Ir ao conteúdo

nVidia GT200

romuloaguiar

Posts recomendados

Postado
O exemplo dos sockets foi só p/ mostrar que não existe empresa boazinha nem empresa maquiavelica, independente de ser a INTEL, NVIDIA ou AMD/ATI a empresa que estiver muito a frente vai impor a politica de preço/produção/inovação que lhe for mais conveniente. Sinceramente é ingenuidade achar que a AMD/ATI esta praticando essa politica de preços porque é uma empresa boazinha que quer apenas vender produtos cobrando um preço justo, ela esta é procurando aumentar a sua fatia no mercado, assim como a redução de preços da NVIDIA não é porque ela seja boazinha tambem e sim porque ela subestimou o R700 em virtude do fraco desempenho do R600, colocou o preço lá em cima pois achou que não teria concorrencia novamente,e agora que o R700 esta se mostrando uma excelente GPU ela tá perdendo espaço!!!

Concordo plenamente com você! Todas as empresas querem lucrar e adotam soluções mercadológicas que visam unicamente a obter lucro, pouco se importando com o consumidor. Afinal, vivemos no auge do capitalismo e essa é a principal lei do mercado (o lucro)!

Porém, o que estou querendo dizer é que se a ATI tivesse a mesma "vontade de lucrar ao máximo" que a nVidia tem, lançaria seus produtos no patamar mais alto possível e ainda assim fazendo competição com a nVidia. Por exemplo, se a HD 4870 é, supomos, 30% inferior à GTX280, lançaria a placa por um preço 35% inferior: quem a comprasse estaria lucrando cerca de 5%, entende?

Entretanto, a ATI lança suas placas por menos da metade do preço do lançamento da nVidia, por um valor justo (nem muito caro, nem barato). Tanto é que duas HD 4850 para Crossfire, no seu preço de lançamento, ficaria o mesmo preço ou até mais barato que apenas uma GTX260 também no seu preço de lançamento. E convenhamos que Crossfire de HD 4850 deixa a GTX260 no chinelo.

Atualmente essa diferença diminuiu, mas ainda é grande: no Brasil, uma HD 4850 está sendo vendida por aproximadamente R$ 600,00, conforme esse link, e a GTX 260 custa mais ou menos R$ 1.000,00 na mesma loja.

E olha que a ATI certamente lança suas placas por um preço que lhe dê margem para diminuir ainda mais, ou seja, ela com certeza está tendo lucro, e um lucro razoável!

Postado
Concordo plenamente com você! Todas as empresas querem lucrar e adotam soluções mercadológicas que visam unicamente a obter lucro, pouco se importando com o consumidor. Afinal, vivemos no auge do capitalismo e essa é a principal lei do mercado (o lucro)!

Porém, o que estou querendo dizer é que se a ATI tivesse a mesma "vontade de lucrar ao máximo" que a nVidia tem, lançaria seus produtos no patamar mais alto possível e ainda assim fazendo competição com a nVidia. Por exemplo, se a HD 4870 é, supomos, 30% inferior à GTX280, lançaria a placa por um preço 35% inferior: quem a comprasse estaria lucrando cerca de 5%, entende?

Entretanto, a ATI lança suas placas por menos da metade do preço do lançamento da nVidia, por um valor justo (nem muito caro, nem barato). Tanto é que duas HD 4850 para Crossfire, no seu preço de lançamento, ficaria o mesmo preço ou até mais barato que apenas uma GTX260 também no seu preço de lançamento. E convenhamos que Crossfire de HD 4850 deixa a GTX260 no chinelo.

Atualmente essa diferença diminuiu, mas ainda é grande: no Brasil, uma HD 4850 está sendo vendida por aproximadamente R$ 600,00, conforme esse link, e a GTX 260 custa mais ou menos R$ 1.000,00 na mesma loja.

E olha que a ATI certamente lança suas placas por um preço que lhe dê margem para diminuir ainda mais, ou seja, ela com certeza está tendo lucro, e um lucro razoável!

Discordo de você completamente, a AMD/ATI vem trabalhando com uma margem muito pequena de lucro, desde a serie 3xxx, explico:

O que a AMD/ATI esta fazendo é investir e investir em pesquisa/desenvilvimento, procurando adquirir knowhow de mercado(a AMD trouxe muito disso p/ ATI).

- Ela se manteve primeiramente no mercado, mesmo com um produto inferior ao concorrente(serie 3xxx), com uma politica de preços agressiva.

- Agora ela esta equiparando tecnicamente seu produto com o do concorrente e mantendo a mesma politica de preços agressiva....com isso provavelmente ela vai aumentar sua fatia no mercado. Coincidência ou não é a mesma estratégia usada no passado pela AMD em relação a INTEL!!!

....veja disputa da AMD com a INTEL, a INTEL leva atualmente vantagem sobre a AMD, mas a AMD esta ali, sempre pedindo passagem(e vez ou outra ultrapassando), a disputa esta sempre ali pau a pau(normanmente), o que nós ganhamos com isso? plataforma 64bits, multiplos núcleos, enorme variedades de cpus etc. Lembra quando só tinha uma empresa(INTEL) dominando o mercado? A velocidade letargica das evoluções das cpus?

Te garanto que quando a AMD/ATI tiver perto dos 50% de participação no mercado essa politica de preços agressiva vai desaparecer e as VGAs provavelmente ficarão um pouco mais caras porém com preços estabilizados!!!!

• Membro VIP
Postado
Nada a ver, ela simplesmente tá compensando o consumidor que comprou uma GT200 por um valor que no mes seguinte caiu drasticamente!!! Duvido que quem comprou uma GTX280 no mes passado quando viu os preços atuais não ficou fulo da vida!!!! A XFX reagiu rápido, e ganhou muitos clientes com isso!!!!

Okay, precipitei-me.

Postado
Discordo de você completamente, a AMD/ATI vem trabalhando com uma margem muito pequena de lucro, desde a serie 3xxx, explico:

O que a AMD/ATI esta fazendo é investir e investir em pesquisa/desenvilvimento, procurando adquirir knowhow de mercado(a AMD trouxe muito disso p/ ATI).

- Ela se manteve primeiramente no mercado, mesmo com um produto inferior ao concorrente(serie 3xxx), com uma politica de preços agressiva.

- Agora ela esta equiparando tecnicamente seu produto com o do concorrente e mantendo a mesma politica de preços agressiva....com isso provavelmente ela vai aumentar sua fatia no mercado. Coicidência ou não é a mesma estratégia usada no passado pela AMD em relação a INTEL!!!

....veja disputa da AMD com a INTEL, a INTEL leva atualmente vantagem sobre a AMD, mas a AMD esta ali, sempre pedindo passagem(e vez ou outra ultrapassando), a disputa esta sempre ali pau a pau(normanmente), o que nós ganhamos com isso? plataforma 64bits, multiplos núcleos, enorme variedades de cpus etc. Lembra quando só tinha uma empresa(INTEL) dominando o mercado? A velocidade letargica das evoluções das cpus?

Te garanto que quando a AMD/ATI tiver perto dos 50% de participação no mercado essa politica de preços agressiva vai desaparecer e as VGAs provavelmente ficarão um pouco mais caras porém com preços estabilizados!!!!

É, isso pode acontecer mesmo. Mas, sei lá. Se isso fosse acontecer já deveria ter acontecido...

Não estou por dentro de números a respeito da venda de VGAs por parte da nVidia e da ATI, mas acredito que deva estar pau a pau, porque os modelos atuais da ATI ganham disparado em custo/benefício da nVidia.

Pessoal, a discussão é bem vindo no tópico, mas vamos acalmar os ânimos...

Tyellbee, fica tranqüilo que ninguém tá discutindo não! Só eu que fiz um comentariozinho infeliz sobre a nVidia, mas sem qualquer intenção de difamá-la (mais zoando mesmo :D). Sabemos que a nVidia é a maior empresa do mundo em seu segmento e deve ser respeitada, mas o que deixa todo mundo nervoso, com certeza, é o fato de seus produtos serem caros demais e a maioria de nós não ter $ suficiente para adquiri-los! :unsure:

• Membro VIP
Postado

- Agora ela esta equiparando tecnicamente seu produto com o do concorrente e mantendo a mesma politica de preços agressiva....com isso provavelmente ela vai aumentar sua fatia no mercado. Coicidência ou não é a mesma estratégia usada no passado pela AMD em relação a INTEL!!!

Lembre-se que a AMD vem se mantendo um passo a frente da Nvidia em processo de fabricação, eles estão produzindo em 55nm desde a série HD3000... HD38xx e HD48xx são todas produzidas em 55nm... A Nvidia ainda está em 65nm, inclusive no massivo GT200, isto faz com que a ATI tenha menor custo de produção, consegue tirar mais chips por wafer, sem flaar que os chips são projetados para os mercados que estão e não estão tendo que ter seus preços cortados como está acontecendo como a Nvidia e as GTX 280 e 260, e possa portanto oferecer produtos com menor preço que a concorrência e ainda ter lucro.

Pegue como exemplo a GTX 260 e a HD3870, para ser competitiva a GTX 260 tem que custar o mesmo que a HD4870, já tem várias custando U$299, só que olha o tamanho dos chips (Link), a AMD tira muito mais chips por wafer do que a Nvidia, portanto nisto os custos da AMD são menores, já que ambas são produzidas nas mesmas fábricas TSMC. A Nvidia tem memória de 448bits e a AMD de 256bits, isto em teoria faz com que a Nvidia precise também de uma PCB mais complexa, outro fator de maior custo pra Nvidia. Já o custo da memória em si daí confesso que fico na dúvida. Mas no final das contas certamente os custas da AMD são menores.

Sobre atitudes em estar no topo, só lembrar toda a época em que o Athlon 64/ Athlon 64 X2 ficou na liderança (foram anos) e os preços dos X2 em particular não eram nada perto do que temos hoje, bem pelo contrário, e os Pentium D sim tinham preço menor até porque eram reconhecidamente inferiores... Foi só começarem os primeiros testes com os Core 2 Duo a aprecer, eles chegarem ao mercado, que os preços dos Athlo 64/ Athlon 64 X2 foram cortados, e várias vezes, os X2 em especial tiveram uma queda significativa, e ficaram bem mais acessíveis, coisa que no momento que só tinhamos Pentium D e Ahtlon 64 não acontecia, os preços continuavam lá em cima.

Portanto toda empresa numa situação confortável pode acabar deixando seus produtos com preços menos atrativos, ou seja, mais abusivos, quando não tem concorrência à altura. Ainda bem que temos novamente uma situação competitiva entre Nvidia e ATI, como não víamos desdes as X1000 e série 7....

Parece que a Nvidia está agora se direcionando pro mesma estratégia da ATI, claro que pressionada pela concorrência, em breve tem HD4870 X2 chegando aí tb, e ela vai perder a liderença pela primeira vez em muito tempo, mas vale lembrar que há muitos parceiros da Nvidia descontentes com a política de preços da Nvidia, com medidas unilaterias, imposições, o polêmico UMAP, em que ela dita até os preços que são anunciados em lojas. Palit foi uma que começou a vender placas da ATI tb pela insatisfação com a atual série e situação da Nvidia, pouca disponibilidade de chips, preços altos, etc...

Postado

A respeito dos custos de produção do GT200 e do R700, eu concordo em parte Tyellbee, porque mesmo a GT200 tendo um custo teorico maior esses custos são diluídos de forma significativa pelo maior volume de materia prima adquirida, visto que a NVIDIA tem algo em torno de 60/65% do mercado!!! Acho que o absurdo custo inicial do GT200 foi "arrogancia" mesmo da NVIDIA em acreditar que o R700 não daria em nada!!!

Sobre atitudes em estar no topo, concordo com você, como eu disse num outro post não interessa se é X ou Y que esta no topo, quem esta no topo sempre vai buscar seus interesses mesmo que as vezes em detrimento do consumidor. Na minha opinião o que acontece é que por muito tempo a NVIDIA e a INTEL estiveram quase que soberanas, sem muita ou qualquer concorrencia e nesse periodo elas sempre buscaram atender os seus interesses, daí o porque de muita gente ter um certo desdém por elas!!!

Quanto as politicas de preço, acho que vamos realmente ver uma batalha de preços quando forem lançadas as proximas series, pois teremos o GT200 otimizado que promete bastante, a AMD/ATI tende a continuar numa crescente com o R700, a NVIDIA buscando recuperar a fatia de mercado que esta perdendo p/ R700 e a AMD/ATI buscando ganhar mais mercado. É um cenario que tem tudo p/ levar os preços lá p/ baixo!! Espero sinceramente que as GPUs fiquem equiparadas, pois daí teremos NVIDIA e AMD/ATI disputando o consumidor centavo a centavo, brinde a brinde...só temos a ganhar com isso!!!

P.S.: Fica tranquilo Tyellbee, como disse o Timmy, ninguém tá exaltado não!! Cada um tem um conceito do que esta ocorrendo no mercado das VGAs, as vezes esses conceitos não convergem, mas isso é normal até porque o objetivo aqui do forum é esse mesmo, a discussão e troca de informações!!! tá tudo na paz!!!:D

• Membro VIP
Postado
A respeito dos custos de produção do GT200 e do R700, eu concordo em parte Tyellbee, porque mesmo a GT200 tendo um custo teorico maior esses custos são diluídos de forma significativa pelo maior volume de materia prima adquirida, visto que a NVIDIA tem algo em torno de 60/65% do mercado!!! Acho que o absurdo custo inicial do GT200 foi "arrogancia" mesmo da NVIDIA em acreditar que o R700 não daria em nada!!!

Só discordo de você aqui.. custo de PCB e de memórias pode ser menor, mas o PCB com mais camadas é mais demorado pra fabricar, np fim fica mais caro.

E os chips são feitos na mesma fábrica, com os mesmos processos, o custo é "por fornada", e como a nVidia faz "pão sovado" e a ATI "pão francês" a ATI gasta o mesmo pra fazer mais pães. Por isso o custo é menor.

Mas o G92b está menor que o RV770 pelo que vi. Vamos ver se ATI não chuta o balde e entra nos 40 nm no fim do ano, isso vai reduzir mais ainda os custos, mas não sei como fica o leakage, TDP e Yield (fuga de elétrons, seu consequente maior consumo elétrico e dissipação térmica, e o rendimento de peças por fornada, respectivamente)

Postado
Só discordo de você aqui.. custo de PCB e de memórias pode ser menor, mas o PCB com mais camadas é mais demorado pra fabricar, np fim fica mais caro.

E os chips são feitos na mesma fábrica, com os mesmos processos, o custo é "por fornada", e como a nVidia faz "pão sovado" e a ATI "pão francês" a ATI gasta o mesmo pra fazer mais pães. Por isso o custo é menor.

Mas o G92b está menor que o RV770 pelo que vi. Vamos ver se ATI não chuta o balde e entra nos 40 nm no fim do ano, isso vai reduzir mais ainda os custos, mas não sei como fica o leakage, TDP e Yield (fuga de elétrons, seu consequente maior consumo elétrico e dissipação térmica, e o rendimento de peças por fornada, respectivamente)

Concordo com você em relação ao PCB de mais camadas ter um custo mais elevado por conta do tempo de fabricação, mas isso não justifica o preço absurdo que as GT200 chegaram ao mercado....talvez se o PCB fosse banhado a ouro quem sabe justifica-se!!!^_^

• Membro VIP
Postado

Huahauhauhauhaha

Mas o PCB "é o de menos", o chip e as memórias que são as partes mais caras.

Vamos ver se a ganância se mantém quando (se um dia) a TSMC usar wafers de 450 mm, isso aumenta bem a produtividade mas não tanto os custos. Coisa pra 2011 isso, sendo animador.

Postado

Pois é srs. o problema disso tudo é, como minha vó dizia, quanto mais se tem, mais se quer...

Mas depois dessa longa discussão, chegamos a uma conclusão: Nada melhor do que ter competitividade.

Exemplo, queda de preço novamente na GTX280

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8493&Itemid=1

http://en.expreview.com/2008/07/17/new-point-449-for-a-gtx-280/

Agora vejam só que loucura, o preço média pro R700 será em torno de U$ 500,00.

E agora a GTX280 tá em U$ 449,00.

E agora o que fazer ?? hehe

Off, só pra ilustrar.

G92b a 55nm

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8486&Itemid=1

E a 9800GT 55 a U$ 150,00

http://www.pczilla.net/en/post/52.html

News Série 9 Mobile

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=3758

Postado
E a 9800GT 55 a U$ 150,00

Opa! Essa 9800GT a US$ 150.00 certamente vai ser uma ótima concorrente para a série HD 48X0 da ATI! Que chegue logo e force os preços a baixarem cada vez mais! Assim, quem sabe eu consiga trocar meu PC e comprar uma dessas novas VGAs! :D

Postado

Acho que não, se a NVIDIA quer mesmo barrar as HD4XXX ela tem que reduzir a GTX260 p/ uns U$250,00 e a GTX280 p/ uns U$400,00!!!!....acho difícil segurar a HD4850 o custo beneficio dela é muito bom, sinceramente entre uma HD4850 e uma 9800GT sou muito mais a HD4850!!!

O negocio p/ NVIDIA é deixar a GTX280 mais atraente que a HD4870 e que a 2xHD4870 e GTX260 pouca coisa mais cara que a HD4850 e parar de insistir nessas 9800!!!!

Postado
Acho que não, se a NVIDIA quer mesmo barrar as HD4XXX ela tem que reduzir a GTX260 p/ uns U$250,00 e a GTX280 p/ uns U$400,00!!!!....acho difícil segurar a HD4850 o custo beneficio dela é muito bom, sinceramente entre uma HD4850 e uma 9800GT sou muito mais a HD4850!!!

O negocio p/ NVIDIA é deixar a GTX280 mais atraente que a HD4870 e que a 2xHD4870 e GTX260 pouca coisa mais cara que a HD4850 e parar de insistir nessas 9800!!!!

Mas até que nessa ultimas semanas a nvidia tem baixado bastante os preços, a GTX280 já está em U$ 449,00.

Muito provalvelmente daqui a mais alguns meses ela deve baixar pra U$ 400,00. Eu espero.

Postado

Eu também acho q é uma bobagem continuar nesse 9800. Aliás eu acho esse negócio de usar "novas séries" p/ séries antigas mais turbinadas até uma certa forma de enganação. Se a Nvidia qr bater de frente com a série nova da ATI, ela tem q melhorar os preços das REALMENTE novas GT200. Poder de fogo elas tem.

Postado
Eu também acho q é uma bobagem continuar nesse 9800. Aliás eu acho esse negócio de usar "novas séries" p/ séries antigas mais turbinadas até uma certa forma de enganação. Se a Nvidia qr bater de frente com a série nova da ATI, ela tem q melhorar os preços das REALMENTE novas GT200. Poder de fogo elas tem.

pois é, é uma enganação, foi o que acabei de falar no Tópico do R700 sobre a remarcação de alguns RV710/730...

Reportagem interessante sobre possível mudança de estratégia de preços da Nvidia:

GTX 200 prices crashing, Nvidia said to be shifting strategy

Muito boa essa.

E aqui eles disseram tudo o que nós vínhamos falando a muito tempo.

Conclusion

The winner, of course, is the consumer. If you were looking to get a new graphics card anyway, you are more than likely to be able to score a great deal this August. Big performance gains appear to be very affordable now.

Postado

O novo chip da NVIDIA antigamente conhecido como GT200b, está pronto e informaram as suas especificações:

:wub:

• Modelo: NVIDIA

• Núcleo: GT300

• Processo de fabricação: 55nm

• Área do Núcleo: 576mm2

• Barramento da memória: 512bit

• Tipo de memória: 2GB de memória GDDR5 (o dobro da GTX 280)

• Processadores de Shader: 480SP (o dobro da GTX 280)

• Unidades de Operações Grating: 64 (igual à GTX 280)

• Bandwidth: 216GB/s

• Freqüências: 830/2075/3360MHZ

• Pixel filling 36.3G pixels/s

• Texture filling 84.4Gpixels/s

• Suporta: DirectX 10

:wub:

é mole ou quer mais?^_^

Postado
Ihhh, tão rápido, será que é isso mesmo ???

Mas vamos em busca de informações, a original está aqui.

http://en.hardspell.com/doc/showcont.asp?news_id=3764

Éhh, na verdade acho que essa "vazada" é só pra deixar o mercado mais maluco, como já disseram por aí, vamos tomar um pouco de cuidado com as expectativas.^_^

Fonte furada, a Nvidia ta em desespero, então vai prometer novas placas sem as ter prontas, para segurar os possiveis compradores da 4870X2 que oficialmente hoje é a melhor placa de vídeo do mundo em termos de desempenho.

Acredito que a Nvidia pague p/ estas noticias serem plantadas em sites afim de criar expectativas no mercado, porq de novo e oficial nem a 280 X2 saiu ....rsrs

Mas se for verdade a Nvidia vai querer cobrar uns 900 dolares nesta placa já que ela sempre prática preços absurdos quando tem a VGA mais TOp DO mercado.

Quando a Crysis a 4870, a 280 GTX, a 9800 CX2 e a 4870 X2 já rodam o jogo no máximo em resolução de vídeo adequeadas a monitores de 19", agora quem quer jogar o jogo em monitores enormes exagerados vai ter que pegar a placa mais top e cara do mercado que ainda estão p/ sair, mas todas as placas acima citadas rodam Crysis no max. c/ filtros a mais de 35fps.

Mas o bom é q a competição ATIXNVIDIA é boa pra nós ...rsrs

Postado

A GTX260 não é uma placa ruim, ela não tem o custo beneficio da HD4870, mas nem por isso deixa de ser um bom negócio, talvez com uma queda maior de preços ela ganhe um pouco mais de mercado....A disputa do GT200 com o R700 poderia estar pau-a-pau se não fosse o consumo elevado e a politica de preços inicial!!!

9500GT é uma ótima noticia p/ mercado Low End!!!!

Quanto a remarcação das 8800Gt para 9800GT, sem comentários, acho que essas 9800GT estão fadadas ao fracasso....sinceramente não entendo porque a NVIDIA não abandona logo a série 9 e se concentra nos GT200!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!