Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GA MA69VM-S2 e suas características...


Posts recomendados

Aqui, achei um fórum (em chinês/japonês/coreano sei lá), explicando como faz o cabo.

http://forum.coolaler.com/showthread.php?t=161890

Nesse caso foi usado um conector, que se não me engano, se chama "mini modu".

Eu montei o cabo com o conector latch, comprei o conector latch 10 pinos (R$ 0,30), flat de 10 vias (~R$ 2,00 m), 1 fêmea RCA e 1 fêmea Din 4 pinos (S-Video). Não testei, porque ainda não comprei a placa-mãe.

O conector latch é bem fácil de montar: você coloca o flat nos dentes, aperta o conector com um alicate e pronto.

O único problema de montar é a falta de um espelho traseiro. Ou fica os fios soltos saindo de dentro do micro ou fura-se o gabinete p/ montar os 2 conectores de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no caso desse modelo específico, a leitura está com um erro tão grande, em alguns casos, que chega a comprometer o funcionamento correto do sistema. Na minha e de um amigo estão marcando 22ºc em um Atlhon X2 4800+ brisbane e o cooler não passa de 1100 RPM (o normal seria de 2500-3200 RPM). Se tocar no dissipador, ele está fervendo, e ela continua marcando 22ºc, até reiniciar ou desligar o PC devido ao superaquecimento.

Já verifiquei a versão da BIOS e está numa versão que já dá suporte ao meu processador. Também encontrei outros casos desse problema na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia!

Eu tenho esse modelo de placa-mãe e atualizei o BIOS logo assim que a coloquei para funcionar, não poderia dizer algo sobre ela com o BIOS anterior, se tinha problema e tal... Sempre quando monto uma máquina eu tento colocar os drives e BIOS mais recentes, mas antes disso eu dou uma procurada na net para ver se a tal BIOS ou drive não está com algum problema!

No meu caso eu uso o PC com essa placa-mãe desde Janeiro, durante 24 horas por dia e não tenho problema algum com ela... vai ver dei "sorte"...

E até postei algumas temperaturas com minha configuração num outro tópico sobre o cooler Hyper TX2, o que mostra que a minha marca perfeitamente as temperaturas tanto do processador, quanto da placa-mãe.

O tópico ao qual me referi é esse: http://forum.clubedohardware.com.br/cooler-master-hypertx2/521155?t=521155

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, bom dia!

Seguinte... se você está pensando em utilizar a placa de vídeo onboard para jogos, te garanto uma coisa, não vai ter uma boa atuação, pois qualquer placa de vídeo offboard tem um desempenho MUITO melhor, mesmo sendo de uma versão anterior a da onboard!

Eu tenho essa placa-mãe, conforme a configuração da minha assinatura e consegui jogar Crysis com algumas coisas no High e a maioria no Médio, claro que com um pouco de lag às vezes, pois minha placa de vídeo não é tão atual assim...

Mas se você comprar uma placa de vídeo da série 8800, por exemplo, terá uma ótima máquina para jogos com um excelente desempenho!

Tudo depende do conjunto inteiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com 8 gb de ram...

Vai usar essa maquina com xp ou vista 64? porque versão 32bits de SO num vai reconhecer nem a metade

outra coisa fica esperto pois essa placa pode não aceitar 8gb ddr 800 confira o manual dela antes no site do fabricante

a maquina vai ter um bom desempenho sim se você colocar uma vga de 9600GT pra cima vai rodar quase tudo que quiser com qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se esse problema de leitura incorreta da temperatura está relacionado a BIOS ou ao tipo de núcleo do processador ou a um defeito de lote da placa mãe. O meu é um X2 4800+ brisbane de 65nm. Acredito que não seja a BIOS, pois ela está com a versão F4, que segundo o site do fabricante, já suporta esses processadores desde a F3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ficar fulo da vida por um "amigo" me cobrar R$80 pra montar o computer...tomei coragem, espalhei peças pela casa toda e...consegui! Sério, montei tudo sem maiores problemas, apesar da tensão (minha) até a hora de apertar o botão. :)

Atlhon X2 4000+

Gigabyte GA-MA69VM-S2

2 x 1GB Kingston DDR2 800

WD 250GB (8MB buffer)

Akasa 350W

O detalhe é o seguinte...tenho outro hd (IDE) do qual tenho que copiar uma série de coisas, passar pro novo hd (sata) e depois deixá-lo pra backups.

Com um IDE espetado na placa-mãe, não estou conseguindo fazer o boot pelo sata, mesmo botando ele em 1º na ordem de boot. O IDE fica como master direto...

Já instalei o XP (liberado, Pro, Corporate, SP2, MP11, tudo integrado), mas só tenho conseguido fazer boot por ele se desconectar (cabo de força) o IDE antigão. Com o IDE desligado, aponta pro hd novo normalmente...

Imagino que seja algo ralativo a jumpeamento, mas não tenho certeza. Além disso, não tem uma "chavinha" na parte de trás do IDE...me parece que é uma pecinha de encaixe. Imagino eu que seja um jumper...mas não tenho certeza.

Então...deve ser simples, mas o mané aqui ainda não matou a charada. Ajudem, por favor. :)

TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rodrigo.temp,

Boa noite!

Se não fosse relacionada ao BIOS não teria problema de leitura também com as temperaturas do chipset da placa-mãe... por um acaso você já testou outro processador de velocidade diferente em sua placa-mãe... ou sua configuração mesmo, mas com o BIOS atualizado?

O problema não é o reconhecimento de um tal processador pelo BIOS (não é só isso que ele faz, o BIOS além de detectar o seu hardware instalado, também controla por software todo o hardware soldado em sua placa-mãe disponibilizando as funcionalidades de todos os seus recursos, “a principio” quanto mais recente a versão do BIOS, melhor ele controlará a placa em geral), mas sim no bom funcionamento no chip IT8716 que controla os detectores de tensão/temperatura/alertas de temperatura/alerta falha do cooler/alerta de falha do sistema(hardware)/processador e suporta a função CPU Smart Fan(dependendo do processador instalado)...

Se o BIOS não estiver conseguindo se comunicar coerentemente com esse chip e qualquer outro na placa-mãe, existirá problemas na detecção/monitoramento/configuração dos mesmos.

Ou então a Gigabyte, “sem saber”, utilizou um lote do chip IT8716(que não é fabricado por ela) com “problemas de hermenêutica”, mas funciona, porque algum “valor” ele informa...

Se não testar todas as possibilidades, quem vai saber onde está o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Boa noite!

(resposta coletiva em um mesmo post)

Kmbr, o meu processador é Windsor revisão F3!(Mais antigo que o seu modelo de processador) Link do processador: http://products.amd.com/en-us/DesktopCPUDetail.aspx?id=35

Qual é a versão de BIOS que você usa em sua placa mãe?

TuningBrasil, no CD de instalação da placa-mãe tem o programa de atualização de BIOS chamado “@BIOS”... ou você pode baixar a versão mais atual desse programa aqui: http://www.gigabyte.com.tw/FileList/NewTech/old_motherboard_newtech/tech_a_bios.htm

BULLS, disponha! Estamos aqui pra isso mesmo!

Rodrigo.temp, uma outra coisa me ocorreu depois que escrevi no post anterior dirigido a sua pessoa.

Pode ser que seja problema no processador também, se não testar em outras placas-mãe não poderemos saber se procede essa suposição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

spiderman aqui eu to usando a bios f8, e parece que tá explicado, as placas tem uma frecuraiada pra ler temp. de processador brisbane, isso acontece numa ecs aqui também, que lia certim a temp de um sempron 2800, revisão F3 também, se não me falha a memória (a minha mesmo). []s

Resolvi o lance do SATA x IDE no boot. Fui na bios (de novo) e acertei lá...agora deu certo. Valeu pela força.

Sobre bios F7...como vocês atualizam a bios?! Via web mesmo?! Via software da GA?

velho, atualizar a bios usando o qflash é mó mamão com açucar, e ainda mais seguro, usa um pendrive ou mp3player, eu usei um mp3player, dei uma formatada antes, copie os arquivos, reiniciei e é só apertar end, depois só seguir as informações na tela. []s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é verdade. Ela suporta memórias DDR2 800. Mas, dependendo do multiplicador de clock do seu processador, ela não vai chegar a 800MHz. Para ela checar a 800MHz o multiplicador do processador precisa ser um número par. No caso do processador 4200+, por exemplo, o multiplicador de clock é 11, por isso a memória atingirá apenas 733MHz.

Rodrigo.temp, uma outra coisa me ocorreu depois que escrevi no post anterior dirigido a sua pessoa.

Pode ser que seja problema no processador também, se não testar em outras placas-mãe não poderemos saber se procede essa suposição...

Ainda não testei o processador em outra placa mãe, mas creio que o problema não esteja nele. Um amigo tem um processador igual nessa placa mãe e dá o mesmo erro de leitura. E depois de desabilitar a função "CPU Smart Fan Control" ele está funcionando sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente pessoal!

Zicado, isso que o Rodrigo.temp explicou é bem verdade... MAS não acontece apenas com esse modelo de placa-mãe, e sim com todos os modelos e fabricantes de placas para o processador AMD! Isso porque o controlador de memória está no processador AMD e não na placa-mãe, como nas placas para processadores da Intel...

Os processadores Athlon64 soquete AM2 tem que ter o multiplicador de clock em número par para que o multiplicador de memória(metade desse valor par do multiplicador de clock do processador) seja um número inteiro, para então obter/utilizar o valor total/completo de velocidade das memórias usadas, não importando se 533, se 667 ou 800MHz... isso vai acontecer com qualquer memória instalada de qualquer velocidade e fabricante.

Maiores esclarecimentos você vai encontrar aqui: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1154

Rodrigo.temp, tu já descobriste então onde estava o problema no controle das temperaturas para o seu processador... no "CPU Smart Fan Control"!

Kmbr, esse programa de atualização de BIOS que indiquei é bem fácil de usar, não tem mistério nenhum, e além de ser intuitivo, você pode gravar a versão do BIOS que baixou em qualquer lugar que você desejar, e pode também fazer o update do BIOS nele mesmo, sem sair do Windows... e pode gravar a versão atual do BIOS da placa-mãe onde quiser, mas para leigos é bom ler o manual(que é bem curtinho) de como funciona no próprio site, na página inicial que indiquei o @BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo.temp, tu já descobriste então onde estava o problema no controle das temperaturas para o seu processador... no "CPU Smart Fan Control"!

Mas a leitura da temperatura continua errada. Com a função "CPU Smart Fan Control" desabilitada, o cooler fica em 100% o tempo todo, impedindo o processador de superaquecer. Assim ele funciona perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!