Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como tornei útil um estabilizador!


Posts recomendados

Estava pesquisando.

Descobri que o fio de cobre esmaltado de 20AWG suporta corrente maxima de 9 amperes. Esta certo?

Em uma tensão de 220V posso ter uma carga maxima de 1980W?

Como a frequencia da rede eletrica e de 60Hz, queria abaixar a frequencia de corte para perto dos 468Hz que e a terceira oitava. Creio que nao tem problema desde que nao altere a frequencia fundamental.

Como posso fazer o filtro butterworth de 5ª ordem.

Preciso recalcular os capacitors e indutores, mas como faço isso?

Quero usar um fio esmaltado mais grosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pesquisando.

Descobri que o fio de cobre esmaltado de 20AWG suporta corrente maxima de 9 amperes. Esta certo?

Em uma tensão de 220V posso ter uma carga maxima de 1980W?

Como a frequencia da rede eletrica e de 60Hz, queria abaixar a frequencia de corte para perto dos 468Hz que e a terceira oitava. Creio que nao tem problema desde que nao altere a frequencia fundamental.

Como posso fazer o filtro butterworth de 5ª ordem.

Preciso recalcular os capacitors e indutores, mas como faço isso?

Quero usar um fio esmaltado mais grosso.

Fera, o que você entende por alterar a frequência fundamental?

O Butterworth é um passa-baixas, mas se você quer colocar potência ai no meio eu sugeriria a topologia de Cauer, procura na Wikipedia que tem.

Mas fera, pra que isso? Implementar uma onça dessa não é nada simples, e eu nunca vi isso pra filtros de EMI, se é essa a sua intenção, penso eu que seja.

E cuidado com os valores das indutâncias, você vai precisar de duas e talvez elas fiquem meio grandes, dada as correntes que vão circular ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estava pesquisando.

Descobri que o fio de cobre esmaltado de 20AWG suporta corrente maxima de 9 amperes. Esta certo?

Em uma tensão de 220V posso ter uma carga maxima de 1980W?

Como a frequencia da rede eletrica e de 60Hz, queria abaixar a frequencia de corte para perto dos 468Hz que e a terceira oitava. Creio que nao tem problema desde que nao altere a frequencia fundamental.

Como posso fazer o filtro butterworth de 5ª ordem.

Preciso recalcular os capacitors e indutores, mas como faço isso?

Quero usar um fio esmaltado mais grosso.

Resultado desse teu desejo...

-Indutores enormes, com fio grosso;

-Capacitores caros e grandes;

-Slope de queda (quinta ordem) totalmente desnecessário para o que se destina;

-Elimina RFI/EMI aonde elas nem existem ou sonham um dia aparecer.

Fosse você ficava com um filtro de menor ordem e de freqüência de corte mais elevada..

Para cálculo de filtros: http://www.filter-solutions.com/

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando disse sobre alterar a frequencia, queria fazer referencia a amplitude da frequencia fundamental. Não sei o efeito causado, mas deve mudar alguma caracteristica. Alguem se habilita a testar? rsrs

Sobre a quantidade de corrente.

Pretendo montar uma central de AC que nada mais e do que uma caixa com varias tomadas para centralizar as conexoes eletricas de um pequeno sistema de sonorização. Cada tomada possui disjuntor proprio. Como aqui em Goias a tensão e 220V e meu rack de equipamentos e mesa de som sao importados e operam em tensão de 115V vou precisar de tomadas desta tensão tambem.

Resumindo a novela.

Em audio profissional não posso ter ruido de forma alguma, então ai entra os filtros na central. Pretendo colocar 2 filtros com proteções um apos o transformador que ira fornecer 115V e outro para as tomadas 220V.

Nas tomadas de 220V serão ligados teclados, pedaleiras, interfaces, notebooks, amplificador de fones de ouvido e por ai vai... por isso quero que suporte uma corrente maior. A frequencia de corte nem precisa descer, acho que ja estou indo longe demais...

Mesmo com essas proteções na central de AC, terei um condicionador de energia no meu rack (Pentacustica ou Furmman).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando disse sobre alterar a frequencia, queria fazer referencia a amplitude da frequencia fundamental. Não sei o efeito causado, mas deve mudar alguma caracteristica. Alguem se habilita a testar? rsrs

Sobre a quantidade de corrente.

Pretendo montar uma central de AC que nada mais e do que uma caixa com varias tomadas para centralizar as conexoes eletricas de um pequeno sistema de sonorização. Cada tomada possui disjuntor proprio. Como aqui em Goias a tensão e 220V e meu rack de equipamentos e mesa de som sao importados e operam em tensão de 115V vou precisar de tomadas desta tensão tambem.

Resumindo a novela.

Em audio profissional não posso ter ruido de forma alguma, então ai entra os filtros na central. Pretendo colocar 2 filtros com proteções um apos o transformador que ira fornecer 115V e outro para as tomadas 220V.

Nas tomadas de 220V serão ligados teclados, pedaleiras, interfaces, notebooks, amplificador de fones de ouvido e por ai vai... por isso quero que suporte uma corrente maior. A frequencia de corte nem precisa descer, acho que ja estou indo longe demais...

Mesmo com essas proteções na central de AC, terei um condicionador de energia no meu rack (Pentacustica ou Furmman).

Cara, quando o sistema é profissional, geralmente é bem decente. E bixo, transientes existem em qualquer lugar do mundo.

Essa onça ai certamente já tem um filtro dentro, abra pra dar uma olhada.

Cuidado com essa paranóia de ir pendurando proteção e filtro em tudo que você liga, você pode estar desperdiçando dinheiro desnecessariamente, e até gerar problemas pro seu equipamento.

E se você tiver um sistema de som profissional processado digitalmente, velho, o negócio é mais robusto ainda a transientes na entrada. Preocupe-se com a saída, a interconexão das caixas, a qualidade do aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigos,

estou tentando usar o esquema de filtro de linha identico ao do almeida filho usando esta caixa de estabilizador:

26092010103.jpg

ali nos círculos vermelhos pretendo aparafusar a placa de circuito, e aí está o meu problema...

A placa vai ser assim:

26092010104.jpg

e como não tenho noção alguma não sei como fazer as trilhas queria a ajuda de vocês, se alguem pudesse desenhar no paint mesmo as trilhas usando essa foto como base ficaria muuito grato.

Eu não sei se tem problema fazer com aterramento e não usar por enquanto...

se não tiver o esquema que eu quero é esse:

26092010106.jpg

Se tiver problema esse:

26092010105.jpg

Agradeço desde já e espero a resposta.

Abrasss

Edit: a saída é no lado dos dois furos para parafuso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UP...

do alto da minha ignorância olhei e não me pareceu ser uma coisa tão complicada aí fiz esse modelo de circuito impresso:

27092010107.jpg

- Círculos preenchidos são entradas e saídas

- Círculos vazios são os furos

- As partes com contorno azul são as trilhas

- Com contorno vermelho são porta fusíveis

- Os 2 círculos grandes e o retângulo são os núcleos toroidais e o capacitor de poliéster (fiz só pra medir o espaço, são os tamanhos verdadeiro fiz contornando...)

E aí, funcionaria?? E qual corrente uso nos fusíveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O fio de entrada do neutro está muito próximo ao parafuso único central de fixação.. Resolva isso.

Eu particularmente não gosto nem um pouco da colocação de fusível em neutro. Fusíveis e chaves em geral só devem ser colocadas no fio fase. Só justifica esse fusível no neutro se sua tomada de parede não for polarizada (for de dois furos somente), tenha ou não aterramento na mesma..

No mais não vejo problema algum em seu circuito. Esse pessoal daqui está implementando um outro esquemático para o filtro, já com fusíveis térmicos. Dê uma olhada..

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?f=42&t=232831&start=250

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza faller, brigadão.

Eu vou fazer esse esquema no estabilizador velho e usar esse outro que você passou em uma régua que tenho aqui ;)

Minha tomada é a de duas pontas normal eu uso com aqueles "adaptadores" que passam de tres pontas pra duas, isso que você quis dizer? Mas tudo bem vou tirar esse outro fusível então...

Com esse esquema do estabilizador eu consigo ligar modem, tv e home theater nele né?

abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha tomada é a de duas pontas normal eu uso com aqueles "adaptadores" que passam de tres pontas pra duas, isso que você quis dizer? Mas tudo bem vou tirar esse outro fusível então...

Com esse esquema do estabilizador eu consigo ligar modem, tv e home theater nele né?

O mais coerente seria você trocar a tomada da parede por alguma que fosse Fase neutro + aterramento, mesmo sem ter fio algum no aterramento. Só para manter o fase sempre no lugar correto e assim propagá-lo para todos os equipamentos que tenham plugs de 3 pinos (F N e Terra)

A polaridade correta é essa dai:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Camaradas, tudo muito didático e divertido (algumas perguntas e as respectivas respostas são bem engraçadas). Como um iniciante em eletrônica já aprendi algumas coisas aqui.

Estou aqui para aprender e ajudar na medida das minhas limitações, mas principalmente pelo fato de ter um problema que é comum à todos: o ruído na rede elétrica de minha casa.

O sistema de aquecimento elétrico central do banheiro causa um ruído audível dentro da fonte do meu PC! Além de vários ruídos causados na rede pelas ferramentas elétricas que meu pai usa na garagem.

Para construir o filtro de ruídos eu tenho uma dúvida na parte de filtragem, a respeito das medidas dos capacitores e indutores, pois, ainda não aprendi a calcular estes componentes neste circuito.

Tenho um consumo de 400w (somente meu PC, com margem de segurança).

Pretendo uma faixa de corte por volta de 10KHz.

A rede elétrica aqui é 220v (fase+fase) com aterramento.

Pretendo construir um filtro de 2ª ordem com dois capacitores e uma toroidal de ferrite para ruído do tipo comum e um capacitor e uma toroidal de ferrite para ruído do tipo diferencial.

A dúvida:

Qual a indutância (H) do indutor para filtrar ruído do tipo diferencial?

Qual a indutância (H) do indutor para filtrar ruído do tipo comum?

Quais os valores dos capacitores X?

Quais os valores dos capacitores Y?

Segundo o conhecimento técnico de vocês a concepção do projeto está boa? Um filtro de segunda ordem é suficiente ou devo acrescentar mais algum componente na filtragem? O corte em 10KHz é suficiente?

Muito obrigado a todos e um forte abraço!

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala mais sobre essas cargas.. o aquecedor e as ferramentas.

Senão CC ou CA, potência, etc.. Você sabe como funciona esse esquema do aquecimento central? As vezes, pelo bem da rede da sua casa, vale ais a pena filtrar a origem, não o seu PC..

Afinal, penso eu, você tem vários PCs e vários eletrônicos em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala mais sobre essas cargas.. o aquecedor e as ferramentas.

Senão CC ou CA, potência, etc.. Você sabe como funciona esse esquema do aquecimento central? As vezes, pelo bem da rede da sua casa, vale ais a pena filtrar a origem, não o seu PC..

Afinal, penso eu, você tem vários PCs e vários eletrônicos em casa.

Caro GuidoEx, o perturbador da ordem elétrica é esse aqui: http://www.americanas.com.br/produto/6687994/ferramentasejardim/aquecedoresereversos/eletricos/aquecedor-central-eletrônico-temperatura-programavel-branco-220v-kdt

Não sei como é o esquema dele, mas sei que é um sistema eletrônico microprocessado. Quando o mesmo entra em ação a fonte do PC começa a fazer um som tipo de cigarra (um pouco mais grave e de baixa amplitude sonora). tensão: 220 volts. Potência Máxima: 10560 watts. Corrente máxima: 48 amperes

Na garagem tem um compressor de ar de 120 libras (motor elétrico), furadeiras, esmerilhadeiras, serras para madeira, enfim, tudo que a garagem de um professor pardal tem que ter, além do motor do portão eletrônico, reatores de lâmpadas fluorescentes, quase tudo ligado em 220v (fase+fase). O liquidificador, o secador de cabelo e o restante dos eletrônicos estão ligados no 110v (fase+neutro).

A casa é antiga e não possui aterramento independente, então eu fiz um aterramento independente para a rede elétrica do meu quarto. Estou tentando convencer meu pai a fazer um aterramento para toda a casa.

Qual a sua sugestão? Sigo com meu projeto citado no post anterior ou modifico algo? Neste caso, quais seriam as medidas dos componentes?

Até + ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é qualquer coisa que vai conter a distorção harmônica gerada por esse aquecedor eletrônico de mais de 10.000W! Não é qualquer filtrozinho não, se sua fonte parar de fazer ruido com um filtro, que vai fazer ruido dessa vez é o filtro porque quem faz o ruido dentro da fonte é o próprio filtro dela vibrando por causa da onda senoidal bem distorcida que chega até ela. Esse problema está além de ruido, mas distorção da onda senoidal mesmo.

Sobre aterramento leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241

Todo aterramento exige precauções, não basta só enficar uma haste no chão e tá tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é qualquer coisa que vai conter a distorção harmônica gerada por esse aquecedor eletrônico de mais de 10.000W! Não é qualquer filtrozinho não, se sua fonte parar de fazer ruido com um filtro, que vai fazer ruido dessa vez é o filtro porque quem faz o ruido dentro da fonte é o próprio filtro dela vibrando por causa da onda senoidal bem distorcida que chega até ela. Esse problema está além de ruido, mas distorção da onda senoidal mesmo.

Sobre aterramento leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/aterramento-aterra-atualizado/659241

Todo aterramento exige precauções, não basta só enficar uma haste no chão e tá tudo certo.

Caro _rau_, li toda a sua postagem indicada e concordo plenamente. Sou técnico em edificações e aprendi o básico sobre redes elétricas e aterramento. No meu caso o aterramento do neutro foi feito pela própria concessionária de energia elétrica, pois, o poste padrão foi colocado há poucos anos, entretato a casa é antiga e não tem aterramento do tipo condutor de proteção (PEN), por isso fiz um aterramento na parte mais úmida do solo, colocando duas hastes com superfície de cobre de 2,6m cada, interligando as duas, sendo que uma delas é ligada ao neutro fornecido pela concessionária e outra ligada ao terra da tomada. A distância entre as hastes é de 2,6m. Todo este sistema foi montado com fio de cobre nú de 6mm e para levá-lo até a tomada do PC e ao neutro, foram abertas fendas entre os azulejos do piso com a serra mármore (vulgo makita) e depois de colocado o fio foram fechadas com cimento ou rejunte, pois, não haviam eletrodutos (conduítes) disponíveis para levar o novo "fio terra" até a tomada do quarto onde está ligado o PC e ao neutro.

Confesso que fiz todo este trabalho para tentar eliminar a problemática interferência eletromagnetica causada pelo aquecedor central. Como não adiantou eu fui pesquisar sobre filtros de linha e me parece que este é um ruído do tipo diferencial e portanto não é a instalação de um aterramento que resolveria o problema.

Agora você me diz que nem filtro de linha pode resolver meu problema! E se eu chamar o pai de santo ou a benzedeira, resolve? Brincadeira, rsrsrsrs.

Lembrando que além do famigerado aquecedor, ainda existem outros causadores de ruídos citados na postagem anterior.

Outra coisa, minha principal preocupação não é o barulho que a fonte do PC faz quando o aquecedor é ligado, mas sim o dano que a fonte e todo PC podem sofrer sendo exposta a esta interferência na rede elétrica. Mesmo por que a fonte deste PC já pifou duas vezes e a placa mãe uma vez. Eram fontes da marca SevenTeam de média qualidade.

O que você sugere para filtrar as interferências em questão?

Como resolver este problema citado por você sobre a distorção na onda senoidal?

Mais alguém tem alguma sugestão?

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que isso não é ruído, nem interferência eletromagnética, isso é distorção harmônica, o que é algo completamente diferente.

Para evitar que isso chegue na fonte, um filtro ativo seria uma das soluções, mas creio que sairia bem caro e complexo, outra solução é o uso de um nobreak Online Dupla Conversão, já que ele vai receber a energia distorcida, vai carregar um banco de baterias e do outro lado reconstruir a onda senoidal direto da energia das baterias, mandando uma energia limpa pra fora.

Espera o faller responder aí porque o cara entende bem mais do assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que isso não é ruído, nem interferência eletromagnética, isso é distorção harmônica, o que é algo completamente diferente.

Para evitar que isso chegue na fonte, um filtro ativo seria uma das soluções, mas creio que sairia bem caro e complexo, outra solução é o uso de um nobreak Online Dupla Conversão, já que ele vai receber a energia distorcida, vai carregar um banco de baterias e do outro lado reconstruir a onda senoidal direto da energia das baterias, mandando uma energia limpa pra fora.

Espera o faller responder aí porque o cara entende bem mais do assunto.

Realmente essas soluções são grandes e caras. É mais fácil substituir o aquecimento central por chuveiros e resistências elétricas, que não causam nenhum tipo de interferência.

Vamos ver se o Faller ou mais alguém aparece por aqui pra dar alguma sugestão, tanto sobre o filtro e as medidas dos componentes quanto sobre essa distorção harmônica causada pelo aquecedor central.

Obrigado!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wolpert,

Pra resolver problemas de propagação de harmônicas na rede, quando tem bastante potência, geralmente usa-se filtros passivos sintonizados nas frequências desejada. É isso que o setor industrial faz em cargas muito grandes, e claro, você não vai fazer isso ai.. A não ser que você esteja a fim de brincar bastante. Mas acho que aí o problema é de uma propagação em vários harmônicos, principalmente no momento em que acontecem comutações ai no seu aquecedor. Então não é pelos filtros passivos que você vai trabalhar.

Ferramentas manuais geram bastante distorção harmônica.. Na Europa tem até normas específicas só pra esse tipo de carga.

Pelo que eu vi tem bastante material pesado ai na sua garagem. O que mais pesa é eles estarem ligados em fase+fase.. Se fosse uma fase só, eu recomendaria que você mudasse o PC de fase, resolveria o problema do seu PC.

Olha, a solução imediata mais garantida é aumentar o nível de circuito da sua instalação. Ou seja, de imediato, colocar fios mais grossos na entrada da sua instalação até a oficina. Isso alivia, e muito, esse problema. Como você disse que a instalação é antiga, isso ai melhorará bastante sua realidade, e até dará mais seguraça pra tudo. Converse ai, isso vai melhorar muito.

Com relação à filtrar, você pode fazer esse filtro ai que o Faller e os colegas tem feito, ou senão coloque uma boa fonte (caso não tenha) no seu PC. Com PFC Ativo! Eu investiria em uma fonte melhor, mas mantenha um aterramento adequado certo. Isso vai proteger a sua motherboard.

Edit: Só aqui comentando que você já fez algumas coisas com filtros, veja bem os filtros que você usou. Qualidades e qualidades certo. E lembre, se a distorção é brutal, isso ai propaga no ar com relevância, certo!? Filtros ajudam a dar uma limpeza, mas num é isso que resolve tudo. Se eu pai colocar mais e mais coisas na garagens, mais crítico vai ficar cada vez.

O barulho de cigarra é o indutor da sua fonte ressonando, isso ai acontece mesmo. É um saco, mas acontece. Se sua fonte é boa, tem PFC ativo e seu PC está funcionando dentro das normalidades, e o que te incomoda é apenas o barulho de cigarra, você pode tentar uma gambiarra ai.. Torno a dizer, isso só vai resolver o barulho, não as harmonicas da rede..

Pega uma dessas braçadeiras e dá uma apertada no indutor junto com a carcaça da sua fonte (use as fendas laterais pra isso).. Mas de leve certo, com cuidado, mas firme. Isso ai fica tipo uma "mola" e vai mudar a frequência de ressonância da estrutura, do corpo do indutor. Isso vai tirar ele dessa frequência física de ressonânica. Se a nova frequência, agora com a "mola", não for alcançada, acaba o barulho.

Pensando na expansão das ferramentas da sua garagem, na qualidade da instalação e de todos os equipamentos da sua casa, a solução é de aumentar o nível de curto-circuito da casa. Eu faria isso. Dá trabalho cara, mas pensa, é mais seguro, garantido, funciona para todos os equipamentos da sua casa.

Mais dúvidas, manda ai cara.. ABraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camaradas, na tentativa de descobrir como calcular os valores dos componentes dos filtros aqui apresentados, resolvi experimentar o tão falado Filter Solutions.

Fiz algumas brincadeiras com ele, mas não descobri onde clico para trabalhar no programa com filtro do tipo comum e do tipo diferencial.

Descobri apenas a opção equalizar, que cria um filtro com duas linhas, mas não sei se é em modo comum ou diferencial.

Se vocês puderem me dar uma dica de como trabalhar em modo diferencial e em modo comum neste programa eu ficarei muito agradecido.

Mesmo que a solução para o meu problema envolva outras medidas, ainda sim tenho interesse em poder construir estes filtros de linha, que têm uma aplicação muito ampla e indispensável em alguns casos.

Obrigado!

...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Andei uns dias afastado do fórum para, na beira da praia, recarregar minhas próprias baterias.. Agora, voltando, vejo essa questão ai colocada pelo Rodrigo Wolpert, bastante comum, com muitas pessoas reclamando, quer pelo ruído elétrico gerado por esse tipo de aquecedor quer por chuveiros elétricos com controle da temperatura do banho. Usualmente esses equipamentos se valem do controle do ângulo de disparo de triacs para ajuste da potência entregue aos elementos aquecedores..

Esse disparo dos triacs com retardo acaba gerando uma descontinuidade, um flanco abrupto na corrente sobre a carga (e sobre a fiação evidentemente). Isso dai acaba "modulando" a tensão da rede elétrica na(s) fases em que as cargas estão colocadas, repercutindo, mais ou menos intensamente, ao longo dos equipamentos nessa fase ligados, geralmente sob a forma de ruído audível em seus transformadores, indutores ou filtros de entrada. Após a adoção do filtro que fiz para colocar dentro da caixa de um estabilizador, exatamente esse do tópico em que estamos, o ruído audível, que antes era notado na fonte, passou a ser notado nesse filtro, quer tenha o computador ligado quer esteja desligado. O ruído elétrico aqui na minha casa é gerado por uma ducha da Thermo System (eletronica).

Por experiência própria posso afirmar que um bom filtro toma para si o ruído, não o elimina, mas também não o deixa passar, pelo menos perceptivelmente, para a fonte..

No começo do tópico tem os valores que usei para o filtro...

Quanto ao modo de rejeição, se para modo comum ou para modo diferencial, os indutores são exatamente os mesmos, só muda a polarização de um deles (sentido de un dos enrolamentos), com relação ao outro (não sei se me fiz entender???)..

Na dúvida pergunte..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Faller, entendi claramente. Essa dúvida me ocorreu pelo fato de que em seu último filtro apresentado, na figura abaixo, os capacitores x e os y têm valores diferentes e os indutores em modo diferencial e em modo comum também têm valores diferentes. Dai a dúvida quanto aos resultados apresentados pelo Filter Solutions, que não difere o filtro em modo comum ou diferencial.

Proteoefiltropara127Voltscomaterram.jpg

Este filtro apresentado nesta imagem resolve o meu problema? Devo modificar a medida de algum componente, aumentar a indutância ou a capacitância? Devo modificar a ordem deste filtro, acrescentando algum componente no estágio de filtragem?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
Galera,

Comprei com uns amigos os componentes para o filtro e sobrou bastante coisa. Quem estiver precisando de algum componente é só mandar uma mensagem privada que repondo. Tenho todo o material necessário. Núcleo toroidal, capacitor X2, capacitor de alta tensão, varistor, TVS, centelhador, microdisjuntor, fusível térmico, fusível ultra rápido, etc...

Abraço a todos!

boa tarde se tiveres centelhador para 400v a 600v podes me mandar 2 peças

e fusivel termico 85a100grauss 4 peças e fusivel rápido de 4A 4 peças desde já agradeço e fico no aguardo de uma resposta sua abraços a todos!:[magross]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá,

Tenho um estabilizador do mesmo modelo (mas 300VA e 4 tomadas).

Estava pensando em colocar um circuito de proteção nele mas manter o transformador pra utilizar em somente um tomada (pra ligar caixa de som ou outra coisa que seja 110v).

O legal é que abri o trambolho e fui testar em qual dos fios dentre aquela duzia que sai do transformador conseguia 110v. Com a ponteira do multímetro consegui fechar um curto na placa. estalo... faísca.. etc.. :D

Não testei pra ver se o transformador queimou porque desliguei bem rápido. :D

Pelo menos já aproveitei e removi tudo de inútil dele, sobrando somente uma discreta extensão de 4 tomadas.

Só não consegui identificar o segundo fio de entrada do transformador, saberia me dizer?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só não consegui identificar o segundo fio de entrada do transformador, saberia me dizer?

Abraço.

É uma tarefa difícil... Achar quem é quem numa salada de 10 fios. Nunca fiz essa operação embora tenha um desses dai separado para o caso de me dar vontade de fazer a identificação algum dia..

Por enquanto, quando dá um começo de vontade, paro, reflito espero a vontade passar...

Autotransformadordeestabilizador.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!