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De 220 Volts para 110, sem ter que usar o estabilizador...


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Obg _Rau_ compreendi, e vi que também compreendestes, a desculpas foi para o FALLER, (gente muito boa diga-se de passagem, e muito inteligente), mas infelizmente me embaralhei na pergunta e talvez retorica, e ele nao compreendeu, mais felizmente você entendeu a pergunta, para isso existe os foruns. obg abraço!

_rau_ so para completar meu raciocionio, me confirme então que para se obter um bom aterramento o mesmo deveria fazer o mesmo papel do NEUTRO, sendo assim; gerir uma quantidade alta de Amperes, dai fazendo com que qualquer equipamento que precisasse de uma certa quantidade elevada de amperes funcionasse?

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O condutor neutro por estar ligado no center tap ou no "meio" das fases do transformador do poste, naturalmente apresenta uma impedância baixa, o que naturalmente permite uma corrente de curto-circuito seja bem elevada, na casa dos kiloAmperes, fazendo assim com que um disjuntor desligue de forma instantânea. Um terra com hastes separadas apresenta naturalmente uma impedância elevada, por N motivos, e logo não permite que a corrente de curto-circuito seja elevada o suficiente ao ponto de um disjuntor desligar instantaneamente. Já fiz experiência com um terra TT e a corrente não conseguiu passar de 10A num curto Fase-Terra, não pode nem ser chamado de curto-circuito isso aí. Claro que a corrente vai depender da qualidade da malha, em alguns casos ela pode se elevar bem mais que 10A, mas ainda assim insuficiente pro disjuntor desligar de forma instantanea, como num curto-circuito de verdade.

Um bom sistema de aterramento deve apresentar baixa impedância, como a do neutro, e isso só é conseguido num esquema TN-x. Na impossibilidade ou não recomendação em usar um esquema TN, o sistema de aterramento deve conter um Dispositivo DR ou outro meio que detecte uma fuga à terra. Em locais por exemplo onde a corrente de curto-circuito elevada é algo inaceitável, usa-se geralmente TT+ DR. Locais onde a atmosfera pode ser explosiva por exemplo, evita-se o uso de aterramento TN porque o faiscamento gerado num curto-circuito Fase-Terra pode provocar algum incêndio se houver gases no ar. Outra situação onde não se deve usar o esquema TN é quando há dúvidas da qualidade do aterramento do neutro ao longo da rede de distribuição. O rompimento do neutro em direção ao center tap do transformador pode fazer com que ele apresente a mesma tensão de Fase, logo o fio terra também poderá apresentar esses valores. Em zonas rurais por exemplo, onde a rede é bem precária, é melhor evitar o esquema TN na minha opinião e utilizar DR + DPS para proteção.

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Favor uma duvida: se em um circuito onde alienta um equipamento X com corrente de 2mA sob uma tensão de 220v, a pergunta é: se eu tocar neste fio que alimenta este dispositivo com esta corrente fluindo posso tomar um choque pois a corrente vai aumentar visto que eu formo uma resistencia paralela neste circuito, ou nao tomo nenhum choque visto que a corrente fluente no momento é apenas de 2mA, e sendo assim meu corpo nao irá senti-la visto que a resistencia que possue meu corpo vai dissipar esta corrente no mesmo instante? me tirem esta duvida...

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Depende em que fio você tocar!

Se for num fio fase, você vai tomar um choque independe da corrente fluindo por ele! Afinal você toma choque se tocar no fio fase do pino de uma tomada, que não tá trafegando corrente nenhuma. A corrente vai trafegar só na hora que desce pelo teu corpo em direção à terra.

Deve se saber que quanto maior a tensão presente num condutor, maiores as chances dela "empurrar", por assim dizer, elétrons pelo teu corpo. Dada as mesmas condições do seu corpo, se tá descalço, se o piso tá molhado, etc, as chances de um choque vir a ser fatal em 127V são menores que em 220V, mas em ambos casos há perigo.

É convencionado mundialmente, que a tensão em corrente alternada (AC) se torna perigosa a partir dos 50V. Abaixo desse valor as chances de um choque ser mortal são mínimas.

Agora se você tocar no condutor neutro da rede, mesmo que tiver passando corrente, provavelmente você não vai tomar choque. O neutro teoricamente está em 0V. A tensão no neutro nunca é 0V por diversas razões, mas ela não costuma passar dos 5V em condições normais. Ainda por cima o neutro é um condutor aterrado, o que ajuda a tensão permanecer em valores seguros nesse condutor. Entretanto há casos de anomalia na rede, uma delas seria um neutro sobrecarregado, que gera tensão no neutro, em alguns casos extremos, pode passar dos 50V.

Independente do condutor, não se deve manuseá-los tomando todas as precauções.

Atualização:

Cada corpo é um corpo, mas estudos demonstram que o nível máximo de corrente que pode trafegar num ser humano, por poucos milisegundos (que agora não me lembro exatamente quanto, mas não passa de milisegundos) é de 30mA. O tempo à exposição da corrente passando pelo corpo humano, em especial o coração, é a caracteristica principal que vai definir se tu morre ou fica vivo. Claro que quanto maior a corrente trafegando por você, menor o tempo em que ela vai causar danos.

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Ok... compreendi perfeitamente, Obg...

Agora tenho uma outra duvida num sei se você pode me esclarecer com claresa, é referente ao consumo em amperes de um determinado equipamento, vou te dá um exemplo: vejo escrito em alguns equipamentos a seguinte escritura : 1º caso imput (entrada) 110v ~ 2Ah

2° caso imput (entrada) 110v ~ 2A

Dúvida: no primeiro caso comprendo que este equipamento recebe uma tensão alternada de 110 volts gerando um consumo na rede de 2 amperes por hora, ou seja a cada uma hora que este equipamento estiver ligado na tomada de 110 voltes vai consumir uma corrente de 2 amperes;

no segundo caso compreendo que este equipamento recebe uma tensão alternada de 110 volts gerando um consumo na rede de 2 amperes constante ou seja, está no ato de ligar este equipamento na tomada uma corrente de 2 amperes a alimenta-lo. Sendo assim havendo uma diferença em {A} e {Ah}. favor me esclarecer esta duvida terrivel. grato da resposta

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Basicamente estes 2A estariam trafegando a todo instante enquanto o equipamento estiver ligado. Agora ao falarmos de potência dissipada por esse equipamento, deveríamos converter os 2A em Watts aí sim é correto dizer que o equipamento consome ou dissipa x Watts/h.

Se um equipamento diz consumir 2A @ 110V isso significa que ele consome 220 Watts em 1 hora de uso, mas 2A estaria trafegando pelo condutor elétrico independente do tempo.

Quanto estamos falando da capacidade de armazenamento de energia de uma bateria é normal especificar "x" Ah...

Um detalhe que se deve atentar é que quando o fabricante específica o consumo do equipamento em Amperes, esse valor é geralmente o pico que o aparelho pode consumir da rede de forma continuada, não quer dizer entretanto que a todo instante o valor especificado estará trafegando no circuito. Tudo depende do quanto o equipamento está sendo exigido, de quais recursos estão ligados, etc.

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Basicamente estes 2A estariam trafegando a todo instante enquanto o equipamento estiver ligado. Agora ao falarmos de potência dissipada por esse equipamento, deveríamos converter os 2A em Watts aí sim é correto dizer que o equipamento consome ou dissipa x Watts/h.

Se um equipamento diz consumir 2A @ 110V isso significa que ele consome 220 Watts em 1 hora de uso, mas 2A estaria trafegando pelo condutor elétrico independente do tempo.

Quanto estamos falando da capacidade de armazenamento de energia de uma bateria é normal especificar "x" Ah...

Um detalhe que se deve atentar é que quando o fabricante específica o consumo do equipamento em Amperes, esse valor é geralmente o pico que o aparelho pode consumir da rede de forma continuada, não quer dizer entretanto que a todo instante o valor especificado estará trafegando no circuito. Tudo depende do quanto o equipamento está sendo exigido, de quais recursos estão ligados, etc.

{Se um equipamento diz consumir 2A @ 110V isso significa que ele consome 220 Watts em 1 hora de uso, mas 2A estaria trafegando pelo condutor elétrico independente do tempo.}

é isto que me enlouquece, porque se a lei V x I = VA x FP = W (obs: Consumo é calculado por w/h), então teoricamente se um circuito tem corrente constante de 2A@110V deveria haver uma potencia dissipada neste instante de 220 W o que calculado em 60 minutos abrangeria +/- 13200W DAÍ FICO EMBARALHADO, desculpe se estou sendo ignorante na interpretação, mas favor me explicar melhor. grato

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Se um equipamento que consome 2A @ 110V dissipasse 220W instantaneamente, que unidade de tempo usariamos pra calcular? segundo? milésimo de segundo? A potência dada em Watts é sempre dada em watt/h. 2A trafegando por uma hora com tensão de 110V dissiparia 220W de potência em 1 hora. Se fosse 13200W, você gastaria 13,2Kw/h em apenas uma hora de uso desse equipamento (com KW/h valendo R$ 0,35), o que te renderia R$ 4,62 na fatura de energia! Imagina deixar esse equipamento ligado 24 horas, seriam 110 reais no final do dia!!! Totalmente errado esse raciocínio seu aí.

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ok! então vamos supor que esta corrente está a alimentar uma bateria que tem capacidade de armazenar 2Ah@110v (2Ah=bateria carregada), neste caso em quanto tempo esta bateria completaria sua carga a esta corrente com tal DDD e qual o consumo que esta bateria faria em w/h?

tenho duas linhas de racioscinio que me confunde:

pensamento 1 - se flui do condutor para a bateria 2A no instante que a bateria é conectada então supoe-se que ela completará sua carga em 1segundo;

pensamento 2 - se flui do condutor para a bateria 2A no instante que a bateria é conctada então supoe-se que ela completará sua carga em 1hora.

qual a linha de pensamento correta e porque?

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Cara, as coisas não são da forma tão simplória que você tá pensando. Uma bateria para ser carregada precisa que sua química seja excitada por determinado tempo, num determinado rítimo de tensão e corrente, para que consiga ir acumulando energia de forma saudável para sua química interna, a coisa não é assim bagunçada, pega uma corrente tal e joga na bateria de qualquer jeito que ela se carregará em X tempo ou instantenamente como em seu raciociono maluco! :) Você está tentando em sua mente simplificar demais certas coisas que não são simples e infelizmente meu conhecimento não é tão grande pra te explicar detalhadamente tudo. Baterias existem dos mais variados tipos, e elas precisam de um carregador com corrente equilibrada e tensões equilibradas para carrega-las corretamente, geralmente é feito de forma lenta e gradual, com corrente baixa, para não danificar sua estrutura fisio-quimica interna. Por melhor que seja o material interno da bateria, nunca que ela conseguiria ser carregada instanteneamente, ela explodiria. Provavelmente se jogassemos uma corrente elevada nos seus terminais, ela se aqueceria tanto que explodiria. As baterias não são nunca carregadas no mesmo ritimo de corrente máxima que elas são capazes de fornecer em 1 hora, no caso do nosso exemplo, 2Ah. As coisas não são assim tão fáceis! O rítimo de carga de uma bateria tem um zilhão de fatores a serem compreendidos e respeitados ou corre-se o risco de danifica-la, reduzir a vida util ou não ter uma carga satisfatoria. Capacidade de armazenamento de 2Ah em 110V?? Você não tá fazendo confusão não? Que bateria é essa de 110V??? Um bateria hipotérica de 2ah em 110V seria capaz de fornecer 220W em uma 1 hora! O tempo que ela levaria pra recarregar quem define é o seu engenheiro que sabendo de antemão como sua quiminica interna reage a diversos parâmetros para que ela consiga acumular energia de forma saudavel. O que se sabe é quanto mais rapida a carga, menor a vida util da bateria. Cargas mais rapidas é feita com uma corrente mais elevada passando pela bateria. Mas teoricamente, se a bateria é capaz de fornecer 2Ah e você colocar um carregador com corrente em 2A, a bateria se carregará em 1 hora. Na prática a coisa é diferente porque a taxa de absorção de energia da bateria depende de muitos fatores.

Agora sobre a autonomia:

Nunca vi uma bateria de 110V como a do seu exemplo, mas juntando bancos de baterias podemos ir somando a tensão, só que geralmente as baterias são de 12 ou 24V por unidade.

Em caso de nobreaks elas alimentam um inversor que vai jogar a energia pra 110 ou 220V na sua saída e nessa conversão há diversas perdas, estariamos assim alimentando uma carga numa tensão mais elevada que 12V, no caso aqui 110V.

Por enquanto vamos considerar algo que funcione em 12V e consuma 2A. Aí fica bem lógico, não precisa nem fazer calculo, está claro que se meu equipamento que funciona em 12V e consome 2A, essa bateria de 2Ah será capaz de fornecer energia por 1 hora até descarregar completamente. Se meu equipamento consome então apenas 1A em 12V, digamos que seja a ventoinha do radiador do meu carro, fica bem lógico que ela funcionará por 2 horas até descarregar a bateria do meu carro, que nesse exemplo ela seria uma bateria de apenas 2Ah.

Mas e num nobreak, como calcular a autonomia da bateria? Aí não é tão simples pra se saber exatamente a autonomia da bateria. De antemão teriamos que saber a tensão da bateria do nobreak ou do seu banco, que pode ser um banco de 12, 24, 48V... teriamos que saber a capacidade total em Ah, a tensão que o nobreak entregará pros equipamentos e a corrente drenada pelos equipamentos alimentados. Até aqui não considerei a eficiência do sistema de inversor do nobreak, que pode variar de modelo pra modelo, já que em toda conversão elétrica há uma perda, que se refletirá na autonomia, não considerei a quantidade e tipo da bateria, porque baterias de tecnologias diferentes possuem curvas de descarga diferentes entre si, se há baterias de diferentes tipos num mesmo banco, o calculo se altera... Mas pra motivo de exemplificação, fazendo um calculo simples, sem considerar nenhuma perda com eficiência da carga e do processo de conversão de 12V pra 110V:

Capacidade da bateria em Amperes/h: 2

Tensão da bateria: 12V

Tensão de saída do nobreak: 110V

Corrente drenada pela carga alimentada: 2A - @ 110V = 220W considerando uma carga com FP = 1 - carga resistiva.

2Ah x 12V = 24W/h

Em 110V essa bateria seria teoricamente capaz de fornecer 0,21A/h. 0,21Ah x 110V dá os mesmos 24W/h encontrado acima.

Se temos então um equipamento que consome 220W/h, dividimos a capacidade da bateria em watts/h: 24W/h pelo consumo do equipamento, 220W/h que daria:

0,10h = 6min.

No mesmo exemplo, se meu equipamento alimentado pelo nobreak consumisse apenas 24W, essa bateria de 2Ah @ 12V seria capaz de fornecer energia por 1 hora pro meu equipamento! Simples! Não sei porque voce tá complicando tanto! :)

Isso é na teoria, com certeza a autonomia seria menor devido as perdas internas no nobreak.

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rsrsrsrsr... entendi, é porque queria compreender valor de corrente em instante e valor de corrente em quantidade, + com sua explicação (meio que brabo) mais tenha paciencia comigo estou qurendo difato aprender, e vejo que você é um bom professor, coopreendi agora, é que as vezes confundo mesmo... por isso que recorro a você. abraços

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Não é braveza é firmeza na afirmação! :D :D :D

A questão de corrente medida instantanea e corrente em quantidade será a mesma coisa independente do tempo, 2A será sempre 2A seja em 1 segundo ou 1 min medindo, o que difere ao percorrer o tempo é a quantidade de potência dissipada (watts). 2A @ 110V em 1 segundo dissipa menos potência do que 2A em 1 min.

Se 2A @ 110V = 220W/h, quanto de potência teríamos dissipado então em 1 min?

60 min = 220W dissipados.

220 / 60 min = 3,66 W/ min.

PS: A ***** do forum corrige "m-i-n" para "mim"!! Tive até que colocar traços para sair...

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Rss... quero ver ele corrigir o ***** kkk?, mas então tenho outra pergunta pra você amigo, é sobre o meu aterramento do choveiro que esta apenas com o choveiro, e uma medição que fiz me deixou meio suspeito, é que quando direi o cabo da haste q esta enficada na terra e medi com o multimetro a tensão entre o cabo e a haste ele registrou 165v (com o choveiro ligado) isso está correto? meu choveiro é de 3200W de potencia @ 220v @ 20A podes me explicar o motivo desta tensão?

Obs: aterrameto TT

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  • mês depois...

uma dúvida??

usando um estabilizador de 300VA e a tomada do circuito 220v

o teste seria este: utilizando o polo FASE do estabilizador que obviamente tem 110v como NEUTRO e o polo faze da tomada que obviamente tem 220v para criar uma tomada que ficaria assim a nova tomada: POLO QUE SERIA NEUTRO da NOVA TOMADA com os 110V do estabilizador E polo fase desta nova tomada com os 220 do circuito, então a diferença de potencial entre os dois polos é de 110v, tensão nescessaria para um equipamento. daí vem minha duvida: meu equipamento precisa de 440VA, dessa forma meu estabilizador vai SUPORTAR? me diga se sim ou nao e porque?

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  • Membro VIP
uma dúvida??

usando um estabilizador de 300VA e a tomada do circuito 220v

o teste seria este: utilizando o polo FASE do estabilizador que obviamente tem 110v como NEUTRO e o polo faze da tomada que obviamente tem 220v para criar uma tomada que ficaria assim a nova tomada: POLO QUE SERIA NEUTRO da NOVA TOMADA com os 110V do estabilizador E polo fase desta nova tomada com os 220 do circuito, então a diferença de potencial entre os dois polos é de 110v, tensão nescessaria para um equipamento. daí vem minha duvida: meu equipamento precisa de 440VA, dessa forma meu estabilizador vai SUPORTAR? me diga se sim ou nao e porque?

Se seu estabilizador oferece somente 300 VA que são aproximadamente 300 x 0,7 = 210 Watts é disso que ele é capaz. Não invente esse Frankenstein sonhado por você que vai se dar mal...

Aliás, estabilizador é um ente totalmente desnecessário, não sei por que você está esquentando a cabeça ai. Se tens dificuldade de ligar os muitos equipamentos por falta de tomadas, coloque ai um bom filtro de linha, que além de te suprir de inúmeras tomadas faz a proteção contra surtos elétricos para seus equipamentos..

Ligue todos os seus equipamentos em 220 volts, é muito melhor. Leia: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Se algum deles não tolerar a tensão de 220 Volts e só puder trabalhar em 110 volts, coloque um autotransformador para o mesmo..

Não se esqueça de virar as chaves seletoras de tensão para 220 volts antes de ligá-los direto na tomada ou no filtro de linha...

Estabilizador já era... Leia: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Abraço...

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  • 1 ano depois...

Olá gente tenho uma dúvida...não sei se é exatamente aqui nesse poste que deveria estar colocando essa dúvida mas vai la... meu pc veio com uma fonte sem o seletor de tensão ...isso significa que posso ligar tanto no 110v como 220v.. sendo que ja consta nele o aviso que ele vem com uma etiqueta dizendo que esta chaveado no 220v?

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  • Membro VIP
Olá gente tenho uma dúvida...não sei se é exatamente aqui nesse poste que deveria estar colocando essa dúvida mas vai la... meu pc veio com uma fonte sem o seletor de tensão ...isso significa que posso ligar tanto no 110v como 220v.. sendo que ja consta nele o aviso que ele vem com uma etiqueta dizendo que esta chaveado no 220v?

Sabes a marca/modelo da mesma??

Terias uma foto da etiqueta dela??

Ela tem PFC ativo???

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  • 2 meses depois...
Tenho respondido seguidamente a uma pergunta que é:

Eventualmente, se necessário for, alimentar algum equipamento, quem sabe um modem que só tolere 110 Volts como alimentação, resolva o problema dele assim como a companhia energética (e eles entendem de eletricidade) resolve há anos.. colocando um transformador de 220 para 110, na potência necessária, com folga, para atender seu modem, vamos supor 15 Watts, coloque um autotransformador de 220 para 110 x 20 Watts. Deve custar cerca de R$15 a R$20, e se encontra em elétricas, madeireiras, super-mercados e quiçá em farmácias.

............

Ai falávamos em proteção. Quando sair da tomada, coloque de cara a proteção. Uma régua de proteção para seu PC e demais equipamentos seria uma boa. Pode também proteger sua casa como um todo, colocando dispositivos chamados DPS, lá no quadro de entrada. Veja ai, como exemplo, a Clamper com uma série desses dispositivos: http://www.clamper.com.br/

Uma vez protegida e filtrada sua linha, alimente tudo em 220 volts, e, aqueles equipamentos que não tolerarem os 220, alimente-os a partir dos 220 Volts protegidos e filtrados da régua, rebaixando-os com o uso de um autotransformador adequado para a potência dos mesmos. Simples, eficiente, eficaz e protegido.

valeu pela dica para aparelhos 110v, dei uma olhada no site da clamper sobre o dispositivo chamado DPS la vi que tem VCL (DPS), DCL (DPS), SCL (DPS) e GCL (DPS) no caso isso seria para substituir o disjuntor do quadro?, como saber qual desses seria recomendado para minha casa, tem algo haver com a corrente do meu disjuntor com um desses DPS?

Se eu tiver um dispositivo dps posso usar ainda uma filtro de linha ou isso seria dispensado ou não recomendado?

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  • mês depois...

Olá, me desculpem por abrir esse tópico novamente, mas,

eu tenho um ferro de solda 220v e queria transformá-lo em 110v, a tensão da minha casa é 110v...o ferro é um western de 30w...Obrigado...

Notei que o fio, que vai para a tomada, de outro ferro que tenho, e queimou, 110v é mias grosso que o de 220v, seria basicamente trocar esse cabo? ou eu devo mexer com a resistência do aparelho?

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  • 3 anos depois...

Pessoal. Posso ate ser um doido pra ressucitar esse topico. Mas é q pesquisei muitp na net e nao achei o que quero.

 

Bom. É o seguinte.

 

Toda a noite tenho problemas com energia aqui. A tensão daqui é 220v. Mas com o aumento de casaa no quarteirao ela a noite so ta dando 190, 186, etc. Ja foi feita reclamacao na operadora e nada. então surgiu a ideia. 

Andei pesquisando na net e por comentarios descobri que trm como estabilizar a entrada da casa usando um circuito eletrônico. Tb descobri q existe um aparelho pra isso. So q  nao recordo o nome. Se alguem tiver um circuito ae que de pra entrar qualquer tensão abaixo de 220v e regule automaticamente pra injetar 220v na rede, ou seja o complemento para os 220v, diga ae. porque o nbreak desarma com 190. O ar se desliga. As lampadas fluorescentes tipo bastao nao acendem. Ta uma loucura... aguardo uma ajuda. De quem conhece algum equipamento ou algum circuito. Mesmp q saia  amp. Faco umas 30 plaquinhas dessas pra somar e dar os 30 amp necessarios. Obg

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  • 1 ano depois...

Olá...

Aqui em minha cidade a energia é 220V, e constantimente produtos são danificados com quedas de energias e ocilações... A proteção dos PCs são feitas por estabilizadores. Como li tópicos aqui, percebi que não é uma boa usar estabilizadores.

 

Alguém pode me informar se o produto abaixo vai proteger meu PC que tem uma fonte FONTE CORSAIR CX500 V2 500W, CERTIFICADO 80 PLUS BRONZE, PFC ATIVO, CP-9020047-WW - BOX

 

iclamper_pocket3p_trans_1.jpg

 

--->  iCLAMPER Pocket 3P

 

Aguardo resposta...

 

 

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