Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como tornei útil um estabilizador!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Os dois leds dai estão fadados a queimar rapidamente. Note, de nada adianta colocar um zener de 15 Volts em paralelo com o led. A tensão led é menor e será mantida ai após o resistor de 1k essa tensão do led..

A corrente do led será praticamente 127V/(2 x 1000) = 63 mA, cerca de 3 vezes mais a indicada papa o led. Vai torrar logo logo.. Coloque um resistor de 6k8  e tire o zener, não está servindo para nada.. O resistor vai aquecer bastante, seria bom colocares um de 5 Watts de fio

 

Quanto aos indutores coloque aquilo que couber de um fio adequado para a corrente pretendida..  Não é muito importante o valor desse indutor pois as frequências que se quer separar são muito distantes uma da outra (60 z e 100.000 Hz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Os dois leds dai estão fadados a queimar rapidamente. Note, de nada adianta colocar um zener de 15 Volts em paralelo com o led. A tensão led é menor e será mantida ai após o resistor de 1k essa tensão do led..

A corrente do led será praticamente 127V/(2 x 1000) = 63 mA, cerca de 3 vezes mais a indicada papa o led. Vai torrar logo logo.. Coloque um resistor de 6k8  e tire o zener, não está servindo para nada.. O resistor vai aquecer bastante, seria bom colocares um de 5 Watts de fio

 

Quanto aos indutores coloque aquilo que couber de um fio adequado para a corrente pretendida..  Não é muito importante o valor desse indutor pois as frequências que se quer separar são muito distantes uma da outra (60 z e 100.000 Hz)

 

você tem razao...  E se eu tirar o zener , no lugar do zener colocar o diodo 1N4007 em paralelo com led, manter o resistor de 1K e acrecentrar um capacitor de (330nF x 630v)?

Quanto aos indutores se colocasse 1 modo diferencial de 100uH e 1 modo comum de 10uH ia fazer alguma diferença? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você tem razao...  E se eu tirar o zener , no lugar do zener colocar o diodo 1N4007 em paralelo com led, manter o resistor de 1K e acrecentrar um capacitor de (330nF x 630v)?

Quanto aos indutores se colocasse 1 modo diferencial de 100uH e 1 modo comum de 10uH ia fazer alguma diferença? 

 

Pode sim colocar um diodo em anti paralelo ao led (ai ate pode tirar o diodo que liga ao resistor). Com o capacitor no lugar desse diodo que que podes tirar até podes reduzir valor do resistor que vai aquecer menos...

 

Com esses indutores o filtro ficará bom sim, não tem problema nenhum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim colocar um diodo em anti paralelo ao led (ai ate pode tirar o diodo que liga ao resistor). Com o capacitor no lugar desse diodo que que podes tirar até podes reduzir valor do resistor que vai aquecer menos...

 

Com esses indutores o filtro ficará bom sim, não tem problema nenhum...

Entendido faller :D  ;) a função desse capacitor de poliéster 330nF x 630v seria exatamente qual?

So nao sei como deixar o indutor de 2700 aL com 100uH ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendido faller :D  ;) a função desse capacitor de poliéster 330nF x 630v seria exatamente qual?

So nao sei como deixar o indutor de 2700 aL com 100uH ?

Ora.. 100 uH = 100.000 nano Henries

AlL= L / N x N

Onde L = indutância em nano Henries

AL você tem que e 2.700 Nano Henries

e N e o que desejas calcular, o numero de espiras

 

N = Raiz quadrada de L / AL

N = Raiz quadrada de 100.000 /2700

N = Raiz quadrada de 37

N = 6 espiras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ora.. 100 uH = 100.000 nano Henries

AlL= L / N x N

Onde L = indutância em nano Henries

AL você tem que e 2.700 Nano Henries

e N e o que desejas calcular, o numero de espiras

 

N = Raiz quadrada de L / AL

N = Raiz quadrada de 100.000 /2700

N = Raiz quadrada de 37

N = 6 espiras

Asim faller obrigado , kk é mesmo, estou cansado tava no trabalho :/

E eu tinha falado 100uH e 10uH so que é 10mH e 100uH ops!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pode sim colocar um diodo em anti paralelo ao led (ai ate pode tirar o diodo que liga ao resistor). Com o capacitor no lugar desse diodo que que podes tirar até podes reduzir valor do resistor que vai aquecer menos...

 

Com esses indutores o filtro ficará bom sim, não tem problema nenhum...

@faller fui comprar o capacitor poliester de 330nF x 630v nao achei, teria como substituir por outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pensei se tratar do capacitor do filtro de linha, nunca do led..

No caso do led, prefira algum valor de 150 a 330 nF..

 

Capacitores de  330nF são relativamente comuns e fáceis de se encontrar, veja ai:

http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-330nf-x-630v-330kpf330k334-p-4608.html

http://proesi.com.br/capacitor-poliester-2/capacitor-poliester-330nf-330k-630v-0-33uf-630v.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei se tratar do capacitor do filtro de linha, nunca do led..

No caso do led, prefira algum valor de 150 a 330 nF..

 

Capacitores de  330nF são relativamente comuns e fáceis de se encontrar, veja ai:

http://www.soldafria.com.br/capacitor-poliester-330nf-x-630v-330kpf330k334-p-4608.html

http://proesi.com.br/capacitor-poliester-2/capacitor-poliester-330nf-330k-630v-0-33uf-630v.html

Hm...eu vi esses sites mas pela taxa de entregue sai muito caro.. e n compensa @faller

No caso o led ira trabalhar somente em 110v e n em 220v, qual capacitor recomendado no caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tensão da rede = 110 Volts

Corrente do led = 10 mA

 

Reatância capacitiva = 110/0,01 Amperes = 11.000 ohms

 

Reatância capacitiva = Xc = 1 / (2 x pi x f x C)

 

C = 1 / ( 2 x pi x f x Xc)

 

C = 1 / ( 2 x 3,1416 x 60 x 11.000)

 

C = 1 / 4.146.902

 

C = 241 nFarads

Coloque um de 220 nF x 630V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tensão da rede = 110 Volts

Corrente do led = 10 mA

 

Reatância capacitiva = 110/0,01 Amperes = 11.000 ohms

 

Reatância capacitiva = Xc = 1 / (2 x pi x f x C)

 

C = 1 / ( 2 x pi x f x Xc)

 

C = 1 / ( 2 x 3,1416 x 60 x 11.000)

 

C = 1 / 4.146.902

 

C = 241 nFarads

Coloque um de 220 nF x 630V

@faller Entendi...

Abrindo alguma fontes achei esse capacitor x2

Informaçoes:

.22k275v~x2

carli mpx40/100/21

250v~

Ou seja esse capacitor é de 220nF ? e pode ser usado ao led?

n1fy.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá amigos, saudações a todos. Gostaria de parabenizar e agradecer todos, em especial ao Faller e ao Almeida, pela atenção e pelo constante aprendizado que vocês tem nos proporcionado aqui.
É o seguinte, também estou montando meu filtro de linha baseado, é claro, nos projetos apresentados aqui. E gostaria da ajuda de vocês. Lá vai:

Projeto somente com fase e neutro (não tenho aterramento).
Três varistores s20k230 com dois fusíveis termicos acoplados.
2 núcleos toroidais.
Capacitor C1 de 100nf 250v (X2).

Minhas dúvidas são:
1-Qual valor devo usar em c2 e c3? eles são realmente necessários nesse projeto? Poderia ser o mesmo valor de c1?
2-O circuito do Led é válido, ou preciso mudar ou acrescentar algum componente?
3-Devo ou posso acrescentar mais alguma etapa de filtragem?
4-Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a eficiencia desse filtro, mesmo sem o aterramento.

Desde já grande abraço a todos.

post-729246-0-91694200-1404690248_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtros passa baixa tem indutores como elementos série e capacitores como elementos paralelo. Sim os capacitores são importantes.

Seus valores podem ser calculados com formulário adequado ou calculadoras de filtro..

Do modo como está já tem uma topologia mais do que suficiente para excelente filtragem.. A maioria absoluta dos filtros de linha do mercado sequer tem todos esses estágios dai de filtragem.

Será um excelente filtro se bem dimensionado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não for pedir muito você poderia me ajudar a dimensiona-los. E quanto aos componentes do led? Obrigado.

Posso sim, tão logo eu recupere minha instalação de Windows (trabalho no MAC) que deu pau um dia desses e meu programa de calculo de filtros só roda em Windows..

Agora ando meio sem tempo para descobrir aonde guardei (ou escondi) meu CD do Windows para recuperar os arquivos que foram danificados ou sei lá o que, ao ate mesmo instalar de novo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso sim, tão logo eu recupere minha instalação de Windows (trabalho no MAC) que deu pau um dia desses e meu programa de calculo de filtros só roda em Windows..

Agora ando meio sem tempo para descobrir aonde guardei (ou escondi) meu CD do Windows para recuperar os arquivos que foram danificados ou sei lá o que, ao ate mesmo instalar de novo..

Alternativamente, se não me engano, você pode pegar uma ISO na internet (não crackeada/modificada) da sua versão do windows e colocar em um pendrive, usando o cd-key que veio com o cd e vai "continuar sendo original". (se for apenas restaurar o sistema, não precisa nem achar a cd-key)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alternativamente, se não me engano, você pode pegar uma ISO na internet (não crackeada/modificada) da sua versão do windows e colocar em um pendrive, usando o cd-key que veio com o cd e vai "continuar sendo original". (se for apenas restaurar o sistema, não precisa nem achar a cd-key)

Obrigado pela dica colega.. Será útil sim no momento que eu puder me dedicar a isso que agora, nesse momento, não é prioridade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Posso sim, tão logo eu recupere minha instalação de Windows (trabalho no MAC) que deu pau um dia desses e meu programa de calculo de filtros só roda em Windows..

Agora ando meio sem tempo para descobrir aonde guardei (ou escondi) meu CD do Windows para recuperar os arquivos que foram danificados ou sei lá o que, ao ate mesmo instalar de novo..

Posso sim, tão logo eu recupere minha instalação de Windows (trabalho no MAC) que deu pau um dia desses e meu programa de calculo de filtros só roda em Windows..

Agora ando meio sem tempo para descobrir aonde guardei (ou escondi) meu CD do Windows para recuperar os arquivos que foram danificados ou sei lá o que, ao ate mesmo instalar de novo..

Posso sim, tão logo eu recupere minha instalação de Windows (trabalho no MAC) que deu pau um dia desses e meu programa de calculo de filtros só roda em Windows..

Agora ando meio sem tempo para descobrir aonde guardei (ou escondi) meu CD do Windows para recuperar os arquivos que foram danificados ou sei lá o que, ao ate mesmo instalar de novo..

???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Nossa! Muito bom mesmo esse post sobre o estabilizador! Parabéns! E ótimas fotos também. Eu vi uns dispositivos a venda parecidos com isso que foi feito da marca Clamper - protetor dps. Alguém já testou, utilizou? Alguém recomenda? Na teoria parece proteger mesmo os aparelhos, mas alguém já teve a oportunidade de testar na prática? Desde já obrigado, se tiver essa informação e se o pessoal não conhecia... ficou sabendo do Clamper. Ainda não tenho toda essa habilidade em eletrônica para modificar um estabilizador, por isso o interesse nesse produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tensão da rede = 110 Volts

Corrente do led = 10 mA

 

Reatância capacitiva = 110/0,01 Amperes = 11.000 ohms

 

Reatância capacitiva = Xc = 1 / (2 x pi x f x C)

 

C = 1 / ( 2 x pi x f x Xc)

 

C = 1 / ( 2 x 3,1416 x 60 x 11.000)

 

C = 1 / 4.146.902

 

C = 241 nFarads

Coloque um de 220 nF x 630V

 

 

olá faller, posso usar esse capacitor da foto no filtro de linha entre fase e neutro? é um de .1K (pelo que vi equivale  a 100nF ou 0,1uF) eu tinha visto só dos amarelos,  existe dalguma dierença desse azul? qual o valor ideal pra usar em 110V, seria 100nF, 150nF ou 220nF? inclusive tenho uma fonte aqui que possui o espaço para esse capacitor e eu ja queria soldar direto nessa fonte. obrigado.

 

IMG_2306.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!