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Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

Linio Alan, valeu ai pela informação!

vou entrar em contato com o técnico para faze-lo por 4mbs, caso ele não queira por, vou entrar em contato com a OI novamente, se eles tambem não quiserem por ai o negocio vai ser diferente

vou entrar em contato com o procon e anatel, por eles terem me vendido um plano que supostamente não tem suporte na minha linha!

Acho que devo fazer isso né?

Obrigadooo

Valeuuuuuuu

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Boa noite amigos, acredito que não seja exatamente o melhor lugar pra postar mas depois faço um post na área dedicada à problemas com a Oi, voltei somente pra dizer que, até o momento, já fazem 3 dias que a Oi disse que iria resolver o problema do meu DSLAM e até agora nada, eles disseram que até o final de semana resolveriam, porém, se amanhã não resolverem, estarei ligando na Anatel, já que o erro "é" na rede deles. Voltarei aqui quando resolver algo, com ou sem a ajuda da Anatel.

~Editado~

Liguei hoje novamente na Oi e o rapaz que me atendeu disse que realmente tem um problema na rede deles e que isso está no sistema deles, porém ele disse que minha rede está dentro de um tal PEIM (acho que é esse nome), e que poderiam resolver isso amanhã, ou daqui um mês, o programa não tem data específica.

Isso é descaso com o cliente, quero minha internet como deve ser, o contrato mesmo deixa bem claro que a Oi deve garantir a rede externa e é exatamente o que não tá acontecendo, tenho o protocolo de atendimento e toda razão pra abrir uma queixa na Anatel, porém vou espera mais uma semana, se por acaso trocarem meu DSLAM até lá, não ligarei na Anatel.

Abraços.

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Pessoal, Atualmente uso velox 4mb. Será que minha linha suporta 10mb?

Uptime: 0 days, 0:16:20

Modulation: G.992.5 Annex A

Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 572 / 4.509

Data Transferred (Sent/Received) [MB/MB]: 16,07 / 4,96

Output Power (Up/Down) [dBm]: 12,5 / 0,0

Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 21,5 / 41,0

SN Margin (Up/Down) [dB]: 18,5 / 19,0

Obrigado!

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Pessoal vejo que o todos tem dito que um SNR Margin baixo é ruim para a conexao, me respondam por favor como posso estar tão baixo e tendo 10M se não me engano 11M esta chegando em minha rede? outra coisa, liguei para oi aqui em Brasilia e eles me disseram que o snr esta dentro do padrão, isso esta realmente certo? posso esta perdendo velocidade com esses parametros?

Desde ja agradeço a atenção.

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2+

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 4.4 22.5

Attenuation (dB): 40.5 20.9

Output Power (dBm): 12.1 19.7

Attainable Rate (Kbps): 12292 1103

Rate (Kbps): 11299 573

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 59 13

B (number of bytes in Mux Data Frame): 174 7

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 8

T (Mux Data Frames over sync bytes): 2 8

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 6 16

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.4942 3.5165

L (number of bits in PMD Data Frame): 2930 182

D (interleaver depth): 64 4

Delay (msec): 7 3

Super Frames: 1505426 1511189

Super Frame Errors: 8458 39

RS Words: 195705482 1721759

RS Correctable Errors: 436722 983

RS Uncorrectable Errors: 393692 N/A

HEC Errors: 8249 626

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 644248529 555228066

Data Cells: 51954801 412857656

Bit Errors: 0 15380

Total ES: 1003 22

Total SES: 226 4

Total UAS: 68 123782

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Ola pessoal possuo OI VELOX com velocidade de 10mb, porém a minha SNR varia entre 8 e 11db. O modem que possuo é o Speedstream 4200 mas acredito que esteja com o firmware desatualizado.

vocês acham que eu atualizando o mesmo poderia melhorar a minha taxa de SNR? Se sim gostaria que me indicassem o download mais apropriado para o modem.

Part Number: 060-D242-A63

Firmware: 004-D240-A83

Desde ja agradeço pela ajuda

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Linio Alan, valeu ai pela informação!

vou entrar em contato com o técnico para faze-lo por 4mbs, caso ele não queira por, vou entrar em contato com a OI novamente, se eles tambem não quiserem por ai o negocio vai ser diferente

vou entrar em contato com o procon e anatel, por eles terem me vendido um plano que supostamente não tem suporte na minha linha!

Acho que devo fazer isso né?

Obrigadooo

Valeuuuuuuu

ANATEL existe pra isso mesmo: ouvir o cidadão mal atendido pelas Telecoms. Sentindo-se menosprezado pela operadora, reclama com quem manda nela, neste caso a tia ANA!
Linio Meu filho... Tu e Bom cara!!!

Qto a mudança de DSLAN bom , vou tentar na boa.... senao vai no peito mesmo!!!!

Comunicarei o progresso a você depois....

Isso, comunique sim. Gostaria de saber o desfecho do seu caso. Aguardamos...
Bom, acho que não é o topico correto pra perguntar sobre isso, mais Linio, você pode me dizer porque acontece isso?

Minha net ontem a noite ficou uma carroça. Não entrava nos sites de jeito nenhum, dai resolvi pingar, e olha ai, quanto buraco :S

Da uma luz ai

Abraço

google0501.jpg

youtube0501.jpg

Altíssima latência de rede. É a explicação para este “fenômeno” caríssimo. Visite o Tópico Central Oi Velox aqui do Fórum. Lá esse assunto é muito discutido.
Boa noite amigos, acredito que não seja exatamente o melhor lugar pra postar mas depois faço um post na área dedicada à problemas com a Oi, voltei somente pra dizer que, até o momento, já fazem 3 dias que a Oi disse que iria resolver o problema do meu DSLAM e até agora nada, eles disseram que até o final de semana resolveriam, porém, se amanhã não resolverem, estarei ligando na Anatel, já que o erro "é" na rede deles. Voltarei aqui quando resolver algo, com ou sem a ajuda da Anatel.

~Editado~

Liguei hoje novamente na Oi e o rapaz que me atendeu disse que realmente tem um problema na rede deles e que isso está no sistema deles, porém ele disse que minha rede está dentro de um tal PEIM (acho que é esse nome), e que poderiam resolver isso amanhã, ou daqui um mês, o programa não tem data específica.

Isso é descaso com o cliente, quero minha internet como deve ser, o contrato mesmo deixa bem claro que a Oi deve garantir a rede externa e é exatamente o que não tá acontecendo, tenho o protocolo de atendimento e toda razão pra abrir uma queixa na Anatel, porém vou espera mais uma semana, se por acaso trocarem meu DSLAM até lá, não ligarei na Anatel.

Abraços.

Faz bem em aguardar neste caso. Após o período informado, caso não resolva, põe na conta da tia ANA (ANATEL). Mas faça isso mesmo: acompanhe tudo de “perto” e anote todos os protocolos abertos com a sua operadora.
Pessoal, Atualmente uso velox 4mb. Será que minha linha suporta 10mb?

Uptime: 0 days, 0:16:20

Modulation: G.992.5 Annex A

Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 572 / 4.509

Data Transferred (Sent/Received) [MB/MB]: 16,07 / 4,96

Output Power (Up/Down) [dBm]: 12,5 / 0,0

Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 21,5 / 41,0

SN Margin (Up/Down) [dB]: 18,5 / 19,0

Obrigado!

Com os atuais parâmetros, meu amigo, sua linha suporta no máximo 8 Mbps (caso ainda exista). 10 Mbps dificilmente ficaria estável em sua linha.
Pessoal vejo que o todos tem dito que um SNR Margin baixo é ruim para a conexao, me respondam por favor como posso estar tão baixo e tendo 10M se não me engano 11M esta chegando em minha rede? outra coisa, liguei para oi aqui em Brasilia e eles me disseram que o snr esta dentro do padrão, isso esta realmente certo? posso esta perdendo velocidade com esses parametros?

Desde ja agradeço a atenção.

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2+

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 4.4 22.5

Attenuation (dB): 40.5 20.9

Output Power (dBm): 12.1 19.7

Attainable Rate (Kbps): 12292 1103

Rate (Kbps): 11299 573

Realmente, seu SNR esta péssimo para qualquer velocidade no ADSl (até para 256 Kbps, teoricamente a menor velocidade para ADSL). E sua Atenuação também não esta exatamente uma maravilha.

Mas incrivelmente os 10 Mbps estão chegando aí, como mostra em Attainable Rate. Mas com estes parâmetros isso pode desmoronar. Se o seu caso não for um problema da operadora, com certeza é a distância e contra a distância não tem argumentos.

Boa tarde, uso oi velox 4mb, será que suporta 10mb? Segue o link para análise.

http://img87.imageshack.us/img87/8848/adslj.png

Agradeço desde já.

Sinto amigo, não suporta 10 Mbps estáveis, não com os atuais parâmetros. Mas você pode entrar em contato com a sua operadora, se eles realmente tem interesse em vender esses 10 Mbps, eles podem quem sabe abrir um estudo de viabilidade e fazer um tratamento de cabos, que poderia aumentar o seu SNR e talvez diminuir a Atenuação de linha. Daí sim, você poderia instalar 10 Mbps.
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Olá à todos, me cadastrei agora no Fórum em busca de um auxílio.

Bem, minha novela toda começou por volta do dia 12 de dezembro de 2010. Aqui, estávamos há 1 ano utilizando 1MB, aí surgiu a oportunidade para aumentar para 2MB. E assim foi, mais de 6 meses e sem nenhum problema, conexão estável e rápida (só o ping mesmo que aumentou, infelizmente).

Bem, estava eu em pleno domingo a tarde jogando na Xbox Live e do nada minha conexão cai. Ficou quase meia hora sem sinal ADSL. Depois disso, sincronizou porém, toda hora desconectava. Tive que parar minha jogatina. Bem, pensei eu, deve ser algo passageiro, qualquer coisa eu ligo pra Oi. No entanto, se passaram 1 semana e sempre assim, 5 minutos de conexão e cai (caia e voltava rapidamente), depois o tempo subiu para 30-50 minutos e caia de novo. A conexão só ficava estável depois de 21h, voltado o problema após as 9 da manhã (as vezes antes).

Bem, sou técnico em TI, não sou leigo e parti para o suporte do Velox, fizeram aqueles testes "furados" e dai resolveram mandar um técnico. Antes disso, eu reparei nos erros FEC, CRC e HEC e tomei um susto! Os erros estavam na casa dos milhares, e só no upstream. Eu tenho um cliente próximo que pedi um modem emprestado, um TP-Link 8816 novinho (o meu é um ST 510 v6), com microfiltro ainda lacrado. Coloquei ele na linha e nada, ainda continuava a cair. Troquei o microfiltro, tirei a extensão, testei só o modem, a linha e o PC e nada, continuava a cair.

Bem, depois de 2 dias veio o técnico. Ele fez uma ligação e constatou que a modulação do meu sinal que é ADSL1 estava "trocada", como ADSL2. Bem, ele fez isso e foi embora. A conexão segurou por 2 horas e alguns minutos e voltou a cair. Depois de 3 dias, liguei novamente para a Oi e me mandam outro técnico, isso no dia 20 de dezembro. Ele testou a linha e disse que a atenuação estava boa, mas disse que ia trocar o cabeamento da minha casa até o poste, depois refez minha tomada que sai para a extensão. Depois disso, ele falou que caso o problema voltasse, que eu ligasse para o técnico anterior (ele me deixou o telefone) pois alegou que se eu ficasse ligando muito pra Oi, devido ao problema não ser resolvido, que eles poderiam tirar meu Velox sem mais nem menos. :confused:

Bom, depois de algumas horas que o tal técnico foi embora, o problema voltou rs. Liguei para o telefone que ele deixou e o rapaz disse que "ia dar um jeito". Só sei que já na parte da tarde deste dia, a conexão ficou uma maravilha! Nenhum sinal de queda nem nada. Enfim, pensei: "agora posso jogar minhas partidas online sem problemas". Errado. A conexão ficou estável por 3 semanas. No início da segunda semana de Janeiro, em uma noite de chuva, estava eu navegando e do nada cai, e demorou uns 10 minutos para voltar, e quando voltou, o problema anterior voltou junto.

Eu reparando no Margem SN, verifiquei que está oscilando demais. Quando tá estável, fica 22,0 e 28,0 por ai (já vi esses dias acima de 30,0), mas quando tá para cair a conexão, fica 12,0 e 10,0 por aí. Ai, quando a conexão cai e volta, ela já volta com valores altos e vai decrescendo aos poucos até desconectar. Vou repassar os dados:

Tempo de funcionamento: 0 dias, 0:00:15

Modulação: G.992.1 Annex A

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 576 / 2.272

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 12,0 / 19,5

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 9,5 / 20,0

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 21,0 / 18,0

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de conexão (remota): 0

Erro em segundos (local/remoto): 3 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 0 / 3

Erros de CRC (ativo/inativo): 396 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 2 / 0

Isso porque já desconectou mais de 4 vezes durante a redação deste post. Esse "print" tirei pouco após ter desconectado e reconectado. Ao passar dos minutos, a Margem SN vai caindo. E de noite, após às 21h, fica em 29, 30, 32, mantendo a conexão estável.

Bem, gostaria de um auxílio do pessoal mais especializado que eu. Já liguei para a Anatel hoje, pois pedi pela terceira vez uma visita técnica e nesta, nem vieram aqui.

Muito obrigado e desculpe-me pelo tamanho do texto, estou realmente muito chateado por conta disso.

EDIT: depois de 4 minutos, veja como está:

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 18,0 / 12,0

Erro em segundos (local/remoto): 3 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 5.156 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 90 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 36 / 0

EDIT2: depois de 7

minutos, veja:

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 18,0 / 11,5

Erro em segundos (local/remoto): 3 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 13.278 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 1.240 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 184 / 0

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Ja tentei mudar varias vezes sempre, a atendente fala que tem portas tudo ok e precisa da viabilidade tecnica, quando o tecnico vem sempre falam que nao suporta 10 mb e sempre falam que suporta mediocres 1 mb, so que uso 4 agora, Na ultima tentativa cerca de 4 meses atras meu SNR era 30 e Att 36, meu d-link 500b estragou ontem, emprestei o ZTE 831 do meu primo para checar SNR 29 e Att 28...quais seriam os sinais para o tecnico aprovar 10mb...e como vou pro Paraguai semana que vem que modem vocês me indicam.

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:mad:

Gente, boa tarde!

Gostaria de contar com a colaboração de você.s

Meu speedy é 2 Mbs e meu modem é o speedtouch 510 v5, recentemente notei uma instabilidade na internet...ficava caindo e muito lenta liguei no 10315 e a atendente disse que meu perfil estava com 4 mbs por isso não funcionava e que ela iria solicitar a um tecnico interno para volta-lo a 2 mbs e que levaria 5 dias!!!

No dia seguinte inconformado liguei novamente e peguei um atendente com um pouco mais de conhecimento tecnico e ele me disse que ele propio mudaria o perfil e realmente mudou e a net parou de cair. porém estou tendo latencias muito altas no ping e perda de pacotes entre 1~5 %, não consigo mais baixar NADA que seja fora do pais, antes eu baixava do megaupload em até 180kps mas agora oscila entre 30~50. Já verifiquei o ping entre o roteador e o modem e a perda é zero, troquei tambem o modem e contiua a perda de pacotes.

Quem puder me ajudar, já agradeço de ante mão.

Segue o log do meu modem:

Modulação: G.992.1 Annex A

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 704 / 2.304

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/MB]: 958,00 / 13,10

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 12,5 / 18,0

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 19,5 / 35,0

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 17,0 / 9,0

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de conexão (remota): 0

Erro em segundos (local/remoto): 872 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 7.096

Erros de HEC (ativo/inativo): 0 / 1.710

Minhas perguntas são:

Porque mudaram meu "perfil" pra 4 Mbs do nada?

Teriam me colocado em um "porta, modem, rotador" ou seja lá o que for, diferente e sobrecarregado?

Mais uma vez, obrigado!

Fiz alguns testes hoje e vou postar as imagens, mas notei que consigo baixar uma imagem do kurumin que esta no RJ a 190~160 mas com picos de 500!!!

Gente por favor ajuda!H-8Cs-ufSZVEJKWSS2v92l9Fos1WShtahpUOFxCW4eU?feat=directlink

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Linio, Obrigado pela avaliação... Mas o problema aparentemente estava no modem da Sagemcom e a GVT trocou por um D-link 2640B.

O estranho agora são os valores apresentados por esse modem.

Poderia avaliar e dizer se estão bons ? Obrigado Novamente !

Statistics -- xDSL

Mode: ADSL_2plus

Traffic Type: ATM

Status: Up

Link Power State: L0

Downstream Upstream

Line Coding(Trellis): On On

SNR Margin (0.1 dB): 166 66

Attenuation (0.1 dB): 85 60

Output Power (0.1 dBm): 0 126

Attainable Rate (Kbps): 27508 1320

Path 0 Path 1

Downstream Upstream Downstream Upstream

Rate (Kbps): 17663 1279 0 0

MSGc (# of bytes in overhead channel message): 67 12 0 0

B (# of bytes in Mux Data Frame): 244 39 0 0

M (# of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 1 0 0

T (Mux Data Frames over sync bytes): 2 4 0 0

R (# of check bytes in FEC Data Frame): 0 0 0 0

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.4429 0.9937 0.0 0.0

L (# of bits in PMD Data Frame): 4425 322 0 0

D (interleaver depth): 1 1 0 0

Delay (msec): 0.11 0.24 0.0 0.0

INP (DMT symbol): 0.0 0.0 0.0 0.0

Super Frames 15633 13927 0 0

Super Frame Errors: 0 0 0 0

RS Words: 0 0 0 0

RS Correctable Errors:: 0 0 0 0

RS Uncorrectable Errors: 0 0 0 0

HEC Errors: 0 0 0 0

OCD Errors: 0 0 0 0

LCD Errors: 0 0 0 0

Total Cells: 10523877 744379 0 0

Data Cells: 722834 156766 0 0

Bit Errors: 0 0 0 0

Total ES: 0 0

Total SES: 0 0

Total UAS: 32 32

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Galera um duvida, minha net esta 4 mb SNR 26~29 Att 29, ontem liguei para mudar para 10 mb oi velox, so que ja estava o plano de 10 mb o tecnico que veio a vez passada diminuiu a velocidade e nem falou nada que o plano ia ser o de 10 mb ok, hoje veio um outro tecnico aqui ver isso estava 4 mb la na porta e o plano estava 10 mb, olha o laudo Atenuaçao 29 distancia 2.500 sinal de ruido 24 (fica 26 e se desliga telefone 29) Max rate 4 mb Terminal não qualifica para 10 mb, é sempre assim cara, a linha tem parametros sim para 10 mb mais tem alguma coisa que impede esses tecnicos de aceita o maldito 10mb, hoje vou ter que ligar e falar para eles deixarem o plano 4 mb ja que na porta esta isso, queria saber se é possivel eu na proxima tentativa solicitar os 10 mb sem precisar desses tecnicos vir aqui.

Line Mode G.dmt Line State Show Time

Latency Type Interleave Line Up Time Duration 00:00:21:18

Line Coding Trellis On Line Up Count 2

Statistics Downstream Upstream

Line Rate 4499 Kbps 553 Kbps

Attainable Line Rate 10144 Kbps 1364 Kbps

Noise Margin 26.1 dB 27.0 dB

Line Attenuation 29.0 dB 15.5 dB

Output Power 12.3 dBm 19.6 dBm

----------------------------------------------------------------------

Isso num Zte Zxdsl 831, que nao tem suporte a ADSL +2

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sera q minha linha suporta mais de 1 mega

Downstream Upstream

Margem de SNR (dB) 13.8 23.0

Atenuação (dB) 59.5 31.5

Saída de Energia (dBm) 16.5 3.0

Velocidade atingível (Kbps) 2552 924

Velocidade (Kbps) 1024 320

K (Número de bytes em frames DMT) 33 11

R (Número de bytes com códigos RS) 12 16

S (Número de códigos RS em frames DMT) 4.00 16.00

D (Número máximo de interleaver frames) 4 1

Atraso (ms) 4.00 4.00

FEC 1277450 44

CRC 1666 0

Total ES 1121 0

Total SES 3 101

Total UAS 0 0

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  • 2 semanas depois...
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Olá à todos, me cadastrei agora no Fórum em busca de um auxílio.

Bem, minha novela toda começou por volta do dia 12 de dezembro de 2010. Aqui, estávamos há 1 ano utilizando 1MB, aí surgiu a oportunidade para aumentar para 2MB. E assim foi, mais de 6 meses e sem nenhum problema, conexão estável e rápida (só o ping mesmo que aumentou, infelizmente).

Bem, estava eu em pleno domingo a tarde jogando na Xbox Live e do nada minha conexão cai. Ficou quase meia hora sem sinal ADSL. Depois disso, sincronizou porém, toda hora desconectava. Tive que parar minha jogatina. Bem, pensei eu, deve ser algo passageiro, qualquer coisa eu ligo pra Oi. No entanto, se passaram 1 semana e sempre assim, 5 minutos de conexão e cai (caia e voltava rapidamente), depois o tempo subiu para 30-50 minutos e caia de novo. A conexão só ficava estável depois de 21h, voltado o problema após as 9 da manhã (as vezes antes).

Bem, sou técnico em TI, não sou leigo e parti para o suporte do Velox, fizeram aqueles testes "furados" e dai resolveram mandar um técnico. Antes disso, eu reparei nos erros FEC, CRC e HEC e tomei um susto! Os erros estavam na casa dos milhares, e só no upstream. Eu tenho um cliente próximo que pedi um modem emprestado, um TP-Link 8816 novinho (o meu é um ST 510 v6), com microfiltro ainda lacrado. Coloquei ele na linha e nada, ainda continuava a cair. Troquei o microfiltro, tirei a extensão, testei só o modem, a linha e o PC e nada, continuava a cair.

Bem, depois de 2 dias veio o técnico. Ele fez uma ligação e constatou que a modulação do meu sinal que é ADSL1 estava "trocada", como ADSL2. Bem, ele fez isso e foi embora. A conexão segurou por 2 horas e alguns minutos e voltou a cair. Depois de 3 dias, liguei novamente para a Oi e me mandam outro técnico, isso no dia 20 de dezembro. Ele testou a linha e disse que a atenuação estava boa, mas disse que ia trocar o cabeamento da minha casa até o poste, depois refez minha tomada que sai para a extensão. Depois disso, ele falou que caso o problema voltasse, que eu ligasse para o técnico anterior (ele me deixou o telefone) pois alegou que se eu ficasse ligando muito pra Oi, devido ao problema não ser resolvido, que eles poderiam tirar meu Velox sem mais nem menos. :confused:

Bom, depois de algumas horas que o tal técnico foi embora, o problema voltou rs. Liguei para o telefone que ele deixou e o rapaz disse que "ia dar um jeito". Só sei que já na parte da tarde deste dia, a conexão ficou uma maravilha! Nenhum sinal de queda nem nada. Enfim, pensei: "agora posso jogar minhas partidas online sem problemas". Errado. A conexão ficou estável por 3 semanas. No início da segunda semana de Janeiro, em uma noite de chuva, estava eu navegando e do nada cai, e demorou uns 10 minutos para voltar, e quando voltou, o problema anterior voltou junto.

Eu reparando no Margem SN, verifiquei que está oscilando demais. Quando tá estável, fica 22,0 e 28,0 por ai (já vi esses dias acima de 30,0), mas quando tá para cair a conexão, fica 12,0 e 10,0 por aí. Ai, quando a conexão cai e volta, ela já volta com valores altos e vai decrescendo aos poucos até desconectar. Vou repassar os dados:

Tempo de funcionamento: 0 dias, 0:00:15

Modulação: G.992.1 Annex A

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 576 / 2.272

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]: 0,00 / 0,00

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 12,0 / 19,5

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 9,5 / 20,0

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 21,0 / 18,0

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / BDCM

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de conexão (remota): 0

Erro em segundos (local/remoto): 3 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 0 / 3

Erros de CRC (ativo/inativo): 396 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 2 / 0

Isso porque já desconectou mais de 4 vezes durante a redação deste post. Esse "print" tirei pouco após ter desconectado e reconectado. Ao passar dos minutos, a Margem SN vai caindo. E de noite, após às 21h, fica em 29, 30, 32, mantendo a conexão estável.

Bem, gostaria de um auxílio do pessoal mais especializado que eu. Já liguei para a Anatel hoje, pois pedi pela terceira vez uma visita técnica e nesta, nem vieram aqui.

Muito obrigado e desculpe-me pelo tamanho do texto, estou realmente muito chateado por conta disso.

EDIT: depois de 4 minutos, veja como está:

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 18,0 / 12,0

Erro em segundos (local/remoto): 3 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 5.156 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 90 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 36 / 0

EDIT2: depois de 7

minutos, veja:

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 18,0 / 11,5

Erro em segundos (local/remoto): 3 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 13.278 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 1.240 / 0

Erros de HEC (ativo/inativo): 184 / 0

Que "causo" hein!? Já vi muito disso, e inclusive eu mesmo já fui vítima deste problema. Felizmente eu resolvi depois do técnico ir até a central ADSL e comprar modem novo: D-Link 500B geração II.

Mas seu caso parece mesmo um problema no DSLAM, saturado e/ou com baixa isolação o que por sua vez derruba o DSLAM e faz o alarme dentro dele disparar e provocar a reinicialização do sincronismo de todas as linhas ADSL de todas as placas nele: indefinidamente :eek:. Caso eu esteja certo disto, seu problema só se resolve com a troca do seu par (manobra de porta) ou literalmente a troca do DSLAM.

Good Luck!

O SNR e Atenuação estão bons?

O que são esses erros que estão indicando ali?

( Erros de FEC, Erros de CRC,Erros de HEC e Erro em segundos )

É prejudicial em algo?

Se sim como posso reparar isso?

(Conexão Speedy 8mb)

(Modem St510 v6 Versão do software: 6.2.15.7)

imageoc.jpg

Seu sinal esta muito bom, excelente!

Os erros aparecem do lado Upstream são normais: se aparecem erros ali, quer dizer que a sua linha tem erros que são eficazmente corrigido ainda na rede da sua operadora, Speedy no seu caso. Nada com o que se preocupar.

:mad:

Gente, boa tarde!

Gostaria de contar com a colaboração de você.s

Meu speedy é 2 Mbs e meu modem é o speedtouch 510 v5, recentemente notei uma instabilidade na internet...ficava caindo e muito lenta liguei no 10315 e a atendente disse que meu perfil estava com 4 mbs por isso não funcionava e que ela iria solicitar a um tecnico interno para volta-lo a 2 mbs e que levaria 5 dias!!!

No dia seguinte inconformado liguei novamente e peguei um atendente com um pouco mais de conhecimento tecnico e ele me disse que ele propio mudaria o perfil e realmente mudou e a net parou de cair. porém estou tendo latencias muito altas no ping e perda de pacotes entre 1~5 %, não consigo mais baixar NADA que seja fora do pais, antes eu baixava do megaupload em até 180kps mas agora oscila entre 30~50. Já verifiquei o ping entre o roteador e o modem e a perda é zero, troquei tambem o modem e contiua a perda de pacotes.

Quem puder me ajudar, já agradeço de ante mão.

Segue o log do meu modem:

Modulação: G.992.1 Annex A

Largura de banda (ativa/inativa) [kbps/kbps]: 704 / 2.304

Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/MB]: 958,00 / 13,10

Alimentação de saída (ativa/inativa) [dBm]: 12,5 / 18,0

Atenuação de linha (ativa/inativa) [dB]: 19,5 / 35,0

Margem SN (ativa/inativa) [dB]: 17,0 / 9,0

ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN

Perda de enquadramento (local/remoto): 0 / 0

Perda de sinal (local/remoto): 0 / 0

Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0

Perda de conexão (remota): 0

Erro em segundos (local/remoto): 872 / 0

Erros de FEC (ativo/inativo): 0 / 0

Erros de CRC (ativo/inativo): 0 / 7.096

Erros de HEC (ativo/inativo): 0 / 1.710

Minhas perguntas são:

Porque mudaram meu "perfil" pra 4 Mbs do nada?

Teriam me colocado em um "porta, modem, rotador" ou seja lá o que for, diferente e sobrecarregado?

Mais uma vez, obrigado!

Fiz alguns testes hoje e vou postar as imagens, mas notei que consigo baixar uma imagem do kurumin que esta no RJ a 190~160 mas com picos de 500!!!

Gente por favor ajuda!H-8Cs-ufSZVEJKWSS2v92l9Fos1WShtahpUOFxCW4eU?feat=directlink

Mudança de perfil ADSL no DSLAM pode e não pode ser ruim, principalmente se o DSLAM for ATM. Você pouco ou nada pode fazer neste caso, já que o perfil atribuído à sua linha ADSL com certeza esta corrigindo vários erros gerados no sinal até chegar ao seu modem. Erros estes provocados por má qualidade na infra da operadora.

Recomendo que altere a modulação no seu modem para G.dmt (G.992.1). Essa modulação costuma "casar" melhor em linhas com muitos erros.

Linio, Obrigado pela avaliação... Mas o problema aparentemente estava no modem da Sagemcom e a GVT trocou por um D-link 2640B.

O estranho agora são os valores apresentados por esse modem.

Poderia avaliar e dizer se estão bons ? Obrigado Novamente !

Statistics -- xDSL

Mode: ADSL_2plus

Traffic Type: ATM

Status: Up

Link Power State: L0

Downstream Upstream

Line Coding(Trellis): On On

SNR Margin (0.1 dB): 166 66

Attenuation (0.1 dB): 85 60

Output Power (0.1 dBm): 0 126

Attainable Rate (Kbps): 27508 1320

Path 0 Path 1

Downstream Upstream Downstream Upstream

Rate (Kbps): 17663 1279 0 0

Excelentes parâmetros. Parabéns!
Galera um duvida, minha net esta 4 mb SNR 26~29 Att 29, ontem liguei para mudar para 10 mb oi velox, so que ja estava o plano de 10 mb o tecnico que veio a vez passada diminuiu a velocidade e nem falou nada que o plano ia ser o de 10 mb ok, hoje veio um outro tecnico aqui ver isso estava 4 mb la na porta e o plano estava 10 mb, olha o laudo Atenuaçao 29 distancia 2.500 sinal de ruido 24 (fica 26 e se desliga telefone 29) Max rate 4 mb Terminal não qualifica para 10 mb, é sempre assim cara, a linha tem parametros sim para 10 mb mais tem alguma coisa que impede esses tecnicos de aceita o maldito 10mb, hoje vou ter que ligar e falar para eles deixarem o plano 4 mb ja que na porta esta isso, queria saber se é possivel eu na proxima tentativa solicitar os 10 mb sem precisar desses tecnicos vir aqui.

Line Mode G.dmt Line State Show Time

Latency Type Interleave Line Up Time Duration 00:00:21:18

Line Coding Trellis On Line Up Count 2

Statistics Downstream Upstream

Line Rate 4499 Kbps 553 Kbps

Attainable Line Rate 10144 Kbps 1364 Kbps

Noise Margin 26.1 dB 27.0 dB

Line Attenuation 29.0 dB 15.5 dB

Output Power 12.3 dBm 19.6 dBm

----------------------------------------------------------------------

Isso num Zte Zxdsl 831, que nao tem suporte a ADSL +2

Na verdade, os técnicos estão certos: a qualificação da linha ADSL para velocidades maiores, depende diretamente da qualidade do cabeamento e equipamentos da sua operadora. No seu caso, eu vejo que apesar de ter um SNR e Attenuation até razoáveis, a sua linha suporta no máximo 10144 Kbps (10,1 Mbps). Essa é a velocidade máxima teórica. Depois de migrar a sua linha para 10 Mbps de fato na central ADSL (DSLAM), com certeza essa sua velocidade sofrerá uma baixa para menos de 10 Mbps. Logo, os técnicos estão certos: sua linha não suporta 10 Mbps cheios. Sinto!:(
sera q minha linha suporta mais de 1 mega

Downstream Upstream

Margem de SNR (dB) 13.8 23.0

Atenuação (dB) 59.5 31.5

Saída de Energia (dBm) 16.5 3.0

Velocidade atingível (Kbps) 2552 924

Velocidade (Kbps) 1024 320

K (Número de bytes em frames DMT) 33 11

R (Número de bytes com códigos RS) 12 16

S (Número de códigos RS em frames DMT) 4.00 16.00

D (Número máximo de interleaver frames) 4 1

Atraso (ms) 4.00 4.00

FEC 1277450 44

CRC 1666 0

Total ES 1121 0

Total SES 3 101

Total UAS 0 0

Teoricamente sim, na prática vai depender da disposição da sua operadora e do seu cabeamento telefônico interno.
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Bem pessoal, vim dar uma satisfação sobre o desfecho da minha saga com a Oi Telemar.

Bem, faz uma semana já que foi solucionado. Depois da minha última postagem, vieram dois "técnicos" aqui e constataram que o problema era realmente externo e agendaram a visita de um cabista/qualificador.

Ele veio em uma segunda-feira, subiu no poste e ficou lá por uns 40 minutos. Não sei o que ele fez, mas agora está muito bom, sem quedas. :D

O sinal ruído está estável assim como a atenuação. Está uma beleza! Enfim estou tranquilo. Muito obrigado Linio Alan.

Forte abraço à todos!

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  • Membro VIP
Obrigado Novamente pela avaliação.

Abs

Sempre Bem-Vindo! :joia:
Bem pessoal, vim dar uma satisfação sobre o desfecho da minha saga com a Oi Telemar.

Bem, faz uma semana já que foi solucionado. Depois da minha última postagem, vieram dois "técnicos" aqui e constataram que o problema era realmente externo e agendaram a visita de um cabista/qualificador.

Ele veio em uma segunda-feira, subiu no poste e ficou lá por uns 40 minutos. Não sei o que ele fez, mas agora está muito bom, sem quedas. :D

O sinal ruído está estável assim como a atenuação. Está uma beleza! Enfim estou tranquilo. Muito obrigado Linio Alan.

Forte abraço à todos!

Legal, é sempre bom quando a operadora se compromete para o qual é paga mensalmente: entregar um serviço de qualidade. Que continue assim seu sinal! :D

Abraços :joia:

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  • 2 semanas depois...

Eai pessoal!

Gostaria de pedir a ajuda de vocês.

Tenho Speedy de 1 mega faz 1 mês, sempre funcionou corretamente, as vezes caia uma ou duas vezes ao dia mas logo voltava, o SNR fica entre 20 e 22, a atenuação fica alta, entre 63 e 63.5, porém desde sexta a noite começou a cair a cada 20 minutos mais ou menos.

Liguei na central, e a atendente disse que fez alguns testes e que o problema é da linha, diz ela que no sistema apontou algum fio que está exposto a luz do sol e chuva direto, e isso causa quedas( não sabia que pelo sistema deles tem como ver isso) e disse que ia mandar um técnico de LINHA para verificar, e hoje o técnico foi em casa, analisou a linha e disse que está normal.

O que ocorre na verdade é o seguinte, meu SNR fica em mais ou menos 20, ai de repente o SNR começa a cair, para 15 depois 10, 5 e assim vai até cair o DSL, e depois volta ao normal e acontece isso novamente.

Já troquei o micro-filtro, inverti os cabos, liguei somente o modem sem o micro-filtro e sem o telefone e não adianta.

O que será que pode ser? O pessoal da telefônica não se importa muito, dizem que não tem problema e acabou, não demonstram vontade de arrumar o problema.

Em casa creio que não seja problema, pois o fio do telefone vem direto do poste pra tomada do modem.

Se alguém tiver alguma dica poste aqui por favor!

Obrigado.

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  • Membro VIP
esse sao os meu parametros:

c8e02a29aef7061534bb.jpg

acontece q quando eu tiro o telefone do gancho durante o dia, o SNR cai pra 1 ou 2 e a conexão cai

de noite continua normal, mesmo tirando o fone do gancho.

o problema é meu ou da Oi?

Seu sinal esta excelente jairo. Este problema que você cita, ou é uma falha do(s) microfiltro(s) ou ocorre na sua linha o que eu conheço informalmente por comutação de sinal, que pode ocorrer no cabeamento ainda na sua casa, na rede externa ou na central telefônica onde esta o seu par-metálico.
Eai pessoal!

Gostaria de pedir a ajuda de vocês.

Tenho Speedy de 1 mega faz 1 mês, sempre funcionou corretamente, as vezes caia uma ou duas vezes ao dia mas logo voltava, o SNR fica entre 20 e 22, a atenuação fica alta, entre 63 e 63.5, porém desde sexta a noite começou a cair a cada 20 minutos mais ou menos.

Liguei na central, e a atendente disse que fez alguns testes e que o problema é da linha, diz ela que no sistema apontou algum fio que está exposto a luz do sol e chuva direto, e isso causa quedas( não sabia que pelo sistema deles tem como ver isso) e disse que ia mandar um técnico de LINHA para verificar, e hoje o técnico foi em casa, analisou a linha e disse que está normal.

O que ocorre na verdade é o seguinte, meu SNR fica em mais ou menos 20, ai de repente o SNR começa a cair, para 15 depois 10, 5 e assim vai até cair o DSL, e depois volta ao normal e acontece isso novamente.

Já troquei o micro-filtro, inverti os cabos, liguei somente o modem sem o micro-filtro e sem o telefone e não adianta.

O que será que pode ser? O pessoal da telefônica não se importa muito, dizem que não tem problema e acabou, não demonstram vontade de arrumar o problema.

Em casa creio que não seja problema, pois o fio do telefone vem direto do poste pra tomada do modem.

Se alguém tiver alguma dica poste aqui por favor!

Obrigado.

Para uma atenuação tão alta, sua linha até que tem um SNR razoável. O que me leva acreditar que de fato, é um problema na infra, seja externa (mais provável) seja na sua casa. Bom seria você por seu modem ADSL no ponto o mais próximo possível do PTR (Ponto de Terminação de Rede = poste) e chamar o técnico para fazer testes na sua casa e na central ADSL.
Linio, consegui mudar para 10mb, você falou que eles estavão certos e nao iria ficar 10mb certos,affaa.png, já faz quase 1 mês e rarissimo cair a net, caiu umas 2 ou 3 vezes so em quase 1 mes.
Eles estavam certos, sua linha não suportava 10 Mbps e te digo mais: certeza ABSOLUTA que eles fizeram um tratamento de rede aérea antes de colocar 10 Mbps na sua linha.

Sorte sua, bom para você!;)

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