Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor como chave?


gravatasufoca

Posts recomendados

Ola galera.

Eu sou totalmente iniciante em eletronica, nunca nem estudei a fundo.

Mas é os seguinte: em uma aula de física aplicada a computação o Professor falou sobre os transistores. Ele disse que o transistor deixa passar a corrente quando recebe uma pequena carga na base.

Usando essa teoria eu me vi a tentar fazer um circuitozinho.

Ele é mais ou menos assim.

Tenho uma entrada de 4V. Quero controlar a passagem desses quatro volts.

A ideia é, com 2V na base do transistor deixar a entrada de 4V passar.

imagemsr3.th.gif

Mas quando eu aciono os 2V na base do transistor ele ao invés de deixar passar os 4V ele deixa passar somente 2V.

Alguém pode me ajudar a fazer esses 4V passarem para o outro lado do transistor?

O transistor que estou usando é um 458c.

:D:):confused:

post-290999-13884945912943_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Terá que usar 2 transistores. Um NPN e outro PNP. Não entrarei em detalhes porque como você disse é leigo em eletrônica e eu teria que explicar todo o funcionamento do transistor.

O que posso fazer é mostrar como ligar estes 2 transistores.

Só para adiantar, o transistor NPN como chave só pode 'chavear' o negativo ou 0V com uma tensão de 0,7V na sua base maior que a tensão do seu emissor. O PNP 'chaveia' o positivo com tensão de 0,7V na base menor que do seu emissor. Esses 0,7V é conseguido através de resistores de polarização de base.

A configuração que está usando em um NPN é de coletor comum, isto é, entrada + no coletor e saída no emissor. Neste caso a tensão que sai no emissor será aproximadamente 0,6V menor que a tensão aplicada na base.

Assim:

2008-02-09_162424.jpg

Aqui você vê que a tensão + chaveia o NPN que por sua ver chaveia o PNP com tensão -.

Os resistores e os transistores dependem da corrente e da tensão que você vai chavear.

digite no google "transistores' e terá muito que o ler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

Por favor voce poderia me mostrar as ligações dos dois transistores então?

Enquanto a pnp e npn seria assim: um libera o sinal quando recebe algo na base, e o outro trava quando recebe? tipo um ao contrario do outro.

mas por favor, me explique as ligações dos dois transistores.:(^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um capacitor não é exatamente uma carga já que ele só vai consumir corrente durante o tempo que se carrega. Coloque um LED vermelho na saída com um resistor de 100R em série (para os 4V) para observar melhor o chaveamento e servir como carga de +/- 20mA.

Nesse caso, pode colocar 3 resistores iguais de 2K2 a 10K já que o circuito não é nada crítico e é só para experiência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí está uma coisa que terá que descobrir sozinho depois de estudar um pouco...

http://www.arvm.org/exames/trasistor.htm

http://www.geocities.com/romulo1954/cursoEIaula01.htm

http://www.novaeletronica.net/q/n1/5_projetos/pag.16.html

Parta do princípio de que um pode saturar o outro que pode cortar o outro e assim por diante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...
3 horas atrás, ruan munhoz disse:

@_xyko_  ola como faço o esquema com transistores para fazer um led acender e apagar com um determinado intervalo de tempo. se puder me passa o esquema do circuito eletrônico eu agradeço

Isso tem de monte na internet, esse é um dos mais conhecidos:

(É o primeiro post do tópico)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!