Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenção! Não usem cooler de HD!


Posts recomendados

Perdi 4 HDs em menos de 2 anos em 3 PCs diferentes após instalar esses coolers que ficam em baixo do HD. Os sintomas começam a aparecer entre 6 e 12 meses, caso não haja uma limpeza freqüente do HD. O problema começa intermitente, o HD as vezes não é reconhecido na BIOS e, resetando o PC algumas vezes, ele funciona, até um dia, parar totalmente de funcionar. Isso é causado pelo fluxo de ar diretamente sobre os chips e outros componentes eletrônicos em baixo do HD, já que não há dissipador, acumulando poeira e umidade, que com o tempo, oxidam e começam a causar curto na placa lógica. O técnico com quem falei disse que tem chegado a ele muitos HDs com coolers com esse problema e não está mais recomendando seu uso.

O interessante é que o primeiro HD a apresentar problema já tinha 3 anos de uso e pifou 2 meses após a instalação do cooler, mas não associei a ele o problema. Os outros 3 eram novos e deram problema entre 6 e 8 meses após a instalação dos coolers.

Já havia trocado a fonte, comprado um No-break, testado o aterramento e nada. Só quando prestei atenção na placa lógica do ultimo HD danificado, percebi os componentes oxidados e uma grande quantidade de poeira incrustada nos chips. Parei de usa-los e não tive mais problemas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler de Hd é o maior engodo....o cara coloca embaixo do HD quand oa parte que esquenta mais é em cima.

Ou seja, vai refrigerar apenas a placa lógica. O motor e os discos, que esquentam mais vão permanecer quentes. O que pode acontecer é que como a placa lógica está sendo aquecida de um lado e do outro vai ficar quente por causa do motor girando, esse choque térmico pode dar algum problema nos chips.

Isso sem falar no que o colega comentou, acúmulo de poeira.

E o espaço que eles ocupam. se voce tem mais que 2 Hd's naquele rack onde se fixa, colocando um cooler em cada um voce já não coloca mais nenhum HD.

Ou seja, no espaço que era paar 4 HD's voce fica com 2, se quiser colocar outro HD vai ter que deixar pendurado.

Sou mais de colocar um fan de 12 Cm na frente do micro soprando ar para cima dos HD's, assim o ar entra pela frente, passa pelos HD's (tanto por cima como por baixo) e é puxado pelo cooler de 8 cm que tem atrás.

Outra vantagem do cooler frontal é que ele puxa o ar de fora do gabinete, enquanto os cooler de hd ficam soprando o ar que já está lá dentro e que está mais quente.

Outra coisa que ouvi falar mas não tenho como comprovar, é que a base desses coolers de hd são de um liga metálica diferente da carcaça do HD. ASssim quando entram em contato pode haver migração de elétrons de uma liga metálica para outra (tipo um termopar), o que pode danificar chips ou até induzir uma corrosão na carcaça do HD.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é... eu nunca gostei desses coolers de HD chineses...

se formos reparar, os grandes fabricantes de cooler (thermaltake, zalman, etc) nunca venderam esse tipo de produto... então certamente eles não tem eficiência comprovada...

o pessoal do clube bem que poderia fazer um teste maneiro sobre esses coolers de HD xing ling hein... Fica registrada aqui a sugestão.

a ideia do cooler de 12 na frente é boa... mas é bom colocar um filtro para não entrar poeira...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que isso dependa também da umidade local e da poeira. Regiões litorâneas, que apresentam uma maior umidade, e casas, que estão mais expostas a poeira da rua, o problema parece com mais freqüência e mais rápido. Você já fez uma limpeza no seu HD nesses 3 anos?

No meu caso, a queda de temperatura do HD com o cooler (4-6 Cº) não fez diferença para a sua durabilidade, tendo em vista que nenhum durou mais que 8 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já que entramos no detalhe da poeira acumulada, o melhor é usar uma pistola de ar comprimido que não tenha o jato tão forte.

Com isso dá para limpar até o interior da fonte pela passagem de uam corrente forte de ar, o que com o tradicional pincelzinho fica meio difícil.

Colocar filtros acho que tira a eficiencia do fan uma vez que o filtro impõe uma certa resistencia à passagem do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre usei esses coolers de hd e nunca tive problema!

Quando se fala que aquece mais a parte superior dos discos, precisa lembrar que o que queima são os componentes da placa lógica e não o que fica em cima do HD....que é a tampa ou a carcaça....

Na minha opinião, o que mais queima hardware de PCs são altas temperaturas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre usei esses coolers de hd e nunca tive problema!

Quando se fala que aquece mais a parte superior dos discos, precisa lembrar que o que queima são os componentes da placa lógica e não o que fica em cima do HD....que é a tampa ou a carcaça....

Na minha opinião, o que mais queima hardware de PCs são altas temperaturas!

Você faz limpeza regularmente no seu PC como o colega rodrigoboeing? Acredito que a grande maioria das pessoas não fazem e só procuram limpar quando da algum problema. Não acho que valha a pena instalar uma peça que exija uma manutenção regular por um benefício duvidoso.

Só tenho conhecimento de altas temperaturas serem responsáveis por queima de Placas de Vídeo, até porque HDs não esquentam tanto assim e um cooler para ele não reduz significativamente sua temperatura.

Além do que todos os outros coolers possuem uma ventoinha e um dissipador, que além de aumentar a área de dissipação de calor, protegem os componentes eletrônicos do fluxo direto de ar, com poeira e umidade.

Esses coolers de HD são na realidade verdadeiros caça-níqueis.

PS: A maior parte das queimas de componentes do PC, principalmente HD, é de origem elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser que os chips da placa lógica queimem por execsso de calor, mas a fonte de calor é o motor em cima. Se voce refrigerar só a placa lógica, o calor se acumula em cima e se distribui por toda a carcaça.

Por isso não adianta só refrigerar os chips, não são eles a fonte de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O tópico é radical demais.

Quem acessa outros fóruns vai lembrar de fotos de um HD que teve problemas associados a coolers para HD.

Agora é ruim ou bom utilizar os coolers? O problema está na relatividade da resposta.

O HD foi projetado para trabalhar quentinho mesmo, mas vale lembrar que com alguns HTPCs ou mesmo gabinetes mal gerenciados há acúmulo de calor o que pode afetando a vida útil do HD.

Em cidades litorâneas não recomendo a utilização de coolers com ventiladores pois a maior umidade e presença de sais promove a oxidação da placa lógica do HD. Neste caso a melhor opção caso realmente queira melhorar a dissipação é escolher um gabinete maior, utilizar coolers passivos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O q vocês acham de usar um cooler normal, comum mesmo, preso aquela "gradinha" de aço na frente do gabinete ao invés desses coolers de HD? Se vocês precisam reduzir a temperatura do HD e n acham interessante a ideia do "cooler de HD", vocês podem usar um cooler simples instalado perpendicular ao disco rigido, de forma q o fluxo de ar n fique direcionado para o "fundo" do HD! simples n?

Caso você n tenha essa "gradinha" ou n tenha espaço pra instalar um cooler simples na frente do gabinete você pode simplesmente melhorar o fluxo de ar interno ao gabinete e deixar um certo espaço entre os discos rigidos, de forma q o pouco ar q circule no gabinete possa passar sem problemas ao lado do HD. Tenho certeza q isso ajuda e q reduz a temperatura! :)

Espero ter ajudado!

Boa sorte a vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VinyBorges o que voce falou eu já tinha falado lá em cima, coloque um cooler (fan) de 12 Cm na frente, puxando ar de fora para passar pelso HD's aí voce tem uma refrigeração mais uniforme.

Quanto a usar cooler em cidade litorânea, acho que isso não tem muito a ver com relação à umidade, o ar que está dentro do gabinete não é isolado, logo a umidade de fora passa para dentro. O gabinete não é hermético, ou seja, não é isolado do ar de fora.

Acho que se o ambiente onde o gabinete está é muito úmido, é interessante colocar uns saquinhos com silica-gel para absorver a umidade, assim o ar de dentro fica um pouco mais seco que o ar que está fora.

Acho que quem mora em lugar úmido tem o agravante de que a poeira acumulada retém umidade e pode haver corrosão, mas aí a limpeza tem que ser mais frequente para tirar a poeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu já achava o uso do cooler de HD contestável; meu HD é um pouco antigo (vai pra 2 anos) e tem cooler a uns 8 meses, mas o gabinete tem cooler frontal e a temperatura não baixa tanto assim, apenas deixei o cooler lá pra num ficar parado.

Acho que retirá-lo e aproveitar o fan no dissipador do chipset da minha A33G que "ferve"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que se o ambiente onde o gabinete está é muito úmido, é interessante colocar uns saquinhos com silica-gel para absorver a umidade, assim o ar de dentro fica um pouco mais seco que o ar que está fora.

Eu uso uns 8 saquinhos desses de silica-gel aqui... :) Eu moro em salvador, então tem umidade e salitre forte!

Realmente eu já achava o uso do cooler de HD contestável; meu HD é um pouco antigo (vai pra 2 anos) e tem cooler a uns 8 meses, mas o gabinete tem cooler frontal e a temperatura não baixa tanto assim, apenas deixei o cooler lá pra num ficar parado.

Acho que retirá-lo e aproveitar o fan no dissipador do chipset da minha A33G que "ferve"...

Aqui a baixo uns 3ºC, é claro q é muitooo pouco, mas é melhor do q cooler nenhum! :)

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pode até ser que os chips da placa lógica queimem por execsso de calor, mas a fonte de calor é o motor em cima. Se voce refrigerar só a placa lógica, o calor se acumula em cima e se distribui por toda a carcaça.

Por isso não adianta só refrigerar os chips, não são eles a fonte de calor.

Acho que su visão é a que interessa a você, lógico!:D

Veja a minha sobre o aquecimento:

Quando diz que o calor se distribui por toda a placa lógica, seria equivalente dizer que a refrigeração se espalha da mesma forma! E mais, a ventilação do cooler de HD não atua somente na placa!

A temperatura verificada na carcaça do HD é muito menor do que a de alguns chips/componentes localizados na placa lógica! Quem já manuseou HDs em funcionamento, em busca de defeitos sabe disso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não consegui explicar direito o meu pensamento, quando falei do aquecimento da placa lógica.

A placa lógica é formada de circuitos impressos num material que é conhecido como fenolite. Pois bem, a fenolite é um isolante. Ou seja, a parte que está em contato com o interior do hD, ou seja, mais proxima do motor, vai ter uma temperatura mais alta que os circuitos que ficam do lado de fora. Ou seja, a temperatura na parte superior, que é metálica, será maior que a parte debaixo, pois a fenolite é isolante e não conduz calor.

Por isso acho que os cooler de HD não refrigeram onde deveriam que é a parte superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meiraneto, meu caro, a transmissão de calor se dá por 3 maneiras (físicia elementar):

Condução (contato)

Convecção (ar em movimento)

Irradiação

Ou seja para o chip esquentar não precisa estar em contato direto com a carcaça. O motor girando libera calor e esquenta o ar ao redor que, por sua vez, esquenta a carcaça e o que estiver próximo (placa lógica).

Só acrescentando, hoje em dia existem gabinetes onde existem dissipadores de aluminio com aletas, que ficam em contato com aquele montante onde se fixa os HD's. Aí o ar que vem do cooler frontal passa pelos dissipadores e é removido com mais facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 2 hds de 250GB SATA2, os dois uso o cooler de HD, não tive problemas ate agora, agora vou começar a ficar preocupado. Mas será que essa história de danificar o hd seja exagerado? Talvez depende do ambiente onde o pc se encontra, eu por exemplo moro em cidade muito quente, quente mesmo, e o gabinete não recebe muita ventilação, mas compensei colocando um cooler de 12 no fundo jogando ar pra fora, e 1 cooler menor na frente com filtro, jogando ar frio pra dentro, inclusive ventilando um pouco a area dos HDs. Além de um cooler lateral em direção ao processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...

Esses coolers são perfeitos pra trocar os das placas de videos tipo GT 630 tenho uma e o cooler dela é uma ***** to pensando em comprar isso daí e instalar nela e ussar o dissipador padrão pr aver se tem algum resultado tanto do barulho do cooler padrão tanto como na temperatura alem de comprar a AS5 pra passar na placa de video

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!