Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor como chave?


gravatasufoca

Posts recomendados

Ola galera.

Eu sou totalmente iniciante em eletronica, nunca nem estudei a fundo.

Mas é os seguinte: em uma aula de física aplicada a computação o Professor falou sobre os transistores. Ele disse que o transistor deixa passar a corrente quando recebe uma pequena carga na base.

Usando essa teoria eu me vi a tentar fazer um circuitozinho.

Ele é mais ou menos assim.

Tenho uma entrada de 4V. Quero controlar a passagem desses quatro volts.

A ideia é, com 2V na base do transistor deixar a entrada de 4V passar.

imagemsr3.th.gif

Mas quando eu aciono os 2V na base do transistor ele ao invés de deixar passar os 4V ele deixa passar somente 2V.

Alguém pode me ajudar a fazer esses 4V passarem para o outro lado do transistor?

O transistor que estou usando é um 458c.

:D:):confused:

post-290999-13884945912943_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Terá que usar 2 transistores. Um NPN e outro PNP. Não entrarei em detalhes porque como você disse é leigo em eletrônica e eu teria que explicar todo o funcionamento do transistor.

O que posso fazer é mostrar como ligar estes 2 transistores.

Só para adiantar, o transistor NPN como chave só pode 'chavear' o negativo ou 0V com uma tensão de 0,7V na sua base maior que a tensão do seu emissor. O PNP 'chaveia' o positivo com tensão de 0,7V na base menor que do seu emissor. Esses 0,7V é conseguido através de resistores de polarização de base.

A configuração que está usando em um NPN é de coletor comum, isto é, entrada + no coletor e saída no emissor. Neste caso a tensão que sai no emissor será aproximadamente 0,6V menor que a tensão aplicada na base.

Assim:

2008-02-09_162424.jpg

Aqui você vê que a tensão + chaveia o NPN que por sua ver chaveia o PNP com tensão -.

Os resistores e os transistores dependem da corrente e da tensão que você vai chavear.