Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fazendo uma fonte, com duas!(ta interessante!)


darkeen

Posts recomendados

  • Membro VIP
é so colocar as duas em serie ,como duas pilhas o positivo de uma vai no negativo de outra

Amigo, você conseguiu essa façanha?

Se conseguiu fazer funcionar, poderia explicar como?

Por favor! Isso não existe! Aproveite e leia essa Regra abaixo:

4.5. Mensagens com informações erradas ou falsas podem ser apagadas sem aviso prévio. Só dê uma informação se tiver certeza que a mesma é verdadeira, válida ou possível de ser confirmada. O autor poderá ser punido caso insista em postar mensagens deste tipo. Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizados como tal, com link indicando a origem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim já liguei fontes assim, e só raciocinar um pouco, os dois negativos não são comuns, são duas fontes separadas...

Só deve dar atenção ao aterramento ver se o negativo não está ligado, neste caso pode haver curto, pois ó filtro de linha ou estabilasador poen os dois terras em comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Funciona sim. Somente alguns cuidados (obvios) a tomar.

- Não pense em deixar as duas carcaças das fontes se tocarem, pois a carcaça de uma das fontes estará 12 Volts acima da carcaça da outra;

- Isso dai vale dizer que não podem ambas as fontes estar aparafusadas em um mesmo gabinete, por exemmplo (a não ser que você providencie através de arruelas isolantes a não condução da carcaça de uma fonte pelo menos até o gabinete);

- Eventualmente pode que as fontes tenham suas carcaças refletidas no aterramento, (terceiro pino da flecha do cabo de alimentação). Nesse caso cuide para que uma das fontes (a superiora) pelo menos tenha esse caminho suprimido. Não se preocupe se for necessária a manutenção do aterramento, conserve-o intacto na fonte inferior;

- Respeitando essa isolação entre carcaças não existe nenhuma razão de não poder somar as tensões, quaisquer que sejam (no caso é 12 Volts) .

- Você não pode querer somar por exemplo 12 Volts de uma fonte com os 5 volts da mesma fonte, pois elas tem a carcaça em comum, e não é só a carcaça e sim todo o referencial do negativo delas;

- Pode sim fazer operações, como é muito comum, de colocar um fan em 7 volts, para baixar seu giro e consequentemente seu barulho. É só ligar o positivo do fan em 12 Volts e o negativo do fan em 5 volts (12 - 5 = 7 Volts)

- O limite de corrente do conjunto de duas ou mais fontes "somadas" em série do modo proposto, de forma coerente será a menor corrente tolerada por qualquer uma das fontes da associação.

Ou seja, sabendo de algumas poucas restrições pode sim somar fontes do modo como queres.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...o motivo não sei, mas ao colocar 2 chaveadas em serie a tensão não fica nada certa, fica abaixo do correto (É prática, não estou chutando que "devia funcionar"...).

(No caso de 2 de 12V (Sem toque de carcaça ou qualquer coisa que alguem possa alegar) lembro de ter 17V com carga pequena (1A)... 24V só com mudança na fonte mesmo, tapeando o TL494 (Mas não pra 15A, uns 100VA no maximo))

Pra mim mais importante que saber de casos isolados de ter funcionado ou não ("Uma vez funcionou", "Fiz uma vez e não deu certo") é saber o motivo exato de perder a referência de tensão. (EMI eu descarto totalmente) Diferença nos picos? (Digo, o momento da leitura da referência é um pico alto aqui e baixo alí, aí pela demora da resposta a situação se inverte e fica eternamente com referência errada). Se alguem aí puder jogar no osciloscópio pra ver o que ocorre, agredeço.

==============

edit:

Só pra explicar o que sempre me ocorreu:

A tensão de ambas fica abaixo do correto, e há aquecimento pra caramba (Provavelmente por tentar manter a tensão), há uma queda rápida de tensão conforme aumento a carga mas a partir de certo ponto (Digamos que 1A, não fiz tanto teste assim) se estabiliza.

Já tentei em ATX, 12V 5A de uso geral, de notebook e de celular... sempre o mesmo problema. Tá certo que não testei com grandes consumos, mas acho que se com carga pequena já tive problema que dirá se aumentasse o 'peso'.

==============

edit2:

Pensando melhor, cada saída acaba tendo a mesma diferença entre a fase e ela (E entre o neutor ou a outra fase), pode ser que nessa parte esteja o problema. Talvez o problema esteja no uso de um GND comum entre a parte quente e o secundário (Um GND virtual, nada a ver com o terra porque aqui não tenho isso (Nem neutro)), caramba, deu nó no cérebro, não há ligação direta entre fase e o secundário, devia haver isolamento total no trafo!

Vou experimentar colocar uma carga em cada fonte e então soma-las, com uma 3ª carga.

Tentei mais umas aqui, o que deu pra ligar rápido, ATX+Celular, ATX+Notebook, Notebook+12V/5A, e todas cairam a tensão beeeem abaixo do que caem com a mesma carga (Mesmo colocando meros 500mA na ATX+Notebook onde devia haver 31V tem 23V, e essa mesma carga em cada uma dessas 2 fontes sozinha mantem a tensão certa (12, 19, 5, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu uso aqui três fonte AT em serie 5+5+5 para alimentar a potencia do meu som (corzus PR3100 360WRMS) e aguenta de boa e o amplificador tem consumo maximo de 50A é claro que dependendo da musica que coloco pra tocar e os graves são muito forte ai desarma uma das fonte mais é so desligar e ligar novamente que vai de boa.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz essa ligação em fonte de bancada, mais são fontes que vem preparada para isso o neutro não é aterrado na carcaçã, então pode-se fazer essa ligação inclusive em fontes duplas de mesmo gabinete.

Não tendo os neutros em comum e a fonte possuir isolamento galvânico da rede(trafo) não tem motivo para a tensão não se somar.

Bom tomando os cuidados para as duas fontes não estarem em contato elétrico (neutro comum em ambas), poderá fazer alguns testes com um multimetro.

1-Meça os dois neutros para se certificar que não estão comuns(continuidade).

2-Meça os dois neutros com as fontes ligadas, para testar o isolamento gavânico a tensão pode dar um pequeno valor(o que não tem problema)

façã teste de continuidade também.

3-Finalmente teste um neutro de o positivo de outra(tensão) ser o valor for zero ou proximo pode ligar em série sem medo

Importante usar em fornecimento de corrente nominal e não no limite 15A, pois se as duas fontes possuir resistência interna com alguma diferença, irá ocorrer aquecimento exagerado em uma delas, por principio de divisor de tensão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... poderia ser por usar fontes diferentes, mas como a tensão cai em ambas estou na duvida de por a culpa nisso.

Vou repetir: Sem carga ou com carga bem pequena há a soma correta das tensões. Digamos 2 fontes de 12V darão 24V com carga de 50mA. Já ao aumentar a carga pra 1A a tensão somada cai pra ~17V - 18V. Sendo fontes pra 5A ou mais, e sendo que com 1A em cada uma isoladamente a tensão não cai nada, fica nos 12V mesmo. A soma cai porque a tensão em cada uma cai, no caso de 12V cai pra uns 8,xV. Se uso 12V de uma e 5V de outra (Como uma vez tentei usar pra notebook) cai pra respectivamente 9V e 3V.

Medindo entre os GND secundario delas, ou entre as tensões positivas e o GND da outra, fica variando entre 0,1 e 0,6V (Por minuto sobe e desce umas 2 vezes), não há qualquer ligação de GND entre elas então (Rede AC 220V, sem neutro/terra)

Talvez o problema seja eu usar resistencia como carga... mas como disse se ligar a UMA fonte a tensão não cai, se ligo a 2 em serie a tensão cai, a carga então deveria derrubar a tensão em apenas uma fonte também.

Se ligo ao amplificador de sempre digamos uma de 12V outra de 5V obvio que vai funcionar, ele funciona desde uns 10V até uns 20V, só que se meço não tem 17V e sim 13V.

Bom, vou parar por aqui porque não tenho 2 fontes IGUAIS pra testar e ver se o problema é esse, nem paciência pra simular outras cargas que não seja por resistores ou lampadas.

Vou repetir: Não é que não ocorre a soma das tensões, o que ocorre é uma desregulagem na tensão em cada uma das 2 fontes, se há necessidade de tensão exata há um problema... se é pra usar pra recarga de bateria, ou pra sistema de som, onde não há a mínima necessidade de tensão regulada, aí serve.

Bom... de vez em quando um mero zener de 10V 1/2W ligado na linha 12V de uma fonte ATX já derruba a tensão nela... nessas fontes de multiplas saídas que usam um intermezzo entre ambas como referência pro CI controlador do PWM é que haveria esse problema, com 2 fontes de celular de 7 e 8V ocorre a soma correta aqui, a queda de tensão é bem pequena comparado a cada uma com a mesma carga (Apenas 0,5V).

Se isso funcionasse direito resolveria meu problema de baixo rendimento em inversores. Com um inversor tipo flyback 12V>30V tenho rendimento de 90%, se coloco pra 12V>90V o rendimento cai pra 60%, já se somar 3 de 12V>30V obteria os mesmos 90V mas com rendimento de 90%, que seria fantástico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O funcionamento das fontes comutadas é muito diferente .

O cálculo das mesmas é tambem bastante complexo.

De notar ainda que pelo facto de se isolar os circuitos sob o ponto de vista de componentes contínuas, isso não implica que o mesmo se verifique para componentes de frequências elevadas , como é o caso.

Desta forma o simples facto de efectuar a ligação em série pode implicar a interacção dos circuitos e desta forma o seu desempenho ( formação de loops , alteração das capacidades em jogo, introdução de capacidades e indutâncias nos circuitos de contolo e realimentação , alteração dos pontos de referência ,etc , etc ,etc, etc ).

O circuito anexo simplificado com essas ligações já mostra alguns dos pontos que podem ser afectados. Se além desses pontos pensarem num circuito real com todos os circuitos todo o problema se complica ainda mais.

Isto não implica que este tipo de ligação não possa funcionar ,mas o reultado irá depender dos circuitos das fontes para além do simples isolamento ohmico..

Para quem desejar aqui tem um resumo do funcionamento e cálculo dessas fontes.

http://paginas.fe.up.pt/~ajm/www_ei2/smps_ei2.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Quando falei que isso não existe, na verdade quero dizer que é impraticável.......não é uma coisa lógica, como ligar baterias ou pilhas em série!

Ainda acho uma coisa sem fundamento!

É prático sim, porém depende do tipo do projeto da fonte ou então você poderá ter problemas...

Lembro quando fiz o técnico, tinhamos fontes variáveis de bancada, elas eram duplas, com master e slave, e cada uma delas variava de 0 a 30V, para obter maior tensão era necessário liga-las em série e obrigar a tensão da SLAVE sser igual a do master... então apenas linkavamos o negativo de um com o positivo de outro e usavamos as pontas restantes...

É bem simples pois na realidade cada fonte funciona como se de fato fosse uma bateria com positivo e negativo. mesmo estando ligadas à rede estão fisicamente isoladas, o que você está fazendo é "flutuar" o terra da segunda fonte para que ela esteja "X volts" acima da tensão da primeira... com isso, se você quer 60V, tudo que precisa é de duas fontes de 30, a primeira fornece 30 volts e eleva o terra da segunda para "GND = 30", a segunda fonte irá ajustar a saída para "VCC = GND + 30v", entende a situação? a saída é amarrada ao GND, e o GND aqui não é 0... a.... é meio complicado mas da para ter uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...