Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida, bobina para transmissor FM


rogerazambuja

Posts recomendados

Pessoal, no site http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Transmissor_FM tem um esquema de um projeto de transmissor. Ja adquiri todos os componentes para a montagem, mas não consegui achar o fio de cobre de 0.8 mm para montar a bobina. Será que é possivel montar essa bobina com o fio de dentro de um cabo coaxial (aqueles de tv a cabo)? Eu medi o diametro e é de aproximadamente 0.8 ou 0.9mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas cabo de tv a cabo é 75ohms

Digamos que ele tem esta impedância enquanto ele "é cabo" (ou seja: enquanto está encapado, com aquela malha em volta)... No caso, dele você só vai aproveitar o condutor do meio para fazer a bobina, não é isso?

Então não tem com o que se preocupar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site diz que as espiras tem q fica "juntas", presumo eu que seja encostando uma na outra, esta certo?

Conforme o soschip já tinha dito mais acima, costuma-se usar fio esmaltado (normalmente retirado de um transformador velho). Neste caso, não precisaria se preocupar, pois o esmalte é isolante e não deixa acontecer curto circuito, mesmo que uma espira encoste na outra. Mas o fio central do cabo de antena não é esmaltado, portanto, se encostar uma espira na outra, o transmissor não funciona!

Outra duvida, no projeto mostra um "trimmer" (capacitor variavel) com tres pernas, mas o que eu comprei veio com 2 pernas. Aonde devo solda-las? Obrigado.

Você me desculpe, mas não tive tempo de ler o texto todo do link... Mas pelo que pude notar, duas das perninhas do trimmer ficariam soldadas juntas, certo?

Então, basta você soldar uma perninha do trimmer que você comprou naquela "ilhazinha de solda" (não achei um termo melhor para definir aquele troço) e a outra perninha na placa maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo sinceramente não querendo lhe desmotivar, mas tenho quase total certeza de que este circuito não irá funcionar, ainda mais se montar como o do tutorial, circuitos de RF são circuitos dificílimos de se acertar o ponto HE HE pois eles são muito sensíveis, eu já tentei montar uns 5 circuitos diferentes aqui, e sinceramente o máximo que consegui, foi um sinal muito fraco e muito chiado no rádio HE HE Por isso que ainda digo que do jeito que está montado esse circuito ae, nossa vão precisar de reza braba ainda pra funcionar, pelo menos se fosse montado em uma plaquinha de circuito impresso HE HE bem as dicas seriam de sempre deixar as pernas dos capacitores bem curtas, a bobina tenque ser montada com exímia precisão :D não encoste uma expira na outra, deixe um espaço que passe uma folha de papel entre elas, o circuito deve preferencialmente ser alimentado por uma bateria, pilha ou sl, não utilize fontes, pelo menos até conseguir regular o circuito, os pontos de solda também devem ser bem feitos, não deixando restos de solda, no mais era isso, o circuito é bem simples, então monte o com paciência, talvez isso te poupe muito trabalho depois procurando erros :D E boa sorte, se precisar da um grito ae HE HE valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou com uma duvida. No final do site o cara diz:

"> Se você já montou o seu rádio, e está afim de mais alcançe, substitua o transistor pelo BD135, observando a pinagem, ele vai ficar virado para o lado da bobina e as pernas ligadas em sequência normal! Coloque um capasitor cerâmico de 10pf ligado no local onde seria a antena e na perna livre ligue a antena. Aí você vai ver o que é força!!!De 0.650mW ele vai para 12.5W

Esse lado que fica virado pra bobina seria aonde ta escrito "bd135"? porque o transistor tem um lado que é "metalico" (acho que é pra colocar um dissipador de calor) e no outro é todo de plastico com uns negocios escritos. Seria o lado dos "negocios escritos" que teria que ficar de frente para a bobina? E o que seria ligar em sequencia normal? Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, sera que o BD135 deve ser soldado com a mesma sequencia de pinagem do BC337? O cara diz: substitua o transistor pelo BD135, observando a pinagem, ele vai ficar virado para o lado da bobina e as pernas ligadas em sequência normal!

Abaixo é a imagem de como fica a sequencia no BC337.

Esquema_radio.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Apesar das opiniões contrárias a esta montagem você insiste em usar tal transistor, então veja você mesmo o datasheet. Depois nem precisa perguntar porque não funciona como prometido pelo autor do projeto.

http://www.datasheetcatalog.net/cgi-bin/helo.pl?field=Nume&type=C&text=bd137&producedby=&action=Search

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soschip, o site que o silvio a.s. postou diz o seguinte: "Existem projetos de transmissores de FM onde são usados transistores BD 135. Apesar deste transistor não ser específico para RF ele é capaz de operar em altas frequências permitindo o seu uso neste tipo de circuito e fornecendo uma potência razoável."

Montei agora a pouco com o BC337 (transistor usado no projeto original), e o transmissor funcionou. Só não ta saíndo áudio, ainda nao descobri o porque. Não custa nada tentar com o BD135, eu só gostaria de saber a pinagem correta para soldar, pois nao ficou bem esclarecido na dica do cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rogerazambuja como funcionou mas não saiu som? Cara tu tenque ligar igual o BC337, base na base, coletor no coletor, emissor no emissor, basta você olhar o datasheet, veja o BC337 olhando o lado chanfrado, a ordem da esquerda para a direita é: 1 Coletor 2 Base 3 Emissor agora pegue o BD135 e olhe o lado que está escrito as coisas, a ordem da esquerda para a direita é: 1 Emissor 2 Coletor 3 Base , pronto agora é só ligar veja que no esquema ele até diz qual é o coletor qual é a base e qual é o emissor, veja que a informação é a mesma que te passei ai :D então para colocar o BD135 você terá que dar uma trançada nas pernas dele :D Mas é isso ae :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é cara. Não sei porque q nao saiu o som. Mas o transmissor ta funcionando, pois eu liguei ele, e o sinal apareceu. Ta funcionando em 106.5. E não é porque o radio tava perto dele, porque eu fui na rua e testei no radio do carro e sintonizou legal (inclusive parava na busca automatica).

Hj quando comprei o capacitor polarizado, o cara me perguntou se nao fazia mal q fosse pra 63 Volts, e eu disse que nao. Será que não é por causa disso? Meu conhecimento sobre eletronica é limitado, talvez eu esteja falando bobagem.

Vou tentar depois colocar o BD135.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Falta resistor pra casar a impedância de saída do som com a entrado do transmissor.

Pode ser de 32R a 1K. Sem este resistor, o capacitor se carrega através do diodo formado pela junção base/emissor do transistor ou pelos resistores de base e não deixa mais passar o sinal de áudio para modular.

A polaridade pode ser invertida dependendo da saída de áudio do aparelho que modula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui fazer o transmissor funcionar com o BD 135. Eu tinha ligado com a pinagem errada. O sinal está bem forte, ainda nao testei o alcance, mas fiz uma antena dipolo artesanal, peguei uma antena comum de tv (aquelas simples com 2 varetas), tirei o fio de 300 ohms e soldei um de 50 ohms, e liguei o transmissor na antena.

Gostaria de colocar o transmissor em uma caixa de montagem, qual seria a mais indicada, alumínio, plástico ou ferro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!