Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga quando tento instalar o XP


Glaucio Viana

Posts recomendados

Olá,

Estou com um problema aqui que é o seguinte:

- O meu pc está com o Linux instalado e funciona perfeitamente.

Eu ligo ele e uso o Linux sem problemas.

Mas eu quero instalar o Windows Xp.

- Coloco o cd lá no drive.

- Ligo a máquina, aperto F8, seleciono o drive e ele começa a carregar os arquivos do cd de instalação do XP.

Até aí tudo bem.

Mas justamente na hora que era pra ele abrir o menu com as partições com as opções de instalação/formatação, ele DESLIGA. (desarma o cooler, a luz do gabinete continua acesa)

Isso me deixa muito confuso porque se eu quiser usar o Linux, uso perfeitamente, não dá defeito nenhum, tudo funciona direitinho.

E esse problema do xp é sempre na mesma parte, carrega os arquivos e quando vai abrir o menu pra instalação ele desliga.

Se fosse alguma peça danificada o Linux não pegaria também, correto?

Porque não ia dar pra eu usar o pc, com uma peça ruim.

Dá vontade de jogar pela janela.

Socorro, não sei mais o que fazer.

Se alguém souber, por favor me ajude.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Via de regra, o Linux usa particionamento ext3 e o XP, ntfs. Assim, acho que seria interessante você partir da estaca zero, inicializando com o boot do 98 e usar o comando fdisk e retirar o particionamento NON-DOS. Agora, sim, voê inicializa com o cd do XP e faça o particionamento para instalar o XP, reservando um espaço de pelo menos 10 gb para o Linux.

Após instalado o XP, use o Partition Magic para ativar e formatar a outra unidade em ext3, onde você irá instalar o Línux. Ao instalar o Linux, será criado o dual boot para se ter a opção de acesso aos sistemas instalados.

Acho que esse seria o melhor caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Glaucio segue a dica do veinho10.

"Via de regra, o Linux usa particionamento ext3 e o XP, ntfs. Assim, acho que seria interessante você partir da estaca zero, inicializando com o boot do 98 e usar o comando fdisk e retirar o particionamento NON-DOS. Agora, sim, voê inicializa com o cd do XP e faça o particionamento para instalar o XP"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento tem que ser o mesmo para excluir o particionamento NON-DOS que está em ext3.

Baixe o BOOT98SE aqui e descompate-o. Insira um disquete limpo no driver e execute o programa para criar o boot.

Inicialize e altere no Setup o boot para Floopy. Salve as configurações e inicialize novamente. Na primeira tela, tanto faz acessar com suporte ou sem suporte a cdrom. Dê enter. Chegando no A:\ digite fdisk e dê enter, enter. Clique em 3 e depois em 4 )NON-DOS) e confime a exclusão e dê esc. Resete para reiniiar para reiniciar (ALT+CTRL+DEL) e altere o boot no Setup para CD e coloque o cd do XP no driver.

A partir daí, após carregar os arquivos, dar enter e concordar, aparecerá uma unica unidade sem particionamento e o XP te dará as coordenadas para criar o particionamento e formatar, para a seguir passar a copiar os arquivos e fazer a instalação.

Boa sorte.

Agora, reinicie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ainda ocorre é que os programas de gravação de boot ainda não oferecem essa opção de gravar imagem na unidade de pendrive. Pelo menos, eu que uso o Nero e o Roxio, ainda não conheço outro programa para fazer isso. Talvez por falta de pesquisar e pela idade... rs

E para gravar no pendrive, não tem jeito mesmo. precisa-se do bendito disquete, que custa mais caro que um cd ou dvd. infelizmente as coisas estão assim, pelo menos pra mim, pois ainda não encontrei nada nesse sentido para evoluir.

Mas como na área de informática estamos sempre aprendendo, preciso aprender isto, se é que já existe. Se alguém souber em como gravar o boot pendrive sem disquete, poste aqui, por favor, pois o processo que tenho aqui comigo para gravar o boot no pendrive precisa do disquete e não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o caminho. Mas veja primeiro se a sua placa mãe dá suporte para a instalação do driver de disquete 3 l/2. Se der, você precisará além o driver, do abo também.

Olha! Veja bem que estou tentando apenas te ajudar. Não estou fazendo nenhuma imposição. O que estou colocando aqui trata-se da minha longa experiência como um técnico na área, mas quem sabe, poderá chegar alguém, bem mais atualizado que eu, e te direcionar para um outro caminho para facilitar a sua vida, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí uma coisa que eu não sabia que existia!!!

Willey! Será que você não poderia baixar esse programa, fazer um upload para o Rapdshare e colocar o link para baixarmos aqui? Estou pedindo isto em razão do meu provedor bloquear o Emule. Aqui na Selva Amazônica tem disso, acredita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Eu arranjei a unidade de disquete emprestada.

Comecei a extrair o boot98 pra um disquete vazio, mas tá dando um problema:

Erro:

Disk error on track X(cada vez é um número diferente), Head X

Floppy error

| Anular | Repetir | Ignorar |

Aí eu coloco Ignorar, não sei se isso tá certo, mas quando eu coloco Ignorar ele continua criando o disco de boot.

Posso fazer assim ?

Ou vai criar tudo errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

Eu consegui criar o disquete com o boot98.

Segui passo a passo o que você falou.

Deu tudo certinho, ele leu tudo lá e eu digitei o "fdisk" e ele carregou.

Aí demorou um pouquinho, ele ficou lendo e depois apareceu em negrito:

Não há discos presentes.

Aí eu fui lá na Bios e configurei o HD pra entrar no boot em 2° lugar, depois do disquete.

Fiz tudo de novo.

Digitei "fdisk" e apareceu

"Digite o nome do interpretador de comandos"

Eu digitei fdisk.exe , ele carregou de novo e

"Não há discos..."

Resetei e tentei instalar o XP e... adivinha.

Mesma coisa.

Quando vai abrir o menu com as partições, ele desarma. (_(

Passei hoje o dia todo (desde que acordei até agora) tentando consertar esse pc, tô ficando esquizofrênico já! :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

Baixe estes arquivos Raid da Silicon, descompacte e os copie para um disquete limpo.

Fazendo o boot com o CD, ao começar a carregar os arquivos, aperte a tecla F6. Fique atento para o carregamento dos arquivos que em dado momento você terá que apertar a tecla E e selecionar Windows XP 32 bits. Ele fará o carregamento dos arquivos do disquete para reconhecimento do HD. A seguir, dê enter e o sistema contiuará a carregar os demais arquivos para a instalação.

Após isso, dando enter, F8 para concordar aparecerá a unidade. Muita atenção nesta tela, para fazer o que é solicitado. Selecione a unidade e veja na opção 3 Para EXCLUIR a partição existente aperte a tecla D e confirme. A unidade ficará como desconhecida. Agora selecione a unidade C:\ e crie o o particionamento apertando a tecla C e confirme. Aparecerá uma tela com o tamanho da unidade. Se você quiser, poderá criar a unidade D:\ deterninando o tamanho para cada um. Essa unidade D:\, se criada, você poderá formatá-la depois de instalado o sistema. Se preferir somente uma unidade, apenas confirme.

Mas continuando, a seguir você deverá selecionar a unidade C:\ para a instalação. Daí pra frente já passará a copiar os arquivos para a instalação. O resto você sabe como fazer. Se por acaso tiver problemas com drivers use o ASTRA32 (gratuito) para identificá-los e para baixar da net.

Espero que dessa vez tudo se resolva. Imagino o seu stress, mas acredito valeu pela experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, meu caro John!

O MS-DOS é um sistema operacional e da mesma forma precisaria um RAID for DOS para que o sistema reconhecesse o hd o que não existe, ou se existe, eu desconheço.

Os hds IDE não tem esse problema. Já fiz este procedimentos em hd de 120 gb IDE sem problema algum.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Estou com um problema aqui que é o seguinte:

- O meu pc está com o Linux instalado e funciona perfeitamente.

Eu ligo ele e uso o Linux sem problemas.

Mas eu quero instalar o Windows Xp.

- Coloco o cd lá no drive.

- Ligo a máquina, aperto F8, seleciono o drive e ele começa a carregar os arquivos do cd de instalação do XP.

Até aí tudo bem.

Mas justamente na hora que era pra ele abrir o menu com as partições com as opções de instalação/formatação, ele DESLIGA. (desarma o cooler, a luz do gabinete continua acesa)

Isso me deixa muito confuso porque se eu quiser usar o Linux, uso perfeitamente, não dá defeito nenhum, tudo funciona direitinho.

E esse problema do xp é sempre na mesma parte, carrega os arquivos e quando vai abrir o menu pra instalação ele desliga.

Se fosse alguma peça danificada o Linux não pegaria também, correto?

Porque não ia dar pra eu usar o pc, com uma peça ruim.

Dá vontade de jogar pela janela.

Socorro, não sei mais o que fazer.

Se alguém souber, por favor me ajude.

Obrigado.

cara... na boa ... c for K7 ... vai na temprerqatura do processador ... (é batata)

na boa ... c for K7... esquece todo o resto ... e vai no cooler do processador ... espericnecia propria ... ja todos os k7 que chegam aqui na loja com o mesmo defeito ... é mal contato no cooler do processador ... ou é temperatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...