9, 7.10 e 7.11 e não apresentava melhoria entre um e outro, eu só discuto ainda quando dizem que a 8600GT é melhor porquê minha experiência própria e meus testes pessoais não mostram isso, se eu visse que meus testes estavam abaixo da 8600GT eu não teria como discutir. O que eu gostaria de perguntar para você é o seguinte: Será que a ATI não usou uma estratégia diferente na série HD ? Por exemplo, fazer um hardware que a primeira vista pode parecer inferior técnicamente mas usar esse mesmo hardware de forma diferente, seja isso através de drivers talvez para competir com sua concorrente, como foi o Athlon XP, no papel inferior na prática igual, e talvez seu hardware tenha ficado pronto antes de um software que tire proveito dele satisfatóriamente estivesse pronto simultâneamente, eu vi um teste onde 2 Geforce 8800Ultra em SLI dobraram a potência e no mesmo teste duas HD2900XT em crossfire tiveram menos potência que uma HD2900XT sozinha, só pode ser driver, o que aponta que a Nvidia tem drivers melhores que sua concorrente e isso interfere diretamente no desempenho, claro que a tendência dos drivers tanto da Nvidia e da ATI são melhorarem mas como eu acredito que no lançamento da HD2600XT a concorrente dela a 8600GT já tinha bons drivers essa segunda não vai melhorar tanto mas a primeira tende a melhorar como eu já presenciei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você não fizer o teste não poderemos tirar outra conclusão a não ser a que observamos em outros reviews.

AF não pesa mais desde a série 6, AA sim, continua baixando o desempenho quando ativado.

Não tem muito o que acrescentar depois do post do Marin, sabendo quem ele é tem muito mais por baixo disso, quem sabe ele coloca..

A ATI lançou o que podia lançar mas ainda estava precário em vários aspectos, ela não tinha como ficar sem concorrer porque teria mais problemas financeiros.

A tática deles deu certo em um certo ponto: preço baixo.

E ainda tem funcionado principalmente com os OEM, isso tem rendido uma grana e recuperação de market share, além do UVD que nos países desenvolvidos é argumento de venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tuti21...Qual é a sua 2600xt é o modelo gddr3 ou gddr4? Se for o gddr4 me passa os FPS dela em games como o TDU e CoD4...Quero ver se é muita diferença pra minha Gddr3. Outra, não adianta discutir aqui...Já fiz isso em outros topicos, coloquei testes e reviews que mostram que até a minha gddr3 é ainda um pouco melhor que a 8600gt em stock...eu peguei 3 placas, a 8500gt, 8600gt e 2600xt gddr3, fiz os testes na epoca no meu sempron, optei pela 2600xt por ser 50 reais mais barata e ter uma performace um pouco melhor que a 8600gt. Aqui o pessoal é fanboy da nvidia, nem adianta discutir, quando tive a 9200SE o povo aqui falava que a fx5200 era melhor por possuir o shader 2, mas nem potencia ela tinha pra usar ele...quando comprei a 9550 mais uma vez o povo falou que a fx5500 era melhor, so que a 9550 simplesmente surrava a fx5500. Depois da 9550 fui pra 2 nvidias, a 6800xtreme que tenho até hoje e adoro ela e depois dela a 7900gs que so me deu dor de cabeça devido ao aquecimento elevado e ao fato de não ter HDR+AA .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenório meu caro, eu não vi esses testes, se você puder coloca-los aqui eu ficarei contente em ver que as coisas mudaram, porque dos testes que eu vi a XT GDDR4 é muito pouca coisa mais rápida que a GDDR3 e ainda sim ficam atrás da 8600GT.

http://www.guru3d.com/article/Videocards/440/

http://www.techreport.com/articles.x/12843/1

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3023&p=1

Aliás, se puderem fazer um tópico review da 2600XT..

http://forum.clubedohardware.com.br/avaliacoes-placas-video/491822

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://forum.clubedohardware.com.br/over-desempenho-8600gt/457220?highlight=2600xt

Esse topico aqui...da uma olhada nele...tem alguns testes da 2600xt e 8600gt. Não sou fanboy da ATI...aliais até adorei a 8500gt que inclusive estou comprando uma para o meu irmão...mas a 8600gt não é nunca melhor custo X beneficio do que a 2600xt ddr3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquele teste alemão, me lembro dele, realmente nele o desempenho da XT está melhor mas elas ainda ficam muito próximas.

É de 28/6, não muito distante dos outros testes que saíram, mas o driver que eles usam é um catalyst estranho.. (ATi Catalyst 8.38.9.1 RC1)

Um teste mais recente do mesmo site

http://www.computerbase.de/artikel/hardware/grafikkarten/2007/test_sparkle_calibre_geforce_8600_gt_512_mb/

Mas que não informa os drivers que usaram mantém a GT na frente (a normal tb tá no teste)

Com seu fornecedor é assim, mas no geral o povo enfia a faca nas ATI, dá pra achar fácil a 8600GT Fatal1ty a 450 mangos, mas 2600XT sai um pouco mais caro e nem é versão com over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também concordo com o Xita, a diferença de preço que o mercado oferece aqui no Brasil coloca as ATI da séria HD de fora do custo benefício em boa parte das vezes, raramente se acha preço em conta. Mas em relação a desempenho a 2600XT também é um placa muito boa.

Xita...Essa Sparkle Calibre GeForce 8600 GT é linda!! A mais legais que já vi até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem... aminha fx5200 ja me encheu o saco...

to investindo 439reais numa hd2600xt ddr3 256mb 128bit agp... para mim foi o melhor custo beneficio levando em conta que a loja e aqui pertinho da minha casa... :)

e tambem vai demorar para que eu migre para uma placa PCI... ate porque meu processador e 939... dai vai ser uma facada de vez... então ja que alem de jogo eu trabalho com edição de video, 3d max e combustion... peguei ela. Vamos ver no que da, quando estiver com ela eu falo aqui o que acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!